23 julho, 2008

APOCALIPSE CAP. 21 e 22

1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
9 Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;
10 e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,
11 a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.
12 Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13 Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste.
14 A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15 Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha.
16 A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais.
17 Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo.
18 A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
19 Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;
20 o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista.
21 As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
22 Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23 A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24 As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.
25 As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite.
26 E lhe trarão a glória e a honra das nações.
27 Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.

1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.
2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.
3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,
4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.
5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
6 Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.
7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
8 Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
9 Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
18 Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
19 e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.
20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!
21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.


Vamos orar
Senhor, quando nós começamos este dia, e já vimos quantas maravilhas o Senhor já fez, mesmo quando algum de nós dormíamos, quantas coisas o Senhor falou, revelou. Oh! Deus. Bem dizemos o teu nome agora. Nós te adoramos, e queremos dizer Vem, Senhor Jesus! E vem sobre nós agora, com o seu Espírito Santo, trazendo sobre nós agora trazendo a unção, a graça, a revelação que nós precisamos, para ler as últimas palavras que o Senhor nos deixou. Oh! Deus como nós te agradecemos o Senhor falar conosco de maneira tão clara. Que o Senhor nos encoraje a prosseguir, a continuar santificando a nossa vida. Nós te louvamos porque o teu Espírito Santo está tocando vidas e corações para o serviço da tua casa nestas horas da noite. Oh! Deus. Agora nós te pedimos que o Senhor venha mais uma vez abrir esta palavra para nós. Que o Senhor venha concluir aquilo que o Senhor começou, preparando-nos com os grupos que vamos compartilhar agora, sobre o Reino, sobre a eternidade, sobre aquilo que está por vir. OH! Deus. Nós te agradecemos por tudo o que o Senhor nos tem dado aqui. Mas, nós sabemos que tudo aqui é apenas uma preparação para aquele momento glorioso que está por vir. Oh! Deus. Nos prepare para este momento. Nos revele agora, Senhor, que o Senhor faz nova todas as coisas. Renova a nossa vida. Que cada um de nós saia daqui renovados no nosso espírito Senhor, cheios de júbilo e de alegria pela redenção que se aproxima. Em nome de Jesus nós entregamos em tuas mãos este último estudo. Amém.

Aqui nós chegamos na sétima parte, que nós dividimos o livro do Apocalipse. Recapitulando rapidamente, a visão do Senhor, a carta às sete igrejas, os acontecimentos desde o arrebatamento até a volta de Jesus, visto do céu, visto da terra, e visto da Babilônia, e depois a volta de Jesus a terra, a implantação do Reino, o juízo final. Agora então estamos prosseguindo.
Quando você entra no cap. 21 você vê um novo céu e uma nova terra. É uma nova criação que começou, no daí da ressurreição, quando o Senhor Jesus Cristo, foi levantado de entre os mortos, e foi as primícias da nova criação. Um novo homem, criado em Cristo, à sua semelhança. E a partir do dia da ressurreição e confessa que Jesus Cristo é o Senhor, ele começa a fazer parte, no seu espírito, da nova criação. Quando o seu espírito recebe uma vida que vem de Deus, a vida não criada, aquela vida que estava na árvore da vida No seu espírito você faz parte da nova criação, já hoje. Se você olhar o relato de Gênesis, No princípio criou Deus os céus e a terra. E depois Ele foi ordenando a terra quando ela se desordenou por causa da rebelião dos anjos e por último, no sexto dia, Ele então criou o homem à sua imagem e semelhança. A criação primeira então, começou com a organização do universo, até chegar no homem. Mas, a nova criação é diferente. Ela começa dentro de você. Por isso o Reino de Deus, já chegou. Não precisa de Jesus colocar os pés no Monte das Oliveiras, como Ele vai fazer, nós vimos, para que o Reino de Deus comece. O Reino de Deus, já começou. A proclamação do evangelho, feita inicialmente por João Batista, dizia: Arrependei-vos. Porque é chegado o Reino de Deus. Quando o Reino de Deus chega, já é o prenuncio da nova criação. E hoje o Senhor já pode reinar no seu coração na sua vida, no nosso meio, e o Reino de Deus se estabelece aqui. Então, a nova criação começa dentro de você. E do seu espírito, com a sua santificação, com o seu caminhar, dia após dia com o Senhor, esta vida que está dentro do seu espírito que o Senhor Jesus deu a você, então ela vai passar para a sua lama, vai renovar a sua mente, os seus pensamentos, suas prioridades, suas emoções, vai conquistar a cidadela da sua vontade, e você então se curvará diante do Senhor. E o Senhor não vai ser apenas agora, o seu Salvador. Ele é o seu Rei, o dono da sua vida. E nada mais você vai fazer, aqui no mundo, sem perguntar para Ele: O que é que o Senhor quer que eu faça? O que é que o Senhor quer que eu faça neste dia? Como Jesus fazia. No Evangelho de João diz que Jesus não fazia nada que não fosse a vontade do Pai. O Reino já estava presente. E aqui então, depois da tua lama falta o seu corpo. E aí, num abrir e fechar de olhos, aquilo que é corruptível, se revestirá da incorruptibilidade. Aquilo que é mortal, se revestirá da imortalidade. E nós seremos transformados. Quem crer em mim, como disse Jesus a Marta, ainda que esteja morto, viverá. E aquele que vive e crê, jamais morrerá. Estamos falando do momento do arrebatamento, quando nossos corpos serão transformados, e nossos irmãos que já estiverem dormidos serão ressuscitados. Neste momento a Nova Criação está no seu corpo. Ela começa no seu espírito, vai para a sua alma, e chega no seu corpo, e aí fica faltando o mundo. E o mundo da Nova Criação? Está aqui. O Novo Céu e a Nova Terra. Após o milênio. Tem gente que acha que a terra vai ser destruída. Claro que não, Depois do milênio, depois de mil anos do governo de Jesus Cristo, a terra será restaurada. Estará pronta para entrar na eternidade, para o começo da Nova Criação. Então ele viu, agora no cap. 21 um novo céu e uma nova Terra, porque já se foram o primeiro céu, e a primeira terra, e o mar já não existe. Tem pessoas que perguntam o porquê de não ter mar lá na nova criação. Qual que é o problema do mar. Você vê que o mar na Bíblia sempre parece ter alguma relação com abismo, com as coisas relacionadas onde estão as forças das trevas. Porque inclusive a primeira coisa que o Senhor fez, quando ele no Gênesis foi separar as águas de cima, das águas de baixo. Agora, é claro que vai haver um lago. As pessoas acham que o lago de fogo é uma coisa terrível. Mas o lago de fogo é parte da nova Criação. É parte da eternidade. Deve ser bonito o lago de fogo, para quem está do lado de fora, é claro. Para quem está do lado de dentro não deve ser muito bom não. Para quem está do lado de fora deve ser maravilhoso. Então não tem o mar, mas tem o lago de fogo. Como a justiça de Deus, já estará revelada, para quem tiver olhando o lago de fogo, do lado de fora, deve ser uma maravilha. Deve ser muito bonito. Então, mas o mar, tal como nós vivemos hoje, e o mar muitas vezes, representa na Bíblia as nações,. Os impérios desta terra, e você vê como o anticristo, quando o dragão para na beira da praia, ele chama a besta do mar. Tem muitas referências. A gente não sabe todas as implicações espirituais, relacionadas ao mar. E a própria divisão da terra, porque se você olhar no Gênesis, na época de Pelegue, parece que os continentes estavam unidos ( Gênesis 10:25 A Héber nasceram dois filhos: um teve por nome Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.) e talvez nesta época os continentes se separaram e com todos estes terremotos, por ocasião do juízo, há vários estudiosos que os continentes estarão unidos, como estavam em Gênesis. Esta referência ao mar separando os continentes, não vai haver mais isto. Tem gente que acha que isto pode acontecer até no milênio. E quando todas as nações subirão a Jerusalém, para ouvir a palavra do Senhor. Mas é claro que nós não temos todos os detalhes, mas o fato é que aqui diz que o mar, não existe lá. Aí ele vê a Santa cidade. Nós dissemos que quando falávamos sobre a Babilônia, que teve origem em Babel, que o homem a partir de Caim começou a edificar cidades, cidades aqui e ali. As cidades hoje, no mundo, são um antro de pecado. Numa cidade acontece todas as coisas. Tudo que você puder imaginar. Mas a verdadeira cidade vem de Deus. Vem do céu. Ele viu que a Santa cidade, a Nova Jerusalém descia do céu. É aquilo que eu disse ontem, que Deus não está mais fazendo uma obra de criação. Ele está fazendo uma obra de edificação. E a Nova criação, na verdade, é a redenção da criação. Porque a medida que você nasce de novo, você é redimido. Você nasceu de Adão, você é filho de Adão, passa para a nova criação. E essa obra é a obra da edificação. E essa edificação vai culminar com essa cidade. Cidade esta que desce do céu adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E agora nós estamos falando da eternidade, e aí, na eternidade, na cidade de Jerusalém, então agora sim, todos os salvos estarão presentes. Todos. Por isso é que no dia em que você confessou Jesus, como Senhor da sua vida, o daí em que você recebeu a vida eterna, você já sabe onde você vai passar a eternidade. Não há problema. A questão nossa tem a ver com o reino. Se nós vamos ou não ser achados dignos de participarmos do glorioso dia do descanso, que está por vir. Mas, quanto ao destino eterno de todos os filhos de Deus, isso a Bíblia é muito clara, e não há nenhuma dúvida quanto a isto. Se você recebeu a vida eterna, a própria palavra diz: é a vida eterna. É uma vida que você vai ter por toda a eternidade. E mesmo que você seja disciplinado durante o milênio, você estará sendo disciplinado como Filho. Deus, é o seu Pai. Ele ama, Ele deu a vida por você. El comprou você com o seu sangue. Você nenhum risco corre de ter uma condenação, no que se refere ao lago de fogo. Você estará na eternidade. Quanto ao milênio nós sabemos que haverá um juízo, uma recompensa, porque este é o dia do descanso. Mas o descanso eterno,. Isto nenhuma dúvida, os filhos de Deus podem descansar em relação a isto. Por isto nós precisamos ter revelação do Reino, porque as pessoas falam que: eu já estou salvo. Não tem problema. Claro que não tem problema, mas você pode perder o momento mais glorioso da terra, da terra como você a viveu, como você a conheceu, como você nasceu nela. Se você vier aqui neste vale no milênio, você vai ver, como é que vai ficar aqui. Na época do milênio, quem sabe nós não vamos voltar aqui? Para cantar esta música que foi composta aqui. Precisamos entender as coisas que o Senhor começou a fazer. Tudo na terra estará sendo transformado, mas, quanto à eternidade, nós chegamos no final da Bíblia. Não há motivo de nenhuma inquietação no coração dos filhos de Deus. Nós somos salvos. Nós vencemos pelo sangue do cordeiro. Aqui nós temos a noiva descendo do céu à Santa cidade. Agora certamente, todos aqueles que confessaram a Jesus, ou que morreram na esperança do que havia de vir, como os santos do antigo Testamento, todos estarão juntos para todo o sempre na eternidade como Senhor. 2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. 3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles.
Se você conhece a sua Bíblia, se você vê desde o livro de Êxodos, como que Deus deseja habitar com os homens. Desde o Gênesis, quando Ele falou com Adão, para que ele comesse da árvore da vida. O tabernáculo: algumas traduções do Evangelho de João diz que o verbo se fez carne e tabernaculou entre nós, esteve entre nós. Então o tabernáculo de Deus, o projeto de Deus de ter comunhão conosco, de estar conosco, de habitar conosco. Agora ele está definitivamente com os homens. O propósito eterno de Deus, cumprido, será cumprido. Claro eu vai ser cumprido. Deus no meio dos homens. Este foi um dos nomes dado inclusive pelo anjo José para falar que o nome de Jesus teria Emanuel, Deus conosco, tabernáculo de Deus conosco. Agora o real, o definitivo. Tudo aquilo do Tabernáculo, do êxodo, que Deus revelou lá, nós sabemos que são figuras daquilo que é a realidade espiritual, que é a realidade celestial. Por isso o verdadeiro espírito da profecia, é o testemunho de Jesus, é a presença de Jesus no meio dos homens.
3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. Bem aventurado os que choram porque eles serão consolados. Se você tem que chorar chore agora. Porque agora nós temos motivos para chorar. Se você não tem problema na sua vida, se você não tem dificuldade, basta você olhar a situação do mundo. Nós estamos aqui, o Senhor nos concedeu o privilégio de estarmos aqui estes dias, meditando na sua palavra, comungando a vida dele, mas como é que está a situação lá fora? Nós vamos sair daqui de tarde. Hoje ainda é feriado, você vai chegar na sua casa tranqüilo, mas amanhã, recomeça, você vai perceber que o mundo está numa situação terrível, e talvez quando nós sairmos daqui você vai ver isto com mais clareza, como eu conversei com vários irmãos que tiveram que ir lá na cidade ontem por causa de trabalho ou outra coisa, um deles disse: Cheguei lá, mas tive vontade de voltar correndo. Sentei na minha mesa, olhei para um lado, para o outro e disse para mim mesmo.: Vou-me embora. Mas, não está na hora ainda. Nós vamos ver que precisamos continuar a fazer as coisas, mas daqui a pouco nós estaremos indo embora mesmo. O mundo, há motivo de choro, mas haverá um tempo em que toda lágrima será enxugada dos teus olhos, e não haverá mais dor, não haverá mais morte, não haverá mais nada de sofrimento nesta vida, desta criação perturbada. Desta criação desviada, subjugada por aquele que a subjugou. Agora nós estaremos na nova criação, a criação redimida. Não haverá nenhuma lágrima. Todas as lágrimas serão enxugadas dos seus olhos. E nós vimos que a morte também foi lançada no lago de fogo. Não haverá mais morte. A morte não faz parte do projeto de Deus. A morte é resultado da livre escolha da criatura de viver uma vida independente. Não existe este artigo no Universo. A única vida que existe no Universo é a vida de Deus. Por isso é que Ele quer compartilhá-la com você. Deus, sendo amor, Ele tem tanta vida, tanta glória que Ele criou criaturas para compartilhar com Ele dessa vida que Ele tem. E essa é a única vida. Se Deus soprou em você o fôlego da vida, é para que você receba essa vida, a vida que Jesus Cristo veio nos trazer. Nele havia vida. A vida é a luz dos homens. Então essa é a única vida, mas a morte - conseqüência do viver independente que é o pecado - ela não faz parte do projeto de Deus. De maneira alguma ela impedirá o propósito de Deus, porque mesmo que o homem e tenha escolhido viver independente, Jesus Cristo, se tornou homem para em nosso lugar, novamente viver uma vida em completa obediência e submissão a Deus Pai, Ele como homem, e não Ele como Deus. Porque como Deus, Ele não precisa fazer isto. E como homem Ele viveu na terra desta forma, e como homem Ele deu a sua vida na cruz para que todos os rebeldes, os que queriam viver independentes, pudessem se arrependerem e aceitarem o dom da vida que Ele nos trouxe, para então participarem deste momento da nova criação. Não haverá mais morte. A morte não é parte do projeto de Deus, mas ela haverá porque alguns homens irão escolher este caminho, e estarão mortos no lago de fogo. Algumas pessoas perguntam: Como é que nós podemos viver na eternidade felizes, tranqüilos se nós soubermos que uma pessoa que nós conhecemos está no lago de fogo? Hoje nós temos esta dúvida, porque a justiça de Deus ainda não foi manifesta, mas depois do juízo, depois da revelação da justiça de Deus, não haverá este tipo de problema. Não haverá, e você verá que Deus é amor e você entenderá, que aquela pessoa que está lá, não tinha jeito, ela havia escolhido aquela vida. E Deus é amor. Ele não força ninguém a escolher a vida Dele. Você pode escolher a sua vida, a vida independente, e isso representa a morte. Mas, isto é uma escolha livre que os homens tem. Naquela ocasião não haverá mais morte, nem lamento, nem dor. As primeiras coisas são passadas, e o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas e em 2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Você já é parte da nova criação. O Senhor já começou a renovar a sua vida, a partir do seu espírito. Mas aqui está dizendo: Eu faço nova todas as coisas. Todas. Essa nova criação agora ela é estendida a toda criação de Deus, incluindo o lago de fogo. Toda a criação de Deus vai ser renovada, de acordo com o seu propósito. 5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. E como nós vimos no primeiro capítulo do Apocalipse novamente o Senhor diz: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Está cumprido, todo o propósito de Deus. Agora quando nós chegamos na eternidade tudo está cumprido, todo o propósito de Deus. Agora é a palavra final do Senhor para a eternidade. O princípio do fim. 6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. Porque é que está escrito isso aqui? O Espírito Santo não resiste. Até no final da Bíblia Ele está falando. Se você olhar qual que é a última palavra da Bíblia, é a graça de Deus. A Bíblia encerra com graça. Quem tem sede e graça beba, porque o Senhor tem muita água. Rios de água viva, e novamente Ele fala sobre a graça. Quem tem sede receba de graça da água da vida. Essa vida eterna, a vida da nova criação, ela não depende da suas obras. Ela não depende do que você fez. Depende somente de você aceitar. Por isso é que quem entrar no lago de fogo, nenhuma desculpa, não vai haver nenhuma dúvida, porque o Espírito Santo está dizendo: Receba de graça da água da vida. Só se você falar: Eu não quero. Eu quero beber água salobra. Eu quero beber água suja. Aí sim. Você vai para o lago de fogo. Mas se você quiser a água da vida, basta você recebê-la. Ela está a disposição. Ela está jorrando, para todas as nações. Como Jesus disse.: eu não voltarei antes que o Evangelho, as boas novas da salvação sejam proclamadas a todas as nações da terra. Hoje o Evangelho está traduzido em quase todas as línguas deste mundo. E quando então o serviço que a Santuza falou ali começar, aí então nós vamos completar a obra e o Senhor vai voltar logo. A palavra de Deus, vai chegar até os confins da terra. Os confins da terra pode ser o seu vizinho. Ninguém foi falar para ele. Pode ser o seu vizinho. Basta que ele receba de graça da água da vida. 7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Aqui os vencedores, são todos aqueles, como diz lá em Apoc. 12. Eles o venceram por causa do sangue do cordeiro. Essa é a vitória final, que é a vitória de Cristo. E como Cristo morreu que por todo aquele que estiver no livro da vida, agora todos os vencedores estarão lá. Todos serão vencedores no final. Eu serei o seu Deus, e ele será o meu filho. Ele fala quem está excluído: 8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Por isso é que a Bíblia fala que o perfeito amor lança fora o medo. Aos mentirosos: todas as coisas que a Bíblia tanto fala, eles estarão fora. Não creram. Começou com a mentira, e a mentira tem um pai, e este pai é o outro lado, satanás.
Se você é um cristão o sangue de Jesus cobre a sua mentira. Quando você olha um remido pelo sangue de Jesus, os pecados dele estão atrás do sangue. O pecado do cristão não lhe será imputado. Bem aventurado aqueles cujos pecados não lhe são imputados. A nossa redenção não é porque você venceu, porque você fez boas obras, porque você resolveu servir os irmãos. Não é por causa disto. A nossa redenção, e isso é claro, estamos falando aqui de eternidade, a nossa redenção é porque Jesus Cristo deu a vida por nós. Se você pensa em entrar na eternidade por sua própria conta, e por ser um vencedor, está errado. No reino sim. Nós precisamos entender a dispensação. A próxima dispensação é a dispensação do reino, chamado mundo vindouro. No mundo vindouro, tudo aquilo que você fez aqui, você vai prestar conta. Na eternidade, se você está no livro da vida, você está debaixo do sangue de Jesus.
A eternidade, e isso é importante ficar claro, depende da sua posição em relação a Cristo. No Reino, depende das suas obras, depende do que você fez. Na eternidade, não. Quando você chegar na eternidade, porque, vamos supor que você passou pelo tribunal de Cristo, e o Senhor falou com você: Você falava tanto que não estava quando uma pessoa ligava para você! Você recebeu uma disciplina. Mas não quer dizer que você vai ser excluído da eternidade. Você é filho, e filho não perde a herança só porque o Pai disciplina. Nós precisamos falar muito mais aleluia do que nós falamos. Porque se você souber o tamanho da sua salvação, você vai falar aleluia todos os dias da sua vida. O dia em que você confessou Jesus como Senhor da sua vida, você tem a vida eterna. Isso não tem dúvida não. Nós precisamos ter revelação do Reino. É algo glorioso. Quanto ao perdão dos seus pecados, se você confessou a Jesus, do lago de fogo, você está livre. E não é livre lá não. Você está livre agora. Porque o seu nome já está no livro da vida. Isso a palavra de Deus é clara, embora a gente saiba que tem irmãos que não crêem assim. Mas se você ver a palavra de Deus, ela é clara. Na eternidade você entra por causa de Jesus, aquele que te amou, aquele que deu a vida por você. E se o Senhor comprou a sua vida, Ele não vai largar não. Escute isto e anote. O Senhor não vai desistir de você. Você pode fazer o que você quiser. O Senhor não vai desistir de você. Aleluia. O Senhor também nunca te deixará. Isto está escrito na Bíblia. De modo nenhum lançarei fora, de modo nenhum eu te largarei. Nós não podemos deixar que o estudo do reino, o estudo das profecias, obscureçam a gloriosa alegria das boas novas do Evangelho, como o anjo falou: Eis que vos trago boas novas de grande alegria, e trombeta, taça nada ;ode abalar, porque você é salvo pelo sangue de Jesus. Na eternidade você estará, porque você abriu a usa boca e confessou. E veja bem: só basta isto. Se você abriu a sua boca e falou que Jesus é o Senhor, você está salvo por toda a eternidade. Não despreze o milênio. É um dia glorioso. Vigie. Que4 você posa receber o Senhor no primeiro momento da sua vinda. Que você possa estar naquela posição, como noiva , nas bodas do cordeiro. Mas, se por acaso você não estiver, você terá um momento de tristeza, um momento de disciplina. Mas de maneira nenhuma a sua salvação será abalada por causa disto. Então não se turbe o vosso coração nem se atemorize. Na casa de meu pai há muitas moradas. Eu vou preparar-vos lugar. Nós estamos aqui na eternidade, encerrando a Bíblia. Quem quiser receba de graça, a água da vida. Isso precisa ficar claro. A eternidade é a graça, pela graça de Deus. Por isso é uma coisa incompreensível quando os homens rejeitam o Evangelho. Por isso a Bíblia diz: Romanos 10:15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Olhem os pés da Santuza como eles estão brilhando! Dos que proclamam a salvação. É glorioso este momento. Nós estamos na eternidade. Aí um dos anjos veio a João, e falou: 9 Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.
Quando foi ver aquela outra mulher, em cima da besta, ele foi levado ao deserto. Mas agora, para ver a noiva, você tem que subir a um alto monte. E lá então foi João ver a noiva. Quando ele foi para ver a noiva, ele foi em espírito a um grande e alto monte. E realmente, algumas revelações do Senhor, precisamos de estar em um alto monte, como nós estamos aqui, nestes dias. O Senhor fala mais de perto. 9 Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; 10 e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. Ele viu então a santa cidade de Jerusalém que descia do céu. A noiva, a obra, a edificação final de Deus, está toda nesta cidade. Estudamos a cidade em detalhes, na casa da Beth. Vamos ver a santa cidade de Jerusalém, por isso em Hebreus fala que nós guardamos a cidade que vem do céu, a nova Jerusalém. Agora ele descreve a cidade. É semelhante, parece, como se fosse. Realmente algumas coisas, graças a Deus pela sua palavra, que o Senhor nos deixou, mas, por mais que você imagine, só lá que você vai entender. Só lá. E vou te dizer o que a Bíblia diz: 1 Coríntios 2:9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Vai ser algo tremendo glorioso. Mas nós temos algumas revelações. Essa santa cidade ela é surpreendente. E você vê por exemplo, as pedras preciosas, mas vamos falar aqui sobre as portas. Vco6e vê que a cidade tem porta para o norte, para o sul , para o oriente e para o ocidente. Três em cada lado. Não tem desculpa para você. Você pode entrar na cidade por qualquer lado que você estiver. O Senhor está sempre pronto para te receber. Você vê que até na santa cidade ela fala do amor de Deus. Deus é amor. Pode ser qual for a situação da sua vida, o Senhor está querendo te chamar; Venha!!! Então há porta na cidade para todos os lados. Quando você olha as dimensões da cidade você fica assustado. Se você olhar estes doze mil estádios em dimensões que a gente está acostumado, isto vai dar uns dois mil e duzentos quilômetros. E é uma cidade cúbica. Nós precisamos da ajuda dos arquitetos. Como é que se faz isso? É uma cidade cúbica. Agora, qual é a única coisa cúbica que você encontra na Bíblia? O tabernáculo e o lugar santíssimo do templo. O Santo dos Santos. É a morada de Deus, é a habitação de Deus, é o tabernáculo de Deus. A gente não pode saber se isto é figurativo ou se é literal. São realidades espirituais. Isso revela a presença de Deus, completa com o homem. O tabernáculo de Deus. O lugar santíssimo no tabernáculo, no templo, representava a presença de Deus. E agora a santa cidade, quando ela vem com estas dimensões cúbicas. Você vai ver também que é o propósito de Deus, de estar habitando plenamente com os homens. Nós não vamos entrar, como eu disse, nos detalhes da santa cidade.
A eternidade é o The best. Precisamos aguardar este momento glorioso. Que nenhum perca este momento. Mas a cidade é maravilhosa. Você vê que o muro separando a santidade da cidade. Não temos tempo de olhar todos os detalhes. Você vai ver lá as doze portas como o nome das doze tribos de Israel, os santos do antigo testamento presentes, os fundamentos como doze pedras preciosas.
Como é que se forma uma pedra preciosa? Pressão, muito calor. Vocês estão entendendo o que Deus está querendo fazer, não é? Aperta daqui, esquenta dali, e Deus esta fazendo uma obra, porque qual que é o valor de um diamante.? O que vale um diamante no escuro? Ele só vale quando a luz entra nele e reflete nele todo e sai. Depois de lapidado. O diamante não tem luz própria. Ele apenas reflete. Quando Deus vai transformando a nossa vida a luz de Deus vai sendo refletida e você se torna uma pedra preciosa, e você vê a via de Pedro, quando Jesus fitou os olhos de Pedro, e disse: Tu és Pedro. E agora você vê o Pedro aqui. Virou um diamante, um jaspe, totalmente translúcido. As vezes a gente olha para a nossa vida e a gente vê esta pedra bruta, mas quando o Senhor olha para você, ele não vê o que você é hoje. Aliás, Ele vê também porque tem olhos como chama de fogo, mas Ele está vendo o que tem pela frente. Ele já sabe o que Ele quer fazer na sua vida. E a Bíblia diz lá em Filipenses: Aquele que começou a boa obra em ti, há de completá-la até o dia, esse dia que está por vir. Ele vai completar. Vai ser uma maravilha. Vai-se andar descalço nas ruas de ouro transparente. A Míriam não cabia hoje aqui na sala. Depois ela vai contar o sonho que ela teve para vocês. Como o Senhor ministra aos seus filhos até enquanto dormem.

A pérola fala da redenção. O Senhor foi ferido. Quando a ostra é ferida ela segrega algo em torno daquilo que a feriu, e forma a pérola. Quando Jesus Cristo foi ferido, diz lá que saiu dele sangue e água e caiu na terra. Isso que saiu do Senhor, agora vai envolver a sua vida, e essa obra da redenção que a pérola fala. Para falar da nova Jerusalém a gente precisaria de um encontro igual a este. Só da nova Jerusalém. Depois ele vê então o rio da água da vida. Capítulo 22. 1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.
2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.
Tudo aquilo que Adão perdeu em Gênesis. O nós em Cristo, nós ganhamos muito mais, muito mais. Você vê as nações na eternidade. Nós não vamos entrar em detalhes agora. Mas na eternidade, tem gente que acha que você vai ficar lá na nuvem tocando harpa. Claro que não. A eternidade vai ser algo tremendo, dinâmico, maravilhoso. Se aqui já é essa maravilha, imagina lá. Vai ter atividades, povos na terra, nós não temos a revelação da eternidade, mas vai ser algo tremendo, glorioso, o eterno propósito de Deus. É o The best.
Agora é a eternidade. São os povos que depois do juízo final, vão estar na nova terra. Eu vi uma nova terra, e um novo céu. A nova Jerusalém está no céu. Ela vem do céu, e em nenhum momento ela toca na terra. Vai ficar orbitando a terra. As portas estão abertas, pode sair da nova Jerusalém, dar um pulo lá naquele lugar , o retiro das rosas na nova criação. Você pode dar uma passeada lá. As portas estão abertas e você tem na sua fronte, agora sim, estará escrito na sua fronte que você é da nova Jerusalém. Muito melhor do que o 666. 4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. As nações não podem entrar na nova Jerusalém não. As nações vão ficar na terra, porque são os povos da terra, como Deus prometeu a Abraão: a tua descendência serão como as estrelas do céu e como as areias do mar. Então você tem a terra na nova criação, e você tem o céu na nova criação. Só não tem a confusão do outro lado. Mas a terra e o céu continuam. Por quê é que tem a cura das nações? Porque agora, você com o seu eterno ministério sacerdotal, você vai pegar a vida, que é a vida de Deus que está na árvore da vida, e você vai levar para as nações. Tudo na eternidade é uma nova criação. O povo judeu continua. Que é o povo judeu é claro porque a palavra é clara. Se vai haver alguns gentios, que no juízo serão achados possíveis de entrar na nova terra, não é muito claro, porque todos serão condenados. É possível que os povos da terra sejam os judeus. Mas não há revelação sobre isto, porque a Bíblia trata da redenção e não da eternidade. Na eternidade, você não vai precisar de Bíblia porque o Senhor vai estar lá, e Ele é que é a palavra, o Verbo de Deus. Você olha para Ele, você vai entender tudo. Não há uma Bíblia sobre a eternidade.
Sobre a eternidade nós veremos quando ela chegar. Agora não adianta nós conversarmos sobre isto porque a palvra fala que as coisas reveladas nos pertencem a nós e aos nosso filhos para sempre. As coisas que não estão reveladas pertencem a Deus. E serão reveladas, porque nada há em oculto que não serão reveladas, nem escondido que venha a ser manifestado. Tudo na eternidade é doze. Então você começa a entender o doze. É interessante. Por que a semana dos homens tem sete dias?
E porque o ano tem doze meses? Tudo, se você olhar, Deus controla todas as coisas. Ele é o Alfa e o Ômega. Então agora é o doze. Tudo na santa cidade é doze. Não há mais os setes. Porque agora nós estamos na eternidade. Tudo doze. Aqui então encerra a revelação da eternidade. Temos então um epílogo da palavra de Deus, e neste epílogo toda hora você vai encontrar: Breve venho, cedo venho. Estou vindo. Toda hora. Estas palavras são fieis e verdadeiras, revelada pelo Senhor. Eis que cedo venho. Bem aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro e diz assim, porque nós precisamos continuar, porque aquele que está fazendo justiça, continue fazendo, mesmo que você tenha tido a revelação de Deus, continue andando com Deus, dia após dia, e o arrebatamento ocorrerá com você andando normalmente seu dia a dia, fazendo as suas atividades, no seu trabalho, na sua casa, reunindo com os seus irmãos, servindo aos irmãos, normalmente, tranqüilamente. Continue fazendo todas estas coisas. E no verso 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. Tudo isto é para nós. Por que é que se fala na Estrela da manhã? A estrela da manhã, ela aparece um pouco antes do sol nascer. Porque quando a luminosidade do sol aparece, você não consegue ver mais, e o sol, fala da justiça de Deus. Por isso, hoje de manhã, eu me levantei cedo, nem todos estavam na reunião de oração. Vou repetir rapidamente. Vou la ver a estrela da manhã. E qual não foi minha surpresa e quando eu olhei para ali onde o sol nasce e o céu já estava claro. E eu falei comigo que daqui a pouco o sol; apareceria. Comecei a pensar. Quantas pessoas não vão ter esta experiência? Vão querer encontrar o Senhor, e a Bíblia diz: Eis o noivo. Era meia noite quando veio a palavra: Eis o noivo. Vão procurar o Senhor e vão ver o sol da justiça. Estarão entrando na grande tribulação. Mesmo que você seja salvo, não desconsidere a revelação do reino de Deus. É o momento mais glorioso. Ele dizia: eu sou a estrela da manhã. Que é uma promessa para a igreja de Tiatira. 17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida
Isso aqui é o encerramento da palavra de Deus. A noiva já está aqui, também é outra revelação que alguém teve aqui, e depois vai contar para vocês aí, a noiva já está aqui clamando. Tem uma aí que estava esperando: Um dia Deus vai mandar o meu príncipe encantado e ele vai vir num cavalo branco. Agora ela descobriu quem é o, quem que Deus estava falando. Talvez vai vir este outro, mas cuidado com ele. Mas vem um de verdade. Tem que ter cuidado com estes outros por aí. Mas o espirito e a noiva dizem vem e quem ouve diga vem. A Bíblia está finalizando e que é que o Espírito Santo fala? E quem tem sede venha. Está na hora. Venha!! Receba de graça a água da vida. E aí João fala sobre o encerramento da Bíblia. Ninguém pode acrescentar uma palavra e ninguém pode tirar. O que Deus tinha para falar, falado está. Agora é a consumação. A Bíblia está pronta. Deus nos deixou a sua palavra. Mas antes de fechar a Bíblia, o Espírito Santo não resiste: A graça do Senhor Jesus seja com todos nós. Aleluia.

Vamos orar agradecendo a Deus.

Senhor nós te agradecemos mais uma vez pela tua fidelidade em nos falar a tua palavra e ver que o teu Espírito Santo fala sobre atua graça até o final. Oh! Deus. Quão grande é o teu amor. Quão altos são os teus caminhos, quão maravilhosa é a tua palavra. Deus nós pedimos Senhor, que nos capacite em andarmos de maneira digna daquilo que o Senhor tem nos dado. Que a tua palavra produza fruto em nós. E que o senhor no dê agora a graça a unção para nós podermos compartilhar nos grupos pequenos, que o Senhor continue a operar na nossa vida, através da vida dos nossos irmãos. Que o Senhor complete aquilo que o Senhor ainda quer fazer neste dia. Que nada se perca , mas que o Senhor cumpra todo o propósito para o qual o Senhor nos trouxe aqui. Em nome de Jesus nós oramos. Amém Senhor.

Sem comentários: