10 outubro, 2008

NOVO DIA PARA UM MUNDO EM TREVAS, A REFORMA PROTESTANTE

O mundo intelectual não protestante OU teológico e social da Alemanha e dos países onde evangélico ignora, por desconhecimento ou por preconceito, o significado da Reforma Protestante, cuja data de deflagração é comemorada no dia 31 de Outubro.
Foi nesse dia, em 1517, que Martinho Lutero afixou, na porta do castelo de Wittenberg, as 95 teses nas quais condenava as indulgências pregadas por Tetzel. em nome do Papa. Lutero "condena um instrumento de perdão que induz o crente ao erro, pois, confere ao pecador uma falsa segurança" como afirma o comentarista da Enciclopédia Barsa.
Lutero está em dissensão com a doutrina, mas ainda submisso ao papado. Apenas um ano depois, no documento "Apelo ao papa melhor informado", ele pede um concílio para julgar as suas teses.
Entretanto, o caminho da Reforma estava traçado. A adesão de intelectuais, nobres, eclesiásticos e do povo aos conceitos expostos por Lutero abriu caminho para que os passos da Reforma prosseguissem, consolidando--se a cada ano.
Lutero ficou, durante 18 meses, no castelo de Wartgurg, sob a protecção de Frederico de Saxe, e neste período fez a tradução do Novo Testamento, considerada a primeira grande obra da moderna prosa alemã, e escreveu ainda o "Tratado sobre o abuso das missas"
Exerceu grande influencia no mundo intelectual.
Qual a razão do avanço da Reforma iniciada por Lutero? O mundo do seu tempo era marcado pela ignorância, superstição, pobreza e tirania. Tirania política das monarquias teocráticas e absolutista apoiadas pela Igreja Católica e pelos Papas, ávido por poder e pelo dinheiro para manter o clero, a esta corrupção, a construção da Basílica de São Pedro para pagar as dívidas contraídas para sustentar Cruzadas,
A exploração religiosa era provocada e facilitada peM ignorância do povo analfabeto e pelo clero, incapaz d ler a Bíblia e de ensiná-la ao povo. Lutero desde cedo revelou a sua inquietação espírito e ao descobrir a Bíblia, lançou-se no sei estudo e aprofundou o seu conhecimento
Descobriu a justificação pela graça mediam a fé e não pelas obras. "Sola fides", só a "Sola scriptura" só a escritura, a Palavra de Deus. era a sua pregação.
O sopro da liberdade varreu a Europa] mudando as relações das pessoas e especial a sua liberdade de examinar Escrituras. A invenção da imprensa por Gutenberg (1455). e a fecundidade literária de Lutero de produzir documentos, inclusive traduzir a Bíblia toda para o alemão, acenderam uni rastilho intelectual e espiritual por toda a parte.
A Reforma Protestante gerou uma nova civilização abriu caminho para o surgimento de um novo mundo Todas as gerações pós-reforma foram beneficiadas por ela, pelas luzes e reflexão que ela produziu, desafiando pensamento a voltar-se para considerações impossível de serem feitas, dentro do absolutismo que dominava humanidade do Século das trevas.
Autor do Artigo;
Novas de Alegria

Sem comentários: