21 outubro, 2008

A,B,C, DA Teologia

A TEOLOGIA TEM O SEU ALFABETO, ISTO E, SUAS PRIMEIRAS NOÇÕES.
QUEM ESTIVER CONFUSO A RESPEITO DE DEUS TAMBÉM O HÁ-DE ESTAR QUANTO ÀS OUTRAS MATÉRIAS DA FÉ.
Todas as ciências têm certos princípios que são fundamentais, princípios que não se podem negar ou desprezar, sem negar tudo. O mesmo sucede com a Teologia.
A Matemática tem certas bases que o estudante é obrigado a saber se deseja progredir naquela área de estudos. A Astronomia, a Filosofia e as demais ciências têm certas noções simples por onde qualquer aluno deve começar. Estes princípios são essenciais se desejamos ir mais longe em qualquer disciplina. O conhecimento deles é sobremaneira importante e. se o estudante não for capaz de compreendê-los. ou se ficar com uma ideia errada a seu respeito, em vão poderá ampliar os seus conhecimentos
UM MAU PRINCÍPIO, UM PÉSSIMO FIM
Por exemplo: se cem de nós se dedicasse ao estue da Geografia e, ignorando ou negando a redondeza da Terra, partindo do pressuposto que o mundo plano, que progresso poderia fazer? É evidente que não poderia seguir num caminho correcto. Qi mais estudasse, tanto mais se afastaria da verdade da realidade, podendo imaginar coisas impossíveis ridículas e explicando tudo às avessas.
Os seus erros seriam consequência de negado um dos princípios da ciência que estudava.
Ser-Ihe-ia necessário começar de novo informando-se da verdadeira forma Terra. Então, o caminho do progresso sólido e verdadeiro ficaria aberto. Então tornava-se3 possível ser geógrafo.
UM BOM PRINCIPIO: A TEOLOGIA
Posso dizer o mesmo em relação ã Teologia na ciência das coisas divinas. Por mais de vime e cinco] anos tive o privilégio de ensinar várias matéria? no Instituto Bíblico. Por vezes, ouvia-se dizer que o estudo da Teologia não era necessária Aliás, esse é um conceito que ainda está presente e chega a ser aceite no meio evangélico.
A Teologia tem o seu alfabeto, isto é, as suas primeiras noções. Aquele que nunca principiar por ali, informando-se das verdades essenciais, nunca poderá ser teólogo e aceitar o termo que a tantos incomoda. Os seus erros serão à proporção dos seus estudos porque, partindo de princípios falsos. cada passo será um novo erra um degrau pelo cu ai irá descendo a um abismo de erro.
Reconhecemos com a devida humildade. que um teólogo não se deve julgar mais do que qualquer neófito na fé, mas tem diferente compreensão daquele que diz não ser necessário ser teólogo para, em primeiro lugar, conhecer o carácter de Deus.
CONHECER DEUS, ANTES DÉ MAIS
Sendo Deus o objecto da nossa fé e do nosso ensino e culto, é claro que aquele que quer estudar Teologia (ou a ciência que tratadas coisas de Deus) deve, em primeiro lugar, conhecer a pessoa de Deus. E inútil passar adiante enquanto não tem a certeza absoluta a este respeito. Este é o ponto de partida para todos os que se aplicam ao estudo das doutrinas religiosas.
Quem estiver confuso 3 respeito de Deus também o há-de estar quanto as outras matérias da fé. Sejam quais forem os estudos que fizer, o tempo empregue será em vão e irá passar a ter ideias cada vez mais confusas.
Quando alguém se refere a Deus atribuindo-lhe características que não são verdadeiras, promove heresias. Mesmo que não queira aceitar esse facto, ele está a interpretar a doutrina de Deus erradamente.
Isto é fundamental e de grande importância pois se for ignorado ou negado o fundamento da nossa fé e do nosso culto, todo o sistema que adoptamos será errado ou confuso.
Se interpretamos mal o que diz a Palavra de Deus sobre este ponto fundamental, que esperança poderá haver de se acertar com a verdadeira explicação das outras doutrinas da nossa fé cristã? E em relação a Jesus?
Quem errar ou ignorar acerca de Jesus, afirmando ser Ele uma coisa, quando na realidade é outra, está em trevas. Tal pessoa é incapaz de compreender ou de explicar as doutrinas da fé.
Ser teólogo sem conhecer o carácter de Deus é semelhante a ser geógrafo sem conhecer a forma do Mundo. Quem ignora a Deus, ignora tudo.
Autor do Artigo;
Alfredo Machado

Sem comentários: