02 outubro, 2008

DUPLO ABANDONO

Fica aqui!" (disse a mulher aparentando afecto). "Aqui estarás bem. Verás os cães a correrem, e distrair-te-ás".
O MANDAMENTO DE HONRAR OS PAIS VEM DE DEUS.
Estarás bem. Verás os cães a correrem, e distrair-te-ás".
Prontamente colocou uma bolsa com fraldas ao seu lado e uma nota escrita que dizia: "Chamo-me John King; padeço da enfermidade de Alzheimer." E desapareceu, abandonando o ancião numa pista de corridas de cães...
Quem abandonou o idoso era Sue Gifford, mulher de quarenta e um anos de idade. O ancião em causa era o seu próprio pai, de oitenta e dois anos, vítima de Alzheimer. Para livrar-se da carga que significa essa doença, a filha levou-o a uma pista de corridas de cães e abandonou-o numa cadeira de rodas. No tribunal o juiz condenou-a a seis anos de prisão.
Este caso, publicado num dos jornais dos Estados Unidos comoveu toda a comunidade. Sabe-se que a enfermidade de Alzheimer é dolorosa. Deixa a pessoa totalmente desamparada, a qual nada poderá fazer a fim de sair dessa situação. É um caso patético do homem que perde o melhor que tem: a chispa da inteligência. Essa é a condição da vítima de Alzheimer. É uma morte em vida.
Não obstante_êxiste uma lei universal relativa ao ser humano: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êxodo 20:12). É o quinto mandamento do decálogo de Moisés. Abandonar os pais idosos por qualquer motivo que seja, e especialmente se é apenas para libertar-se do "estorvo" que eles nos criam, é o cúmulo da ingratidão e do desprezo.
Em muitos lugares há excelentes instituições especializadas para prestar a atenção devida aos anciãos. E muitos filhos, com sabedoria e carinho, internam aí os seus progenitores incapacitados. Mas não os desamparam. Visitam-nos. E os filhos procuram estar com eles demonstrando preocupação e ternura.
Sem embargo, quando se dá o caso de filhos não terem possibilidade de internar os seus pais em lugares como esses, torna-se necessário tomar outras iniciativas, caracterizadas todavia por um amor muito especial e um carinho único.
O mandamento de honrar os pais vem de Deus. Também vem de Deus (para quem o deseje), a inspiração, a paciência e a determinação de proceder de acordo com os eternos e justos mandamentos divinos. Honremos o nosso pai e a nossa mãe. Algum dia seremos nós quem receberá essa honra!
Autor do Artigo;
Hermano Pablo

Sem comentários: