23 julho, 2008

APOCALIPSE CAP. 17

1 Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas,
2 com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra.
3 Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.
4 Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.
5 Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.
6 Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto.
7 O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher:
8 a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.
9 Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis,
10 dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco.
11 E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.
12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora.
13 Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.
14 Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
15 Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.
16 Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo.
17 Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e dêem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus.
18 A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra.

1 Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória.
2 Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável,
3 pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria.
4 Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos;
5 porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou.
6 Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, pagai-lhe em dobro segundo as suas obras e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela.
7 O quanto a si mesma se glorificou e viveu em luxúria, dai-lhe em igual medida tormento e pranto, porque diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva, não sou. Pranto, nunca hei de ver!
8 Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou.
9 Ora, chorarão e se lamentarão sobre ela os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em luxúria, quando virem a fumaceira do seu incêndio,
10 e, conservando-se de longe, pelo medo do seu tormento, dizem: Ai! Ai! Tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade! Pois, em uma só hora, chegou o teu juízo.
11 E, sobre ela, choram e pranteiam os mercadores da terra, porque já ninguém compra a sua mercadoria,
12 mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho finíssimo, de púrpura, de seda, de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, todo gênero de objeto de marfim, toda qualidade de móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore;
13 e canela de cheiro, especiarias, incenso, ungüento, bálsamo, vinho, azeite, flor de farinha, trigo, gado e ovelhas; e de cavalos, de carros, de escravos e até almas humanas.
14 O fruto sazonado, que a tua alma tanto apeteceu, se apartou de ti, e para ti se extinguiu tudo o que é delicado e esplêndido, e nunca jamais serão achados.
15 Os mercadores destas coisas, que, por meio dela, se enriqueceram, conservar-se-ão de longe, pelo medo do seu tormento, chorando e pranteando,
16 dizendo: Ai! Ai da grande cidade, que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura, e de escarlata, adornada de ouro, e de pedras preciosas, e de pérolas,
17 porque, em uma só hora, ficou devastada tamanha riqueza! E todo piloto, e todo aquele que navega livremente, e marinheiros, e quantos labutam no mar conservaram-se de longe.
18 Então, vendo a fumaceira do seu incêndio, gritavam: Que cidade se compara à grande cidade?
19 Lançaram pó sobre a cabeça e, chorando e pranteando, gritavam: Ai! Ai da grande cidade, na qual se enriqueceram todos os que possuíam navios no mar, à custa da sua opulência, porque, em uma só hora, foi devastada!
20 Exultai sobre ela, ó céus, e vós, santos, apóstolos e profetas, porque Deus contra ela julgou a vossa causa.
21 Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada. 22 E voz de harpistas, de músicos, de tocadores de flautas e de clarins jamais em ti se ouvirá, nem artífice algum de qualquer arte jamais em ti se achará, e nunca jamais em ti se ouvirá o ruído de pedra de moinho.
23 Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria.
24 E nela se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra.

Vamos orar

Senhor, nesta manhã, mais uma vez, nossos olhos estão postos em ti. Nós aguardamos a tua revelação, da tua pessoa Senhor, gloriosa, chegando entre nós, mas enquanto estamos aqui, oh! Deus, dá-nos também revelação do que está em nossa volta. Livra-nos deste sistema deste mundo, abre os nossos olhos para que nós saiamos dele Senhor, enquanto ainda é tempo. Fala conosco através da tua palavra e mais uma vez nós te pedimos , livra-nos da hora que está vindo sobre este mundo. Em nome de Jesus nós te pedimos. Amém.

Nesta quinta parte do livro, conforme nós estamos dividindo, nós vimos primeiro a visão de Jesus Cristo, a Revelação de Jesus Cristo, no cap 1. Depois nós vimos as coisas que "são", cap. 2 e 3 - a Carta às sete Igrejas. Após isto, os relatos dos acontecimentos que começam com o arrebatamento, até a volta de Jesus até a terra, do ponto de vista de alguém posicionado no céu. Cap. 4 a 11. Ontem a noite nós vimos estes mesmos acontecimentos de alguém posicionado na terra., cap 12 a 16. Nos cap 17 a 18, nós vamos ainda estar paralelo a esta mesma época, ou seja também neste período que começa com o arrebatamento até a volta de Jesus, mas agora, não mais com a visão daqueles que subiram ao céu ou a visão daqueles que estão ainda na terra e que ficaram, e que não foram vencedores, que não foram arrebatados da primeira vez. Mas agora vamos ver o ponto de vista destes acontecimentos olhando a Babilônia, ou seja a igreja de Satanás, ou o que Satanás está fazendo durante milênios, preparando para este momento. São estes mesmo acontecimentos, mas agora do ponto de vista da terra. Como que as pessoas vão ver a destruição do sistema, e vão se lamentar. Vai ser uma época precedida de muita riqueza, de muita opulência, de muita fartura, os primeiros tempos do anticristo. Então eles vão se lamentar com a destruição deste sistema. É um ponto de vista de alguém que está na igreja de Satanás, na assembléia dele. Em 17 e 18, vai falar sobre a Babilônia, de quem está no mundo, o sistema do mundo.
O cap 17 começa com um daqueles anjos que tinham as sete taças, que fala com ele vem e eu vou te mostrar a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas. Essas muitas águas na Bíblia sempre se referem às nações, àquilo que nós vimos lá no livro de Daniel, a história dos reinos deste mundo. Como que o império de Satanás, está sendo montado através da história toda, em cima das nações desta terra. Mas está assentada sobre muitas águas, e com elas se prostituíram os reis da terra e os que habitam sobre a terra se embriagaram, com o vinho da sua prostituição. E em espírito, para ver esta mulher, ele é levado a um deserto, porque esta é a situação do mundo, aos olhos de Deus. Vai ser diferente quando no cap 21, ele vai se chamado a ver a noiva do Senhor, quando será levado a um alto monte. Para ver esta outra mulher ele vai ser levado em espirito a um deserto, e a visão que vai ser dada a ele para revelara este ponto de vista é de uma mulher montada numa besta, cor de escarlata, que estava cheia de nome e de blasfêmia e que tinha sete cabeças e dez chifres. Nós vimos isto no dragão, na besta , no anticristo, e então estas sete cabeças como nós temos falado, você pode entendê-las como a totalidade dos reinos deste mundo. Do ponto de vista da profecia de Daniel, nós vimos então, que existiram quatro, a partir da Babilônia mesmo, mas se você considerar os dois anteriores mencionados na Bíblia, você teria o Egito, a Síria, a Babilônia, o império medo persa, a Grécia, Roma e o futuro império que está por vir, que nós vamos ver em detalhes. Então, é a totalidade dos impérios deste mundo. E os dez chifres, vão falar sobre a base do reino do anticristo, quando será estabelecido o seu governo sobre dez nações. Aqui nós vamos ver um pouco mais de detalhes, que no cap 13 apenas apresentou a besta, e aqui como nós então estamos olhando do ponto de vista de quem está lá, vai ser apresentada mais algumas informações, mais algumas revelações, sobre como é que será estabelecido o reino e o governo do anticristo. Nós vimos aqui as sete cabeças e os dez chifres. E é interessante a cor, da escarlata. Se você olhar aí ao nosso redor onde tem muito desta cor, você não vai ter dúvida de que sistema estará por trás disto. A cor escarlata, que é a cor do cardeais, é a cor do sistema de Roma. Roma adotava esta cor. E é incrível como eles podem usar esta cor, mesmo sabendo disto. É uma coisa ostensiva. A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata. Fala desta mesma cor e da riqueza, que também esta adornada de outro e de pedras preciosas, e pérolas e tinha na mão um cálice de ouro, cheio de abominações e da imundícia da sua prostituição. E se você ler uma Bíblia ecumênica, feita por eruditos, tanto por protestantes como católicos, a Bíblia de Jerusalém, que eu sei que é pelo Vaticano, há um comentário, no pé de página, quando você vê aqui, no verso 9, sete cabeças, são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada, os próprios padres, são eruditos, estudiosos, ele colocam observação que essa referência é a Roma, eles mesmos. Eles sabem por causa da cor escarlata. A Babilônia não é só o sistema final. Onde começa a Babilônia? Começa com o Cuxe, ( - 1 Crônicas 1:10 Cuxe gerou a Ninrode, que começou a ser poderoso na terra. - ) que o princípio do seu reino foi Babel. Ele edificou Babel pela primeira vez, isso antes do dilúvio. Depois do dilúvio, nós vemos os homens reunidos na planície de Sinar, edificando uma torre, cujo topo chegasse até o céu. E você começa a ver então que qual que é o propósito deste sistema, qual que é a grande proposição deste sistema? Que o homem vá assaltar o céu. Ele vai chegar no céu por causa das suas obras. É um sistema que sempre vai defender a salvação sempre pelas obras. E lá na planície de Sinar, a língua dos homens foi confundida, e os homens se espalharam por toda a terra, e a semente de Babe, a origem de toda as religiões deste mundo, espalhou-se por todas as nações. A Babilônia é então, um sistema milenar que está sendo construído. Aqui nós estamos falando do final da babilônia. Por isto é que ele fala que na sua fronte estava escrito um nome simbólico: Apocalipse 17:5 Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. A grande Babilônia, mãe das prostituições, e das abominações da terra. Há algumas traduções que dizem: mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações. Todo o sistema do mundo teve origem lá. E se você olhar toda a profecia, você vai encontra a Babilônia em todas as profecias. A Babilônia, do ponto de vista profético, ela se coloca como uma oposição ao testemunho de Deus na terra. Se você olhar a torre de Babel, os homens chegaram na planície de Sinar e falaram: Gênesis 11:3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal. 4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Na região onde foi edificada a cidade da Babilônia, não existem pedras. É um lugar muito deserto, e eles pegavam o pó da terra e faziam tijolos, ou seja, coisas construídas com as mãos dos homens, e vão edificar aquela torre para chegar no céu. Por outro lado, em oposição a Babilônia, você tem Jerusalém. Em Jerusalém, o que você mais vê ali, é pedra. Por isso que uma das penas que os judeus tinha, era o apedrejamento. Nunca vi um lugar com tanta pedra, igual a Israel. A pedra é algo que Deus fez, e todas as edificações em Jerusalém são feitas com pedra. Você vê a oposição da obra da Babilônia contra o testemunho de Deus na terra.
Qual o significado de Egito? Egito é o mundo, no sentido dos prazeres desta vida. A Babilônia são as religiões, também representa o mundo no aspecto religioso. Por isto se fala: mistério, a grande Babilônia. O Egito representa o mundo, no sentido dos prazeres deste mundo, mas Sodoma e Gomorra no sentido do pecado e a Babilônia no sentido da religião. Mas, são todas figuras deste mundo. Se você chegar no Vaticano, verá uma opulência, uma coisa muito ostensiva. E a cor escarlata fica bem evidente. É a sede da religião.
17:6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. Porque aqui é realmente uma coisa surpreendente, que Domiciano, Nero, perseguissem a igreja e matassem os cristãos, isso é algo compreensível, mas, quando você olha a história, e vê os cristão serem dizimados pela própria igreja, como aconteceu na época da Idade Média, da Inquisição, é algo realmente difícil de você entender, como se você, simplesmente por amar o Senhor, por seguir o Senhor, por rejeitar a obra dos nicolaitas, você era colocado nas fogueiras. É um sistema que matou milhares e milhares de cristãos verdadeiros. Por exemplo, quando os cruzados iam para Jerusalém, na época das cruzadas, eles passavam por aqueles vales da Europa, onde haviam grupos de cristãos, que ali viviam, os albijences, pessoas que viviam a simplicidade do evangelho e não aceitavam o sistema, eles eram mortos. Eram cristãos. Os cruzados queriam implantar, pela força, o reino de Cristo na terra. Iam lutar para tomar Jerusalém, como realmente tomaram, não ficaram muito tempo, porque depois vieram, os muçulmanos e retomaram Jerusalém, mas eles matavam, de passagem, os cristãos. Os verdadeiros cristãos, aqueles que viviam a simplicidade do Evangelho, os que estavam com o testemunho de Deus naquela época. Se você ler a história , o que aconteceu na época deste sistema que hoje está centralizado em Roma – hoje não se tem mais isto - mas se você olhar a história, Deus um dia vai manifestar o seu juízo sobre todas estas coisas. A Bíblia diz que nenhuma palavra que sai da nossa boca, a gente não vai deixar de prestar conta dela. Atrocidades e atrocidades em relação a este sistema. Por isto ele está grandemente admirado, que este próprio sistema tenha derramado tanto sangue dos filhos de Deus sobre a terra. E isto aconteceu realmente. E o anjo perguntou: Por que é que você está admirado? Eu vou te falar o mistério desta mulher e da besta que a leva, a qual tem sete cabeças e dez chifres. Aqui, nós vamos ter um a explicação do próprio anjo sobre aquela questão das cabeças e dos chifres. É uma explicação talvez, não tão simples, mas acho que com o tão pouco que nós vimos de Daniel, e o tão pouco que nós vimos das coisas proféticas que precedem, dá para a gente entender, em linhas gerais, a explicação que o anjo está dando aqui sobre esta besta e a mulher que está em cima dela. Ele vai falar: a besta que você viu, era, e já não é. Então é uma besta que teve uma presença muito forte aqui na terra, e nós vemos nas profecias de Daniel que era o quarto animal, um bicho tremendo que ele nem sabia o que é que era. Houve uma época que ela dominou na terra fortemente, e foi a época que o Senhor se encarnou, mas depois esta besta deixou de existir. Ela já não é mais. 7 ¶ E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. E os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
Todavia está para subir do abismo. Ela vai voltar e vai-se para a perdição e os que habitam sobre a terra cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão quando virem a besta que era e já não é e que tornará a vir. Você tanto pode entender como um império que vai ser restaurado, como o próprio governador deste império. Porque nós vimos que a besta se tornará, a besta, um homem, o próprio anticristo, quando após ser ferido de morte ele se levantar. Então a besta era, não é e tornará a ser. Vem do abismo, voc6es s e lembram que o dragão para na areia e chama a besta do mar. Ele vem do abismo. Esse é o anticristo. A besta que era, não é e que está para subir do abismo e vai-se para a perdição. Porque ele será condenado.
Eu não entrei nestes detalhes sobre a identidade do anticristo. Existem muitos debates sobre isto, cálculo do valor numérico do 666, e a maioria do pessoal que calculou isto, chegou ao nome de Nero. Consideram que o anticristo é o Nero literalmente. Outras pessoas acham que é uma figura do Nero que estará governando o império, restaurado de Roma. Eu creio que nós não temos necessidade de nos preocuparmos com este tipo de detalhes, mas será uma eminência política, militar econômica que vai resolver o problema do mundo do ponto de vista prático, e de governo, e que após este atentado, estará incorporado pelo próprio Satanás, começando a manifestação do 666, que vai ser o número da besta, que irá ser colocado sobre todas as pessoas. E aí, ele vai explicar, já que a visão é diferente, aqui tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes. Se as cabeças são os impérios da terra, então cada monte destes, que podem ser as sete colinas de Roma, como representar também cada império. Como estamos falando no sete, temos a 'Carta às sete Igrejas". Sete cabeças, é a totalidade dos reinos deste mundo. Como que Deus vê a história do homem. E aí nós temos aqueles seis impérios, se forem essa abordagem: Egito Assíria, Babilônia, império medo persa, Grécia e Roma que são seis, e mais o do anticristo que está para vir. Você vê a totalidade, porque entre Roma, na época de Cristo, e Roma que vai ser restaurada, é o tempo do interregno entre o final da sexagésima nona semana de Daniel, até começar a septuagésima. Você tem um espaço. Os impérios da terra no tempo da graça, eles não são contados. As sete cabeças representam também os impérios. Representam também sete montes. A gente vê aqui, que eles interpretam claramente uma referência literal à cidade de Roma, embora possa não ser necessariamente este o sentido da palavra do anjo. Mas quando fala sobre a mulher assentada, é aí que eles interpretam isso como a igreja de Roma. Além de serem estes montes, são também sete reis. Ele vai aplicar isto tanto aos reinos, mas também aos governadores do reino. E aí começa também uma série de tentativas de colocar estes sete reis, em relação à história. Para as pessoas que entendem o Apocalipse como uma coisa passada, que não é o caso que nós estamos abordando aqui, ,eles colocam os imperadores Augusto, Tibério, Calígula. Cláudio, Nero, Galba e Oto, como estes sete. Essas pessoas vêm o Apocalipse como uma coisa que passou. Para aqueles que vêem como uma coisa que vai acontecer, você vê que existiram cinco dos doze Césares, existiram seis que tiveram morte violenta. Quando você vai ler comentário sobre Apocalipse, cuidado, porque as pessoas não tinham muita luz. Mas existem comentaristas, por exemplo, Isacc Newton, ele considerava o Apocalipse como uma coisa passada. Se você pegar um comentário que ele escreveu, você verá. Os sete Césares que tiveram morte violenta. Você vai ver Júlio César, Tibério, Calígula, Cláudio e Nero. E depois dele tem o Domiciano, que é o imperador na época em que João estava escrevendo. Se você entender que destes sete reis, cinco já caíram, então seriam aqueles cinco que eu acabei de ler, e o que existe, o Domiciano que governava quando João escreveu, e o outro que ainda não é vindo. Cuidado com este, e quando ele vier deve permanecer pouco tempo. Ele fala que tem um que está vindo. Tem seis que já aconteceram. A besta que era e já não é também o oitavo rei que é do sete e vai-se para a perdição. Agora nós temos que parar um pouco para entendermos o que ele está falando. A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, pois quando o anticristo se manifestar, ele vai ser magnífico. E ele vai ser o sétimo, mas depois ele vai morrer, ou vai parecer que vai morrer. Vai acontecer alguma coisa com ele e aí quando ele se levantar ele é o oitavo, mas é o mesmo, só que agora Satanás está nele. Então, por isso, ele é o oitavo, mas ele é o mesmo. A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e ele é um dos sete. E aí, o pessoal que fala que é o Nero, diz que ele era e já não é, e não pode ser o Domiciano, porque o Domiciano é, na época que está escrevendo, e antes do Domiciano tema aqueles cinco, e eles fazem as contas e dá o Nero. E então, para eles, o Nero vai voltar. E realmente havia esta profecia, não Bíblica, de que o Nero iria voltar. Outras pessoas, de uma forma um pouco diferente, entendem que é o Judas Iscariotes, que é chamado o homem da iniquidade. Mas vejam que nós não precisamos de entrar nestes detalhes. O anticristo vai se manifestar desta forma. Ele será um homem, boa pinta, capacitado, e se você verificar a crise de liderança que esta havendo no mundo, conforme artigos publicados na Gazeta Mercantil, que eles estão aparecer um líder, e há pouco tempo - me esqueci de anotar esta referência - houve um congresso de grandes autoridades, e eles estavam discutindo a crise do sistema econômico mundial, e um deles declarou que eles estavam precisando de alguém que viesse resolver este espaço, que tivesse competência para resolver este problema do mundo, se for Deus ou o diabo, não importa. O que estava importando é que aparecesse um líder. Foi um discurso pronunciado, falado desta forma: "Precisamos de um líder. Não importa se é Deus ou o diabo". Tudo estas coisas são sinais dos tempos, a hora em que nós estamos. Hoje de manhã, na oração, nós lemos em Lucas cap 21, quando a figueira florescer. Lucas é o Evangelho que está sendo escrito, focalizando os gregos, os povos da terra. Quando você lê em Mateus, ele só fala na figueira florescer. Mas hoje de manhã, quando nós lemos em Lucas 21, não sei se vocês prestaram atenção, quando a figueira e as árvores florescerem. Lucas 21 29 ¶ E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as árvores. 30 Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão 31 Assim também vós, quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o Reino de Deus está perto. 32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. E então você começa a ver as nações do mundo começarem a se manifestar, e uma delas é a própria Babilônia, a Babilônia, que ousou desafiar os EUA, movimentando todas as nações, Inglaterra, França, Itália. Isso tudo são sinais evidentes. Se você olhar que existe uma Babilônia literal.
Aqui então, fala claro daquela cabeça que foi ferida de morte e que levantou. Quando o anticristo estiver simulando esta ressurreição, e quando ele se levantar para ser o oitavo, mas ele não é o oitavo, ele é o sétimo, mas só que já está incorporado pelo Satanás, e aí ele é o anticristo mesmo. A besta que era e já não é, é também o oitavo rei. E é do sete e vai-se para a perdição. Nós precisamos preocupar com quem vai para a perdição. E os dez chifres que vistes, são os dez reis os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis por uma hora. O império do anticristo vai ter um tempo limitado, significado desta uma hora, juntamente com a besta Estes tem o mesmo intento e entregarão, o seu poder e autoridade à besta. São os governadores de nações. São os presidentes de nações, que vão, sem guerra, sem disparar um tiro, entregar as suas nações ao governo dele. E isso nós estamos vendo nos jornais.; As nações que sobraram do Império romano unificando a sua moeda, começando a fazer o parlamento europeu. Quando a Bíblia fala nação, a Bíblia não olha o mapa da ONU. A Bíblia olha o mapa de Gn cap 10. As nações da terra são Gn cap 10. Não fiquem preocupado com o mapa mundi . Quando eu era menino era um, e hoje, totalmente diferente. O enfoque da profecia, são os filhos de Noé, que constituem as nações da terra. Hoje no mercado comum europeu existem mais de dez, mas não se aflijam por causa disto. Vai ser uma entrega livre, democrática, política. Nenhum tiro, nenhuma guerra. Vai ser algo que vai acontecer naturalmente. Eles vão entregar o governos a uma pessoa, porque estas nações hoje, juntas, elas tem um PIB, possivelmente igual ao dos EUA. Se não for maior. Talvez vá ser a nação mais poderosa da terra. Não vai ser bem uma nação, vai ser este reino dele. E estes combaterão contra o cordeiro, e o cordeiro os vencerá. Vejam que, como nós estamos naquela paralela de lá, então está dando os detalhes do reino dele, e depois vem no final a batalha do Armagedon. Eles vão combater contra o cordeiro que os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis. Vencerão também os que estão com ele, e estes, os que estão com ele, são os chamados, eleitos e fiéis. Você começa a perceber que não são todos iguais. Chamados, eleitos e fiéis.
Quando Jesus chegar na terra, vai ser contra o cordeiro. A batalha contra Miguel, quando o dragão cai na terra, são os exércitos mesmo. Quando Satanás estiver na terra, ele primeiro tenta perseguir, e depois ele chama a besta, e quando ele chama a besta ele já está levantando o anticristo. Quando Jesus volta na terra, já teve o segundo arrebatamento, quando o Senhor volta para a terra, já ocorreu o segundo arrebatamento. É o Tessalonicenses. Agora vem algo que diz: a água que vistes onde se assenta a prostitua, aqui tem a própria explicação, são povos multidões, nações e línguas. São as bestas deste mundo, como que Deus vê a história dos reinos deste mundo. Todo este sistema da Babilônia está colocado em cima dos reinos deste mundo. E você vê como na época de Pérgamo, houve aquela junção, dos reinos deste mundo com o sistema religioso. E os dez chifres que viste e a besta, estes odiarão a prostituta. E aqui algo surpreendente. Os dez chifres que viste e a besta odiarão a prostituta a tornarão desolada e nua, comerão a sua carne e a queimarão no fogo. Deus não vai por a mão na Babilônia. Ela será destruída pelo próprio anticristo. O próprio líder político vai destruir o líder religioso. Como os imperadores fazia: eu sou deus. Então o anticristo, não vai aceitar num determinado momento, a competição do sistema religioso, Ele vai destruí-lo. Ele vai destruir a Babilônia para ser adorado sozinho, porque o sistema religioso funciona para ele enquanto ele não estiver aqui. Mas quando ele estiver aqui, será ele somente. Ele não quer mais o sistema religioso. As coisas do mundo são assim. As drogas, a prostituição, dinheiro. Vai querendo, querendo, querendo e depois Satanás acaba com você. Satanás sempre faz assim: ele chama uma vida, dá alguma coisa para ela, pisa, quebra. As coisas do mundo são assim. É o chamamento do mundo.
Aqui na profecia, nós vamos passar para o cap 18. O cap 17 fala sobre o sistema da Babilônia. Existe a Babilônia literal. Tanto ela é um sistema de comércio, como político. No final de tudo, eles comercializavam até alma de homens. É algo tenebroso. A hora que está vindo sobre o mundo é algo terrível. Então o próprio vai destruir o sistema religioso. Este sistema começa com Ninrode, que foi o primeiro poderoso na terra e ele continua por toda a época até aqui. Por isso ele, o anjo falou, Ela tem escrita na fronte: mistério, a grande Babilônia, porque ela é uma colcha de retalhos. Se você pegar o New Age, é muito complexo. Ele está infiltrado. Tudo que você vê hoje, na pedagogia, televisão, história de crianças, tudo está contaminado. A Babilônia está com tentáculos espalhados para todos os lados, e se você não conhece a palavra de Deus, não tem como você sair. Vai adorar a besta. Não tem jeito. Se você não conhece a sua Bíblia, você será levado, não tem como.
17 Porque Deus tem posto em seu coração que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. Esses reis que vão formar o reino do anticristo, eles, de foram indireta, vão cumprir o propósito de Deus e vão destruir a Babilônia.
Quando se refere a Tiatira, se refere a o que ela tem de igreja verdadeira. O sistema de Tiatira está se deteriorando ao longo dos anos e vai se tornar uma coisa, porque, hoje por exemplo, o que é que está por trás da Babilônia, liderado por Roma? É o ecumenismo. O ecumenismo a gente acha que é coisa boa, mas é a base da religião da segunda besta. Por isso é que os verdadeiros cristãos, vão ser rejeitados, e a explicação que eles vão dar para o arrebatamento é que terá sido tirado da terra, aquelas naves, que vocês estão ouvindo falar, isso é uma preparação do sistema para explicar o arrebatamento. Aquelas pessoas que não aceitavam, que eram radicais fanáticos, malucos, então eles foram tirados da terra, para que o sistema possa continuar. E hoje você vê qualquer criança, já acostumada com ET. Tá cheio de coisas. Hoje vai se preparando uma teia. Quem conhece a Bíblia sabe que a hora está muito avançada, porque você vê tudo, e está tudo pronto. Diria que o cenário já está armado. Só falta os atores entrarem em cena. Está tudo pronto. Por isto é que o arrebatamento sempre foi iminente. Mas agora ele nunca foi tão iminente. Orai e vigiai para que possais escapar destas coisas – foi o que nós lemos lá em Lucas.
Babilônia é o sistema. O sistema vai estar centrado na Roma papal. Mas é o sistema. O sistema da Nova Era, é muito complexo, enorme. Mesmo os protestantes, neste negócio de psicologia, é um caos, de cura de trauma, é uma confusão. Está infiltrado em todo o sistema. Por isso se fala: Sai dela povo meu.
No ultimo verso vem falar o mistério da mulher. 18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra. Algumas pessoas entendem esta cidade como Roma. É uma possibilidade. O cap. 17 falou sobre a Babilônia religiosa, e o 18 vai falar sobre a Babilônia literal, a política, a econômica. Tanto é o sistema religioso, como o sistema político econômico. No 18, 1 ¶ E, depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
2 E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível! Todas as nações tem bebido deste sistema. Todas as nações querem este tipo de coisa, tipo de prosperidade. 3 Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela. E os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. Vai se a época da prosperidade do reino do anticristo. E aí antes de falar sobre a destruição dela vem a advertência do verso 4: E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Deus está chamando todos os filhos deles que estão misturados com o sistema do mundo. Saiam. Saiam. A mesma coisa que Jesus falou com os cristãos de Jerusalém. Quando vocês verem estas coisas Saiam, corram, fujam. Lucas 11:28 Mas ele disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. Saiam. Jesus falou para saírem. Saiam da Babilônia. 5 Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. Em vez deles conseguirem fazer a torre de Babel até lá, os pecados é que lá estão chegando. Os seus pecados se acumularam até o céu. E Deus se lembrou da iniquidades dela. Alguém perguntou se Deus estava vendo estas coisas acontecerem. Deus não vai agir? Sim. Claro que Deus vai agir. E por que é que Ele não agiu ainda? Deus é cheio de misericórdia. Ele aguarda que os homens se arrependam. Claro está esperando que os homens se arrependam, pois estamos no tempo da graça, por isso lá no The best, nós estamos vendo lá: Hebreus 3:15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação. Apocalipse 2:29 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Por que nos estudamos Apocalipse? Não se preocupe se você não teve revelação. Guarde a palavra da profecia. Bem aventurado os que ouvem e guardam as palavras da profecia deste livro porque breve vem. Nós vamos chegar lá. Aqui vem falar sobre isto: Sair dela. Aí vem falar agora sobre a punição, a destruição da Babilônia, e agora como nós estamos do ponto de vista das pessoas do mundo eles vão olhar e se assustarem. "A Babilônia acabou. O que é que nos vamos fazer agora?" Todo sistema econômico mundial se esmigalhando. Os mercadores da terra chorando, a bolsa de valores caiu. E estão acontecendo sinais disto. Como na crise na Ásia, balança a bolsa de N Y. Um fator implica em outro. Vocês começam a ver, quão avançadas são as horas, no relógio da profecia. Por isso nós estamos estudando Apocalipse. Mas vocês não podem querer estudar o Apocalipse como se vocês estivessem estudando o Sermão no Monte. A palavra de Jesus. Mas isto, é a palavra de Deus para nós. Nós podemos perceber. E aí quando nós estivermos estudando o Evangelho, aquilo vai ser alimento para o seu espírito. Muito mais. O Apocalipse não é palavra que alimenta, mas é uma palavra profética. É diferente de quando nós nos reunimos no Primeiro Encontro Ágape para falarmos sobre o Amor de Deus, mas é importante você conhecer a profecia. 8 Portanto, num dia virão as suas pragas: a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo, porque é forte o Senhor Deus, que a julga. 9 ¶ E os reis da terra, que se prostituíram com ela e viveram em delícias, a chorarão e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio. Você vê aqui quantas vezes eles aparecem e dizem: Ai, ai . Ai da grande cidade. 10 Estarão de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! Ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! Pois numa hora veio o seu juízo. Se você estiver lá, vai haver um "ai" para você também. Sai de lá. E eles começaram a chorar porque o sistema está desmoronando. O sistema político, o econômico, estão desmoronando. É o juízo. Nós estamos aqui na época das trombetas. Que é paralelo. Começa a cair o juízo, o sistema vai entrando em colapso. E começa a cair juízo sobre a terra, sobre o mar, sobre as águas, juízo sobre os poderes do céu, juízo sobre o trono da besta, juízo de guerra com a batalha final do Armagedon. Você começa a ver aqui, agora, os mesmos acontecimentos de quem está olhando de dentro do sistema. São os mesmos acontecimentos. Estamos na mesma época daquelas outras partes. E aí então por causa do horário, não vou ler verso por verso. Eles vão falando ai, ai. Lançam pó sobre as suas cabeças. 19 E lançaram pó sobre a cabeça e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai! Ai daquela grande cidade, na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência! Porque numa hora foi assolada. 20 Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas, porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela. Aqueles que clamavam quando foi aberto o quinto selo. A vingança, a justiça de Deus. Pode exultar agora. E um forte anjo levantou uma pedra e jogou no mar. Acabou a Babilônia. Se você ler Isaías cap. 13 você vê a destruição da Babilônia. Ela já foi destruída pelo império medo persa, mas não destruída da maneira que está na profecia. A destruição profética de Isaias 13, por exemplo da Babilônia, ainda não ocorreu e a Babilônia aqui pode ser a Babilônia literal, porque nem Roma tem essa significância econômica. E a Babilônia literal, por incrível que pareça, se você for ao Iraque, a 90 Km ao sul de Bagdá, Sadã Russein reedificou a Babilônia. Ele já despachou da Babilônia. E se você tirar um tijolo das construções que Sadã Russein fez lá - na época de Nabucodonosor em cada tijolo que você tirava estava escrito: "Edificada na época de Nabucodonosor" - e se você tirar um tijolo lá na Babilônia hoje está escrito: edificada na época de Sadã. Se você olhar para a profecia de Lucas 21 29 ¶ E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as árvores.
30 Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão.
31 Assim também vós, quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o Reino de Deus está perto. Vocês vêem potências milenares se levantando de novo. São sinais de profecias de que as horas são avançadas. Essa jogada da Babilônia final, ainda não aconteceu. A Babilônia será destruída. E possivelmente vai haver uma transformação política e esta Babilônia literal, que talvez algumas pessoas entendam que nem é a própria Roma, mas será a Babilônia mesmo, porque em Roma ficará a sede do império religioso, talvez seja alguma coisa lá, vinculada a Babilônia mesmo, a cidade da Babilônia, que foi a sede do império de Nabucodonosor, do império medo persa, quando eles destruíram a Babilônia, e do próprio Alexandre quando ele voltou ele queria chegar lá, mas morreu no meio do caminho. Ele ia chegar lá na Babilônia. Aí vai falar sobre a destruição da Babilônia e agora acabou a Babilônia. Não tem mais noivo, não tem mais canto, o Mauro não toca lá.. O Mauro até já não toca mais lá, graças a Deus. Acabou. Não tem mais música, não tem mais quem toca. Agora mudou tudo. É como o mel na minha boca.
O futuro glorioso do planeta Terra, de Arthur Blonfield. Este cronograma que nós estamos seguindo foi proposto por este irmão aqui. E tem o comentário do Watchman Nee, que é muito bom mas um pouco diferente deste aqui. Quando estudamos a palavra de Deus, nós utilizamos outros materiais, mas temos pedir que o Espírito Santo nos dê revelação. Eu gostaria de encerra para termos um tempo de intervalo. Aí nós vamos nos reunir no salão 102 para fazermos as divisões dos grupos. Vamos orar agradecendo a Deus por este momento.

Sim Senhor. Nós realmente queremos agradecer a ti Senhor, pela tua palavra, pelo teu carinho conosco em nos advertir, e falar para nós para sairmos deste sistema, e estarmos andando na tua luz, seguindo a ti, como Enoque fez, andando contigo a cada dia, até que o Senhor volte. Livre-nos mesmo deste sistema corrupto deste sistema cheio de tentáculos, que até dentro das nossas casas as vezes aparece um. Oh! Deus. Livra-nos. Revela. Livra os nossos filhos de serem captados por estas coisas pegajosas, estas coisas horríveis que estão por aí. Livra-nos. Envia luz. Dá-nos discernimento. E também te pedimos que o Senhor continue falando conosco agora nos nossos grupos de comunhão, que o senhor possa nos dar entendimento, sabedoria, e que o Senhor edifique a nossa vida. Em nome de Jesus nós oramos. Amém.

Sem comentários: