07 junho, 2008

Pergunta nº 20

Que mal tem a Magia? Sempre gostei de ver truques de Magia e não consigo entender as implicações que isso possa ter na vida espiritual das pessoas!

Resposta
A Designada “Magia” dos truques mecânicos não representa qualquer perigo para a nossa vida espiritual. Os seus executores são pessoas hábeis, rápidas na movimentação de mãos e usam material apropriado para o efeito. De outro modo não conseguiriam realizar as tais “proezas” que nos parecem de todo impossível.

Porém, este conjunto de truques mecânicos nada tem a ver com a Magia, propriamente dita, a qual se insere num conjunto mais vasto de actividades ligadas ao Ocultismo onde Satanás facilmente se movimenta. A Magia está tão próxima da Bruxaria que as mesmas se interprenetram, sendo difícil descobrir onde termina uma e começa a outra.

As palavras “mago” e “vidente”, que já tiveram outros significados, estão agora ligadas ao Ocultismo e aos seus mentores. Aliás, até o vocábulo “bruxo” já foi sinónimo de sábio e agora sabemos o que ele representa.

Segundo a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, Magia é a arte ou técnica de produzir efeitos benéficos e afastar efeitos maléficos pela manipulação de forças ocultas. Distingue-se da religião pelo facto de ser uma técnica manipuladora e não uma sujeição adorante.

A Magia como arte oculta, tem ligações, não só com a Bruxaria mas também com a Alquimia e muitas outras artes afins. Paracelso, alquimista do século XVI, afirmou: “A Magia tem poder para experimentar e compreender coisas inacessíveis à razão humana, porque a Magia é uma profunda sabedoria secreta, tal como a razão é uma profunda loucura pública”.

Muitas vezes confunde-se razão com loucura e dá-se a primazia ao que está errado. Esta afirmação de Paracelso faz-me lembrar o que Paulo escreveu aos crentes de Corinto: “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos” (I Cor. 1:23). Porém, “a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (I Cor. 1:25).

Para melhor atraía e cativar os prosélitos, este ramo do ocultismo auto-dividiu-se em Magia Branca e Magia Negra que, afinal, nada tem a ver com a cor da pele dos seus praticantes. Enquanto a primeira se esconde por detrás do manto da religiosidade, a Magia Negra age abertamente com as forças ocultas de Satanás, através de aspectos sobrenaturais e prodígios de mentira. Essas actividades têm sido encobertas com a capa de “ciência” ou “pesquisa”. Todavia, a Magia é uma técnica manipiladora que nada tem a ver com a religião nem com a investigação científica.

O mundo espiritual negativo está repleto de efeitos simbólicos. É o caso das “massagens magnéticas” passando as mãos a 5 centímetros do corpo do paciente e “operações cirúrgicas” sem cortar os tecidos como se realizam no Brasil e nas Filipinas. Isto para não falar desenvolvidamente no efeito simbólico das chamadas “pulseiras magnéticas”, que são autênticos amuletos nas mãos de quem as usa.

Não é por acaso que Deus proíbe a Magia, a consulta dos mágicos e dos mentores de modalidades afins. Em Deuteronómio 18:10, 11, diz: “Entre ti não se achará... nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoure iro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhaste, nem MÁGICO, nem quem consulte os mortos”. É que Deus sabe tudo, mesmo antes de o ser humano descobrir que tudo isto é oriundo do príncipe das trevas.

Os truques mecânicos de feira não oferecem qualquer perigo. Porém, devemos ter cuidado com a ilusão óptica onde já tem aplicação o Hipnotismo colectivo ou individual. Muitos dos modernos prestidigitadores já estudam “ciências ocultas” ou falsas ciências, ligadas ao Ocultismo satânico. É também difícil distinguir onde terminam os truques mecânicos e começa a ilusão hipnótica. Por exemplo, há duas espécies de levitação: A mecânica, realizada no palco, onde a “partner” é colocada sobre uma estrutura metálica em forma “zig-zag” (para meter e tirar o arco) que sobe quando se dá à manivela do lado de dentro. A outra levitação é realizada no meio dos assistentes sem qualquer artifício mecânico, mas pelo pode das trevas. Pertence já ao foro espiritual envolvendo forças ocultas.

Tudo o que ultrapassa o racional, intuitivo e científico pertence ao sobrenatural. E quanto ao sobrenatural e espiritual, já temos um Senhor, Todo-Poderoso, uma Bíblia que é a Sua Palavra e Jesus Cristo, o nosso Grande Salvador!

Autor do texto bíblico

Agostinho Soares

Sem comentários: