11 outubro, 2008

Lutero

UM CASO PESSOAL QUE SE TORNOU UNIVERSAL
FOI UM CIDADÃO DO MUNDO
Este apontamento destina-se a dar a conhecer Lutero e o seu caso pessoal que, sem dúvida alguma, se tornou um caso universal. Como todas as demais figuras da História, ele nos deixou sinais da grandeza e da fraqueza inerente a cada ser humano.
Maninho Lutero foi um cidadão do mundo que nasceu numa pequena localidade alemã, na Tubagem, mais precisamente em Eisleben, a 10 de Novembro de 1483. onde viria a morrer com sessenta e três anos de idade, em fé e em paz, a 18 de Fevereiro de 1346.
O seu pai era um mineiro sem muitas possibilidades económicas para mandar seus Trilho> estudar. No entanto, quando o seu filho Lutero terminou os estudos primários da época, as posses da família eram já outras e. com mil sacrifícios, mandou -o para a universidade de Erfurt, com a esperança de que ele se tomasse um Advogado.
Os estudos iam bem e o aluno era inteligente. Católico como tantos outros, tinha a sua devoção em Santa Ana. Num dia de Verão do ano 1505. de regresso de curtas férias para Erfurt, foi atingido por um raio que quase o matou. Essa experiência, juntamente com a morte do seu amigo Aleixo, levou Lutero a fazer uma promessa de consagrar a sua vida a Deus.
Promessa feita, e contra a vontade da família e dos amigos, o jovem Lutero, a 17 de Agosto de 1505, entrou na Ordem dos Agostinhos, em Erfurt.
Mais tarde questionou-se se aquele raio veio da parte de Deus ou do Diabo. Hoje penso que não veio de Deus. nem do Diabo, mas sim da natureza. Penso que esta última hipótese está mais próxima da verdade. Definir o indefinido é ficar confundido e difundir a confusão. Deus também fala-nos através das circunstâncias.
Lutero continuou a estudar e a trabalhar no duro para pagar os estudos. Teve que aprender a tocar e cantar em público para conseguir dinheiro para pagar as propinas.
Tal como vemos hoje muitos estudantes a fazerem-no. Para aliviar essa situação, uma senhora tomou-se como uma segunda mãe, contribuindo financeiramente para os estudos do jovem estudante.
Lutero seria ordenado sacerdote em 1507 e. logo que foi doutorado em Teologia, começou a dar aulas de Moral e a comentar o LIVRO dos Salmos, os Gálatas e os Romanos.
Entre 1510 e 1511 foi enviado a Roma para tratar assuntos de sua Ordem. Em Roma. a sede da Igreja Universal, o monge alemão viu coisas boas, registou coisas menos boas, e até observou o que não deveria ter observado. Essa experiência levou-o a pensar que o assunto pessoal e o de sua Ordem eram problemas resultantes de tais contradições da Hierarquia.
Lutero fazia o que lhe mandavam e fazia mais do que lhe mandavam. O que ele queria era ter a certeza de sua salvação pessoal, mas em vão. Isso só aconteceu quando de leu na Escritura que a salvação é dom de Deus e não uma conquista pessoal. Na posse dessa certeza, o assunto deixou de ser apenas seu. mas de todos. Desde logo pensou "o que é bom para mim. Será bom para todo.
Regressando de Roma em 1512, depois foi ordenado Sacerdote.
Sabe-se agora que, assim que Lutero se tornou Doutor em Teologia, foi nomeado para ensinar em Vigente e os seus cursos versaram sobre o livro de Salmos e Romanos, durante os anos de 1513a 1516.
Entretanto, no primeiro trimestre de 1515. começaram a ser vendidas as indulgências na Alemanha, mas nem todos os príncipes e ordens religiosas concordaram com a forma com que as mesmas eram anunciadas. Quando Lutero ouviu o pregão, foi como se um fósforo acendesse o morrão que ainda fumegava de descontentamento pessoal e. ao ver agora a especulação dos seus compatriotas, voltou a escrever teses sobre as indulgências, como já tinha publicado em fins de 1516 ou princípios de 1517 dezenas de teses contra o "racionalismo de alguns escolásticos"
Era demais. Nem as Universidades, nem os seus superiores tinham dado importância a um caso que já não lhe dizia respeito apenas a si. Tentou mais uma
vez e a 31 de Outubro de 1517 tornou públicas as suas célebres 95 teses, com este apelo: "Por amor ã verdade, pelo zelo de as fazer triunfar, as propostas acima serão discutidas em Vitenberg, sob a presidência do R.P. Martinho Lutero, mestre em Artes, doutor da Santa Teologia e leitor ordinário na Universidade. Pede aos que não possam ensaiar presentes na discussão oral, para intervirem por carta. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo".
Estava longe da mente de Lutero tratar o assunto na praça pública assim como estava igualmente afastada de sua consciência a ideia que de que o caso poderia ser tratado por alguns, mas pela hierarquia da Igreja.
Alguém que leu as 95 teses e com elas esteve de acordo, sentindo o que o autor sentia, e ao acreditar que o mesmo era sentido por muitos alemães catól traduziu as teses para alemão. Dizem os historia de que em algumas semanas apenas, as teses circula traduzidas em muitas línguas da Europeias inclusive, na espanhola. Ignoro se a; teses foram ou não traduzidas n3 língua Camões.
Termino desta feita por aqui ,para relembrar os 490 anos deste acontecimento história celebrados no ano transacto. Desafie cristãos em particular e os religiosos outras confissões não cristãs, em geral. Reflictam e se reformem para que os que sinceros não percam a sinceridade de sua fé, e os têm duvidas ou tenham perdido a fé, a achem, pois humanidade está cada vez menos humana. A fé resolve tudo de um dia para o outro, mas ajuda a levar a cruz que Jesus Cristo nos disse para levar.
Autor do Artigo:
António Costa Barata

Sem comentários: