07 junho, 2008

PERGUNTA Nº92

Durante o sono, estamos susceptíveis de sofrer influências malignas?

RESPOSTA

Desde longa data que o ser humano tem-se preocupado com a interpretação dos sonhos e visões. Entre os reis da Antiguidade essa preocupação assumia, por vezes, aspectos drásticos para os magos, principalmente quando estes não conseguiam descodificar as “mensagens” oníricas.
Partir do princípio de que todos os sonhos têm uma mensagem é um exagero. Todavia, pensar que nunca existe influências e pressões espirituais durante o repouso constitui o outro extremo.
Naturalmente que enquanto estivermos neste mundo estamos também sujeitos a todo o tipo de influências, tentações, provações e dificuldades. E isso acontece durante o dia, em que estamos mais activos, prontos para a luta, como no repouso em que estaremos mais vulneráveis. Por isso mesmo é que devemos orar a Deus antes de nos deitarmos.
Um crente cristão está protegido e descansa confiadamente. Todavia, não poderá descuidar-se nem pensar que nada lhe irá acontecer. O que pode e deve pensar é que perante todas as dificuldades haverá sempre uma saída possível e airosa que Deus lhe irá proporcionar em devido tempo. Até mesmo durante o sono, e em sonhos, nós clamamos por Jesus e, nessa altura, os pesadelos passam ou nós acordamos.
Há aspectos que estão introduzidos no nosso coração de tal modo que quase funcionam automaticamente. A exemplo de um motorista que leva instintivamente o pé ao travão quando algo surge de repente na estrada, também o crente clama por Jesus nas alturas difíceis, tanto da vida activa como até em sonhos.
As influências, tanto positivas como negativas, poderão surgir durante o dia como durante a noite. A Bíblia fala de algumas dessas influências, para além dos sonhos dados a faraó no tempo de José e a Nabucodonozor no tempo de Daniel. Por exemplo, em Mateus 27:19 diz o seguinte: “E estando ele (Pilatos) assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse Justo, porque num sonho, muito sofri por causa dEle”.
Não podemos pensar que as influências são todas boas e de Deus porque o Diabo também actua no sentido espiritual (negativo) e vai até onde pode ir. Se ele tentou o Senhor Jesus, o Filho de Deus e Segunda Pessoa da Trindade Divina, não devemos imaginar que poderemos ficar isentos.
Tenho conhecimento de que várias pessoas, atormentadas pelo Diabo, sofriam muito mais de noite do que de dia. Alguns, que depois se entregaram a Jesus, contaram-me que passavam noites horríveis, a ponto de somente conseguirem sossegar e dormir um pouco junto de familiares.
As influências e pressões sucedem-se e não podemos pensar que é tudo positivo ou tudo negativo. Em cada situação teremos de analisar os factos e actuar de acordo com a Bíblia, com a nossa fé e determinação de seguir o Senhor nosso Deus.
Muitas pessoas ligadas às Ciências e às Letras afirmaram ter recebido inspiração através de sonhos e visões. Um dos casos mais importantes foi o que se passou com o cientista alemão Augusto Kakulé quando estudava a estrutura molecular do benzeno. Este químico famoso havia já desenhado a estrutura molecular do metano e do eteno em face das valências (electrões de valência) do carbono e hidrogénio. Mas... como seria possível associar seis átomos de carbono com seis átomos de hidrogénio formando o benzeno (C H )?
Depois de muitas tentativas e de lhe sobrarem sempre valências (ou ganchos), Kakulé teve um sonho -visão que lhe veio resolver o problema. Num dado momento, estando entre a vigília e o sono, o cientista sonhou (ou viu) uma cobra a morder a cauda. Isso fechava o circuito, ou seja, o hexágono da estrutura molecular. Estava resolvido o problema do benzeno.
James Watt, inventor da máquina a vapor, sonhou com a chuva a cair, a qual lhe deu uma ideia da fabricação de balas (esféricas) de chumbo. Assim, o chumbo fundido, entornado de uma certa altura e caindo na água, constituiria um dos processos de produzir pequenas esferas para balas.
Otto Loewi, Prémio Nobel em 1936 ex-aequo com Sir Henry Doyle, também terá recebido durante a noite, a base da sua descoberta científica. A inspiração que recebeu do seu sonho elucidou-o sobre a forma como os sinais eléctricos, através dos nervos, causam reacções nos músculos, ou seja, a maneira pela qual o cérebro controla o resto do corpo.
No campo literário também não são poucos os escritores a afirmarem haver recebido inspiração durante o sono. O francês Charles Nodier escreveu a sua peça “Lydia”, segundo afirmou, durante o sono. O poeta inglês Samuel Taylor Coleridge sonhou o seu poema “Kubla Khan” e escreveu-o na manhã seguinte. Foi, porém, interrompido por um amigo e esqueceu-se da parte final.
Os estado intermédio entre o sono e a vigília é muito propício a determinado tipo de fenómenos. Comigo aconteceu um caso que considero bastante curioso. Estava meio acordado numa certa madrugada quando ouvi uma voz a segredar-me a nota de um exame na Faculdade de Engenharia. Eu acreditei e até contei à família. Dois ou três dias depois confirmou-se a famigerada nota, a mais baixa de toda a minha vida académica.
Vários dias depois, ouvi a mesma voz a dizer-me que eu tinha uma determinada doença. Era a voz da tragédia mais uma vez; porém, eu resolvi não acreditar nem me preocupar: Não pedi qualquer análise de urgência. Somente passado mais de um ano é que, ao fazer os exames de rotina, confirmei não ter a dita doença. É caso para perguntar: Quem é que estará muito interessado em dar notícias tristes de modo a desanimar as pessoas? Certamente que não é o Senhor nosso Deus!
Já passaram muitos anos após esse acontecimento e eu, pela misericórdia de Deus ainda não contraí a referida doença (diabetes). Ainda que isso venha a acontecer no futuro, posso garantir que o Diabo mentiu-me há muitos anos atrás. O Diabo disse-me primeiro a verdade (nota académica) e depois a mentira (doença). Ele fala verdade quando lhe interessa e a mentira quando lhe convém.
Pelo facto de nos dizerem verdades ou algo que, aparentemente não é para prejudicar, não podemos concluir apressadamente que isso tenha origem divina. Já trabalhei com engenheiros espiritistas e eles argumentavam que tudo o que não nos prejudicasse fisicamente ou materialmente era aceitável e procedente de Deus.
A ingenuidade pode conduzir a situações catastróficas. O Diabo utiliza iscos para apanhar incautos. A mim disse-me uma verdade para depois mentir. E sobre aquelas informações científicas e literárias, atrás mencionadas, não faço ideia do que veio atrás, do envolvimento negativo ou contrapartidas. Será que esses homens ficaram endividados diante das revelações anteriores ao ponto de se sentirem na obrigação de seguirem outros métodos revelados posteriormente?
No meu caso específico não me senti em dívida para com o “informador”. A notícia foi péssima e não serviu para nada. Além disso não lhe perguntei coisa alguma e não quero nem preciso das suas informações.
Durante o sono há influências positivas e negativas. Sonhos com coisas boas e sonhos com coisas más. Certamente que a maioria dos sonhos não será boa nem má, mas somente aspectos relacionados com algo da vida passada, talvez da infância e outras vezes sonhos disparatados sobre algo que nunca pensamos ou do qual não nos lembramos.
Vários cristãos têm-me contado que às vezes estão deitados e sentem pessoas a passar por cima ou outras pressões variadas. Afirmam que, às vezes estão mais acordados do que a dormir e sentem essas pressões.
Ninguém deve ficar desanimado por ter um sonho triste, um pesadelo ou influência maligna. As coisa funcionam assim enquanto estivermos neste mundo. Devemos colocar tudo aos pés do Senhor Jesus e continuar o nosso percurso de crente salvo pela misericórdia de Deus. Se ficarmos pesarosos pelo que “aconteceu” ou sentirmo-nos culpados pelo que “fizemos” no sonho, isso é o que o Diabo pretende. Para mim já bastam os erros cometidos durante a lucidez da vida activa.
Poderá acontecer que a pessoa acorde até com uma tendência para fazer ou continuar algo do sonho. A influência negativa poderá continuar quando a tentação ultrapassa a barreira do sono. Nessa altura deveremos colocar tudo no lugar e actualizar a nossa fé com uma oração matinal, como é um bom hábito de começar o dia.
É verdade que Deus também falou por sonhos no passado e não está proibido de o fazer na actualidade. Porém, constitui um manifesto exagero viver em função de sonhos e visões como fazem algumas igrejas, apesar de possuírem a Bíblia.
Comprar uma espécie de “Dicionário” ou “Significado de Sonhos” é um disparate. Não se pode concluir que em cada sonho haja uma mensagem. Isso representa o extremo oposto de não acreditar que pode haver influências positivas e negativas durante o sono. Lembremo-nos que Deus falou em sonhos, de um modo geral, às pessoas que não conheciam a Sua Palavra ou que só acreditavam em sonhos e pouco mais. Agora temos a Bíblia que é muito mais importante do que todos os sonhos possíveis ou imaginários.
Orar a Deus antes de deitar é um princípio tão bom como orar ao levantar, antes das refeições e sempre que pudermos. Nunca pessoa alguma foi penalizada por orar de mais ou louvar o Senhor exageradamente!
É bom dar graças a Deus por tudo. As pessoas às vezes interrogam-se: Teria sido Deus a abençoar ou aconteceu por acaso? Em caso de dúvida dê graças a Deus! Aliás, para Deus não há acaso nem coincidências!
Há pessoas que estão sempre a festejar qualquer coisa. Aproveitam todos os acontecimentos para festejar e beber mais um copo. Com o cristão as coisas são diferentes: Aproveitemos tudo para dar graças a Deus e louvar o Seu Santo Nome!

Autor do texto bíblico

Agostinho Soares

Sem comentários: