13 junho, 2008

PERGUNTA Nº 83

A Igreja da Unificação de Sun Myung Moon com os seus enormes casamentos colectivos pretenderá unir a família e reforçar o Cristianismo?

RESPOSTA

De facto, qualquer pessoa poderá pensar nesse sentido, uma vez que o verdadeiro nome dessa organização, fundada em 1954 em Seul (Coreia) é “The Holy Spirit Association For the Unification of World Christianity” (Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial). Para além disso, a organização afirma-se apoiante da tradicional família heterossexual, ideia essa que, felizmente, ainda é bem aceite por grande parte da população mundial.
Porém, as coisas não são exactamente aquilo que parecem. Para além dos procedimentos de fachada, e que os meios de comunicação não se cansam de divulgar, existem outras práticas e doutrinas que é necessário analisar.
Muitos movimentos, apelidados ou não de Igreja, apresentam aspectos aparentemente sadios. Compreendemos que assim aconteça; caso contrário a publicidade não funcionaria, ficando assim comprometido o seu crescimento. Por uma questão de precaução os movimentos e as religiões não dizem logo o que são, nem como actuam. Convém-lhes que as pessoas somente conheçam a realidade depois de estarem por demais envolvidas e “presas” ao sistema.
A “Igreja da Unificação” possui uma frente de recrutamento de discípulos. Sim, a publicidade entre a massa juvenil é normalmente feita por uma organização de estudantes chamada “CARP” que é a sigla formada pelas iniciais das palavras “Collegiate Association for Research Principles”. O nome soa bem assim como os convites que eles fazem para passar uma tarde no campo, com jogos, filmes e convívio com jovens de outras nacionalidades. O convite inclui um jantar em ambiente ameno. A juventude vai sendo cativada para este movimento, frequenta seminários e acaba por ler o livro de Sun Myung Moon, “Divine Principle”. Depois, no meio de todo aquele entusiasmo pela “obra” da organização os jovens, como que hipnotizados, costumam dar tudo para esse importante empreendimento.
Os aderentes vão dando tudo o que têm, influenciados pelo sistema e com a ideia básica do que aconteceu com a Igreja Primitiva em Jerusalém, em que os cristãos entregavam os bens à comunidade. Mas além do dinheiro dão também trabalho. Através desse trabalho voluntário (e grátis) dos seus seguidores, Moon tem construído um império multimilionário que inclui companhias de farmácias, fábricas diversas, bancos, publicações (incluindo “The Washington Times”) e outras indústrias.
Sun Myung Moon possui todas as condições para ser um empresário de sucesso. Os “empregados” trabalham com dedicação, interesse, muitas horas e... para cúmulo... sem receber salário! Que mais precisaria este homem?
Moon tem tido êxito nos negócios e na religião. Foi já considerado o mais importante líder espiritual surgido depois do guru Maharishi Mahesi Yogi da Meditação Transcendental. Vivia numa casa luxuosa nos Estados Unidos e era proprietário de uma empresa de venda de armas na Coreia do Sul. Todavia, parece ser um tanto avesso aos impostos pois já passou 18 meses em prisões federais por não pagar os mesmos.
Foi na Coreia do Sul onde Sun Myung Moon fundou a organização em 1954. Porém, os Estados unidos da América é que oferecem melhores condições a certos líderes e às suas actividades. Por isso ele fixou residência neste país a partir de 1973.
Vejamos agora um pouco da doutrina da “Unification Church” (Igreja da Unificação) e do seu líder. Tanto ele como os seus seguidores entendem que, por causa do pecado, o casamento de Adão e Eva foi imperfeito, ficando assim a salvação comprometida. Para eles, tudo o que é necessário para se obter uma boa salvação é um casamento perfeito. (Aliás, somente os casados teriam acesso ao Céu).
Como a organização vê tudo à base do sexo, concebe as histórias mais mirabolantes. Segundo Moon, Eva teria tido relações sexuais ilícitas com o Diabo o que provocou a queda espiritual da Humanidade. Mais tarde teve relações sexuais ilícitas com Adão provocando a queda física! Seria, então, necessário recuperar dessas duas quedas, promovendo uma salvação espiritual e uma salvação física.
Para resolver esta questão fundamental foi necessário vir à Terra um segundo Adão: Jesus Cristo. Porém, como Jesus foi traído pelos discípulos e condenado à morte, não teve tempo de consumar esse tão almejado casamento. Assim, os “Moonies” (seguidores de Moon) esperam um terceiro Adão que completará o casamento perfeito. Dizer que eles “esperam” poderá ser um tanto despropositado porque na verdade eles já têm o terceiro Adão no seu meio! E quem é que deveria de ser? O próprio Sun Myung Moon!
A Igreja da Unificação afirma que Jesus ainda conseguiu realizar a primeira parte da salvação, ou seja a parte espiritual. Diz que Jesus foi para o Céu, casando com o Espírito Santo, o que constitui uma enormidade, completamente descabida e despropositada. Quanto à salvação física, essa será realizada pelo terceiro Adão, o “messias” ou “senhor de segunda vinda”!
Ora aqui está mais uma pessoa e um sistema que vêem tudo mediocremente à base do sexo. Moon não andará muito longe de David Moisés Berg em questões sexuais, assim como as suas organizações respectivas, ou seja a “Igreja da Unificação” e os “Meninos de Deus”.
O rev. Moon chama-se a si mesmo o novo “messias” proclamando ter contraído um “casamento do cordeiro” com a actual (e terceira) esposa, chamada Hak Já Han em 1960.
Conforme os ditames da “Unification Church” (que não é igreja nem unificadora) os casamentos constituem e entrada para a “santa família”. Entretanto os jogos sexuais são uma parte da doutrina da salvação. A trindade que eles aceitam e defendem é : homem, mulher e Deus; a tal trindade que Adão e Eva não conseguiram formar devido à tentação diabólica de que foram vítimas!
Os casamentos colectivos e vistosos são preparados com antecedência. O actual casamento é combinado com uma cerimónia onde centenas de casais bebem vinho misturado com sangue do próprio Moon (imitação da Ceia do Senhor) e são borrifados com água (imitação do baptismo). A última parte do casamento é a cerimónia em que o Diabo é sacudido do corpo, na altura em que os noivos batem com um pau três vezes no seu par. Depois, os pares já casados ingressam na “família” e o rev. Moon e sua esposa tornam-se os “verdadeiros pais” de toda aquela gente!
Os “Moonies” ensinam que a Bíblia não é a verdade, ela própria, mas um livro de texto que ensina a verdade. Entretanto, o livro “Divine Principle” é considerado como as verdadeiras escrituras (supostamente reveladas directamente a Moon por Jesus Cristo). Eles acreditam na revelação contínua. Por isso Sun Myung Moon afirma: “Eu falei com Jesus Cristo no ‘World Spirit’. E também falei com João Baptista. Esta é a minha autoridade”. Ultimamente, a interpretação do Moon e os seus ensinamentos são considerados como sendo a final e absoluta fonte de autoridade.
Para além das interpretações bíblicas relativamente a Adão e Eva e das suas bárbaras conclusões, principalmente no que concerne à salvação, os Moonies têem outras saídas recambolescas. Por exemplo, no que se refere aos malfeitores crucificados juntamente com Jesus Cristo, eles entendem que o da direita representa a Democracia e o ladrão do lado esquerdo o Comunismo. (Moon foi torturado pelos comunistas na Coreia e daí o seu anti-comunismo). Afirmam também que a ressurreição não é o levantar dos mortos, mas aceitar a “Palavra de Deus” (I Cor. 15:12-20). Dizem também que a expressão “fim do mundo” apenas quer dizer “o mal terminará”.
Em 1976 o “New York Times” fez a seginte observação sobre Moon e a Igreja da Unificação: “Todos os membros da Igreja aceitam a teologia de Moon como verdade revelada; porém os de fora explicam isso como produto de uma mente confusa, mistura de Cristianismo Pentecostal, Misticismo Oriental, Anticomunismo, Psicologia Pop e Metafísica”.
O rev. Moon afirma que a organização possui três milhões de membros em mais de 120 países. Porém, este cálculo deve estar grosseiramente exagerado. Pensa-se que o número rondará apenas os 300 mil!
A igreja da Unificação tem muitas organizações com fins culturais e humanísticos como “The International Cultural Foundations, The International Conference on the Unity of Science and Professors’ World Peace Academy. Moon usa estas organizações para influenciar a vida política e orientar a opinião pública numa direcção conservadora. A “Unification Church” colabora com todos os géneros de grupos políticos, incluindo vários outros movimentos religiosos (Ex. Mórmons e Cientologia). Esta cooperação tem um pre-requisito: serem também anticomunistas.
O rev. Sun Myung Moon apresenta-se com muitos títulos de “profeta”, “messias”, “senhor da segunda vinda”, etc. No fundo ele reúne as duas características próprias de um falso profeta: interessa-se muito pelas finanças e vê tudo à base do sexo.
Os aderentes são enganados inicialmente e depois já não têm forças nem sabedoria para regressar. Esforçam-se nos trabalhos para ganhar o mundo inteiro para o rev. Moon e seu “Divine Principle”, mas ao mesmo tempo estão perdendo as suas almas.

Autor do texto bíblico

Agostinho Soares

1 comentário:

Daulto disse...

Noosa, o Sr. é um grande filósofo, deveria estar no lugar dele!