10 agosto, 2008

CANSADOS DA VIDA?

DESCANSO PARA ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS.

PRECISAMOS DE UM DESCANSO QUE VÁ PARA ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS.

No início de Junho um movimentado bairro de Tóquio foi abalado por um massacre aterrorizante.

Tomohiro Kati, um jovem de 25 anos, atropelou e apunhalou várias pessoas. Do massacre resultaram sete mortos e dez feridos, porque, segundo a polícia de Tóquio, o suspeito estava "cansado de viver e farto de tudo".

Embora o Japão tenha uma taxa de criminalidade muito baixa, tornando-o um dos países mais seguros do mundo, nos últimos anos têm surgido vários casos de violência indiscriminada. Segundo o jornal Diário de Notícias, estes factos "parecem reflectir os problemas da juventude nipónica, que recusa seguir os pais numa vida em que o trabalho é tudo, mas que não tem outras saídas. Uma geração em que as taxas de suicídio são preocupantes."

CANSAÇO GLOBAL

Em tempo de caos e confusão, o cansaço chega a todos. Depressão infantil, suicídio juvenil e delinquência, entre outros. A insegurança na família, provocada pelos pais ausentes ou separados cria uma instabilidade familiar que contribui para abortar a esperança de um futuro risonho nos mais novos.

A vida é gasta pelo corrupio de coisas e sensações que procuramos no meio de copos, pós, quartos, noites e um crescente de malabarismos físicos, que nos abandonam a sentimentos de culpa.

As notícias deprimem-nos. As idas ao multibanco causam um nó no estômago. O fim do contrato de trabalho instala as insónias. A pressão das taxas de juro aumenta, e reduz a dispensa.

Pagamos hoje a factura de esquemas sociais que semeámos no passado, anexado ao egoísmo global. A ™nta nesada inclui muitos "produtos". Entre eles estudante, consome os adultos e deprime os idosos.

VERDADEIRO DESCANSO

Precisamos de um descanso que vá para além das circunstâncias. O alívio que procuramos é saciar a fome interior por viver em pleno, sem culpas às costas e conscientes de que estamos no trilho certo.

Olhas para o lado e cansas-te. Olhas para dentro e choras. Olhas para cima e descobres um rasgo de luz. Uma semente de esperança que precisas plantar dentro de ti.

Tudo o que procuras está nas palavras de Jesus "Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Levem o meu jugo e aprendam de mim, porque sou brando e humilde, e acharão descanso para as vossas almas; pois só vos imponho cargas suaves e leves." (Mateus 11:28-30, Versão "O Livro").

Ele pode, fica descansado!

Autor do Artigo :

Ana Ramalho

Sem comentários: