27 setembro, 2008

REFORMA em crise.

No meio da crise, temos uma grande oportunidade: ser Igreja.
É do conhecimento comum. Não é necessário ser um esperto em fenómenos sociais para verificar a actual crise no sistema de Segurança Social, basta estar atento às notícias. Existem inúmeros estudos a comprovar que, se não houver medidas eficazes, aqueles que hoje trabalham e descontam tendo em vista a reforma, arriscam-se a ficar de mãos vazias quando atingirem a idade de cessar as suas funções profissionais. Há uma crise na Segurança Social. Há uma crise na reforma.
Focando a nossa atenção noutra Reforma - a Protestante - dirigida por figuras como Martinho Lutero, João Calvino e outros, o que verificamos? A "velha Europa", berço da Reforma Protestante, palco de inúmeros avivamentos, apresenta um défice enorme relativamente ao Cristianismo. O nosso continente afasta-se dos valores cristãos, para não falar do próprio Cristo que desapareceu como referencial em muitas sociedades.
A religiosidade domina a passos largos. O espírito anti-cristão adormece as lideranças politicas. A igreja de maneira genérica está, sem dar por ela, anestesiada pelo conforto, distraída e até enganada na forma como gere as suas prioridades.
Estamos num país que, mesmo assim, ainda permite que façamos evangelismo com relativa liberdade. Imaginemos os nossos irmãos que vivem na Europa industrializada e evoluída mas que, por exemplo, não têm hipótese de entrar nas escolas para levar o evangelho aos mais novos. Portugal é dos poucos países em que as portas estão abertas para esse trabalho. Estaremos nós a aproveitar? Será que quando matriculamos os nossos filhos os desculpamos por terem muitas ocupações e não os inscrevem disciplina de Educação Moral e Re Evangélica? Não será que esta dissimuladamente, a trocar a G Comissão pelo Grande Conforto?
Abandonemos os factos negativo momentos e olhemos pan oportunidades que esta crise traz. nova geração em busca espiritualidade, seguindo carro divergentes e antagónicos a Deus. nas nossas mãos mostrar-lhes a certa. Uma geração adulta gasta desaires da vida, desiludida, esperança... está nas nossas mãos st gente pentecostal que serve aproxima do outro, que mostra dependência de Deus, desmontai imagem irreal de Super-Crentes Infligia Uma geração que cresce na igreja; não tem compromisso permanente Deus... está nas nossas mãos ir tempo na construção de pontes a de relacionamentos, procurando k que os nossos pioneiros também ensinaram: discipulado.
No meio da crise, temos uma g oportunidade: ser Igreja. Não igreja de rótulo, mas um órgão ligado a Jesus, o Cabeça, possamos, em conjunto, baixar o < de Cristo no Cristianismo desta Ei que, mais que reformada, precisa transformada. Isso acontecerá qL nos afirmarmos como cri comprometidos em coisas tão serias como matricular os nossos filhos.
Não se conformem com os padres costumes deste mundo, mas s como gente diferente, através renovação da vossa maneira de pela £ dessa forma conhecerão o que deseja que façam, e verão como vontade é realmente boa, agrade perfeita. (Romanos 12:2-0 Livro) ',
Autor do Artigo :
ANA RAMALHO

Sem comentários: