09 setembro, 2008

MUITO MAIS E MUITO MELHOR DO QUE O SEGREDO

O AMOR E O PODER DE DEUS DERRAMADO EM NÓS, PELO ESPÍRITO SANTO, EM FAVOR DOS OUTROS
Milhares acorreram ao Pavilhão Atlântico com bilhetes entre os 30 e os 60 euros, para ouvir O Segredo na versão de Bob Proctor
E milhares compram o livro que expõe as suas ideias de "pensamentos positivos" e "desligar o complicómetro" de modo a conseguir riqueza, saúde e inteligência.
Os manuais de auto-ajuda estão em alta. As multidões buscam uma fórmula mágica que as leve a conseguir atingir o sucesso que a sociedade de consumo faz desfilar diante dos seus olhos. As coisas materiais não são suficientes para satisfazer o coração humano. Por isso, estas teorias apresentam uma linguagem onde pontuam palavras como Espírito, espiritual, energia, atracção, vibração, Deus, Bíblia e cristão. O sentido esotérico e até místico envolvido serve o marketing, não repelindo os secularizados.
A questão é que estas manifestações da Nova Era servem-se até de algumas citações da Bíblia e acabam por enganar os que querem ser enganados, ou seja, os que não querem efectivamente a verdade. A pior de todas as propagandas da mentira é quando ela se serve de algumas verdades avulsas. Os princípios cristãos de vida não se podem isolar da totalidade da revelação divina.
A Bíblia diz-nos que Deus é um ser pessoal e não uma energia. Ele deu-se a conhecer pessoalmente em Jesus Cristo como pessoa. Fomos criados por Ele, à Sua imagem e semelhança, para reflectirmos a Sua glória, santidade, justiça, amor e graça.
A Bíblia revela-nos que o homem rebelou-se contra Deus tendo-se tornado Seu inimigo, pelo seu orgulho, egoísmo, auto-suficiência; numa palavra, pelo seu pecado. Desde sempre esta é uma das doutrinas bíblicas mais atacada, ignorada, contrariada. O pecador não quer se confrontar com a sua condição pecaminosa e com o seu pecado.
A Bíblia assegura-nos que esta condição trágica só pode ser revertida pelo sacrifício de Jesus Cristo a nosso favor. Não podemos fazer nada para nos salvarmos a nós mesmos.
A Bíblia mostra-nos que uma vez nascidos de novo podemos viver uma nova vida, com os olhos colocados no céu e confiando sempre em Deus ao longo de todo o nosso percurso terreno. O amor, o perdão, a generosidade, a fé, a esperança, são alguns dos princípios cujos resultados se manifestam em termos espirituais, emocionais, afectivos, relacionais, sociais, físicos e até materiais. Mas mesmo quando não existem dividendos materiais eles têm um galardão eterno que supera os proveitos terrenos. Querer seleccionar alguns destes valores, descurando a expiação que a cruz de Jesus nos proporciona, é querer ganhar o mundo inteiro perdendo a alma, e isso é trágico. "Pois, que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (palavras de Jesus Cristo no evangelho de Mateus, capítulo 16 e versículo 26).
No início de um novo ano lectivo continuemos a ter na Bíblia o nosso manual por excelência, no relacionamento pessoal com o Deus que nos criou e nos salvou para que dependamos continuamente da Sua soberania, amor, graça e poder. Há milhares de anos que o sentido da vida não é segredo para milhões de pessoas de todas as raças, em todos os continentes e em todas as situações económicas.
Autor do Artigo.
Novas de Alegria

Sem comentários: