15 agosto, 2008

Escola Dominical

Durante muitos anos a Escola Dominical foi vista apenas como uma parte, um sector da Igreja. Agradeço a Deus, pelos homens de Deus que têm alargado os seus horizontes espirituais e vêm Escola Dominical, não apenas como uma pequem parte da Igreja, mas como sendo apropria Igreja.
Ela é o local onde estudamos a Palavra de Deus, onde deixamos que ela se torne palavra viva dentro das crianças.
SABER E VIVER
Uma Escola Dominical que se limita a ser transmissora de histórias bíblicas e não desperta os seus alunos para viverem a palavra, aplicando a à sua vida é uma Escola Dominical morna (e nós sabemos o que De fará aos"momos").
A Escola Dominical não se pode limitar a ser uma ferramenta manutenção da Igreja, mas precisa de ser ela própria uma ferramenta crescimento... como fazemos isso? Investimos na vida das crianças Despertamos os seus horizontes espirituais.
As crianças precisam sentir prazer em celebrar a Deus, não fazê-lo apenas rotineiramente e sem significado, mas fazê-lo demonstrando seu amor por Deus.
SEMPRE A ENSINAR
Todos os momentos da Escola Dominical, apesar de serem momento alegres, descontraídos, divertidos, devem ser momentos de ensino.
As músicas não devem ser escolhidas ao acaso, devem ter conteúdo estar apropriadas ao que queremos transmitir.
aplicada à vida da criança. Os jogos não podem ser só passatempos, devem estar em sintonia com as verdades bíblicas que queremos ensinar... tudo deve ser preparado, planificado, aproveitando todas as oportunidades, todos os momentos para influenciar e investir nestas vidas!
Levar as crianças a louvar, adorar, aprender da Bíblia e a vivera Bíblia é o maior investimento que podemos fazer na vida de uma criança.
NASCER E CRESCER
A Escola Dominical deve levar o aluno a aceitar Jesus, crescer espiritualmente e a servir a Deus. É de extrema importância que desde tenra idade a criança perceba que viver com Jesus no coração é o melhor para ela, por isso a Escola Dominical deve proporcionar momentos em que esse apelo, esse desafio lhe seja feito.
Quando digo crescer espiritualmente, refiro-me a crescer no conhecimento da Palavra, praticando e vivendo a Palavra, mas também me refiro à presença do amigo Espírito Santo, que é de fácil compreensão e aceitação por parte das crianças. Vamos permitir que o Espírito Santo sele as nossas crianças, vamos desafiá-las a buscarem a Sua presença, a sentirem prazer na sua presença e com isso chegaremos ao serviço para Deus.
Se nós, adultos, precisamos da ousadia e poder do Espírito Santo para conquistarmos vidas para Jesus, as crianças também precisam de entender que com o poder do Espírito Santo conseguem alcançar para Cristo os seus amiguinhos.
OBJECTIVOS ALCANÇADOS
Sabemos que a nossa Escola Dominical está a atingir os seus objectivos quando vemos crianças serem convertidas, crescerem espiritualmente e servirem a Deus.
Precisamos de professores com atitude e paixão pelas crianças, dispostos a trabalhar em equipa e com desejo de honrar a Deus. Precisamos de pastores e evangelistas que abrem os seus olhos e nos permitem trabalhar e investir na vida das crianças. Elas farão a diferença no nosso país!
Autor do Artigo;
Eunice Tomás de Oliveira
Responsável pela Escola Dominical Assembleia de Deus de Queluz

Sem comentários: