17 junho, 2008

PERGUNTA Nº 94 (Novas de Alegria)

Haverá alguma religião à qual se possa chegar sem contactos com igrejas ou membros das mesmas?

RESPOSTA

Quase todas as religiões foram feitas por homens e é lógico que, para se chegar a esse nível religioso seja necessário a ajuda de outros homens que professem o mesmo ideal. Algumas religiões ou seitas até patrocinam cursos intensivos nos domicílios antes de o iniciado poder participar nas suas reuniões.

Quanto ao Cristianismo Evangélico, tal como Jesus Cristo no-lo ensinou, as coisas não se passam assim. Qualquer um poderá frequentar os cultos públicos, ouvir o Evangelho e aceitar Jesus como Salvador, sem qualquer prévia lavagem ao cérebro.
As pessoas tornam-se evangélicas através do Evangelho. Diz a Bíblia que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. E se a pessoa estiver em casa a ler a Bíblia? Naturalmente que também poderá aceitar Jesus como Salvador! Mas como, se a pessoa não ouviu?

Bem, a pessoa pode ouvir, mesmo quando está sozinha a ler a Bíblia. Pode ouvir e dar ouvidos à voz do Espírito Santo, que fala ao nosso coração! Já não me refiro à nossa voz quando lemos em voz alta a Palavra de Deus, mas à voz d’Aquele que fala connosco quando nos dispomos a ouvi-Lo. Sim, porque todos os que lêem a Bíblia são abençoados, ainda que não tenham conhecimento prévio dessa bênção prometida.

Lendo o Livro de Deus, a Bíblia, as pessoas poderão tornar-se evangélicas. Nem sempre isso acontece mas, em contrapartida, não conheço ninguém que se tenha tornado Mórmon, Católico ou Testemunha de Jeová ao ler a Bíblia. Aliás, nem a ler a tradução (deturpação) Novo Mundo alguém se tornará russelista sem a intervenção de outros elementos da referida organização.

Será possível entender a Bíblia sem a ajuda de outras pessoas e de outros livros? Mary Baker, fundadora da Ciência Cristã, afirma no seu livro “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras” que os seus escritos são divinamente inspirados, e que, sem o estudo dos mesmos é impossível compreender a Bíblia (1). Charles Taze Russel no seu livro “Estudos nas Escrituras” declara que seria melhor que esse seu livro fosse lido sozinho do que a Bíblia em separado.

Vários outros líderes, como José Smith, fundador do Mormonismo, acharam (ou acham) que a Bíblia está truncada, deficiente ou numa linguagem não acessível ao comum dos mortais. Por isso o Livro de Deus necessitaria do acompanhamento de outros estudos paralelos, elaborados por “iluminados”, cada um à sua maneira. No fundo, todas as doutrinas que pretendem deturpar os ensinamentos bíblicos, afirmam que o Livro de Deus não pode ser lido nem estudado em separado. Todas essas falsas religiões pretendem possuir a “chave” para a interpretação da Bíblia. É caso para perguntar: Como é que obtiveram essa chave?

Mas... então o Criador não conseguiria comunicar com as suas criaturas? Só esses pretensos iluminados é que compreenderiam bem o Senhor e estariam à altura de descodificar as mensagens divinas? Não se lembrarão esses “iluminados” que nós podemos ter ainda mais dificuldade em compreender as suas mensagens do que as de Deus? Não se lembrarão que a sua pretensa descodificação torna as coisas mais complicadas? Bem, o melhor é lermos a Bíblia, a Palavra de Deus, sem nos deixarmos desviar por esses falsos profetas

Tenho conhecimento de várias pessoas que se tornaram evangélicas ao ler a Bíblia. Algumas, em terras distantes, nem sabiam que havia igrejas evangélicas e outras que, embora sabendo da sua existência, pensavam que elas tratavam de assuntos distintos.

Já contactei com um jovem, há muitos anos, que era exactamente um evangélico. Nunca tinha entrado numa igreja evangélica, nem queria entrar, por achar que não haveria nada no mundo que estivesse de acordo com os ensinamentos bíblicos. Havia tomado aquelas atitudes e ganho a fé evangélica depois de ler várias vezes a Bíblia, sobretudo o Novo Testamento.

Como este jovem, que eu conheci quando também era jovem, há muitos por todo o mundo. Inclusivamente, alguns que vieram para a Assembleia de Deus, tanto em Portugal como noutros países, confessando haverem pensado que não houvesse uma igreja nesses moldes bíblicos.

Bem, as pessoas estão habituadas a receberem instruções para tudo; não só no que respeita à parte académica, profissional mas até religiosa. Daí, pensarem que nunca chegariam a lado algum só por ler a Bíblia.

O pastor José Plácido da Costa, que pastoreou a Assembleia de Deus do Porto desde 1939 até 1950, converteu-se a Jesus Cristo no Brasil através da leitura do Novo Testamento, nos primeiros anos do século XX. Mas existem muitos mais e bastante conhecidos. Por exemplo, o maior falsificador português, chamado Artur Virgílio Alves Reis, que ficou tristemente célebre por mandar imprimir, ilegalmente, 100 mil notas de 500$00 por volta do ano de 1920. Este falsificador, que examinava todos os sistemas, descobria os pontos fracos, entrava nos mesmos e falsificava tudo, descobriu que a Bíblia era verdadeira e entregou-se ao Senhor Jesus Cristo na prisão, no dia 5 de Março de 1930, depois de um estudo intensivo do Livro Sagrado durante três meses!

É possível que haja outras religiões às quais as pessoas poderão aderir, tornando-se prosélitas, ao ler o respectivo livro sagrado, sem a influência de catecismos adicionais ou de membros da organização. Porém, isso não me diz muito; o que eu preciso de saber é naquilo que se torna uma pessoa que leia o Livro de Deus. Sim, alguém que leia a Bíblia corre o “risco” de tornar-se o quê?

Naturalmente que a pessoa poderá ler a Bíblia e continuar de igual modo, sem acontecer nada na sua vida, principalmente se não prestar atenção, desprezar os textos divinos ou estiver com ideias pré-concebidas. Porém, se acontecer um milagre de a Bíblia (ou Deus) falar ao seu coração e mexer com a pessoa, a ponto de se converter, converte-se a quem ou a quê?

É lógico que a pessoa ao ler a Bíblia converta-se ao Deus da Bíblia! Mas, em termos humanos ou religiosos, o convertido tornar-se-á o quê? Católico? Como poderia tornar-se católico ao ler a Bíblia se ela própria condena as imagens de escultura? Tornar-se-á Mórmon se a Bíblia termina em Apocalípse onde se diz que há pragas para quem lhe acrescentar algo mais? Tornar-se-á russelista se a Bíblia é clara quanto à Divindade de Jesus Cristo? Não! A pessoa que lê a Bíblia, e acredita na mesma, tornar-se-á evangélica com naturalidade. Para tornar-se outra coisa diferente é necessário haver influências exteriores como por exemplo, tradições familiares (no caso católico) ou lições domiciliárias de preparação e lavagem ao cérebro (como no caso russelista).

Quando a Bíblia não chega para converter uma pessoa, e é necessário uma acção paralela, estamos mesmo a ver que as coisas não são genuínas. Isto não invalida a necessidade de o convertido aprender mais com a ajuda de outros crentes, livros evangélicos e, sobretudo, leitura bíblica!

O nosso Deus mandou escrever as verdades fundamentais para que não houvesse deturpações. As pessoas poderão ler essas verdades e chegar ao Deus que as mandou escrever. Quem foge disto não está de acordo com Deus nem com a Sua Palavra!

Não afirmo categoricamente que a fé evangélica seja a única passível de ser adquirida sem a intervenção de outras pessoas ou igrejas. O que afirmo é que ela é a única que pode ser adquirida através de uma leitura correcta da Bíblia.

As outras religiões e seitas, que afirmam basear-se na Bíblia, necessitam de explicações suplementares para que os seus prosélitos se tornem o que elas querem e não naquilo que a Bíblia diz. Nessa altura, os iniciados não estão a aceitar a Bíblia e a converter-se a Deus, mas sim a aceitar o clausulado doutrinário daquele movimento e a converter-se em prosélitos do mesmo!

(1) - R. F. Oliveira, “Heresiologia”, EETAD, Campinas, 1982, pg. 131

Autor do texto bíblico

Agostinho Soares

Sem comentários: