27 outubro, 2008

MOVIMENTO PENTECOSTAL (parte 2)

DESENVOLVIMENTO E PRESENÇA NA EUROPA
Na Europa, temos a figura de Thomas Bali Barrat, pastor metodista da Noruega, que em 1906 fundou o Movimento Pentecostal no seu país, depois de ter estado na Rua Azuza, sendo uma influência para outros líderes na Europa. Entre outros, retira-se o pastor sueco Lewi Pethrus como outra das grandes figuras do Movimento Pentecostal na Europa e que foi um dos grandes impulsionadores pentecostais das Missões Suecas para todo o Mundo.
Em relação a Portugal não podem ficar no esquecimento Daniel Berg e Gunnar Vingren (suecos) que em 1910 chegam ao Brasil, e que, poucos anos depois, motivam portugueses para regressarem ao seu país com a mensagem do Evangelho Completo.
O que os definia doutrinariamente e os diferenciava dos outros evangélicos era a glossolália, os dons Espirituais, especialmente a cura Divina e a espontaneidade nos serviços religiosos (cultos), com manifestações externas.
O primeiro português de quem temos conhecimento de ter sido um Pentecostal e ter estado na Rua Azusa e a chegar até nós, foi Adolfo Rosa1 que chegou a Cabo Verde em 1907, procedente de São Francisco nos Estados Unidos da América. Seguidamente veio um grupo de portugueses que se encontrava no Brasil, que tinham sido expulsos da Igreja Baptista de Belém do Pará por receberem as doutrinas pentecostais, pregadas por Daniel Bergia e Gunar Vingren. Em 18 de Junho de 1911 resolvem fundar uma nova Igreja com o nome Missão da Fé Apostólica. Deste grupo faziam parte Ana Silva, António Mendes Garcia, Celina e Henrique de Albuquerque (brasileiros), Emília Dias Rodrigues, Isabel, João Domingues, Joaquim e m , Jerusa e Manuel Maria Rodrigues (portugueses), Maria de Nazaré, Manuel Dias Rodrigues (português) e Teresa Silva de Jesus.
Plácido veio do Brasil para a sua pátria a 4 de Abril de 1913, sendo considerado um dos pioneiros das Assembleias de Deus em Portugal.
Outra figura mencionada por alguns historiadores como um Pentecostal mas desconhecida é a de Leovegildo Pelágio Sales2. Segundo dizem, era militar de carreira, inicia uma igreja congregacional, chegando a trabalhar com Eduardo Moreira, em Braga (1913), foi enviado a África por pouco tempo e mais tarde, em 1915, separa--se definitivamente dos congregacionais, trabalhando em Valezim-Seia de uma forma independente. Pouco ou nada se sabe além do que está dito.
Durante muitos anos, as Assembleias de Deus, foram as únicas Igrejas pentecostais no país. Hoje existem várias denominações de pentecostais, Neo-Pentecostais e Carismáticos. A Assembleia de Deus continua a ser o grupo mais numeroso e com uma estrutura totalmente nacional.
O Movimento Pentecostal é hoje a terceira força do Cristianismo Mundial, entre 500 e 600 milhões de Pentecostes e Carismáticos. Segundo o Pew Research Center de Washington, na publicação de Outubro de 2006, pertencem às Igrejas pentecostais 20% dos crentes da Guatemala, 33% dos do Quénia, 15% do Brasil, 4% das Filipinas, 10% da África do Sul, 9% do Chile, 18% da Nigéria e 5% dos Estados Unidos. A maior destas denominações (Igrejas) é a Assembleia de Deus, criada nos EUA. Entretanto, a maioria de seus fiéis não vive no país. Segundo o World Christian Database, em Boston, o Brasil (maior país católico do mundo) possui o maior número de Pentecostes - cerca de 24 milhões - seguido pelos EUA com 6 milhões e a Nigéria com 3,9 milhões de crentes.
Autor do Artigo;
Paulo Branco

Sem comentários: