27 outubro, 2008

O Anjo do Senhor (parte IV)

Em não poucas referências bíblicas o Anjo do Senhor é identificado com o próprio Deus.
De Julho a Agosto a nossa revista publicou textos concernentes ao Anjo do Senhor ou Anjo de lave (ou Javé), manifestação da Divindade, sobretudo em forma corpórea; aparição visível do Criador, ao homem. Deus, que é Espírito (Jo 4:24; 2 Co 3:17), pode efectivamente revelar-se a nós em aparência humana ou angélica, e outrossim de modo audível (I Sm 3:1-4,10), através de fogo sobrenatural, como o da sarça que ardia sem se consumir (Ex 3:1-4), etc. Ele é Soberano para o fazer. Numerosos exemplos de teofanias constam nas páginas sagradas do Antigo Testamento. Em não poucas referências bíblicas o Anjo do Senhor é identificado com o próprio Deus. Mencionam-se algumas: Gn 16:7-13; 18:1,2,13,14,17-33; 21:17,18; 22:11-18; 32:24-30; Ex 3:1-4:1-17; Jz 2:1-4; 6:1 1-24; 13:2-24. Noutras citações o Anjo de lave é distinto de Deus, pois ambos conversam, como se verifica pela leitura de2Sm24:l6; I Cr2l:l5;Zc 1:12; etc.
Concretamente em Agosto escolhemos para reflexão o caso de Agar (Génesis 16). No mês transacto discorremos acerca do privilégio de Abraão receber a visita celestial do Anjo de Yahweh (quiçá o Verbo divino antes da Sua encarnação na Era Cristã), acompanhado de dois seres angelicais, estes criaturas de Deus (Génesis 18).
AS DESCULPAS DE MOISÉS PERANTE O ANJO DO SENHOR

3 - Para terminar esta série de artigos de natureza teofânica, ponderaremos na revelação miraculosa do Deus eterno concedida a Moisés (Êxodo 3), facto citado também no Novo Testamento por Estêvão, protomártir do Cristianismo (At 7:30-34). Ele apascentava o rebanho do sogro, junto do monte Horeb, quando Deus se manifestou, neste caso de maneira audível, por intermédio de fogo que ardia numa planta silvestre sem a reduzir a cinzas! Transcrevamos o respectivo trecho bíblico: "E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima. E vendo o Senhor que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos dos teus pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus do teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egipto, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exactores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios..." (Ex 3:2-8).
Nos capítulos 3 e 4 de Êxodo o Senhor encarrega Moisés de falar com o rei do Egipto, a fim de libertar o povo hebreu que aí se encontrava em servidão há quatro séculos. Não obstante haver sido educado no palácio de faraó ("instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras" - At 7:22), não se sentia em condições de realizar semelhante tarefa, apesar de Deus assegurar-lhe que o acompanharia, que estaria ao seu lado
para auxiliá-lo. Após várias escusas, Moisés resolve defrontar faraó, juntamente com o seu irmão Aarão, e exigir a saída de Israel do Egipto.
Vejamos, então, as cinco desculpas apresentadas por Moisés ao paciente Anjo do Senhor, ao longânime e misericordioso Deus. Isso antes dele decidir obedecer ao Criador.
a)Não tenho capacidade: "Quem sou eu que vá a Faraó e tire do Egipto os filhos de Israel?" (Ex 3:1 I). O anjo de lave encoraja-o: "Eu serei contigo", e assegura ao amedrontado Moisés: "Quando houveres tirado este povo do Egipto, servireis a Deus neste monte" (Ex 3:12). "O Moisés confiante e impulsivo aprendera a humildade; agora tinha de aprender a ter fé" (Comentário Bíblico Moody).
b)Não tenho conhecimento: "Eis que quando vier aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?" (Ex 3:13). Resposta pragmática do Deus imutável e eterno: "EU SOU O QUE SOU (...) EU SOU me enviou a vós (...). O Senhor de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração" (Ex 3:14,15). "Este nome [lave] expressa o Seu fiel amor e cuidado, e Seu desejo de redimir o Seu povo e estar em comunhão com ele" (Bíblia de Estudo Pentecostal).
c)Não possuo autoridade: "Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu" (Ex 4:1). Para incentivar a fé de Moisés, o Criador realizou diante dele sinais milagrosos, como transformar sua vara em serpente, voltando a ser vara; tornar leprosa uma das mãos, ficando depois sã; e tirar um pouco de água do rio transmudando-a em sangue (Ex 4:2-9).
"Como é difícil subjugar a incredulidade do coração humano! Como é sempre custoso ao homem confiar em Deus!
Como nós somos tardios em nos aventurarmos olhando tão somente para as promessas de Jeová!" (Notas Sobre o Livro do Êxodo, de C.H. MacKintosh).
d)Não sou eloquente; tenho dificuldade em expressar-me: "Ah, Senhor! Eu não sou homem nem de ontem nem de anteontem» ainda desde que tens falado J servo; porque sou pesado de bf pesado de língua (Ex 4:10). A re» é que Moisés deveria ser uma I bastante culta, devido sobre educação recebida na corte Egipto intelectuais Filo e José fosse reconhece elevado nível cultural do líder hetS mais esta objecção de Moisés insiste na promessa de ajudá-lo: "I fez a boca do homem? ou quem mudo, ou o surdo, ou o que véí cego? Não sou eu, o Senhor? VM agora, e eu serei com a tua boca ensinarei o que hás-de falara 4:11,12). "Não havia lugar parai descrença, uma vez que De Criador, ordenava. Moisés era nada mais" (Estudo no Livro de Êxodo António N. Mesquita).
e) Não tenho vontade. É coJ Moisés dissesse ao Anjo de lavava mandar outra pessoa, em vez dei com Faraó. Na versão antiga de , lê-se: 'Ah, Senhor! envia por mão a quem tu hás-de enviar" (Ex 4: facto dele não estar disposto a o' ao Criador, de resistir à ordem desagradou profundamente a De Sua misericórdia, porém, condes com Moisés: "Não é Aarão, o le irmão? eu sei que ele falará muito eis que ele também sai ao teu e me e, vendo-te, se alegrará em seu c E tu lhe falarás, e porás as palavras boca; e eu serei com a tua boca, e boca, ensinando-vos o que havia fazer. E ele falará por ti ao p acontecerá que ele te será por tu lhe serás por Deus. Toma pois vara na tua mão, com que farás os (Ex 4:14-17). "Boca é uma mete em lugar de 'porta-voz'" f Introdução e Comentário, de R. Alam
OUTROS EXEMPLOS DE TEOFANIAS
Finalizamos a sequência de t dados à estampa acerca do Anjo Senhor, com a reprodução de excertos da análise bíblica ao t Trindade, por parte de Loraine Bom São novos exemplos das Escritura não tivemos oportunidade desenvolver nos quatro textos escritos

Na primeira parte do livro A Do da Trindade (a segunda parte da obra lavra de Benjamin Warfield), Boettner: "Muito importante é o faz que, começando no livro de Génies prosseguindo, cada vez com mais nitidez, através dos outros livros do Velho Testamento, encontramos uma distinção entre Jeová e o Anjo de Jeová, que Se apresenta como um em essência com Jeová, porém distinto d'Ele. Tal acontecimento em que Deus toma a forma dum anjo ou dum homem para falar, visível e audivelmente, ao homem, é em geral chamado teofania. A medida que a revelação vai sendo desenvolvida, mediante uma sucessão de profetas, verificamos que títulos divinos e adoração divina são dados a este Anjo, e que Este o aceita; que Ele se revela como um Ser eterno, o Deus Todo-Poderoso, o Príncipe da Paz, o Adonai, o Senhor de David, que vai nascer duma virgem; que Ele será desprezado e rejeitado dos homens, varão de dores e experimentado em trabalhos; que Ele levará sobre Si o pecado de muitos e que, acima de tudo, estabelecerá o reino de justiça, que aumentará até encher toda a Terra. Estas profecias, como o Novo Testamento mostra, foram cumpridas em Cristo, a segunda Pessoa da Trindade, que na Sua qualidade divino -humana, operou a redenção do Seu povo e que há-de reinar até que todos os Seus inimigos sejam postos debaixo dos Seus pés (...).
Em Génesis 22:1-19 temos referência a Deus, e também a um que é 'o Anjo de Jeová'. No versículo 2, Deus mandou a Abraão: 'Toma agora o teu filho (...) e oferece-o ali em holocausto', enquanto no versículo 12, o Anjo de Jeová retira e mumifica o mandamento de Deus, com as palavras: 'Não estendas a tua mão sobre o moço'. Nos versículos 15 a 18, este Anjo de Jeová jura por Si, como Jeová, dizendo que Ele é Jeová, e dá a Abraão a promessa de uma bênção tríplice.
"Em Génesis 32:22-32, Jeová aparece a Jacob na forma de uma personagem misteriosa, que luta com ele toda a noite. De manhã, Jacob compreendeu que estivera face a face com Deus, e pediu a Sua bênção. Chamou ao lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face' (...). em Êxodo 23:20-23, Deus, falando por intermédio de Moisés, promete enviar o Seu Anjo à frente dos filhos de Israel para os guardar e levar até à Terra Prometida. Foram avisados, especialmente, a respeito deste Anjo. 'Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoqueis à ira, porque não perdoará a vossa rebelião; porque o meu nome está nele' (v. 21). Vemos aqui que o Anjo de Jeová tem poder para perdoar pecados; este facto em si identifica-o com Jeová, pois que se nos ensina que só Deus pode perdoar pecados. No Novo Testamento vemos que este poder e autoridade pertencem ao Senhor Jesus Cristo (...)."

Conclui Loraine Boettner a sua reflexão sobre o Anjo do Senhor: "Em Josué 5:1 3-6:3 encontra-se registada outra estranha aparição: 'E sucedeu que, estando Josué ao pé de Jericó, levantou os seus olhos, e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. E chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? E disse ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz o meu Senhor ao seu servo? Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim (...).
Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó e ao seu rei, os seus valentes e valorosos'. Este homem, este príncipe do exército de Jeová é, evidentemente, o Anjo prometido, que iria diante dos filhos de Israel, e os conduziria à Terra Prometida.
A luz do Novo Testamento, este Anjo de Jeová, que apareceu nos tempos do Velho Testamento, que falou como Jeová, exercia o Seu poder, recebia adoração e tinha autoridade para perdoar pecados, não podia ser senão o Senhor Jesus Cristo, que veio do Pai (Jo 16:28), fala por Ele (jo 3:34; 14:24), exerce o Seu poder (Mt 28:18), perdoa pecados (Mt 9:2), e recebe adoração (Mt 14:33; Jo 9:38). Deus, o Pai, não foi visto por alguém (Jo 1:18), nem podia ser enviado por nenhum outro; mas Deus, o Filho, foi visto (I Jo 1:1,2), e foi enviado (Jo 5:36). Não fora Cristo, a pergunta 'quem será este personagem misterioso?', não teria resposta" (Pgs. 40-45, Edições Vida Nova, Leiria, Portugal).
Autor do Artigo :
Fernando Martinez.

Sem comentários: