15 agosto, 2008

JESUS CRISTO (PARTE I)

O MELHOR DE TUDO
"O melhor de tudo é crer em Cristo" (Luís de Camões)
Este é o meu tema preferido. O tema central em torno do qual tudo gira. A essência da minha mundivisão e da minha Cosmovisão. É a partir d' Ele que eu me vejo e que eu me entendo.
Melhor dizendo não é um tema, nem o tema. Jesus é a Pessoa por excelência. Jesus Cristo é Deus entre nós, é Deus connosco. Conhecer a Jesus é conhecer Deus. Ouvir Jesus é ouvir Deus. Obedecer a Jesus é obedecer a Deus. Jesus é a mensagem.
Jesus Cristo é o meu absoluto, o meu tudo. Todo o sentido, razão de ser, propósito e desígnio estão centrados n Ele. Percebo que a vida não é apenas tempo nem apenas matéria, que as minhas origens estão muito para além do acaso e da energia, por causa d' Ele. Para mim Jesus é muito mais do que Mestre ou do que um . modelo e exemplo de vida . Mais do que o Mestre, o Modelo e o Exemplo, Ele é o Salvador, o que me tirou e tira de uma vida sem sentido, vazia e condenada à morte. Ele é a fonte da minha esperança. Acredito rí Ele com os olhos abertos e com os olhos fechados. Ele abriu e abre a minha mente muito para além do que eu podia pensar por mim mesmo. Ele dilata os meus horizontes muito para além do que eu poderia ver. Ele expande o meu coração muito para além do que eu podia alcançar através do meu próprio esforço. Ele leva-me a sentir muito mais do que eu seria capaz de sentir contando apenas com a minha capacidade. Perante Ele não é possível manter a ideia de que vida é um absurdo, um acidente, produto do acaso, uma viagem do nada para o nada, sob o signo da morte, porque Ele mesmo a Si mesmo se apresentou como a vida. Em Jesus temos a exaltação da vida. Ele é a vida. Ele veio para que tenhamos vida e vida com abundância. Ele é o pão da vida e a água viva que alimenta o esfomeado e mata a sede do sedento. A vida que Ele é e dá, não se restringe ao tempo, é eterna porque é Deus.
Fico a pensar no que seria a vida, o que seria o mundo, o que seria a História se Ele não tivesse vindo, e tenho a nítida impressão de como tudo seria muito mais escuro. Estamos longe de viver no Paraíso, mas com Jesus as coisas mudaram muito e para melhor. Apesar de todos os desvios e atropelos, apesar de todas as distorções e perversidades, apesar de tudo o que fizeram de ruim invocando o Seu nome, ainda assim a História foi empurrada muito para cima com a Sua presença entre nós. Há muito joio no meio do trigo, como Ele mesmo avisou. O inimigo fez isso, mas em breve virá o dia em que o joio será arrancado por quem sabe do assunto, e com Ele estaremos definitivamente em novos céus e nova terra em que a justiça habitará para sempre. Não estamos no Paraíso, mas com Jesus estamos a caminho dele. Jesus não é apenas o modelo para a nossa vida, não nos ensina apenas a viver, não nos dá apenas a vida, Ele é a própria vida.
Como eu gostaria de ter a capacidade de apresenta Jesus como Ele deve ser apresentado. Como eu gostaria de dominar a palavra de modo a que ela ressaltasse toda a beleza que n Ele reside. Mas já aprendi, há muito tempo, que ninguém nunca dirá a respeito de Jesus mais! ou melhor do que Ele próprio falou de Si mesmo. Nunca a respeito de alguém se escreveu tanto como acerca dei Jesus e, no entanto, Ele continua inesgotável. O mais que se possa dizer nunca sobrepujará o que Ele disse A Sua pessoa continua a alimentar a veia dos artistas! dos pintores, dos músicos, dos escritores, dos poetas! dos filósofos. Mesmo os que O negam ou pretendera distorcer a Sua imagem, ainda assim precisam d' Ele « para alimentar a sua reflexão e o seu cepticismo faca à vida. Acabam por negar-se a si mesmos porque não têm outra alternativa a oferece» que não a morte, o nada, o vazio, o .efémeros a frustração. Não têm nada, nem ninguém! para oferecer como alternativa a Jesus Cris» - o Salvador e o Senhor da humanidade.
A minha maior frustração reside em não ter a coragem e a ousadia suficientes para importunar todas a pessoas à minha volta com a pessoa de Jesus. Tenho a perfeita noção de que não falei d 'Ele tanto quanto devem que fico muito mais calado do que seria desejável, que me falta a sabedoria para colocá-10 diante do olhar dl homem de hoje tão intoxicado pela ilusão do efemina » do passageiro e do descartável. Como lamento que não vejo amos à nossa volta mais fome do autêntico, do genuíno - de Jesus. Infelizmente a nossa cultura acomodou-o» à ausência de sentido e de propósito eternos. Estar» rodeados de uma cultura que privilegia o imediato, I passageiro, o efémero, o temporal, o material e não espiritual e o eterno.
Levar cada pessoa a Jesus é o privilégio de cada um dos Seus seguidores. O cristão vive para isso, porque ele sabe que é disso que todas as pessoas, antes de tudo, mais necessitam. Daí a razão de Camões, quando escreveu no seu soneto: "O melhor de tudo é crer em Cristo." Cem por cento de acordo. Depois de tudo na vida, o melhor é Jesus. Tudo sem Ele é nada. Ele é tudo.
Lidando todos os dias com adolescentes e jovens frutos desta cultura do vazio, como é notória a necessidade de uma referência viva que ensine, que estimule, que promova, que alimente uma identidade adequada do ser humano, que oriente os objectivos supremos da vida, que estabeleça a dignidade da existência e da essência humana, que fundamente princípios e valores morais e éticos, que ensine a gostar da vida, que forneça uma verdadeira e sadia auto-estima.
É lamentável que na escola se estude tanto sobre cientistas, filósofos, escritores, romancistas, poetas, artistas, pintores, escultores, arquitectos, músicos, bailarinos, cantores, políticos, economistas e não se considere de um modo atento a pessoa e o ensino da figura incontornável, insubstituível e inultrapassável, suprema, única e exclusiva de Jesus Cristo - O SENHOR DO UNIVERSO E DA HISTÓRIA!
Diante do fracasso humano, face aos comportamentos desviantes, perante as disfunções dos indivíduos e das famílias, no confronto com as múltiplas dependências que fazem do homem um farrapo, é urgente voltar a acreditar em milagres. Mas para isso é preciso abrir os braços, a mente e o coração para Aquele que é capaz de os realizar. Milagres de transformação de vida, milagres de libertação das prisões da morte em vida, do desespero, dos vícios, das dependências, da violência, da indiferença, do imobilismo, da injustiça, do crime, da corrupção.
Para isso precisamos deixar de lado o Jesus religioso, e acolhermos o Jesus dos evangelhos e da história, que andou entre as pessoas, que conversou com os indigentes, que denunciou o egoísmo e a injustiça, que convocou ao arrependimento e à conversão. Precisamos conhecer Jesus tal como Ele se nos apresenta, tal e qual Ele foi crido pelos Seus discípulos. Temos que olhar para Jesus segundo os Seus próprios olhos, segundo as Suas próprias declarações e reivindicações acerca de Si mesmo. Sem a ajuda do Pai, do próprio Jesus e do Espírito Santo não saberemos de verdade quem
Ele é. Precisamos ouvi-lo uma vez mais. Meditar no Seus ensinos. Sermos interpelados pelos Seus desafio; Incomodados pela Sua vida para vivermos a partir d' Ele n Ele. Aprender a amar. Aprender a perdoar. Aprende a servir.
Quando precisamos tanto de sentido e propósito, d amor e de perdão, de verdade e justiça, não há outro que nos possa salvar do pântano em que nos encontramos: que nos seja caminho, verdade e vida.
Ele é o Mestre da Inteligência Espiritual, fundamento essencial da inteligência cognitiva e emocional inteligência que nos abre as portas do espiritual, que nos permite enxergar no coração e na mente de Deus, que nos permite entender o plano e o propósito do Criador a nosso respeito, que nos permite perceber a razão e o sentido da nossa própria vida, que nos leva a considerar o nosso real valor e dignidade como seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, que nos leva para lá da matéria e da energia, que nos conduz ao âmago da vida e da essência do ser. Ele mostra-nos as nossas origens, esclarece-nos sobre o que de errado aconteceu e acontece para que estejamos no ponto em que nos encontramos. Ele é a possibilidade de uma reviravolta no processo - podemos mudar de vida! Ele é a esperança da glória. Ele é a graça no meio da desgraça. Ele é a vida face à morte. Ele é o perdão diante da culpa. Ele é a absolvição perante a condenação.
Toda a vida de Paulo estava concentrada em levar o maior número de homens e mulheres a compreender o mistério de Deus - Cristo, como escreve aos Colossenses: "Gostaria, pois, que saibais quão grande luta venho mantendo por vós, pelos lacobricenses e por quantos não me viram face a face; para que os seus corações sejam confortados, vinculados juntamente em amor, e tenham toda riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros de sabedoria e do conhecimento estão ocultos. (...) porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade." (Colossenses 2:1-5,9 - JFA) Ainda ai estes cristãos Paulo dá a revelação do propósito divino: "E o plano de Deus é que Cristo habite em vós, dando--vos a esperança da glória divina." (Colossenses 1:27b I - Boa Nova). E quando escreve aos coríntios diz: "Mais vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou I da parte de Deus sabedoria, e justiça, el santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se I no Senhor." (1 Coríntios 1:30,31 - JFA) Paulo é um homem absolutamente apaixonado! por Jesus Cristo, depois de ter sido um dos Seus mais acérrimos perseguidores e da Sua Igreja. Há esperança para todos os que não vendo Jesus Cristo como Ele de facto é. encontrando-o se tornem Seus dedicados el incondicionais seguidores. Citando Paulo uma vez mais :l "Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer ele lucro." (Filipenses 1:21 - JFA).
Autor do Artigo;
Samuel R. Pinheiro

Sem comentários: