10 agosto, 2008

"CONTRIBUTO DAS RELIGIÕES PARA A PAZ"

O RESPEITO E A TOLERÂNCIA NÃO PODEM SUBVERTER A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E A EXPRESSÃO PÚBLICA DAS CONVICÇÕES.

COMO CRISTÃOS EVANGÉLICOS RESPEITAMOS EM ABSOLUTO A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA DE TODO O SER HUMANO.

Este foi o tema do terceiro colóquio internacional promovido no Fórum Lisboa, a 23 e 24 de Julho, pela Comissão da Liberdade Religiosa, presidida pelo Dr. Mário Soares e cujo vice-presidente é o Dr. Fernando Loja, representante da Aliança Evangélica Portuguesa na referida comissão.

Na mesa de abertura marcaram presença o Primeiro--ministro, Eng. José Sócrates; o Ministro da Justiça, Dr. Alberto Costa; o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa e o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. Uma vez mais se verifica que a liberdade religiosa está longe da igualdade de tratamento das várias confissões religiosas, porque nenhum outro representante foi convidado para participar na sessão de abertura e tomar a palavra sobre o tema do colóquio.

A comunidade evangélica tem razões para se sentir defraudada nas suas expectativas em relação à Lei da Liberdade Religiosa aprovada em 2001, conforme se refere no Portal Evangélico (www. portalevangelico.pt) quando neste momento ainda não se encontra regulamentada a questão das capelanias, entre outras.

A paz de que este encontro tratou não é a paz espiritual que Jesus Cristo nos veio proporcionar. Trata-se da paz social e política, da convivência entre civilizações, culturas, povos e cidadãos no mundo global em que vivemos. Consideramos que os conflitos, a violência e o terrorismo não podem ser visto apenas pela vertente do religioso, e muito menos do espiritual. Muitas vezes a religião é apenas o pretexto de outras causas bem mais determinantes como é o caso das desigualdades, da injustiça, do autoritarismo, etc.

A contribuição que as religiões podem dar para a paz não pode servir para impor, pela via política, um ecumenismo e/ou um sincretismo baseado no denominador ético que se pode encontrar nas principais confissões religiosas, acusando quem não alinhar por este diapasão de intolerância e fundamentalismo.

Como cristãos evangélicos respeitamos em absoluto a liberdade de consciência de todo o ser humano, e consideramos que é no contexto do teísmo bíblico que ele encontra o principal suporte. Deus nos criou livres e responsáveis.

É precisamente com base nessa liberdade de consciência que afirmamos A Supremacia de Cristo em um mundo pós-moderno, um livro lançado pela CPAD e que é de leitura obrigatória para todos os que pretendem estar informados e mobilizados para dar resposta às inquietações do tempo presente.

Em tempo de férias vale a pena ler um bom livro, para lá da leitura sempre presente da Palavra de Deus, sem a qual não podemos passar. O próprio Jesus referiu o que está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mateus 4:4).

Autor do Artigo;

Samuel Pinheiro

Sem comentários: