27 setembro, 2008

O Desafio de Continuar a Estudar

MAIS QUE UM CURSO, UMA FERRAMENTA DE ALCANCE.
CAPACIDADE DE SABER SEMEAR PARA DEPOIS COLHER.
Continuar a estudar ou não? Esta é uma questão pertinente da actualidade, pelas mais diversas razões.
Fala-se de precariedade de emprego para os licenciados, mas abrem-se as portas nas Novas Oportunidades para quem deseja concluir os seus estudos. A juntar à crise económica, abrem-se mais vagas no ensino superior. O que fazer?
UMA ATITUDE SÁBIA
Andava eu no 7o ano quando um dia, banhada em lágrimas (porque achava que o mundo ia desabar na minha cabeça), disse aos meus pais que não queria mais ir para a escola. Rapidamente eles perceberam que havia algo errado ali até porque eu gostava da escola e não era má aluna. Foi então que tive de confessar que tinha duas colegas que me faziam a "vida negra" e para mim era um tormento cada dia de aulas.
A atitude sábia dos meus pais que podiam ter usado da força para me obrigarem a ir à escola ou então ceder a este meu "capricho", foi a de me deixar reflectir sobre o assunto. Não me esqueço que era uma quarta-feira à noite e eu só voltei à escola na 2a feira seguinte. Eles sabiamente me levaram a pensar nos prós e contras decisão que eu queria tomar. Faltei às aulas durante dias para pensar o que eu queria fazer da minha vi que aconteceria se eu não concluísse o 7o ano.
Claro está que eu abandonei a ideia de desistir semana seguinte voltei à escola com uma persistência diferente. Qual não é o meu espanto em sabe uma dessas minhas colegas, ela sim, tinha desistido Mais tarde a outra colega acabou também por d; e eu continuei os meus estudos até à faculdade, à força que me deram quando eu me deparei com momento mau.
PRÓS E CONTRAS Quando vem a hora de decidir se vamos com a estudar ou não, muitas coisas começam a pesa a balança.
Os nossos amigos já têm carro, r novas, tempo e dinheiro para passear e temos que fazer alguns sacrifícios. D umas explicações para ganharmos dinheiro extra, servimos à mesa no para minimizar o impacto no orça" dos nossos pais, trabalhamos um tempo obras ou em qualquer outro sítio, mas p que esse tempo de restrições não tem fim. E afinal de que serve continuar a estudar? Com falta de emprego... As nossas forças às vezes depende dos nossos pensamentos. Se pensarmos rapidamente vamos desistir. Especialmente na altura de terminar o secundário, vêm as grande decisões nesta Podemos dar a nós próprios todas as desculpas e algumas para acabar os estudos e finalmente arranjar um emprego para dar algum alento à nossa vida financeira. Também podemos arranjar justificações de que realmente é melhor fazer o sacrifício (económico, físico, emocional, etc.) e que vai valer a pena esforçar-se por continuar a estudar. É importante motivar os jovens para se instruírem e lutarem por uma profissão de que realmente gostem.
SER INFLUÊNCIA
Já lá vai o tempo em que a sociedade impôs o nome de "coitadinhos", e "ignorantes" àqueles que buscavam Deus e que tinham uma relação próxima com Ele. Hoje em dia é motivo de grande satisfação sabermos que temos no nosso meio gente bastante instruída, das mais diversificadas profissões, que são óptimos profissionais e, para além disso, estão a influenciar uma determinada classe social.
O "ide" de Jesus1 também engloba os médicos, os advogados, os arquitectos, os astronautas, os cientistas, as secretárias, os electricistas, os carpinteiros, etc. Os jovens podem fazer diferença se aceitarem o desafio de continuar a estudar e de entregar o seu curso e profissão para servir a Deus.
SEMEAR PARA COLHER
Continuar com os estudos é um desafio à nossa paciência e à nossa capacidade de saber semear para depois colher.
Como em todos os desafios existem muitas adversidades que nos dão vontade de desistir mas, como em cada batalha, só se é vencedor se chegarmos ao fim. Desistir a meio da corrida é quase tão mau (ou pior) que nem sequer ter começado a correr. Posso afirmar que vale a pena o sacrifício. A recompensa vem sempre no final.
Se conhece alguém desanimado ou na dúvida, o melhor será conduzir esse jovem a investir algum tempo da sua vida a reflectir e a conversar com Deus. Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. É importante que ore, acreditando que Deus tem um plano bem melhor que qualquer percurso que queiramos traçar por nossa própria conta e risco.
Em Provérbios 1:7 diz "O temor do Senhor é o princípio da ciência, os loucos desprezam a sabedoria e a instrução". Deus deve estar sempre no topo da nossa vida, ou seja, estar em primeiro lugar nas decisões. Motive os jovens a ir em frente, a serem uma bênção na escola ou faculdade e a servirem a Deus com a sua profissão, seja ela qual for.
Autor do Artigo;
Cristiana Cardoso

Sem comentários: