02 agosto, 2008

Fátima

MANIFESTAÇÃO DE FÉ OU MEDO?
O mês de Maio continua a ser marcado pela massiva peregrinação a Fátima. Milhões de pessoas sacrificam finanças e tempo, bem como o seu corpo, na manifestação da devoção.
As pessoas tendem a ver essa prática como um acto heróico. Uma grande manifestação de fé. Será que é mesmo assim?
O QUE ÉTER FÉ
A Bíblia diz que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus1. Ou seja, a fé é um resultado daquilo que está escrito e portanto, vai igualmente assentar na revelação e nas verdades bíblicas.
Portanto, só é possível chamar fé à confiança naquilo que está escrito e revelado na Bíblia. Qualquer crença que não tenha a sua origem e fundamento na Bíblia não pode ser considerado fé. É apenas uma crença, ou um mito. Se for contrário à Bíblia, é uma heresia ou, por outras palavras, um erro, um desvio da verdade, um engano, constituindo um autêntico veneno destruidor da verdadeira fé.
Apesar de muitas pessoas dizerem que cada um tem a sua fé, a Bíblia é clara ao dizer "há uma só fé"2. É aquela tem a sua origem e base na Palavra de Deus. Toda» crenças alheias à Bíblia não podem ser considerai nem chamadas de fé.
Fátima, a manifestação portuguesa do culto Maria não foge a esta regra. Este fenómeno não pode a assim, considerado uma expressão de fé, pois não não tem fundamento bíblico, como contraria o em bíblico sobre Maria e sobre Jesus. O que a Bíblia ensina sobre Maria é que, apesar todas as suas boas qualidades, ela não senhora, mas serva3. Ensina que na I Maria não era venerada, mas que, junto o os outros irmãos, orava a Deus e obedecao Jesus4. Não fazia sequer parte da liderança igreja, não sendo mais nada menciona' seu respeito, se não o texto supracitado Sobre Jesus, a Bíblia ensina que é o ú Senhor5, qualidade não partilhada com mais ninguém seja homem ou mulher, e é o único Mediador entre D e os homens6. Assim, quaisquer outros mediadores são qualificados, nem legítimos.
Ter fé é aceitar o que a Bíblia diz e só o que a Bíblia Sem subtracções, dizendo que partes da Bíblia não válidas ou inspiradas. Nem adições, considerando outros escritos, afirmações, ou tradições, são também inspirados por Deus e padrão para a vida do homem Ter fé é confiar apenas em Jesus Cristo para a nada salvação. Quando sentimos necessidade de recorrer a mais alguém (sejam santos, santas, Maria, ou qualquer outra personalidade), é porque temos medo e não fé.
A DIFERENÇA ENTRE FE E MEDO
A fé diz: "Confio em Jesus e como Ele é capaz e o Seu sacrifício é suficiente, posso descansar".
O medo diz: "Será que Jesus e a sua obra são suficientes? Não sei... tenho as minhas dúvidas... Como tal vou recorrer a mais pessoas... a Maria... e a mais uns santos e mais algumas santas. Todos juntos de certeza que fazem mais força... Mas será suficiente?... Não sei! Então é melhor fazer alguma coisa também... Boas obras... pagamentos de promessas... sacrifícios corporais... Mas será suficiente? Não sei! Irei sempre tentando fazer o meu melhor e recorrer ao maior número de pessoas possível para ver se de alguma forma consigo chegar lá...".
O problema do medo é que nunca possibilita a paz e nem a fé. A pessoa está sempre na dúvida: "Será que já cheguei à salvação? Será que já agradei a Deus? Agradei hoje... e como agradá-lo amanhã?".
FÉ OU MEDO?
Fátima é desta forma uma manifestação de medo e não de fé. É o medo de que Jesus não seja capaz e seja preciso Jesus não sejam suficientes e seja necessário mais uma intercessora. É o medo de que a sua obra e sacrifício não sejam eficientes e sejam necessárias mais obras. É o medo de que não sejamos agradáveis unicamente em Jesus e precisemos de alguém, ou de algo mais, para sermos aceites por Deus.
Quando temos fé, tudo muda... Não precisamos de mais ninguém. Não precisamos de mais nada. Sabemos que Jesus é Único; que Ele é capaz; que Ele é suficiente. E uma confiança e uma paz invadem o nosso ser e enchem a nossa vida. Podemos descansar. E uma grande alegria junta-se àqueles para termos uma grande festa no coração. Um festa que nenhuma circunstância e nenhum vento contrário pode interromper.
Já experimentas esta festa ou estás com ansiedade? Tens fé ou medo?
Fontes
hugoalexpinto.googlepages.com
1 Romanos 1:17
2 Efésios 4:5
3 Lucas 1:38
4 Actos 1:14
51 Coríntios 8:6 61 Timóteo 2:5
Autor do Artigo;
Hugo Pinto
Pastor Evangélico

Sem comentários: