14 agosto, 2008

A"PRIMEIRA IGREJA"

ENCONTRADA NA JORDÂNIA

A primeira igreja do mundo pode ter sido descoberta por um grupo de arqueólogos na localidade Jordana de Rihad, a 40 km de Amã. "Localizamos o que acreditamos ser a primeira igreja do mundo, construída entre os anos 33 e 70 da nossa era" divulgou o arqueólogo Abdul Qader Hussan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos local, numa entrevista que deu ao jornal Jordan Times.

ESTA DESCOBERTA E "FANTÁSTICA" E A GALERIA SUBTERRÂNEA PODERÁ TER SERVIDO DE RESIDÊNCIA E LUGAR DE ORAÇÃO PARA OS CRISTÃOS QUANDO A SUA RELIGIÃO AINDA ERA PERSEGUIDA.

O templo está debaixo de terra e por cima desta caverna subterrânea foi construída uma igreja em honra de S. Jorge que ainda está de pé (fica em Rihad, Mafraq). "Temos provas que nos fazem crer que o templo acolheu os primeiros cristãos, os 70 discípulos de Jesus Cristo", afirmou Hussan. Esta descoberta é "fantástica", acrescentou, e a galeria subterrânea poderá ter servido de residência e lugar de oração para os cristãos quando a sua religião ainda era perseguida. "Acreditamos que eles não abandonaram a caverna até à época em que os romanos aceitaram a religião católica". Terá sido só nessa altura que foi erguida no local a actual Igreja de S. Jorge.

O arqueólogo explicou ao jornal que uma das razões para esta afirmação é uma inscrição no chão da Igreja de S. Jorge onde se refere os primeiros discípulos de Jesus como "os 70 amados por Deus e o Divino", segundo a tradição os 70 discípulos de Jesus Cristo terão sido obrigados a fugir de Jerusalém por causa das perseguições religiosas e ter-se-ão refugiado no Norte da actual Jordânia, principalmente em Rihab. Esta Igreja de S. Jorge é considerada a mais antiga igreja do mundo, construída em 230 DC, embora também se tenha descoberto, em 1998, uma igreja em Aqaba que está também datada do século III.

"Quando se descem as escadas em relação ao subterrâneo encontramos uma área circular e vários bancos de pedra que serviam para os eclesiásticos", contou o arqueólogo. Uma parede com uma entrada divide a área em que seria o lugar do culto, o altar, e o lugar onde viviam. Também existe um corredor que se crê ter levado os 70 cristãos à fonte onde iriam buscar água.

Num cemitério perto deste local apareceram objectos e fragmentos de cerâmica que datam do século III ao VII.

Fontes do Ministério do Turismo da Jordânia confirmaram ao jornal que o Governo vai tomar conta desta descoberta e irá fazer com que ela atraía o maior

número de visitantes. "Estamos a trabalhar no sentido de tornar Rihab como um dos maiores pólos turísticos do futuro", disse o governador Zeid Zreiqat.

"Até agora foram descobertas 30 igrejas na localidade", disse Hussan. "Também se acredita que Jesus Cristo e a Virgem1 Maria tenham passado por esta área", concluiu o arqueólogo. E

Tomamos a liberdade de reproduzir este texto publicado no Jornal Público, de 11 de Junho de 2008. A arqueologia tem confirmado substancialmente a verdade histórica do texto bíblico.

1 À luz do texto bíblico sabemos que Maria teve outros filhos depois de ter concebido e dado à luz Jesus Cristo, pela intervenção miraculosa do Espírito Santo. (Nota da Redacção).

Autor do Artigo:

Novas de Alegria

Sem comentários: