15 agosto, 2008

ANJOS FALAM MEDIANTE SONHOS E VISÕES

Desde o início do corrente ano fizemos referência anjo Gabriel que visitou pessoalmente Zacarias de Fevereiro e Março). Em Abril a nossa revista i o artigo Anúncio Angelical do Nascimento de baseado na porção bíblica de Lucas 1:26 a 38 que: aparição do anjo Gabriel a uma crente devota e ti ao Senhor. O dito ser angelical comunicou a Maria ela achado graça diante de Deus. Informou-a t; que, não obstante ser virgem, conceberia e dar: um filho de nome Jesus, cujo reino não teria fim. esclareceu ainda que o Espírito Santo desceria noiva de José, e a virtude do Altíssimo a cobri envolveria] com a Sua sombra (Lc 1:35).
No mês de Junho foi publicado em Novas de. novo artigo intitulado Manifestação Ângelo Natividade de Jesus Cristo e alicerçado no Evangélico Mateus 1:18 a 25. Nesse trecho lê-se que José 1 sonho no qual lhe surge um anjo do Senhor (í a elucidá-lo do milagre divino da sua noiva vir mãe de um menino. Aliás, como estava profetizado livro de Isaías 7:14: "(•••) Eis que a virgem cor e dará à luz um filho, e será o seu nome EM.A palavra que significa Deus connosco (Mt 1:22,2 o acto da encarnação, Deus Pai escolheu Mais de ser mãe do Messias, do Filho de Deus, do ! da humanidade. Assim, Maria seria mãe ter d' Aquele que, por ser incriado e eterno, era (e é' Criador e Deus dela.
E em Julho saiu a lume um escrito sob Proeminente Anjo Auxilia Daniel. Essa preclara celeste era Gabriel que se manifestou numa profeta Daniel, cinco séculos antes de Cristo n Belém de Judá como homem perfeito, sem perfeito divindade.
SONHOS NATURAIS E SONHOS SUPRANATUI Lembramos entretanto que no trecho de reproduzido no número de Junho, um anjo a noivo de Maria num sonho (Mt 11:20). Apesar mês passado termos feito referência a sonho: no tempo do profeta Daniel, neste artigo concede objectiva e concretamente essa questão, a saber: naturais e os de natureza espiritual, pois Deus anjos falaram ao ser humano através de sonhos e visões
Está escrito na Epístola aos Hebreus 1:1: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho", isto é, por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E dois dos vários modos do Criador falar, nos tempos bíblicos, foram o sonho e a visão. Lê-se no Antigo Testamento estas palavras: "(...) Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras (...)" (Nm 12:6-8). Deus falava outrossim em sonhos ou visões por intermédio dos anjos. Citam-se alguns versetos bíblicos comprovativos de semelhante afirmação: Mateus 1:20,24; 2:12,13,19,22; Actos 10:1-8, 30-32; 11:11-14.
Antes de se desenvolver o assunto dos sonhos de carácter espiritual e profético, apresentamos algumas considerações e definições do sonho natural e importância do mesmo para o ser humano.
-"Conjunto de ideias e imagens que se apresentam ao espírito durante o sono" (Grande Dicionário da Língua Portuguesa. Ed. Amigos do Livro).
-"A fase do sonho parece ser muito importante para a saúde. O conteúdo dos poucos sonhos que é possível recordar é, por vezes, tão estranho e enigmático que provoca no indivíduo a tentação de querer decifrar o seu significado (...)" (O Livro da Saúde - Enciclopédia Médica Familiar.
Selecções do Readers Digest).
-"O sonho é uma sequência de imagens que desfilam no espírito durante o sono, de forma aparentemente desconexa e até bizarra e incoerente. Enquanto o corpo dorme, o espírito não deixa de exercer uma certa actividade - a actividade onírica - de que o sonho é manifestação (...). Está
hoje provado que o sonho é indispensável ao equilíbrio psíquico e orgânico e que não se pode viver sem sonhar (...)" (Compêndio de Filosofia. Ed. L.P.F.F.).
Alguém perguntou a David Gomes se o sonho tinha alguma influência na vida das pessoas. Respondeu o conhecido pastor baptista brasileiro: "Os sonhos resultam de lembranças adquiridas durante o dia e bem assim das inclinações pessoais. 'O carácter próprio do sonho é a incoerência. Deixada inteiramente a si, sem freio da razão, a imaginação adquire actividade prodigiosa e enlaça no mesmo momento do tempo e do espaço os elementos mais inverosímeis.' Estas são palavras do Dr. Mendes de Remédios na sua Filosofia Elementar, p. 252. Passando à Bíblia, aprendemos que os sonhos foram usados, muitas vezes, para comunicar alguma revelação divina. Em Mateus l:20e2:13,20 temos exemplos disto. Mas os povos do Velho Testamento não super estimaram os sonhos, antes condenaram os sonhadores profissionais (Dt 13:1-3; Jr 27:9). Nesta passagem de Jeremias o profeta diz textualmente:
'Não deis ouvidos aos vossos (...) sonhos (...).' Os sonhos como veículos da revelação divina deviam ser caracterizados por uma de duas coisas. No primeiro caso havia uma manifestação clara de um mensageiro de Deus (teofania), como no caso de Jacob em Betei (Gn 28:10-22). Ou, então, deveriam ser dados com a finalidade específica de trazer uma revelação objectiva que devesse ser comunicada ao povo. Aqui estão as diversas visões e ilustrações contidas nos profetas. Notemos, entretanto, que Deus levantava intérpretes próprios para os sonhos como no caso do sonho de Faraó. Ninguém mais poderia interpretá-lo, senão a pessoa por Deus mesmo iluminada para tanto".
Mais adiante, a nova questão relativa ao sonho do patriarca Jacob, apresentada por outro interessado, respondeu o Pr. Gomes: "(...) Existem reflexões sugeridas pelo sonho de Jacob. A primeira diz respeito ao seu estado de alma. Jacob estava tão triste e tão só! Ainda assim viu anjos que saíram do seu lado para ir até ao Céu. O homem que teme a Deus sempre tem anjos ao seu lado, porque 'o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra' (SI 34:7). Segunda lição: O que Jacob sonhou, Cristo cumpriu. Jesus traz Deus ao homem e faz da Terra Betei ou casa de Deus, para os que O aceitam. Terceira: As orações dos crentes que sobem aos Céus, por meio de Jesus, formam uma escada de pedidos que sobem e de bênçãos que descem a todo o tempo. Boas lições, não acha?" '
SONHOS E VISÕES DE NATUREZA ESPIRITUAL
Via de regra todos os seres humanos sonham quando dormem, como é óbvio. Não existem apenas sonhos naturais ou normais, como atrás dissemos. Há também sonhos espirituais, sonhos de características proféticas no sentido bíblico. Saliente-se que as Escrituras Sagradas registam 34 sonhos: 12 no Novo Testamento e 22 no Velho Testamento. No caso das visões que Deus concede aos Seus servos, as tais ocorrem com a pessoa despertada, consciente.
Citemos da Palavra de Deus alguns exemplos de visões espirituais. No livro de Ezequiel 40:1-43:27 exaram-se visões do Senhor concedidas ao profeta Ezequiel, as quais tratam da restauração do templo de Israel. Está escrito em Daniel 7:1-3 que o profeta -estadista teve "um sonho e visões" nos primeiros anos do reinado de Belshazar . Se lermos os capítulos 7 e 8 de Daniel verifica-se que o servo de Deus ficou bastante confuso por via das visões e dos sonhos (7:1,7,13,15), providenciando o Criador um anjo para lhe explicar o significado de tudo quanto vira (7:16). Consta nova visão em Daniel 8:12, com o surgimento de seres angélicos na dita visão (8:13), dando o anjo Gabriel a entender a Daniel o sentido de tão fantástica visão (8:15,16). As visões proféticas foram de tal modo espantosas para o profeta, que o debilitaram fisicamente, causando-lhe enfermidade (8:26,27).
No livro de Zacarias (capítulos 1 a 6) narram-se oito visões divinas, quiçá todas elas recebidas numa única noite pelo profeta hebreu (Zc 1:8). Na primeira visão um anjo esclareceu Zacarias a respeito das suas dúvidas quanto a pormenores da visão inicial e o sentido espiritual disso (1:9,13,14). Essa criatura angelical fê-lo também em quase todas as outras visões (Zc 1:19; 2:3; 4:1,4,5; 5:5,10; 6:4,5). Não poucos exegetas bíblicos pensam que o "homem montado num cavalo vermelho" representa o Anjo do Senhor (Zc 1:11), Cristo antes da Sua encarnação e nascimento, como homem, em Belém de Judá.
Mencionemos dois textos da Palavra do Senhor acerca de sonhos, e respectivas notas de rodapé extraídas da Bíblia de Estudo Pentecostal: 1) Neste caso trata-se de sonhos de José, filho de Jacob, apelidado pelos seus irmãos de sonhador morte (Gn 37:19). - Génesis 37:5-11. "Deus, às vezes, revela-nos Sua vontade através de sonhos proféticos (Gn 28:10-17; Nm 12:6-8; Dn 7; Mt 1:20-24). Hoje, sob o Novo Concerto, Deus ainda pode falar-nos através de sonhos (cf. At 2:17), embora sua revelação e orientação principais emanem das Escrituras (Jo 15:7; 1 Tm 4:6; Tg 1:21) e do Espírito Santo que em nós habita (Rm 8:1-17; Gl 5:16-25)." 2
2) Sobre o sonho duplo do rei egípcio consignado em Génesis, transcreve-se o primeiro dos quatro comentários da aludida Bíblia de Estudo: - "O capítulo 41 mostra Deus operando na vida de Faraó e de Jl a fim de controlar o destino das nações e prover f lugar para o Seu povo escolhido. Todas as nações es sujeitas às intervenções de Deus e ao Seu contenta directo." 3
Muitos outros sonhos ou visões encontram-se páginas das Escrituras Sagradas. Por exemplo durar ministério de S. Paulo, um dos pilares do Cristianismo esse dedicado servo de Deus recebeu diversas via espirituais. E quanto ao apóstolo João, as nomeei visões que teve na ilha de Patmos, durante o seu ex foram impressionantes, fantásticas, maravilhosas, mesmas constam no livro bíblico de Apocalipse! Revelação. E com estas palavras finalizamos o artigo
A Bíblia em Perguntas e Respostas, vol. 4, Ed: 1959. Edição da Escola Bi do Ar, Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil; pp. 34 e 35.2 Edição Brasileira: 1995. CPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil; p. 90.3Obra citada, p. 96
Autor do Artigo;
Fernando Martinez

Sem comentários: