23 julho, 2008

APOCALIPSE CAP. 4 A 11

Vamos ler Capítulo 4:

1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
2 E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
3 E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de jaspe e de sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono e era semelhante à esmeralda.
4 E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre a cabeça coroas de ouro.
5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus.
6 E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal, e, no meio do trono e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos por diante e por detrás.
7 E o primeiro animal era semelhante a um leão; e o segundo animal, semelhante a um bezerro; e tinha o terceiro animal o rosto como de homem; e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
8 E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
9 E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7 E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;
10 e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
11 E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares,
12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
13 E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
14 E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.


Vamos orar; Senhor, nesta manhã, nós te agradecemos pela unção que o Senhor nos deu para te louvar, para te bendizer o teu nome. Oh! Deus, nós olhamos para esta palavra que acabamos de ler e esperamos o dia em que junto com todo o Universo e com toda a criação, estamos cantando que o Senhor é digno, que o Senhor é digno de toda honra de toda glória e de todo louvor. E agora quando nós começamos a olhar as coisas que estão por vir, nós clamamos, que o Senhor venha nos falar ainda mais esta vez, que o Senhor venha nos tocar com a tua palavra, venha nos dar entendimento, e que antes de olharmos coisas, acontecimentos, possamos, com a tua palavra que nos acabou de revelar, primeiro olhar para ti, para tua posição exaltada, para a tua posição de vitória, para que outras coisas não venham nos confundir. Dá-nos uma revelação da tua pessoa, sobre o trono, assentado, glorioso, eterno e então que depois nos fale sobre as coisas que vão acontecer. Pedimos a tua benção pois precisamos de te nesta manhã. Em nome de Jesus nós te entregamos estes momentos. Amém.


Nós vimos ontem as duas primeiras partes do livro do Apocalipse, primeira visão do Senhor, que precedeu a revelação do tempo presente. Este tempo presente se refere ao período entre a primeira e a segunda vinda do Senhor. E no cap. 4, começa a dizendo: "Depois destas coisas" Que coisas são estas? São as coisas que são, as coisas do tempo presente. Depois que esta época que nós estamos vivendo passar, virão outras coisas. Podemos dizer que o Cap. 4 vai então começar dentro daquele versículo 19 do primeiro capítulo 19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer: Depois destas coisas você vai encontrar o cap. 4. Estamos agora, deixando o tempo presente e começamos a entrar nas coisas que hão de vir. E é claro que aqui precisamos da graça do Senhor. Do cap. 4 ao 11, vão relatar as coisas que vão acontecer do ponto de vista de alguém, que está vendo este acontecimento lá do céu, porque logo no começo do cap. 4 1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Vamos estar agora estar ouvindo um jornalista fazendo a sua reportagem lá de cima, de como ele está vendo as coisas acontecerem lá de cima. É um grande privilégio para nós esta parte da palavra de Deus, que vai nos mostrar as coisas lá do céu, nos relatando como é que vai ser esta visão, de quem estiver lá. Espero que nós estejamos lá, pois aí, nós veremos do jeito que estão relatadas aqui.
("Arrebatado em espírito é quando seu espírito é levado à presença de Deus, e lá então Deus vai revelar algo para você. O nosso arrebatamento eu espero que não seja só no espírito, porque para a nossa geração, arrebatamento, nós vamos falar sobre ele depois, ou pelo menos no grupo, aqui diz que ele foi arrebatado em espírito. Por que? Porque João estava na ilha de Patmos, mas é claro que muitos dos estudiosos deste livro entendem que ele estava lá para nos relatar aquilo que nós vamos ver quando nós estivermos lá, e o nosso arrebatamento certamente não será só no Espírito. Seremos arrebatados integramente, no corpo, na alma e no espírito.")
Este seria então o momento, já que a Marcelle colocou a pergunta, o que é que começa este novo tempo, as coisas que hão de vir. É o arrebatamento. O arrebatamento é um acontecimento que é considerado como o acontecimento iminente. O que é isto? É o que pode acontecer a qualquer momento., e não há necessidade de que nada aconteça antes dele. Ele determina o começo das outras coisas. Vai ser o começo das coisas que hão de vir, quando o Senhor chamar os seus Santos, começará este tempo aqui.
Este arrebatamento de João, em espírito, pode ser uma representação daquilo que vai acontecer, quando Jesus estiver voltando. Ele vai chamar a sua igreja e estas coisas começarão acontecer. E quando João foi arrebatado em Espírito, ele foi levado ao céu. E quando ele chega no céu, e isto é muito importante, como nós vimos no capítulo 1, nós vamos estudar o livro do Apocalipse. O que adianta nós estudarmos o livro do Apocalipse, se nós não vermos o Senhor? Agora nós estamos estudar as coisas que hão de vir. Mas não são os acontecimentos as coisas mais importantes. Primeira coisa que João vai ver quando ele entra no céu, é um trono. Antes dele olhar os acontecimentos, heis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. Novamente. A visão começa com a revelação do Senhor. A primeira coisa que ele vê no céu, é a pessoa do Senhor. Por isto que as vezes a ênfase do Apocalipse, as pessoas se preocupam com pragas, guerras, fim de mundo, juízo. Tem tudo isto no Apocalipse. Claro. Mas ele começa olhando para o Senhor. Ele vê um trono, e vê Um assentado sobre o trono. Começa a descrever aquele que estava assentado sobre o trono.
E aí ele começa a descrever aquele que estava assentado sobre o trono. 3. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de jaspe e de sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono e era semelhante à esmeralda. Aí começam aquelas coisas: semelhante, parece, como se fosse. João está no céu. E ele está tentando descrever as realidades celestiais, com a s palavras deste mundo. Aí ele coloca: parece, semelhante, como se fosse. Mas é claro que a realidade mesmo, nós vamos ver com os nossos próprios olhos quando chegarmos lá. Mas é muito interessante antes dele ouvir as vozes, os trovões, os relâmpagos que haviam também no trono, a primeira coisa que chamou a atenção dele foi um arco-íris, e quem conhece a sua Bíblia sabe que o arco-íris é sinal da aliança, que Deus deu a Noé, que povoou a terra, que é a nossa geração, estabelecendo uma aliança que ele jamais iria destruir a terra toda por ocasião do dilúvio. Antes dos trovões e relâmpagos, ele vê o arco-íris. Virá o juízo de Deus. Os relâmpagos e trovões nos falam do juízo que há de vir, mas antes disto tudo, ele vê o arco-íris. Ele vê também 24 anciãos, vestidos de branco que tinham na sua cabeça coroas de outro. O primeiro ponto que nós precisamos saber é quem são estes anciãos? Não existe consenso. Há várias maneiras de você ver o livro do Apocalipse. Mas, se você entender que o arrebatamento está se dando aqui neste momento, você pode entender que estes anciãos representam os santos que foram arrebatados, todos os santos que foram arrebatados. Outros comentaristas, estudiosos, entendem que estes anciãos são anjos que governam este universo. Mas eu creio que se você ler no Apocalipse, vocês vão ver que os anjos terão um papel bastante importante em todas as manifestações dos juízos de Deus no Apocalipse. Estes anciãos são mencionados de maneira diferente dos anjos. Vamos considerar no enfoque inicial, que estes anciãos representem a totalidade dos santos, dos salvos, que são duas vezes doze, re4presentando talvez os doze que correspondem aos doze do antigo testamento e aos doze do novo testamento. Ou a totalidade. Tem pessoas que fazem referências as estes 24 como turnos sacerdotais que havia na época da lei. Tem várias maneiras de você ver estes anciãos. Não podemos ser dogmáticos nas revelações do Apocalipse. Vamos entender estes 24 anciãos como os santos arrebatados que estão no céu agora diante de Deus. É interessante você notar que nas cabeças destes anciãos, existem coroas. Depois nós vamos voltar a isto. Diante do trono ele vê um mar de vidro semelhante ao cristal. Diante do trono de Deus, todas as coisas vão se tornar transparentes. Tudo aquilo que hoje você não entende, você verá que Deus teve um propósito em todas as coisas. Você vai entender, e muitos vão se envergonhar, porque não louvaram a Deus agora. Não se colocaram debaixo da soberania dele. Quando chegarem diante do seu trono, quando olharem, vão entender porque é que Deus fez todas as coisas. A primeira visão de João é Deus sobre o trono e o trono estava sobre um mar de vidro semelhante a um cristal. E ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes, cheios de olhos por diante e por detrás. Estes 4 seres viventes, há diversas opiniões sobre a identidade deles. Eles vão ser muitas vezes os agentes dos juízos de Deus. Tem pessoas que, por eles estarem tão íntimos com o trono, consideram que eles são uma manifestação do próprio Senhor, embora eu ache que não, porque você vai ver que estes próprios seres viventes vão entoar os cânticos da redenção. Certamente o Senhor terá alguns dos seus santos que vão reinar com Ele de uma maneira muito diferente de outros. Tem gente que crê que quando nós chegarmos diante do trono de Deus, todos seremos iguais. No que se refere a salvação, é verdade. Nós somos salvos por causa daquilo que Jesus Cristo fez por nós. Por causa do sangue que ele derramou por nós. A salvação é de graça e igual para todos os homens que invocarem ao Senhor, que crerem nele. Mas a posição no Reino, a posição na glória do Senhor , pode ser que seja diferente. Vamos entender que estes seres viventes também fazem parte da igreja arrebatada, porque como eu disse ontem, as coisas que são, você vê aquela carta às sete igrejas. A partir do capítulo quarto você não encontra mais a palavra igreja. Ou seja , a igreja está num outro estado e como nós não conhecemos isto, as pessoas tem dificuldade de compreender estas representações que João está vendo no céu. Mas muito provavelmente, tudo isto refere-se ao estado da igreja no tempo que está por vir, o tempo que vai chegar. É um tempo diferente.
(Os quatro seres viventes eles tem uma vida. Parece que a vida esta tão neles agora, que eles se tornaram como seres viventes. A vida do Senhor já está tão dentro dele, que parecem que são os santos mais próximo do Senhor, que eles estão dentro do trono. Por isso que se chamam seres viventes, e estão cumprindo o propósito de Deus para a sua criação, porque o propósito de Deus quando ele Criou todas as coisas era exatamente comungar a sua vida, e agora você vê seres viventes mesclados no trono de Deus. É para lá que o Senhor quer nos levar. O Apocalipse tem coisas difíceis de entender. Nós precisamos ter um coração simples, porque a posição da igreja hoje é fácil de você ver, porque nós estamos nesta época, mas a partir deste capítulo, o quarto, nós estamos numa época que está por vir. Muito do que está aqui será revelado plenamente lá. O Apocalipse está nos mostrando que Deus vai cumprir o seu propósito. Agora, os detalhes de tudo isto, mesmo no livro do Apocalipse você não tem, porque João não tem palavras para poder expressar. Ele começa dizendo que é semelhante, se parece com. Isto estará apresente em todo o livro do Apocalipse. Nem João conseguiu descrever, quanto mais nós, não é? Nós vamos chegar lá).
Uma das maneiras de entender estes 24 anciãos , os 4 seres viventes, refere-se à igreja arrebatada. Os vencedores, que nós vamos falar sobre eles. Estes seriam os vencedores das sete igrejas, os vencedores de todas as igrejas, que agora estão diante do trono de Deus. E vão participar com ele de todos os juízos, de todas as coisas que vão acontecer.
(Os mesmos seres viventes de Ezequiel, sãos os Querubins, que tem as mesmas faces. Tem algumas pessoas que entendem que tudo que tem aqui no Cap. 4 são anjos.)
Não dá tempo de nós entrarmos em todos os detalhes. Hoje nós precisamos cobrir na parte da manhã até o cap. 11, que seriam os acontecimentos desde o arrebatamento até o retorno de Jesus, vistos do céu, e a noite nós veremos os mesmos acontecimentos, visto da terra.
Vamos entender que a igreja arrebatada vai estar num estado diferente. É o estado dos santos chegando no céu. E aí fala o estado destes seres. 7 E o primeiro animal (ser vivente) era semelhante a um leão; e o segundo animal, semelhante a um bezerro; e tinha o terceiro animal o rosto como de homem; e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. O leão é o rei dos animais. Então você tem a revelação do Evangelho de Mateus. Revela o reino de deus para nós. Jesus como um Rei. O segundo semelhante a um touro, que significa serviço, aquele que puxa a carga, o arado. Você tem o Evangelho de Marcos. Jesus está no serviço, curando a todos. Depois você vê o rosto do homem, o homem perfeito na sua humanidade, Evangelho de Lucas, que revela a perfeita humanidade de Cristo. e finalmente uma águia, que é o pássaro que voa mais alto, que é o Evangelho de João, que nos revela a divindade do nosso Senhor Jesus Cristo. No princípio era o verbo e o verbo era Deus. Você tem o quatro revelações dos seres viventes que são as mesmas faces dos Querubins. O propósito de Deus na criação sempre foi o mesmo, e quando Jesus veio ao mundo, ele veio para levar o homem perdido ao propósito original de Deus.. Quando você vê a igreja chegando no céu, você vai ver tudo o que o Senhor fez aqui agora. Está na igreja. Seremos semelhantes a ele. Esses quatro seres viventes, você vê que está incorporado dentro deles. As próprias características do Senhor quando Ele esteve entre nós. Cresçamos até a maturidade, sejamos semelhantes a Ele. E várias vezes você vê na bíblia que este é o propósito de Deus, que nós cresçamos até a maturidade e sejamos semelhantes a ele. Eu considero que estes seres viventes é a maturidade da criação chegando à semelhança com o Senhor, porque eles estão muito próximos do trono. Mas, de qualquer forma, o Senhor pode dar uma revelação a vocês. Outros irmãos entendem diferente. 8 E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
Cheios de olhos: agora eles discernem todas as coisas. Tem agora toda revelação de Deus. Estão diante do trono de Deus. Os olhos sempre revelam a plenitude do discernimento, aquilo que você vê, que você percebe tudo. E eles, lá no trono, não tem descanso nem de dia nem de noite e dizem: Santo, santo, santo. E é muito significativo que esta palavra seja dita três vezes, porque ali você tem a plenitude da divindade agora, revelada ali para ele. Agora, aquilo que os homens estão tentando entender a séculos milênios e nunca vão conseguir. Diante do trono vocês vão ver. Aquilo que nós cantamos aqui: Deus é amor, Deus é amor. Eles estão vendo lá Deus. Santo, Deus pai santo, Deus filho santo, o Espírito Santo. Eles dizem. Santo, santo, santo. É o Senhor Deus todo poderoso. Embora eles falem, Santo, santo, santo, há um único Deus, todo poderoso. Aquele é era, que era e que há de vir. Os santos chegaram lá, mas o Senhor ainda não chegou aqui. Ele há de vir. 9 E, quando os( seres viventes) animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, 10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.
Parece que os seres viventes, por estarem tão próximos do Senhor, parece que eles já tem a maior revelação e aí, os 24 anciãos seguem, tiram as coroas, e colocam diante do trono.
Então hoje nós estamos adorando o Senhor. Nós precisamos aprender para adorar de verdade, quando você chegar lá como vai ser. Que momento precioso este quando os seus santos chegam para adorá-lo e a coroa agora tem que cair por terra, porque se nós temos uma coroa na cabeça é por causa da obra Dele, da obra de redenção. Eles se prostram. Essa é a introdução das coisas que estão por vir. Há um Deus todo poderoso, que é Santo, três vezes santo, e que está reinando. Toda criação vai louvar, vai adorar, vai bendizer o nome dele. Este é o começo. Aliás, sempre que vai acontecer alguma coisa no livro do Apocalipse, você pode notar, é precedido por um culto de ação de graças e de louvor. Sempre que tem uma reunião lá no céu, o povo começa a adorar. Primeiro você louva, depois começa a acontecer. Sempre é assim. As ações são precedidas pela adoração. Precisamos a aprender a louvar, porque iremos adorar o Senhor por toda a eternidade. As profecias passam, as dores passam, a sabedoria passa, mas a adoração continuará pelos séculos dos séculos. As coisas todas passam.
Depois desta introdução, da adoração no céu, o foco no céu é o trono e aquele que está sentado no trono. É muito significativo isto, e aquele que está sentado no trono tem nas suas mãos um livro, selado com sete selos.
Que livro é este? E n8nguém no céu, na terra, debaixo da terra, não podia nem olhar para aquele livro, e o João, depois de ver toda adoração, e vendo aquele livro fechado, e aquele livro deveria ser muito importante, mas ninguém podia abri e muito menos olhar o livro, e João começa a chorar. E que livro é este?
Você vê, na seqüência do Apocalipse, que Deus está para tomar posse da terra, para implantar o seu reino sobre a terra. O Juízo está para vir sobre a terra. Deus tem um propósito na sua criação, desde que ele começou. Houve uma perturbação, uma intromissão, na criação. O certificado, a escritura, da posse da terra, está nas mãos Dele. Você pode entender este livro, como9 o relato das coisas que estão por vir, que João irá revelar agora, quanto o certificado de posse da terra. Deus vai tomar posse da terra. Ele tem um propósito em relação a terra. Só que o livro está selado e João não pode saber o que está naquele livro, e por isso ele começa a chorar. E um daqueles 24 anciãos, fala com ele: "Eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu e vai abri o livro". E é claro que João começa a procurar, onde é que está o Leão da tribo de Judá. E vem chegando um cordeirinho. Tudo são figuras, é claro. Mas imaginem aquela cena no céu. Aquela expectativa, o Universo inteiro em silêncio. Ninguém podia olhar aquele livro. E vai chegando diante do trono um cordeiro. Se você quiser saber quem é o cordeiro, as características são claras. Um cordeiro como havendo sido morto. Se você lembrar do primeiro capítulo você vai ver, e este cordeiro, algumas pessoas entendem estes capítulos, e nós não vamos abordar desta maneira, como uma recapitulação da chegada de Jesus Cristo no céu. Esta é uma outra maneira de ver, mas aí, a cronologia se complica um pouco. Mas, de qualquer forma, seja naquela época, seja João recapitulando o que aconteceu, há um livro na mão do que está assentado no trono e o Cordeiro vai se aproximando do trono e toma o livro. A manifestação do Cordeiro agora, é interessante. Ele está com sete chifres e os sete espíritos de Deus. Os chifres, no Apocalipse falam do poder. A esse Cordeiro será dado todo o poder. E quando o Cordeiro toma aquele livro, veja que toda a cena no céu estava voltado para o que estava sentado no trono, os quatros seres viventes voltam-se para o Cordeiro e se prostram. Os 24 anciãos, voltam-se para o Cordeiro e se prostram. E por aí você vê que os 24 anciãos não sejam, realmente, os anjos, porque depois que os quatro seres viventes se prostram, depois que os 24 anciãos se prostram, miríades e miríades de anjos se prostram diante do Cordeiro. Vai começar, então, as ações do juízo, e antes disso toda adoração no céu que era voltada ao que estava sentado no trono volta-se para o Cordeiro. E vemos que toda a criação começando a louvar e a adorar o Cordeiro, dizendo para Ele: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder a riqueza, o poder, a força, a glória.
9 E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
João, aqui, está vendo alguma coisa que ainda não aconteceu, e é profético. Há irmãos que dizem que isto aconteceu no momento em que Jesus subiu ao céu. Todo universo ainda não está assim, mas haverá um momento que isto vai acontecer. Todo o universo vai se prostrar diante dele.
Para Deus tomar posse da terra, não é uma coisa tão simples. Você tem que entender todo o plano da redenção. A terra foi entregue aos homens. Deus podia acabar com a rebelião dos anjos, dos homens, mas Deus quer tomar posse de uma maneira legal. Quando o Filho de Deus, sai da sua glória e se encarna, Ele se torna apto a resgatar a terra. Deus-Pai mesmo não podia resgatar a terra no sentido da redenção. Então o Deus-Filho sai do trono, vem a terra. Por isso se fala "um cordeiro como tendo sido morto". Deus não se confunde com a sua criação, como os gregos achavam, naquela filosofia panteísta. Deus é distinto da criação. Mas quando o Deus-Filho entra na criação Ele se torna apto a tomar posse de toda a criação, porque ele entrou nela. Deus Filho se fez carne. Esse é o mistério da encarnação. Ele agora pode tomar posse da criação. Não que Ele tivesse algum dia perdido o domínio da criação. Ele toma posse como saindo de dentro da criação, e depois você vai ver que o cântico da criação que eles vão cantar é porque este cordeiro que foi morto redimiu a criação, como diz em Romanos Cap. 8:22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora, aguardando a revelação dos filhos de Deus. Aquele que vai tomar o livro é porque ele pode fazê-lo. Este é que é o sentido. Toda a adoração volta-se para o cordeiro, e essa então é a introdução dos acontecimentos no céu. Adoração daquele que está sentado no trono, passa-se para o Cordeiro. Com a tomada do livro ele começa a abrir os selos. São sete selos. Sempre os setes são divididos em quatro e três ou três e quatro. No caso das igrejas foram três e quatro. No caso dos selos, quatro e três. Vai abrir os quatro primeiros selos. O primeiro selo sai do cavalo branco, o segundo no cavalo vermelho, o terceiro, no preto e o quarto no cavalo amarelo. Estamos no Cap. 6, o início da abertura do livro, e estes cavalos vão começar a revelar os juízos de Deus que vão vir sobre a terra. O cavalo vermelho, (4 E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.) que é o segundo cavalo, a Bíblia é muito clara, vai falar sobre a guerra, porque ele tira a paz da terra. O cavalo preto que está no verso cinco, vai falar sobre a fome, a escassez. Tem uma balança na mão, e o que está montado nele diz: 6 E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho. A provisão da terra está acabando: fome. Depois vem o quarto cavalo que é o amarelo e não é difícil você saber a conseqüência dele porque o que está montado nele chama-se morte e o Hades segue o cavalo. 8 E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra. Os três cavalos, vermelho preto e amarelo, não temos dúvidas de que eles são coisas muito sérias, juízo sobre a terra. Mas, o primeiro cavalo é uma encrenca. Cada um fala, por ser branco, que é o Evangelho, que é Cristo, que saiu vencendo e para vencer, tem uma coroa na cabeça. O primeiro cavalo, cuidado com ele. Ele é uma complicação. A gente não pode dizer o que é. Tem gente que entende que o primeiro é o Evangelho. Outros que é Jesus Cristo. É muito difícil. Este livro é um de profecia, é um livro de revelação. Os cavalos são juízos. Estão saindo juízos sobre a terra. Vem a morte, vem a doença, vem a fome, vem a guerra, e o primeiro cavalo é complicado, porque ele é branco. Como diz Paulo: "Satanás se transfigura em anjo de luz" Então o primeiro cavalo ele confunde. E se você ler no Evangelho, você vai ver que o que precede os juízos são os falsos profetas. Vai aparecer muito cavalo branco. É uma encrenca. Eu particularmente....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Sobre este cavalo nós não vamos insistir muito nele porque existem irmãos preciosos que entendem desta e outros de outras formas. O que eu digo é que é um cavalo complicado. Ele vai enganar mesmo. Por isso eu entendo que este cavalo tem a ver com a obra prima de Satanás. É o anticristo. Não precisam concordar comigo. Ele não tem mais arma para atacar. Mesmo se você olhar no original, fala que tem uma coroa na cabeça. É interessante, pois tanto que este cavalo é complicado que no cap. 19 vai aparecer um outro cavalo branco. E quando este outro cavalo branco chega, não há dúvida de quem está montado nele porque, na coxa do cavaleiro está escrito "Rei dos Reis, Senhor dos Senhores (16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.) O Verbo de Deus. Quando vier o cavalo branco mesmo, não tem dúvida. Por que um cavalo branco. Você tem que conhecer um pouco de história. Quando os generais romanos voltavam das guerras, se eles vencessem eles voltavam montados num cavalo branco. Eu recomendo, não quero ser dogmático quanto a identidade deste cavaleiro, cuidado com ele. Quando chegar o Cavalo branco verdadeiro não haverá dúvida. Não haverá dúvida. Este cavalo precede os juízos. Cada cavalo vem com algo pior do que o outro, e o primeiro vem com o Evangelho? Com boas novas? Por que alguns irmãos falam isto? É porque estes irmãos que defendem que este cavalo é o evangelho, eles entendem que os quatro primeiros selos correspondem à época de hoje. Eles consideram que as guerras deste século são o cavalo vermelho, que a fome que está ocorrendo é referente ao cavalo preto. O Apocalipse está mudando de dispensação. Para estes irmãos que entendem que os quatro primeiros selos já estão abertos, não explicação para o cavalo branco, a não ser o Evangelho. Então eles têm de falar que é o Evangelho. É estranho, tanto cavalo ruim e um cavalo bom!!!
Não vamos gastar muito tempo com este cavalo, porque este cavalo gosta que nós gastemos muito tempo com ele. Nosso propósito é outro. Nós queremos é outra coisa. Esquece este cavalo.
Como eu disse, o arrebatamento inicial começa tudo. Ele não é antes de nada. É um acontecimento iminente. Não tem nada antes dele. Ele começa. A primeira coisa é o arrebatamento. Depois, você poderá se preocupar com os cavalos. Mas o arrebatamento independente de tudo. Pode ser agora. Temos que estar prontos.
O quinto selo abre uma nova dispensação, dos santos da grande tribulação que clamam por vingança. O sexto selo, alguns entendem que com este, termina efetivamente o tempo da graça, porque mesmo na grande tribulação terá gente convertendo. Com o sexto selo vem um juízo tremendo sobre a terra. 12 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue. 13 E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
14 E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos do seu lugar. 15 E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas. 16 e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro. Eles não mais se arrependem. Eles vão procurar a morte e não vão nem encontrá-la. Não há mais arrependimento. Mudou a dispensação. Começa o juízo. No quinto passou a época da igreja mas há ainda conversão, porque tem gente vindo da grande tribulação, multidão. Tem gente sendo salva na grande tribulação.
Quando o sexto selo é aberto, grande juízo sobre a terra. O profeta Isaias fala que a terra cambaleia como um bêbado. Ela vai ser abalada. Tem gente que acha que o próprio eixo da terra vai mudar, tal o abalo que vai acontecer. Tem várias maneiras que isto pode acontecer. Tem uma fenda no Pacífico que vai desde a Patagônia até na Califórnia. Ela é tão profunda que eles tem medo de que ela entre em contato com o magma da terra, que geraria um maremoto tão grande que o eixo da terra iria mudar. Como é que Deus vai fazer isto? Ele pode. Ele é Deus, o criador. Basta Ele falar. Que a terra será abalada, será. Há pouco tempo estavam com medo de um cometa trombar conosco.
Sempre antes de abrir o sete, de tocar o sete, ou de fazer qualquer coisa sete, tem um parêntesis . Já se abriram seis selos. Agora tem um parênteses, antes de abrir o sétimo, e este parênteses é o capítulo sétimo.
No cap. 7 você vai ver a selagem de 144.000 judeus. Não confundam com os outros 144 mil que estão no outro parênteses. Nestes parênteses são judeus, que agora passam a ser o povo Deus sobre a terra com a saída da igreja. Você tem a selagem de 144 mil. Nós não temos tempo de entrar em todos os detalhes, mas se você olhar aqui, verá que são 12 mil de cada tribo. Se você olhar, falta uma tribo. Se comparar falta uma Bíblia. Tem gente que acha que o anticristo é desta tribo, porque esta tribo está faltando. É aquela que fala que é uma serpente. É a tribo de Dan. Falta a tribo de Dan. Não podemos dizer, mas tem pessoas que sim. Porque o anticristo para ser aceito como messias em Israel, certamente terá que ter alguma conexão com os judeus. Terá que ser um judeu. Você nota que no cap. 7 não é mencionada a tribo de Dan, e a tribo de Levi volta.
O tratamento de deus com Israel nós não sabemos. A maneira de Deus tratar com a igreja, não é a mesma que Ele trata com Israel, mas Ele tem, em Israel, 144 mil pessoas, que representa um número perfeito. Não quer dizer exatamente 144, mas sim um múltiplo de 12. E isso então representa o povo de Deus sobre a terra. Esta parte da profecia se refere a Israel.
O outro parênteses do cap. 7 depois do que se refere a Israel, vai ser uma multidão de toda tribo, toda raça, toda língua, toda nação, em pé, diante do trono, sem coroa, mas eles estão lá. A posição destes que estão chegando da grande tribulação é diferente daqueles 24 anciãos e dos quatro seres viventes. O próximo parênteses vai mostrar uma multidão. E um os anciãos pergunta que povo é este. Não sei o Senhor sabe. A explicação está dada aí: "Estes são os que vieram da grande tribulação. Eles lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do cordeiro". Por isso a gente acha que com o arrebatamento acabam-se as graças de Deus. Não é verdade. Acaba a dispensação da igreja. Acabam-se as coisas que são. Por isso você pode pregar o Evangelho, pois a palavra de Deus não volta vazia. O outro retruca: "mas as pessoas não crêem". Deus tem um tempo para todas as coisas. O que a Bíblia diz é o seguinte: Pregue o Evangelho a toda criatura. Toda. Não é sua responsabilidade que as pessoas aceitem. Se elas aceitarem, glória a deus. Poderão ser livradas de grande tribulação. Mas haverá um tempo e certamente as pessoas que ouviram você pregar o Evangelho, viram a mudança na sua vida, seus amigos, seus parentes.... Depois que você sair, eles vão lembrar do que você falou. Certamente. Multidão de toda tribo de toda língua. Talvez tenha um lá da tua casa. Quem sabe. Que Deus tenha misericórdia, de que eles não passem pela grande tribulação. E é interessante porque aqui fala que: Apocalipse 7:16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Quer dizer então, que eles tiveram fome. Eles estavam saindo da grande tribulação. E o sol os queimou também.
Depois destes parênteses é aberto o sétimo selo que faltava. E quando se abre o sétimo selo: silêncio, meia hora. Não se meia hora de relógio, mas silêncio. Imaginem o Universo inteiro, em silêncio. 1 E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. O último selo foi aberto. E com o sétimo selo não acontece nada propriamente dito quanto aos seis primeiros, mas apenas sete anjos tomam posição, cada um com uma trombeta. Enquanto isto, um outro anjo, junto do altar, levando as orações dos santos, diante do trono (espero que o copo do anjo que vai levar as suas orações, não fique vazia – que você possa encher a taça do anjo) porque agora Deus sempre responde todas as coisas. Deus tem tempo para todas as coisas. Todas as orações estarão diante do trono. E novamente quando você vê relâmpagos, trovões, vozes, isto é uma figura do juízo, e as sete trombetas vão desencadear agora o juízo sobre a terra. "Isto é apenas os princípios das dores". Por isso, muitos irmãos entendem, e eu também aqui me incluo, que os selos ainda não são os que já aconteceram sobre a terra. Isso é o princípio das dores. Agora vem as trombetas, e estas começam a desencadear um juízo pesado sobre a terra.
A primeira trombeta – Juízo sobre a terra.
A segunda trombeta - Juízo sobre o mar.
Terceira trombeta - Juízo sobre as águas doces.
Quarta trombeta – Os poderes do céu são abalados.
E as trombetas também vão ser divididas em quatro e três, como os selos.
As quatro primeiras trombetas, juízos pesados sobre a terra, sobre o mar, sobre as águas e sobre as potestades celestes. As três últimas, cada uma recebe um nome. A primeira se chama "Ai", a segunda também se chama "Ai" e por último, a terceira se chama "Ai". Ai dos que habitam sobre a terra. Você estão rindo? Está escrito aqui. Cada trombeta final é um "ai".
Quando você vê a referência – rebelião dos anjos - ou Apocalipse, capítulo 12, o dragão, com a sua cauda, ele arrastou um terço das estrelas. Entende-se que um terço da criação angelical, seguiu Satanás. Seguiu Lúcifer na sua rebelião, e por isso um terço do universo foi afetado e por isso, um terço será destruído.
A quinta trombeta vai cair sobre o cerne do trono da besta. Os poderes satânicos, e é aberto o abismo, e todos os demônios que estão presos no abismo – Gênesis 6 – eles saem. Tem a descrição deles, como gafanhotos, como picam. Porém, não vamos entrar nos detalhes dos demônios, porque eles não interessam. E o primeiro "Ai" então são os demônios.
A sexta trombeta vai falar sempre sobre a última guerra. São liberados os poderes que estão lá no rio Eufrates. Quatro anjos e mobiliza-se um exército. Na época em que a Bíblia foi escrita, não existia este números. Portanto há algumas traduções que colocam como João escreveu. É algo em torno de 20 mil vezes dez milhares. Essa é a tradução. Não tinha jeito dele falar ou escrever este número. Não se podia imaginar um exército de duzentos milhões de soldados. Mas hoje tem uma nação da terra que tem este exército, que é a China. E na última batalha do Armagedon, o primeiro ataque vai ser a Rússia atacando Israel, porque se você traçar num mapa uma linha de Jerusalém para cima, para no Norte, você estará em Moscou.
Pelo Norte, isso. E os muçulmanos pelo sul, possivelmente. Serão destruídos. E a última batalha serão os exércitos do anticristo, vindo da Europa, contra do Exército dos reis que vem do lado do nascimento do sol, que vão atravessar o rio Eufrates que estará seco nesta época. A sexta trombeta vai falar sobre a guerra. A batalha do Armagedon, quando o sangue se estenderá até o freio dos cavalos, no vale do Megido. Se você for lá, verá que ele é grande mesmo. Um lugar onde aconteceram as duas maiores batalhas de tanques da história militar do homem. Na segunda guerra, e na dos seis dias. No vale do Megido cairão os exércitos do anticristo.

Sem comentários: