27 setembro, 2008

O mestre e a Revolta .

Tenho um prazer especial, particular, em trazer" este h nossa revista. Tem o número 333 no "Cânticos de Alegria 578 na "Harpa Cristã". O título é "Sossegai" (letra de Ann Baker e música de Horatio R. Palmer).
Em epígrafe, lemos o início da primeira estrofe. Não será muito cantado na Congregação, penso, mas sim, tem sido entoado pelos Coros das Igrejas. A sua mensagem é profunda. Porque o cantei muitas vezes, muitas, porque o "ensinei" à cantar, a outros, porque... porque apreciei ler a sua história, gostosamente vo-la apresento.
A HISTÓRIA
Mary Ann Baker nasceu em 16 de Setembro de 1831. A tuberculose ceifou a vida dos seus pais e deixou-a órfã em tenra idade. Morava em Chicago (EUA) com a irmã e o irmão. Este começou também a sofrer os efeitos daquela terrível doença. Das suas escassas economias, as duas irmãs conseguiram recursos para que ele viajasse à Florida (EUA), na esperança de que no clima mais ameno começasse a melhoria, não lhes sendo possível acompanhá-lo. Tudo em vão. Em poucas semanas o mal agravou-se e o rapaz faleceu. Não havia dinheiro para as irmãs irem ao seu funeral, nem para transportar o seu corpo para Chicago.
Mary escreveu sobre esta experiência assoladora: "Embora nosso choro não fosse, como outros que não têm esperança, e embora tivesse crido em Cristo desde livros, dirigiu festivais e convenções de música. Orgânica concertos com milhares de cantores. Regeu 4.000 c no célebre Madison Square Garden em Nova I Palmer partiu para o Senhor em 15 de Novembro 1907, em Yonkers, Estado de Nova Iorque.
Foi logo depois da dura experiência de Mary que Horatio Palmer solicitou a Mary Ann o preparo grupo de hinos sobre os assuntos das lições da Bíblica da sua Igreja. Um dos temas era Cristo acalmo a tempestade. "Esta lição expressou tão vivia da minha experiência, que este hino foi o resultado." O próprio Dr. Palmer escreveu a música para o e publicou-o em 1874 na sua colectânea "Songs of for the Bible School" (Cânticos de Amor para a Bíblica). Depois disto, Mary Ann empenhou-se de e alma na União de mulheres cristãs pela Temper Neste ministério teve oportunidade de acampo de perto o sofrimento de irmãs, esposas e mão alcoólatras, -cujas vidas naufragaram pelo de grande vício de beber.
Ao saber que o seu hino também e sendo uma grande bênção em c países, Mary Ann Baker disse: "Surpre -me muito que este humilde hino atravessado os mares e sido cantado terras bem distantes para a honra do do meu Salvador." Sankey incluiu este no "Cânticos e Solos Sacros" (1881) o difundiu ao redor do mundo. Também foi incl em outras colectâneas. Nos Estados Unidos torna tão amado que, em 1881, quando o Presidente Garfiel foi baleado, ficou entre a vida e a morte, e final morreu, este hino foi usado repetidamente em c em sua homenagem. Foi neste ano que a autora ta faleceu.
Autor do Artigo ;
Torcado Lopes

Sem comentários: