14 agosto, 2008

HÁ UM CANTO NOVO NO MEU SER.

A INSPIRAÇÃO SURGIU LOGO APÓS A MAIOR TRAGÉDIA DA SUA VIDA: A MORTE DE SUA ESPOSA E DE SEUS TRÊS FILHOS.

"Há um canto novo no meu ser" é o hino n.°299, referenciado nos hinários "Cânticos de Alegria" e "Harpa Cristã". O pastor, brasileiro, Paulo Leivas Macalão, que já está na presença do Senhor, traduziu este excelente hino para a língua portuguesa.

HISTÓRICO

Alguns dos hinos mais poderosos que conhecemos e que fazem parte dos hinários mais famosos, foram criados a partir de situações tão trágicas e envolvidos numa atmosfera de profunda tristeza e dor, onde somente a acção do Espírito Santo como Consolador,

exactamente como disse Jesus, permite atravessar de maneira tão triunfante, a ponto de transmitir às gerações futuras a inigualável paz e sublime sensação de leveza que só o Senhor é capaz de nos proporcionar, quando estamos em meio ao maior sofrimento de nossas vidas. Foi exactamente o caso de Luther B. Bridgers, autor e compositor deste hino (em 1910) que se chama: Há um canto novo no meu ser (Theres within my heart amelody).

A inspiração surgiu logo após a maior tragédia da sua vida: a morte de sua esposa e de seus três filhos.

Nascido na Carolina do Norte, no dia 14 de Fevereiro de 1884, Luther iniciou sua carreira de pregador aos 17 anos de idade. Reconhecendo a necessidade de obter mais conhecimento a fim de melhor servir ao Senhor, frequentou o Seminário de Asbury. Trabalhou incansavelmente como pastor e evangelista da Igreja Metodista e Episcopal, até ao fim da sua vida. Casou e teve três filhos.

O zelo pela obra de evangelização, constantemente exigiram dele o sacrifício de deixar a família e sai para pregar. Foi diante da necessidade de cumprir seus compromissos, em 1910, que a sua esposa, juntamente com os seus três filhos, foram visitar parentes arquivo Harrodsburg no estado americano do Kentucky.

Durante a noite, um vizinho notou que labaredas de fogo saíam da casa e correu para acordar a família. 0« parentes foram acordados a tempo, porém a esposa e o filhos de Luther não puderam salvar-se e sucumbiranj no meio das chamas, vindo a morrer os quatro! Ê maravilhoso como o Senhor nos dá forças pari vencer os mais terríveis acontecimentos da nossas vidas. Mesmo aquelas horas mais negras e de densas trevas, Ele nos dá coragem e esperança. Foi assim que aconteceu com Luther Bridgers. A inspiração que recebei para compor este hino é um testemunho de que o seu coração foi confortado encorajado a servir ao Senhor Jesus! pastor Luther continuou o seu ministério nos estado de Kentucky, Geórgia, Carolina do Norte e realiza campanhas evangelistas no sul. Logo após a primeira guerra mundial partiu como missionário para a Bélgica Checoslováquia e Rússia como missionário.

Casou novamente em 1914 com Aline Winbun Faleceu no mesmo dia em que se aposentou, a 27 <>

Autor do Artigo;

Torcato Lopes

Sem comentários: