14 outubro, 2008

Israel no Milénio

O artigo que apresentamos no NA OBREIRO do presente mês e uma adaptação de um estudo ministrado pelo DR, MIGUEL MATIAS na convenção de Obreiros , em Maio o do ano corrente.
A tendência que aborda trata do aspecto escapatório de Israel no Reino Milenar (N,R)
ALGUNSCONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Felizmente nós temos uma escatologia. Ou. melhor dizendo, a Bíblia tem uma escatologia. 0 Deus e:emo que através dela Se revelou e que, de uma forma pessoal. Se revelou através de Jesus Cristo, é soberano e tem um plano para a Sua criação. Esse plano não tem sido delineado aos poucos, ã medida que os acontecimentos se desenrolam, mas tem a sua origem na eternidade. A revelação desse plano, porém, é progressiva.
O Milénio é visto por nós numa perspectiva pré-milenista dispensacionalista. Conforme nos tem sido ensinado, o Israel que participará do Milénio será um Israel convertido 3 Cristo, depois de ter passado pela Grande Tribulação. Grudem afirma *(...; ainda que nem todos os detalhes quanto à natureza do milénio estejam muito claros, podemos ter razoável certeza de que haverá um reino futuro de Cristo na terra que será nitidamente distinto desta era presente."'
Gosto do conceito de Milénio por causa de um outro conceito apresentado por Paulo:"O primeiro e o Último Adão". Por causa da posição que foi dada a Adão. e consequente obra a realizar, diria que há uma 'dívida": para com a criação, É legitimo esperar que o Último Adão, Jesus, tendo já consumado a obra mais importante para a humanidade, a salvação, venha ainda a reinar como o primeiro Adão deveria ter reinado. Ele fará da Terra um jardim, concretizando o Seu plano original.
OUTRAS VISÕES DO PRÉ-MILENISMO DISPENSACIONALISTA
Veremos de seguida algumas perspectivas de vários teólogos acerca do pré-milenista dispensacionalista.
'Os dispensacionalistas também dão grande valor ã distinção entre Israel e a Igreja. Alguns sustentam que Deus fez uma aliança incondicional com Israel; ou seja. Suas promessas a eles não dependem do facto de cumprirem certas exigências. Israel continuará sendo Seu povo especial e. por fim, receberá Sua bênção. Israel, como etnia, nação e unidade política, jamais deve ser confundido com a Igreja, nem se deve entender que as promessas feitas a Israel se aplicam à Igreja, sendo nela cumpridas. São duas entidades distintas. Digamos que Deus interrompeu Seu tratamento especial dispensado a Israel, mas retomá-lo-á em algum ponto no futuro. Profecias não cumpridas acerca de Israel serão cumpridas na própria nação, não na Igreja. Aliás, a Igreja não é mencionada nas profecias do Antigo Testamento. A igreja é virtualmente um parêntese dentro do plano geral de Deus em Seu relacionamento com Israel. O milénio, portanto, assume um significado especial no dispensacionalismo. Nessa ocasião. Deus retomará Seu relacionamento com Israel, algum tempo depois que a Igreja tiver sido tirada do mundo ou arrebatada' (logo antes da grande tribulação}. O milénio, por conseguinte, terá um carácter notavelmente judaico. As profecias não cumpridas acerca de Israel serão cumpridas nessa ocasião.''
"(.--) os pré-milenistas vêem uma condição especial para Israel durante o milénio, embora discordem entre si quanto à natureza exacta desta posição.
De um lado, os pré-milenistas dispensacionalistas sustentam que haveria uma virtual restauração da economia do Antigo Testamento. Segundo este ponto de vista. Deus apenas Se voltou temporariamente dos Seus tratos primários com o Israel nacional para a Igreja, ou o Israel espiritual. Deus voltou-se contra ele porque Israel rejeitou a oferta do reino que Cristo lhe fez. Depois de Deus ter levado a efeito Seu propósito em conexão com a Igreja, no entanto, reassumirá Seus relacionamentos com Israel. No milénio. Israel será restaurado à terra da Palestina. Jesus assentar-Se-á sobre o trono literal de David, e reinará sobre o mundo a partir de Jerusalém. Serão restaurados o culto no templo e a ordem sacerdotal do Antigo Testamento, inclusive o sistema sacrificial Coloca-se no milénio o cumprimento de virtualmente a totalidade das profecias não cumpridas até ao tempo de Cristo, ou do Pentecostes. no máximo.
Do outro lado, um pré-milenísta histórico como Lado coloca consideravelmente menos ênfase sobre o Israel nacional do que os dispensacionalistas. Cré que a Igreja veio a ser o Israel espiritual e que muitas das profecias e promessas que dizem respeito a Israel agora são cumpridas na Igreja. 0 sistema sacrificial do Antigo Testamento passou para sempre, porque Cristo, a realidade, já veio. Mesmo assim, acredita que o Israel literal ou nacional ainda será salvo. Baseia este conceito primariamente em Romanos 11:15-16. No futuro. Israel voltar-se-á a Cristo e será salvo. Não que todo israelita individual será convertido, mas a nação como um todo o será. Por intermédio de Israel. Deus abençoará o mundo inteiro e, presumivelmente, isto ocorrerá durante o milénio."*
A VISÃO DOS TEÓLOGOS PRÉ-MILENISTAS DISPENSACIONALISTAS A RESPEITO DE ISRAEL NO MILÉNIO
De acordo com Horton, numerosos trechos bíblicos demonstram que Deus ainda tem um propósito para o Israel nacional no Seu plano. Destacamos três dos inúmeros trechos bíblicos.1
"Então nos últimos dias voltarás para o Senhor Teu Deus, e ouvirás a Sua voz. Pois o Senhor Teu Deus è Deus misericordioso, não te desamparará, nem te destruirá, nem Se esquecerá da aliança que jurou a teus pais ( Deuteronómio4:27-31).
Em Isaías 14:1*3 verificamos que o 5enhor Se compadecerá de Jacob; uma vez mais elegerá a Israel e os porá na sua própria terra. Deus promete trazer o Seu povo de volta para o território que Ele prometeu também em Amos 9:11-15.
Duffield e Van Cleave. dois teólogos Pentecostes, afirmam que "entre a família de nações milenar, a nação de Israel ocupará o lugar central (Dt 32:8-10). Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel. Porque a porção do SENHOR é o Seu povo; Jacob é a parte da Sua herança Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do Seu olho.
O anjo revelou a Maria que Jesus estava destinado, como o Messias prometido, a reinar sobre o trono de David (Lc 132,33).
É verdade que a Igreja recebeu as bênçãos espirituais dadas primeira mente a Israel (Ef 1:18; 3:6; 1 Pe 2:9.10); mas esse facto não muda o propósito de Deus para a nação de Israel (Is 61:1-62:4; 66:7-24; Rm 11:13-28). Parece claro que os israelitas serão os ministros e missionários para todas as nações durante o milénio, guiando os habitantes gentios para o serviço e a adoração do Senhor (Is 61:4-11), Embora Israel tenha preeminência entre as nações durante o reinado milenar de Cristo, a Igreja em seu estado glorificado julgará as tribos de Israel (Mt 19:2S; Lc 2229,30)?
Para Horton 'Israel, restaurado, purificado, com a plenitude do Espírito Santo de Deus. ocupará sem dúvida a totalidade da terra prometida a Abraão (Gn 15:18). No Milénio, segundo Bruce Ware, Israel e a Igreja são, de facto, um só povo de Deus... um só. pela fé em Cristo e pela mútua participação no Espírito porém distintos entre si porque Deus ainda restaurará Israel como nação à sua terra ... [debaixo] de uma única nova aliança'.".'
Nos pontos seguintes recorro ao pastor Martinez í ao ensino dele recebido no antigo Instituto Bíblico (IBAD)/
As profecias falam de um tempo de glória grandeza para Israel (Isaías 60:1,22; 62:1-3; Amos 9:11,15}. 0 período de grandeza e de glória que as profecias prometem ainda não chegou, mas ter cumprimento literal durante o reinado de lOOO anos.
As profecias mencionam um tempo em que Jerusalém será a capital do mundo inteiro (Malaquias 4:8.13; Isaías 2^3:60:1,3). Semelhante predição ainda nao se cumpriu, mas terá o seu cumprimento durante o Milénio quando Jesus estabelecer Jerusalém como; a capital do mundo.
A conversão radical do povo judeu ligá-lo-á a Jesus Os judeus sofrerão penosamente quando o anticristo» atacar Jerusalém e, nessa aflição, verão descer nas nuvens o Messias glorificado, a Quem invocarão e por. Quem serão salvos (Zacarias 12:1-10; Apocalipse 1:4-M 7). Verão em Jesus o Salvador e o Rei Celestial que vencerá o anticristo e as nações que atacarão a cidades deles, E evidente que os judeus aceitarão Jesus como rei e governante, porque, pelas Escrituras Sagradas esperam a glória do Messias nesse período.
Jesus centralizará a erecção política de mundo Jerusalém (Jeremias 3:17). Os dirigentes das nações nomeadas por Jesus irão a Jerusalém parai aprenderem a vontade do Senhor (Isaías 2:3.4a Zacarias 8:21-23). Haverá ali reuniões importantes! onde o Senhor determinará como o mundo deve sem administrado.
Os 12 Apóstolos ocuparão posição de saliência] (Lucas 2230).Terão a incumbência de levar as palavras de Jesus às 12 tribos de Israel que, no Milénio, estarão reunidas na Palestina.
O povo judeu, em cuja terra será centralizada a administração universal de Jesus, terá alcançado a glória predita nas profecias. Quando Jesus vier em glória, dará ordem aos Seus anjos para que ajuntem todos os judeus, dos quatro cantos da terra, para trazê-los ã Palestina, para que ali se tomem, de facto, uma única nação (Marcos 13:26,27; Ezequiel 3925,28; Isaías 14:1,2;43:1,6).
Os judeus viverão a plenitude da promessa feita a Abraão: "Em ti serão benditas todas as famílias da terra' (Génesis 12:1-3). Serão cabeça entre as nações {Deúteronómio 28:13).
AS ALIANÇAS INCONDICIONAIS COMO FUNDAMENTO DO PLANO DIVINO PARA ISRAEL NOMILÉNIO'
Deíinem-se quatro alianças, neste tópico: a Aliança Abraàmica (Génesis 12:1-3), a Aliança Palestina (Deúteronómio 30:1-10), a Aliança Davídica (2 Samuel 7:10-16)ea Nova Aliança (Jeremias 3131-40).
A Aliança Abraàmica
A Aliança Abraàmica torna-se uma semente da qual surgem alianças posteriores para Israel.
Em Génesis 12:1 lemos "Ora, o SENHOR disse a Abráo: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei." A promessa de uma terra nacional (Génesis 13:14,15,17). A Aliança Palestina deu a Israel garantia particular da restauração permanente e definitiva à terra (Deúteronómio 30:3-5; Ezequiel 20:33-37,42-44).
A promessa de numerosos descendentes que formariam uma grande nação está em Génesis 122 "E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.'' esta promessa é reafirmada por outras passagens como Génesis 13:16 e 17:2-6. A Aliança Davídica está relacionada a promessas de dinastia, nação e trono 21 Sm7:11,13,16;Jeremias33:20,21>.
Finalmente, a promessa redenção nacional e universal (Génesis 3:16; 22:18). 'E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Génesis 123). A promessa da Nova Aliança está particularmente relacionada à bênção espiritual e à redenção de Israel (Jeremias 33:20,21; 3135-37).
Recapitulemos agora a interligação da Aliança Abraámca com as restantes Alianças:
-As promessas de terra da Aliança Abraàmica são desenvolvidas na Aliança Palestina;
-As promessas de semente são desenvolvidas na Aliança Davídica;
-As promessas de bênção são desenvolvidas na Nova Aliança.
Esta Aliança determina todo o futuro plano para a nação de Israel e é um factor de vulto na escatológica bíblica. Nesta Aliança são feitas promessas Individuais, Nacionais e Universais:
-Promessas Individuais - O próprio Abraão seria o Pai de uma grande nação. Deus promete a Sua bênção pessoal a Abraão. O Seu nome será grande e ele será uma bênção;
• Promessas Nacionais - A própria nação deveria ser grande (Génesis 12:2) e incontável (13:16; 155). É prometida à nação posse da terra (Aliança perpétua, perpétua possessão);
-Promessas Universais - É prometida uma bênção (a bênção é Cristo).
A Aliança Palestina (Deúteronómio 30: 1-10; Génesis 12:1).
A nação será tirada da terra por causa da infidelidade (1-3); haverá um arrependimento futuro de Israel (1-3); o Messias retomará (3-6); Israel será reintegrado à terra (5); Israel será convertido como nação (4-8); os inimigos de Israel serão julgados (7); a nação receberá então bênção completa (9).
E com base na expectativa de cumprimento literal desta Aliança que os profetas falam da glória futura de Israel.
Existem implicações escatológicas da Aliança Palestina. De acordo com esta Aliança, Israel deve ser convertido como nação; ser reunido da sua dispersão mundial; ser instalado na sua terra, cuja posse lhe é restaurada; irá testemunhar o julgamento de seus inimigos e receberá bênçãos materiais a ele asseguradas.
A Aliança Davídica (Génesis 12:2; 2 Samuel 7:10-16)
"E prepararei lugar para o Meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o Meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa. Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao Meu nome, e confirmarei trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por e ele me será por filho; e, se vier a transgredi castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites d filhos de homens. Mas a Minha benignidade não apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei d diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino será firmados paro sempre diante de ti; teu trono sei firme para sempre. (2 Samuel 7:10-16)
Nas implicações escatológicas da Aliança Davídio] vemos que Israel deve ser preservado como nação, ti uma existência nacional e ser trazido de volta ã tem da sua herança. O Filho de David. Jesus Cristo, devei voltar à terra, de forma corporal e literal, para reine sobre o reino prometido de David. Um reino terreno literal deve ser constituído e esse reino deve tornar-se Reino Eterna
A Nova Aliança (Génesis 12:3 -Jeremias 31:31 -)
Esta Aliança, e baseados em Jeremias 3133 -40, te» algumas implicações escatológicas. Antes de mal Israel deve ser reintegrado ã terra da Palestina, que possuirá como sua propriedade, o que implica que Israel será preservado como nação.
Israel deve viver uma conversão nacional: Sá regenerado, receber o perdão dos pecados, e 1 implantação de um novo coração. Isto acontece logo após o retomo do Messias ã terra. Deve também vejo o derramamento do Espírito Santo para que Ele posa produzir justiça no indivíduo e ensiná-lo em plenitude de sabedoria. Israel deve receber bênçãos material da mão do Rei, em cujo reino entrou.
A Palestina deve ser reconquistada, reconstruída] instituída como o centro de uma nova terra gloriosa na qual habitam justiça e paz. O Messias que veio] derramou o Seu sangue como fundamento desde Aliança voltará pessoalmente à terra para efectuar! salvação, reintegração e bênção de Israel como nação
CONCLUSÃO
"Aqueles, pois, que se haviam reunida perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás 71 neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não volto pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder. Mas receberei a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós ser-Me-Eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-0 a seus olhos." (Actos 1:6-9)
Era legítima a preocupação dos discípulos. Durante os cerca de três anos que passaram com Jesus ficaram na expectativa de ver o Reino de Deus a ser implantado com poder e glória. Mas Jesus de fraudou-lhes as expectativas... Porém, a Sua ressurreição, reavivou-lhes a esperança de ver surgir o reino político. Mas Cristo surpreende-os novamente com a afirmação que acabámos de ler."Não vos pertence'... O que vos pertence, disse Jesus, é receberem o poder do Espírito Santo para que possam ser Minhas testemunhas e levar o Meu evangelho até aos confins da terra. O versículo 9 diz-nos que uma nuvem O ocultou. Há assuntos que ficam ocultos até que chegue o tempo oportuno da Sua manifestação ou revelação.
A respeito da escatologia. apetece-me citar Deúteronómio 2929. Mas prefiro não ir por aí. Prefiro concluir com estas palavras de Cristo, que é Aquele por Quem esperamos, palavras que nos reafirmam a nossa condição de discípulos, que apesar de Seus amigos, dependem do Mestre para receber ensino e capacidade para O representar, até ao dia em que Ele entenda apropriado para Se manifestar a este mundo tão necessitado da Sua Presença.
Gosto do conceito de Milénio: a Glória sobre toda a terra, a criação renovada, vidas saudáveis, princípios justos a reger a sociedade. Mas também gosto, por causa da presença e do poder do Espírito Santo, da antecipação do Milénio, dos antegosto de que podemos já hoje usufruir'.
Autor do Artigo,
Miguel Matias

Sem comentários: