06 junho, 2008

O Deus de Abraão

Vamos ler no livro de Êxodo, cap. 3, versículo 2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? 4 Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! 5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. 15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração. 16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.

Cap. 6 2 Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu sou o SENHOR.
3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR, não lhes fui conhecido.

8 E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei como possessão. Eu sou o Jeová.

Livro de Hebreus, cap. 11 8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. 9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; 10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.

Gênesis cap. 12 1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Cap. 17 1 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.
3 Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou:
4 Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações.
5 Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.
6 Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.
7 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.
8 Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.
9 Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações.

Cap. 22 16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,
17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,
18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

Evangelho de João cap. 14 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.
8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Cap. 17 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.
25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.
26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. Amém. Vamos orar.


Senhor nós colocamos agora a nossa vida diante de Ti, pedindo que o senhor venha reavivar o nosso chamamento. Nós te agradecemos porque o Senhor nunca desiste de nós. Que o Senhor possa se revelar para nós mesmos nesta manhã, através da tua palavra. Que o Senhor possa completar a Tua boa obra que o Senhor tem começado aqui nesses dias. Por tudo nós te rendemos graças, e os nossos olhos ainda estão fixos em Ti. Nós queremos mesmo andar na Tua presença e sermos perfeitos, Senhor. Que o Senhor possa mesmo operar a Tua palavra nas nossas vidas edificando a Tua vida em nós, para que o Senhor mesmo seja conhecido aqui neste mundo. Nós pedimos a revelação da Tua palavra nesta manhã, e é em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.

Nós temos visto como Deus tem se revelado, como Ele revelou o seu Filho, a igreja, o Cristo, e como Ele se revelou a Moisés no meio daquela sarça e do meio da sarça Ele disse que era o Deus de Abrão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. De alguma forma, você vê que Abraão, ele é o começo da obra de Deus. Deus chamou um homem e através desse homem Ele vai abençoar todas as famílias da terra, vai fazer desse homem o povo na terra. Abrão, a palavra, significa pai e tudo vai começar em Abraão. Quando olhamos o propósito de Deus aqui na terra, vemos que tudo começa com o homem Abraão, que Deus escolheu. Abrão significa exatamente pai. Depois Deus mudou seu nome para Abraão, pai de nações. De alguma forma Deus soprou no nome dele, e foi escolhido, o primeiro a ser chamado, o primeiro que cruzou o rio. Ele se tornou o pai da fé, de todos aqueles que haveriam de crer no Senhor. Você vê que o propósito de Deus na terra, tudo começa com ele. Talvez nós devêssemos começar com ele, ao invés de Jacó. Primeiro Abraão, depois Isaque e depois Jacó. Mas quando nós olhamos o nosso retorno, olhamos para o nosso chamado celestial, é claro que Ele é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de teu pai, quando na primeira vez Ele falou com Moisés. Através de Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas, de alguma forma você vê toda a experiência que nós temos que passar. E hoje, talvez seja na seqüência que nós estamos considerando aqui mesmo. Primeiro essa obra de transformação nas nossas vidas, para nós vermos tudo aquilo que nós temos em Cristo, para depois então, o Filho nos conduzir ao Pai, quando então todas as coisas estarão sujeitas a Ele. Abraão, é o começo, é o primeiro que foi chamado. Nós lemos o chamado dele lá em Gênesis, cap. 12, onde vamos ver três aspectos desse seu chamado. 1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; O primeiro ponto na vida de Abraão, vai ser a terra. Deus vai mostrar para ele a terra. Vai para a terra que eu te mostrarei. Você às vezes não sabe essa terra ainda, mas Deus está dizendo que Ele vai te mostrar essa terra: “Eu te mostrarei essa terra”. você já a tem visto? Depois Ele diz: 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Uma terra e uma nação. E através desta nação, todas as outras nações serão abençoadas. Esse é o propósito do chamamento de Abraão: eu te mostrarei uma terra, vai para a terra que eu te mostrarei e farei de Ti uma grande nação. Foi dito ontem, uma nação que não será contada no meio das outras nações. Uma nação separada para através dela, Deus abençoar todas as famílias da terra. Todas as outras nações. E Abraão, como nós vimos em Hebreus, ele creu. Se torna o pai de todos aqueles que crêem. Está em Romanos cap. 4 16 Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós) Abrão significa pai. Ele é o pai de todos nós. 17 como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Então Abraão, pai de muitas nações ele foi constituído. Ele foi chamado. Em Gálatas, cap. 3, versículo 7 Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ele é o pai de todos os que crêem. Através da fé, Deus vai cumprir o seu propósito. Abraão creu em Deus, como nós vamos ver. E esse é o começo de todas as coisas: o chamado de Deus e uma resposta de fé. Por isso Abraão é o pai de todos aqueles que crêem e Deus o chamou para mostrar uma terra para ele, para constituir um povo, uma nação separada das outras nações, e daí para abençoar todas as nações da terra, você vê Deus revelando o seu propósito. Em Abraão nós vamos ver o propósito de Deus. A terra, esta nação, na terra, junto com a terra, abençoando todas as outras nações, aquele mistério que Paulo disse que esteve oculto, que em Cristo todos serão incluídos, nessa promessa de Deus. Esse é o propósito de Deus, e ele começa com esse chamado: Sai. Chamado para fora, como foi dito ontem. Você é amputado de uma determinada situação. Sai da terra, sai da parentela, vai para a terra que eu te mostrarei. Abraão vivia em Ur, na Caldéia, que era um lugar onde se adoravam ídolos, e ele então é chamado então para sair e ir para uma terra que Ele iria lhe mostrar, e aí eu farei de ti uma grande nação. Eu vou te abençoar, vou engrandecer o teu nome. Esse foi o chamado de Abrão. Sai daí, dessa terra. Esse chamado, nós vemos no livro de Atos, quando aconteceu este chamado, Abraão saiu de Ur, e parou em Harã. Quando ele saiu, nos versículos anteriores de Gênesis, ele saiu com o seu pai e com Ló, e esse primeiro chamado de Abraão lá em Atos, cap. 7, quando Estêvão estava falando ele disse no verso 2 Estêvão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, 3 e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que eu te mostrarei. O Deus da glória apareceu para ele lá na Mesopotâmia, antes dele sair. Esse foi o primeiro chamado de Abraão, quando o Deus da glória apareceu para ele, só que ele não foi para a terra de Canaã. Ele parou lá em Harã, e Deus o chamou de novo, e vemos em Gênesis aquele chamado que nós lemos no cap. 11 verso 31 que diz: 31 Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram. Talvez Abraão tenha compartilhado com seu pai, e ele resolveu ir junto. E saíram da Mesopotâmia, parar ir a Canaã, vieram até Harã, e ali habitaram. Habitaram no meio do caminho. “Vai para a terra que Eu te mostrarei”. Eles saíram e pararam em Harã. E ali habitaram. Depois vem o chamado que nós acabamos de ler e aí, no verso 4 diz: Gênesis 12 4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Esse é o segundo chamado. E você vê que em Abrão, Deus é o iniciador de todas as coisas. Foi Deus quem chamou Abraão. Não foi idéia dele sair de lá, mas ele parou na metade do caminho. Não foi o caminho completo. Deus chamou de novo. É muito fácil você lembrar do chamamento de Deus, da sua salvação, mas será que você está indo para essa terra que Deus quer te mostrar? Será que você já viu essa terra? Já peregrinou lá? Deus chama de novo, Deus tem um propósito, e aí, ele falou com Abraão, de novo. E Abraão saiu. Agora ele saiu de Harã, ainda levando a Ló. Depois iremos ver o que vai representar isso. Abraão vai ter que ser provado. E quando você segue o livro de Gênesis, você vê que em relação a este chamado, você vai ver que nos cap. que se seguem, Deus vai falar sobre esta terra. Abraão indo para a terra. Depois vai falar sobre o filho, o filho de Abraão, o filho da promessa. “Sai da tua terra e vai para a terra que Eu te mostrarei e eu farei de ti uma grande nação”. Essa terra Deus queria mostrar para ele, uma terra boa, espaçosa, que mana leite, que mana mel, terra da promessa, o propósito de Deus. Mas aí Ele precisava fazer aquela nação e chamou a Abrão de novo. Nós não podemos ficar no meio do caminho. Muitos chamados, eles saem. Os ídolos. Saem do mundo, mas eles param no meio do caminho. Eles de alguma forma, são resgatados. Lembram sempre da sua salvação, mas eles estão em Harã, e Deus chama você de novo. Tem mais. Sai de novo. Vai para a terra que eu te mostrarei. Ele tem um propósito, e aí Abraão saiu de Harã quando ele tinha setenta e cinco anos. E continuou a sua caminhada, e precisamos manter a visão e o propósito de Deus. Não podemos parar no meio do caminho. Quantos filhos de Deus hoje talvez não estejam lá em Harã? Saíram dos ídolos, ouviram o chamado de Deus mas perderam a visão. Mas Deus não desiste. Deus chama de novo. “Vamos. Eu tenho uma terra para te mostrar. Vai para a terra de Canaã”. E aí então nós não podemos esquecer da esperança e da grandeza do nosso chamamento. E o Senhor chama você: “vamos de novo”. E nós começamos a ver em Abraão pai, que o Pai é o iniciador de todas as coisas, e que Ele tem um propósito, e quer nos mostrar todo esse propósito. Então Abraão sai, 5 Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. Subir para a terra de Canaã. Abraão chegou na terra que Deus queria lhe mostrar. Depois de ter parado no meio do caminho, chegou, finalmente à terra da promessa. 6 Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. Vocês se lembram da história de Jacó, quando ele voltou. Quando ele foi, ele parou em Siquém, e aqui você vê que Abraão havia passado por todos esses lugares que Jacó teve que passar e em cada um deles, Abraão levantou um altar. Ele chegou na terra e foi em Siquém, onde nós vimos que Jacó voltou. Esse carvalho de More, significa conhecimento, e vemos que esse conhecimento tem a ver com a experiência que ele estava tendo. Vimos que Siquém significa ombro, a força, e ali então Abraão começou a conhecer a terra, começou a conhecer o poder de Deus e ele levantou um altar ali. 7 Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. O primeiro altar. Abraão chegou na terra e edificou um altar ao Senhor, ali na terra de Siquém. Ele começava a conhecer a Deus, o poder de Deus, como nós vimos lá em Jacó, e nós não vamos repetir isso, mas todos aqueles que começam a conhecer o poder de Deus, a obra de Deus nas suas vidas, eles não podem ficar só em Siquém, só nessa experiência individual. Eles têm que continuar como Jacó, que foi para Betel, Abraão continuou. Ele não morou em Siquém. 8 Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR. Esse é o segundo altar. Edificou um altar em Siquém, conhecendo o poder de Deus de uma forma e depois edificou um altar em Betel, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente. Ali ele armou a sua tenda. O que significa esse “Ai”? Ai significa um montão. E Betel significa a casa de Deus, uma edificação. É como se “Ai” fosse um monte de pedras - Tu és Pedro, tu és pedra - será que um monte de pedras, um monte de irmãos juntos, cumpre o propósito de Deus? Um montão de irmãos? Ai. E Betel. Vejam que ele precisa conhecer, como Jacó teve que conhecer, o Deus em Betel. “Eu edificarei a minha igreja”. Esse é o propósito de Deus. Abraão foi chamado para conhecer o poder de Deus na vida dele, mas para conhecer o poder de Deus na sua casa, edificando a sua casa. Ele tinha que abandonar aquele montão e olhar para Betel. Ali Abraão começa a entender o propósito de Deus e nos edificar juntos. É um propósito. Abraão é o pai. Mesmo que ele conheça o poder de Deus lá em Siquém, todos os poderosos - e há muitos aí, Ninrode, poderoso na terra. Nós temos que abandonar a nossa individualidade. Temos que ser cortados como Jacó foi cortado na nossa força natural, para que nós possamos ver a edificação de Deus, a obra de Deus. Ele tinha um montão de um lado, e de outro lado, Betel. Ele tinha que dar as costas para aquele montão, para tudo o que é construído de acordo com a velha criação, com a velha natureza, para que Deus edifique do jeito Dele. “Eu edificarei a minha igreja”. Betel, é a casa de Deus. E ali então você começa a ver o chamamento de Abraão. Depois no verso 18 do cap. 13, você vê o próximo altar que ele fez. Nós vamos voltar depois no começo do verso 10. Cap. 13 18 E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR. Quando nós vimos a caminhada de Jacó, só mencionei e não lemos o texto, mas Jacó, depois de voltar e passar por Siquém, voltar a Betel, lançando os deuses fora, chegou em Hebrom também, neste mesmo lugar que Abraão vai depois. Vamos ver que Abraão para chegar em Hebrom, ele teve que passar por alguns testes, algumas provas, em relação à Ló, que depois nós vamos ver. Mas em Hebrom, significa aquela posição de comunhão. Ele chegou em Hebrom, e ali edificou um altar ao Senhor, que significa ele viver essa vida do Senhor na casa de Deus. Não basta você chegar em Betel e ver a edificação de Deus, e ver que o Senhor está edificando a sua igreja. É preciso que você viva essa vida, que essa vida seja uma realidade para você, que você participe, que essa vida flua, que haja comunhão verdadeira. Então Abrão foi habitar junto aos carvalhos de Manre, em Hebrom, e ali edificou um altar ao Senhor. Esse Manre, significa gordura, significa força: aquilo que não é possível individualmente, quando nós só conhecemos a posição em Siquém, o poder de Deus. Vai ser possível na comunhão dos irmãos. Nós começamos a reconhecer que sozinhos nós não podemos fazer nada, que não cumpre o propósito de Deus. Então Abraão moveu-se lá para Hebrom. Pulei um trecho no meio aqui, mas se for lido, depois que Abraão estava em Betel, ele se moveu para o sul, e para o sul, você está indo no rumo do Egito. Depois, entrou no Egito. Se você não se mantém na casa de Deus, você fracassa, e depois Abraão, teve que voltar em Betel. Não vou ler tudo mas no cap. 13, verso 3 Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, 4 até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR. Ele abandonou a posição dele na casa de Deus, desceu ao Egito, onde fracassou, e nós vamos ver o que aconteceu, e teve que voltar a Betel. Se nós não vermos a edificação de Deus, a nossa posição nela, que nós precisamos uns dos outros, como foi dito ontem, não temos mais ninguém. Nós só temos uns aos outros. Se você desceu ao Egito, vai dar problema, e você tem que voltar a Betel. Foi depois de Betel, e teve um outro problema com Ló, que ele chegou a Hebrom. Então tudo tem que ser na casa de Deus, através da comunhão. No Novo Testamento, em Efésios cap. 4, ele fala sobre essa edificação. No verso 14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Tudo isso vai acontecer quando abandonamos a nossa posição na casa Deus. 15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Voltando no cap. 12, quando Abraão desceu para o Egito, o que foi que aconteceu? Havia fome naquela terra, e Abraão desceu ao Egito. Vimos que com Isaque, Deus não permitiu que ele fosse ao Egito. Jacó desceu debaixo da vontade de Deus, e Abraão, mesmo tendo sido chamado por Deus, ele foi ao Egito, e ali, você vê que ele mentiu. Ele disse que a Sara era irmã dele, o Faraó o repreendeu, e ele teve que voltar. Esse foi o primeiro teste de Abraão, em relação à terra. ele não permaneceu lá. Quando apareceu um problema ele foi ao Egito, e ali, ele fracassou, ele mentiu. Sempre que nós abandonamos a nossa posição para flertarmos com o mundo, nós vamos ter problema, igual Abraão teve. Gen cap. 12 10 Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. 11 Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; 12 os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. 13 Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida. Ele começou a mentir para poder ir lá no Egito, para viver no Egito, uma vida de mentira, mas mesmo assim o propósito de Deus permanece e lá ele teve que voltar. Ele saiu do Egito, como nós vimos no cap. 13, Faraó o repreendeu, e no cap. 13 1 Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. Ele voltou para a posição que Deus o havia chamado. E o segundo teste vem logo em seguida. É com Ló. Abraão se enriqueceu, seus rebanhos se multiplicaram, os de Ló também, e havia disputas, contendas entre os pastores de Abraão e os pastores de Ló. “Sai da tua terra e da tua parentela”. No que se refere à salvação, claro que a salvação é para todos, mas no que se refere ao chamamento de Deus, na sua vida, muitas vezes você não pode levar todos. Vai dar problemas, e você precisa manter a visão do seu chamamento e aí Abrão confiou plenamente no Senhor e disse a Ló: 8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. 9 Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. Abraão confiou completamente em Deus, e Ló olhou e viu as planícies do Jordão, férteis, verdes, e ele foi para lá. Ele escolheu segundo o padrão desse mundo. Ele viu a exuberância desse mundo e queria lá. E Abraão virou-se e caminhou para Hebrom. Ele foi para as montanhas. Ele permaneceu naquela posição, e aí você vê o que Deus falou com ele, ou seja, Abraão confiou em Deus, em relação à sua promessa. E no verso 14, disse o Senhor a Abraão depois que Ló se apartou dele. 14 Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; 15 porque toda essa terra que vês (o que é que você vê?), eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. 16 Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. 17 Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei. Será que você sabe o tamanho dessa terra, e que terra é essa? Então mudou Abraão as suas tendas e foi habitar em Hebrom. Ele ficou na comunhão. Ele viu o tamanho da terra, porque ele permaneceu ali, ele confiou em Deus. Olhe a terra! E Ló desceu para as planícies, para o lugar da prosperidade, e quando Abraão escolheu confiar em Deus, Deus falou com ele: Olhe para o norte para o sul, para o oriente, para o ocidente. Percorre a terra. Eu vou te dar essa terra. Quando você permanece na comunhão da igreja, você vai ver uma terra enorme. Você vai ver que terra é essa. A revelação de Deus, o Filho, a igreja que vai ter a ver com o filho, e o Cristo. Você vai ver a promessa de Deus, e Ele fala para você percorrer a terra. Talvez nós consigamos um pouco, e essa então foi a segunda prova de Abraão. Se você for herdar essa terra, você vai ter que passar por algumas situações. Será que quando tiver fome, você vai no Egito? Quando o Ló, começar a brigar com você, tem que reconhecer o direito dele. Você vai deixar ele escolher? Mas ainda tinha mais. Quando o Ló desceu, não vamos ler tudo, aqueles reis vieram, a batalha dos reis que vieram e prenderam Ló, e o levaram cativo. Abraão, poderia ter dito: “Ló fez isso comigo, ele que se vire”. Mas não foi assim com Abraão. Mesmo aqueles irmãos nossos que não permanecem nessa posição, nós o reconhecemos como nossos irmãos. Nós os abençoamos, e Abraão ajuntou todos os homens e foi lá resgatar a Ló. Ele reconhecia Ló como irmão. Se você tem alguma queixa contra algum irmão, algum problema desse tipo, se você não reconhece a posição dele como irmão, não entre na batalha. Abraão só pode entrar na batalha porque ele possuía um coração livre. Não tinha nada contra o Ló e foi. Mesmo quando nossos irmãos erram para conosco, nós o reconhecemos como irmãos e ainda oramos e ajudamos no que eles precisarem. Mesmo se eles vão para Sodoma. Nós não vamos com eles. Nós não comungamos com o que eles estão fazendo. Nós ficamos em Hebrom, mas nós ainda oramos por eles, nós o ajudamos. Essa era a posição de Abraão. E se não é dessa forma, não entre na batalha, e quando ele saiu da batalha, resgatou a Ló e todas as coisas que ele haviam levado, e vem o terceiro teste na terra. Ficar com os despojos do rei de Sodoma. Você ainda querer levar alguma vantagem nas coisas deste mundo. Será que você já viu a terra? Mas Deus é o Pai. Ele inicia todas as coisas, e antes de Abraão encontrar-se com o rei de Sodoma, ele aprendeu alguma coisa tremenda, e antes dele chegar junto ao rei de Sodoma, Melquisedeque - o rei de Salém - foi ao encontro dele, levando pão e vinho. Melquisedeque falou com ele: Gênesis 14:19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; Olhe o carinho de Deus com Abraão e com cada um de nós. Antes de você encontrar o rei de Sodoma, o rei de Salém, vem para você, te abençoa, e diz: o Deus altíssimo, o criador dos céus e da terra. Você não precisa nada de Sodoma, porque o Deus Altíssimo, o criador dos céus e da terra. E quando Abrão, quando chegou perto do rei de Sodoma, o que foi que ele falou? Onde que ele aprendeu isso? Abrão respondeu ao rei de Sodoma: Levanto a minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o criador dos céus e da terra. Abrão tinha aprendido. O rei de Salém foi encontroar-se com ele, o abençoou, e disse, o criador dos céus e da terra. E aí então Abrão não quis nada. Não tenho nada com as coisas do rei de Sodoma. Nada com este mundo. Nós somos chamados para fora deste mundo. Eclésia. Fora. Gênesis 14:23 e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; Esse é o chamado de Deus. Esse é o teste de Abrão para a terra. Ele é o pai da fé. Você creu? Você vai herdar esta terra? Você vai ter que passar por este teste. Você vai descer ao Egito? Você vai deixar o Ló escolher? Vai subir para Hebrom? Vai pegar alguma coisa de Sodoma? Aproveitar alguma correiazinha de sapato? Ou uma capa de prata, igual Acã fez? Não, porque você vai conhecer o Deus altíssimo, o criador dos céus e da terra. E Abrão venceu todos esses testes, apesar dele ter descido ao Egito. Ele voltou para a posição dele, e Melquisedeque nós não vamos falar nele agora. Essa primeira parte, na vida de Abrão tem a ver com a terra. Para que você possa receber essa herança, você precisa conhecê-la, você precisa esquecer deste mundo, e Deus vai falar: Olhe a terra! Percorre ela.
E a partir daí, no cap. 15, você tem a segunda parte. Primeiro a terra, depois o filho. E aí, 1 Depois destes acontecimentos, (depois de você conhecer essa terra, depois de passar esses testes) veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Abrão deveria estar com medo. Ele havia vencido todos aqueles reis, se você ler o texto anterior. Eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo, e aí Abrão falou com Deus. Abrão não é Jacó, é o pai da fé, mas vejam o que foi que ele falou: 2 ¶ Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Deus ouve quando você fala. Deus ouviu Abrão. Como é que eu vou fazer, Senhor? E falou mais: 3 Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro, ao que lhe veio a palavra do Senhor. Abrão falou, Deus ouviu, e agora Deus vai falar e Abrão vai crer. Você fala, Deus ouve, Deus fala, você crê. Abrão é o pai da fé. Ele falou, Deus ouviu. Agora Deus vai falar: 4 A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. 6 Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça. Olha para o céu. Olhe para terra, norte, sul. Agora olhe para o céu Abrão. O que é que você está vendo Abrão? Conta as estrelas! Conta! Você está vendo Abrão, se as pode contar. Assim será a tua descendência. Olhe a terra Abrão. Olhe as estrelas Abrão. Veja. Ele é o pai da fé, mas Deus é o pai de todas as coisas. Ele nos dá, nos ajuda até nós crermos. Olhe as estrelas. Imagina o Abrão saindo da tenda, de noite, não havia Cemig, não tinha nada. Ele, olhando o céu. Estava igual ontem aqui. Uma maravilha, tudo escuro. Não dava para ver as estrelas. Se desse! Aqui no Retiro mesmo, quando você olha para o céu, é diferente lá de Belo Horizonte. Já olharam? Lá deveria ser mais ainda. “Conta as estrelas e assim será a tua descendência”. Essa palavra aqui, é a palavra que o irmão usou ontem: semente. Assim será a tua semente, como Paulo disse lá em Gálatas, cap. 3. O seu descendente assim será. Ele vai levar muitos filhos à glória. O propósito de Deus, o chamamento de Deus. Olhe Abraão. Veja! E creu Abrão no Senhor, e o senhor imputou-lhe isso como justiça. Abrão creu no Senhor e isso lhe foi imputado como justiça. Abrão falou, Deus ouviu. Deus falou, Abrão creu na palavra de Deus. Deus havia falado, mas Abrão queria saber mais. Ele falou mais e perguntou como é que isso aconteceria, de como que ele herdaria essa terra, porque Deus reafirmou a promessa aqui. 7 Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra. 8 Perguntou-lhe Abrão: SENHOR Deus, como saberei que hei de possuí-la? Eu Sou o Senhor. Eu Sou. O filho, a igreja, a cruz. A terra, o filho, a cruz. Abrão. Pegue aí duas aves, corte-as no meio. Quer saber como vai ser? É a cruz. E Deus falou com Ele. 9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho. 10 Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves. Você quer saber como vai ser? Eu não vou ler o texto todo, mas no verso 17, é interessante: 17 E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços. E aí Deus fez uma aliança com ele, uma aliança na cruz. Elas foram partidas, os antigos faziam alianças assim. Separavam e andavam no meio, os que estavam fazendo a aliança, fazendo um oito ou o infinito, e Abrão ficou esperando. Vieram trevas, aves de rapina, e ele viu fogo fumegante, uma tocha de fogo, ou seja, o Senhor fez a aliança e Abrão viu e aí uma coisa tremenda que Deus falou com ele. Naquele mesmo dia o Senhor fez um pacto, aliança em outras traduções. Aliança com ele. Aliança na cruz. Nós não temos tempo para entrar nos detalhes aqui disso, mas você quer saber como vai ser? Cruz. E assim como ele teve que passar por alguns testes, em relação à terra, vai ser diferente em relação ao filho. E o primeiro teste, está no capítulo seguinte, 16, que nós também não temos tempo de ler, mas esse é o principal teste, talvez. Ele não esperou o operar de Deus pela fé. Tudo deve vir de Deus. Ele é o iniciador de todas as coisas. No princípio, Deus. No princípio era o Verbo. O Verbo estava com Deus, o Verbo era Deus e todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nada que Ele não inicie não serve. Ele é o Pai, Ele inicia tudo, ele chama Abraão, chama de novo se preciso for, mas Ele é o Pai, e Abraão - aí tem a história da Hagar que nós não vamos ler em detalhes - mas o que é que acontece quando você inicia alguma coisa que não foi iniciada por Deus, como diz lá em Gálatas? Obra da carne. Vamos ler. Nós não vamos ler a história de Hagar. Muitos já conhecem, e quem não conhece pode ler depois. Vamos ver em Gálatas cap. 4 23 Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. Ou seja, quando Hagar foi dada por esposa a Abraão, para gerar um filho, não foi Deus quem iniciou isso. Obra da carne. E aí você vê então, Sara e Abrão ajudando a Deus. Deus aguarda o dia em que nós reconheçamos, em que nós confessemos que nada podemos fazer. Absolutamente nada. Você não pode iniciar nada, porque Ele é o Pai. Ele inicia tudo. É muito fácil você fazer as coisas sem esperar. Você gerar alguma coisa através de Hagar é fácil, é rápido. Mas para gerar Isaque, para gerar o filho da promessa, tem que esperar. Esperar o quê? Deus iniciar, Deus agir, Deus fazer, segundo a promessa de Deus, no tempo de Deus, pelo operar de Deus, senão não serve. Ismael foi gerado de uma fonte errada, em um tempo errado. Quantas coisas não acontecem assim? O tempo irmão, é a prova espiritual mais difícil, mas Deus faz tudo formoso no seu tempo, segundo a sua promessa, segundo o seu operar, segundo o seu iniciar, porque Ele é o Pai. E não basta nós conhecermos a operação do Espírito Santo nas nossas vidas, a herança que nós temos em Cristo. Nós precisamos saber que tudo vem do Pai. Ele inicia tudo, porque Ele é o Pai. E aí, quando você vê em Romanos cap. 4, verso 18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, 21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. 22 Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça, lá menciona novamente uma justificação de Abraão pela fé, que nós não vamos ter tempo de entrar nos detalhes. Deus esperou Abraão não ter condição de iniciar nada. Essa imputação de justiça não é aquela primeira, quando ele ouviu a palavra de Deus e olhou as estrelas. Mas veja que depois daquele problema de Ismael, Deus ficou treze anos sem falar com ele. Depois, voltando em Gênesis, cap. 17, e é interessante porque aqui não menciona que Abraão se arrependeu, mas sim que Abraão valorizava Ismael, quando Deus voltou a falar com ele depois de treze anos. Aqui Deus fala que Gênesis 17 1 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. 2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Pare de iniciar qualquer coisa. E Deus falou com ele sobre o quê? A circuncisão. Também não vou ler todos os textos, mas você pode ler no Novo Testamento, em Filipenses, cap. 3, verso 3, Colossenses cap. 2, versículo 11. Nós não confiamos na carne. Tem que cortar fora. Nada que a carne inicia, serve. E Deus fez uma aliança com ele. Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Aqueles que andam na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Em Abraão você vê o padrão de Deus. No filho, nós vamos ver essa vida em nós que vai viver esse padrão em nós. Mas em Abraão você vê o Pai. Anda na minha presença. E aí depois dessa questão da circuncisão, nós não vamos detalhar, mas tem a ver também com a cruz, Deus fala com ele no verso 15, e aqui também tem a mudança do nome dele. 15 Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. 16 Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela. 17 Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? Tem gente que acha que Abraão riu de Deus. Eu não acho. Eu acho que ele riu dele mesmo. “Agora eu não posso iniciar nada”, mas ele creu, e por isso em Romanos fala que ele foi justificado. Sara foi abençoada. Você vê que quando ele entrou no Egito, qual que foi a mentira dele? Ele quis separar a Sara: “Ela é minha irmã. Eu fico para cá e ela fica para lá”. Abraão creu. Sara, a graça de Deus. Você não pode separar a fé da graça. Não tem como. E Abraão riu. Muito interessante. Ele perdeu a esperança nele mesmo, mas mesmo que ele não via nada, como nós lemos lá em Romanos no cap. 4, ele não podia iniciar nada, mas Deus falou, e ele creu, e isso lhe foi imputado por justiça. E aí, por causa disso, ele começa a se tornar amigo de Deus, e você vê que Deus vai visitá-lo. Imaginem Deus vindo aqui na terra com dois anjos, e o primeiro lugar que ele vai é em Hebrom, em Manre. Ele vai lá nos carvalhais de Manre, em Hebrom, no meio da comunhão. O Senhor habita na comunhão dos santos. Ele foi lá, e aí temos toda aquela questão da intercessão por Sodoma. Agora Abraão pode interceder e vem o próximo teste de Abraão, quando ele aprende interceder, e em relação a essa intercessão por Sodoma, cap. 20 de Gênesis, quando Abrão tem que orar pelas mulheres estéreis da casa de Abimeleque. Ele tinha a promessa de Deus, a mulher dele não podia gerar filhos, ele tinha que orar para as outras gerarem filhos. Esse era o teste dele. Você tem que orar para os outros terem o que você não tem, mas Deus falou que você vai ter. É assim. Difícil? Se você quer conhecer o filho, gerado segundo a promessa, é assim. Esse foi o segundo teste - orar pela casa de Abimeleque. Lá foi que ele cometeu o segundo erro de separar a Sara, mas não tem jeito de separar a Sara. Para o propósito de Deus se cumprir a fé e a graça andam juntas. Não pode separar a Sara. Então você vê que ele foi repreendido pelo Abimeleque e aí você descobre que a raiz desse problema que foi tratado nesse teste, de onde que veio? Lá da Mesopotâmia. Ele havia combinado com a Sara quando ele saiu da Mesopotâmia. Raízes antigas, que impedem você de abençoar, de orar pelas pessoas. Ele orou pelas mulheres da casa de Abimeleque, para elas terem filhos, embora ele próprio ainda não os tinha através de Sara. Você quer conhecer o filho da promessa? Depois Ismael foi expulso depois que Isaque foi desmamado. Até Abimeleque reconheceu que Deus estava com ele, e veio o terceiro teste do filho. E você tem o quarto altar. Mencionamos o altar em Siquém, em Betel e em Hebrom. Agora vem o próximo teste. Isaque nasceu. Isaque se fortificou. Foi desmamado. Ele é o filho da promessa. Muitos anos Abraão aguardava e segundo a palavra de Deus, se você ler aí, ao tempo determinado, Sara teve o filho. Nós não vamos ler todos os textos mais, mas depois que Isaque nasceu, que você recebe toda a sua herança em Cristo, que você tem essa visão do que é seu em Cristo, do que Cristo está em você, mas o Pai, continua sendo o Pai. Isaque nasceu, mas Deus é Pai, e aí então Deus fala com ele: Gênesis 22:2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Você começa a ver que essa questão da cruz, da igreja, da terra, do filho, é alguma coisa que está profunda no coração de Deus. Vai à terra de Moriá. Ele vai ter a experiência de conhecer a ressurreição, o poder. Você não pode falar da cruz sem a ressurreição, como não pode separar Sara do Abraão, a fé da graça, você não pode separar a cruz da ressurreição. Então nós não temos tempo, mas se você ler Gênesis 22, capítulo tremendo na palavra de Deus: e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto. Mas você vai queimar as promessas de Deus? Vai gastar as promessas de Deus? Deus é poderoso para manter as suas promessas, para cumprir o seu propósito. Se você não conhece o poder da ressurreição, como que você vai conhecer o Cristo de Deus? Cap. 22. É algo tremendo. Nós não podemos ficar só no Isaque. As promessas dependem de Deus, não do Isaque. Isaque chegou, mas a promessa é de Deus. Nossas experiências em Cristo, não devem fazer que nós esqueçamos que Deus é Pai. Ele inicia todas as coisas, que Ele cumpre todas as suas promessas. Que ele vai nos dar a terra, que Ele vai nos dar a Cristo. Você já viu o tamanho de Cristo? Você já olhou a terra? Ele é Pai. E aí você começa a conhecer o Deus da ressurreição, como diz em Hebreus 11 19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou. como de alguma forma sintetiza esse cap. 22 de Gênesis. Embora não possamos entrar nesse cap. 22 agora, se o Senhor permitir, amanhã, na hora que nós lembramos do Senhor, talvez nós possamos voltar a ele. Mas Ele era o poder da ressurreição, do Deus da ressurreição, que levantou o nosso Senhor dos mortos. Nada podemos segurar da ressurreição. Solte. Perca as promessas de Deus, porque você precisa conhecer o poder da ressurreição. Nós precisamos conhecer a Deus. E aí então, se nós vermos o que vai acontecer em 1ª Coríntios cap. 15 verso 23, que nós lemos no primeiro dia em que chegamos aqui, no primeiro estudo. 23 Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. 24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. As portas do Hades não prevalecerão contra a igreja. 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. 28 Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. Nós não temos tempo de ver aqueles textos que nós lemos no Evangelho de João, mas eu gostaria de encerrar lendo no cap. 20, e Felipe disse: João 14:8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Eu gostaria de encerrar então, com a oração de Jesus em João cap. 17 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; Abraão é o pai da fé. Jesus está orando por nós, por aqueles que pela palavra hão de crer em mim, 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. 24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. 26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Nós possamos conhecê-lo através dessas experiências dos patriarcas, e possamos realmente tirarmos as sandálias dos nossos pés, porque essa terra é muito santa. Vamos orar. Amém.

Senhor nós pedimos a Ti Senhor, que o Senhor opere estas tuas palavras nas nossas vidas, para que nós possamos crer. Nós temos falado, o Senhor tem nos ouvido Senhor. Fale agora para que nós creiamos Senhor. Senhor. Mostra-nos esta terra. Abra os nossos olhos, mostra-nos as estrelas no céu. Deus nos livra de querermos iniciar as coisas, de pararmos no meio do caminho, de desfrutarmos tanto do que o Senhor tem nos dado no teu filho, e esquecermos a grandeza do teu chamamento. Deus, que o Senhor complete essa obra, que nós possamos andar todo o caminho, sabendo que o teu propósito não pode ser frustrado. O Senhor, que é o Deus todo poderoso, não ensine apenas às crianças aqui a andarem diante de Ti Senhor, mas que o Senhor ensine a cada um de nós, a andarmos na Tua presença, e sermos perfeitos Senhor. Que o senhor faça o nosso caminho como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, até ser esse dia perfeito. Nós encomendamos essas palavras a Ti Senhor, para que o Senhor opere nas nossas vidas, e é em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.

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