27 setembro, 2008

Será que a Escola Dominical está ultrapassada?

E que idades podem estar incluídas? Quais os melhores métodos e estruturas? O que fazer se ela está a "morrer"? Há mais potencial na Escola Dominical do que imaginamos.
ESTABELECER ESTRATÉGIAS DE ENSINO CONCRETAS QUE IRÃO PRODUZIR MAIS E MELHOR FRUTO.
"Escola Dominical: acordar o gigante adormecido" foi o título de uma revista "Enrichement Journal"1 em 2002. O próprio título faz-nos pensar... e muito.
Um gigante pode ser um "peso morto" difícil (ou impossível) de mover quando está a dormir. Pode ser um perigo eminente se toda a sua força estiver descontrolada ou focada nos objectivos errados. Simultaneamente, quando posto em acção para alvos concretos, a sua dimensão promove desenvolvimento e crescimento. A História tem uma palavra a dizer neste aspecto (veja o quadro "Começos" na pág. 14).
0 POTENCIAL DA ESTRUTURA
Embora a expressão Escola Dominical não surja na Palavra de Deus, muitos dos peritos em Educação Cristã apontam o sistema de ensino exposto no capítulo 8 de Neemias como uma base estrutural para a Escola Dominical.
Esdras era o superintendente (v2), o manual era a Palavra de Deus (v.3) e os alunos eram homens, mulheres e crianças (v3; 12:43). Além disso, existiam treze auxiliares de ensino - professores (v.4;7;8) - que não apenas liam, mas explicavam o que Deus queria comunicar ao Seu povo. "E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse" (Neemias 8:8).
Outro dos muitos exemplos que poderíamos usar é o aspecto didáctico do ensino de Cristo. É brilhante como Ele comunicava com cada pessoa de acordo com aquilo que era conhecido para ela. Jesus falava de igual para igual. Não queria demonstrar a sua oratória ou eloquência, mas atingir as pessoas com a Sua mensagem.
"Uma das maiores forças para o rápido crescimento da Igreja em dois terços do mundo? É o ministério em comunidade, uma obrigação de todos os crentes e uma alegria para elas. A Escola Dominical tem essa virtude..."2.
A primeira coisa que dá à Escola Dominical o seu potencial é a estrutura e metodologia de ensino. Aquilo que hoje as empresas chamam "nichos de mercado", ou seja, grupos de pessoas com características muito específicas, já a Escola Dominical descobriu há muito tempo! O enfoque na faixa etária particular, articulado com o conhecimento pessoal dos alunos, permite estabelecer estratégias de ensino concretas que irão produzir mais e melhor fruto.
0 POTENCIAL DAS MOTIVAÇÕES
Outro facto interessante é pensarmos nas motivações de Raikes. Ele teve compaixão e demonstrou-o pela sua acção consequente. Mais ainda, não se tratou de um Sejamos pais, professores ou líderes, a nossa motivação para com este ministério é muito importante. Se o estamos a fazer por rotina, obrigação, para evidência pessoal ou porque "não havia outra coisa na igreja para fazer", sem compreender que aquilo que dizemos, fazemos e somos está a moldar o carácter dos nossos alunos, podemos falhar o alvo.

O POTENCIAL DA CONTEXTUALIZAÇÃO
O objectivo de Raikes não era financeiro, mas humano. Ele queria que a vida daquelas crianças fosse melhor. Para isso ele não ficou preso aos métodos convencionais da época, mas revolucionou o modo de ensinar - tanto a Palavra de Deus como as outras matérias.
Quando nos tornamos "escravos" de métodos ou formatos, perdemos a noção do propósito da Escola Dominical. Importa sermos bíblicos a 100% mas também contextualizados, para evangelizar, formar de um modo compreensível, de acordo com a etc.
Mudar por mudar, mudar constantemente, pode também a uma insegurança e desço: permanentes. Mas, às vezes, preferência ; "morrer" a mudar... e esquecemos connosco "morre" uma nova geração : Não precisamos temer a contextual mas a diluição da mensagem. Preciso ponderar, planificar e orar muito antigo agir, mas se a nossa Escola Dominical decair, o melhor mesmo é actuar! O desafio é gigante, tal como o potencial da f Dominical. Precisamos reflectir em que ponto esta "gigante". Adormecido? A mover-se no sentido em A caminhar firme e com sentido?
Estrutura, motivação e contextualização. Que levante muitos "Robert Raikes" com visão, p e perseverança para alcançar biblicamente a geração, independentemente do preço.
Autor do ARTIGO;
Ana Ramalho

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