08 agosto, 2008

O sentido da Renúncia

NAO E POSSÍVEL SERVIR A DOIS SENHORES

O que significa renunciar a tudo quanto se tem, conforme Lucas 14:33? É necessário desfazermo-nos de todos os bens materiais que temos, para iniciar uma nova caminhada; com Jesus, tal como também parece indicado em Lucas 18:22? Devemos vender tudo que temos e dar o dinheiro aos pobres? (J. O. M.)

DEVEMOS SER BONS MORDOMOS DO QUE DEUS ENTREGOU NAS NOSSAS MÃOS, ISTO É, FAZER UMA BOA GESTÃO DE TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS.

O SENHOR JESUS DEVERÁ OCUPAR O PRIMEIRO LUGAR NO CORAÇÃO DE TODOS NÓS, ACIMA DE TUDO E DE TODOS; MUITO ACIMA DOS BENS MATERIAIS.

Quando aceitamos Jesus, como Senhor e Salvador, deveremos fazer uma entrega total. Entregar o nosso coração, a nossa vida, a nossa mente; sonhos, planos e projectos. Sim, o que estiver na nossa esfera de acção, sejam coisas, aspectos e decisões, deverá ser colocado à disposição do Rei do Universo, o Qual nos ajudará a fazer uma gestão equilibrada de tudo.

Uma aceitação pressupõe uma entrega recíproca, normalmente em termos proporcionais. Ora, aceitar uma tão grande salvação, da parte de Deus, implicará, certamente, numa entrega total, sem ficarmos com trunfos nas mangas. Sim, devemos despirmo-nos de tudo; dos trunfos e até das mangas!

Ao Senhor Jesus nós deveremos entregar tudo; o que é bom e o que é mau. O que é bom, entregamos nas Suas mãos, para Ele gerir, e, o que é mau, aos Seus pés para Ele deitar fora! O Senhor irá dizer as coisas com que podemos continuar e aquelas que nos são prejudicial e, logicamente, devemos abandonar.

Nem tudo prejudica a nossa fé e a maneira de seguir! o Rei do Universo. Os bens materiais poderão dificultar! a nossa vida espiritual, principalmente se tivermos o coração nessas coisas! Onde está o nosso tesouro, ali estará também o nosso coração, como a Bíblia menciona. Acrescenta ainda o Livro Sagrado: "Se as\ vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o vosso coração" (Salmo 62:10).

Temos um Deus maravilhoso, que sempre I soube fazer aproveitamentos. Aproveitou os anjos que ficaram do Seu lado, aproveitou j Noé, a família e alguns animais para a continuação da vida, após o Dilúvio, aproveitou Abraão para dar origem a uma nação que O seguiria, aproveitou Saulo de Tarso para O servir e muitas outras pessoas ao longo da História. Ainda hoje, Deus quer aproveitar cada um de | nós, para funcionarmos com os recursos que Ele tem colocado à nossa disposição. Que possamos ter algo de bom ou razoável para que Deus possa melhorar e] multiplicar!

Devemos ser bons mordomos do que Deus entregou nas nossas mãos, isto é, fazer uma boa gestão de todos os recursos disponíveis. E essa boa gestão não passará, certamente, por nos desfazermos de tudo, de qualquer maneira, inclusive, de algo que ainda poderíamos usar no bom sentido. Quem me garante que o meu próximo fará uma melhor gestão daquilo que Deus colocou nas minhas mãos?

No Evangelho segundo Lucas, capítulo 8, versículo 3, diz que algumas mulheres seguiam o Senhor Jesus e serviram-no com as suas fazendas. Ora, se elas tivessem dado tudo aos pobres, logo após a sua conversão, como é que, depois, poderiam servir o Senhor com as suas fazendas?

É verdade que Jesus disse a um mancebo para vender tudo quanto tinha, repartir pelos pobres e segui-lo. Porém, acredito que esse mancebo tivesse o seu coração nas riquezas. Aliás, Jesus explicaria melhor a situação ao dizer: "Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no Reino de Deus!" (Marcos 10:24).

O Senhor Jesus conhece tudo e todos. Ele sabe qual é o problema de cada um. José de Arimateia poderia ter sido um dos homens mais ricos daquela região, naquele tempo (há quem diga que ele era proprietário de um terço de Jerusalém). Todavia, não deveria ter o seu coração nas riquezas, pois o Senhor Jesus não lhe falou em dar tudo aos pobres. O problema dele era outro e o Divino Mestre também lhe colocou o dedo na ferida!

Zaqueu era um homem rico mas Jesus não lhe disse nada no sentido de se desfazer de tudo. Ele próprio é que tomou uma decisão; dar metade dos seus bens aos pobres e restituir quadruplicadamente aquilo em que tivesse prejudicado alguém (Lucas 19:8). Logicamente, se Zaqueu desse tudo aos pobres, o que é que ele geria, depois? Como poderia ressarcir aqueles que prejudicou, se estivesse despojado de todos os seus bens?

O Senhor Jesus deverá ocupar o primeiro lugar no coração de todos nós, acima de tudo e de todos; muito acima dos bens materiais. Se alguém ainda ama mais as coisas deste mundo do que ao Senhor dos senhores, não é digno d'Ele!

Para seguir Jesus no Seu Ministério itinerante, os discípulos teriam de deixar tudo no seu lugar e meter os pés ao caminho. Não poderiam trazer consigo as suas propriedades. Ainda agora acontece assim com alguns missionários que vão para longe, os quais vendem a mobília (ou pedem para a guardar), compram duas grandes malas para poderem viajar para as ilhas ou outros lugares. Deus nunca obrigou ninguém a dar tudo o que tem e a ficar pobre. Em Jerusalém a Igreja organizou-se de um modo diferente das outras todas. As pessoas vendiam as suas propriedades e traziam o dinheiro aos pés dos apóstolos, mas era de livre vontade. Ananias e Safira (Actos, cap. 5) morreram por mentirem ao Espírito Santo, e não por reterem os bens ou o dinheiro Mesmo da venda dos mesmos.

Se o coração não está preso às coisas materiais, ninguém é obrigado a desfazer-se das mesmas! Se elas não são impeditivas de seguir ou servir o Senhor, podemos continuar com elas. O que é importante é que Deus esteja em primeiro lugar e que coloquemos tudo o que possuímos ao Seu serviço!

Autor do Artigo .

Agostinho Soares

Sem comentários: