04 junho, 2008

Eu também Sou PECADOR

O pecado não apenas dominou todos os homens, como também dominou e corrompeu o homem todo.
Trata-se de uma convicção e confissão, muito importante e indispensável, a todo o ser humano. Esta é uma das tarefas do Espírito Santo: convencer cada um que é um pecador entre os pecadores. Foi isso que Pedro queria dizer a Cornelio quando este se prostrou diante dele, quando levantando-o, lhe disse: "Levanta-te que eu também sou homem." (Actos 10:26).
Todos somos pecadores, pois todos pecamos, seja qual for o grupo social a que pertençamos (Romanos 3:23). Somos diferentes uns dos outros, em variados aspectos da vida. Há desigualdades que nos distinguem fisicamente, financeiramente, intelectualmente e moralmente. Estas diferenças prolongam-se nas várias capacidades que temos. Porém todos somos iguais na condição de pecadores. Deus a todos encerrou sob a desobediência, para com todos usar de misericórdia. Desta forma cada um deve considerar-se e confessar-se pecador.
SENDO PECADORES TODOS FALHAMOS
O sábio Salomão disse estas palavras: "Não há homem que nunca peque"(I Reis 8:46).
O pecado não apenas dominou todos os homens, como também dominou e corrompeu o homem todo. O profeta Isaías afirmou que desde a planta do pé até à cabeça, tudo está contaminado (Isaías 1:6). Por seu turno o salmista David declarou que ninguém nascido de mulher é puro, em pecado somos gerados e concebidos (Salmo 5 1:5). O apóstolo Paulo considerava-se a si mesmo o principal, ou seja, o maior de todos os pecadores (Ia Timóteo 1:15). Não importa a diferença ou o tipo de pecados em que nos envolvemos, cada um é pecador. Infelizmente muitos fazem a oração do fariseu: "O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens (...) nem ainda como este publicano." (Lucas 18:11).Jesus veio exactamente para salvar os pecadores, o que significa fazer expiação pelos pecados, sofrer a pena como se tivesse Ele próprio cometido o pecado, para depois nos poder perdoar e arrancar à sua força.
POR QUE SOU PECADOR PRECISO DA MISERICÓRDIA DIVINA
Esta foi a oração do publicano, sem ter coragem de levantar os olhos ao céu: "O Deus, tem misericórdia de mim pecador!" (Lucas 18:13). Jesus declarou que ele desceu para sua casa justificado. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos e continuarmos de pé, conforme se encontra expresso no livro de Lamentações capítulo três e versículo vinte e dois. Nós anunciamos uma misericórdia que já experimentámos muitas vezes. Este gesto humilde de apelar à misericórdia divina é apreciado pelo próprio Deus, quando é feito com sinceridade. O apóstolo Paulo considerava-se feliz pelo facto de ter alcançado misericórdia, face a toda a maldade que cometera (Ia Timóteo 1:13).
POR SER PECADOR NÃO POSSO OLHAR OS OUTROS COM SUPERIORIDADE
O profeta Isaías condenava severamente aqueles que se julgavam melhores e superiores, e diziam para os outros: "Fica onde estás, não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu." (Isaías 65:5). Jesus tem um recado para quem sofre desse inchaço: "nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." (Apocalipse 3:17).
Aos olhos humanos os nossos pecados podem parecer mais benignos, mas aos olhos de Deus todo e qualquer tipo de pecado é pecado, e exige arrependimento, confissão e abandono (Provérbios 28:13).
Todos nos encontramos rodeados pelo pecado, na medida em que ele bate à porta de todos nós, inclusive bateu forte à porta de Jesus. Mas Ele nunca pecou, nem na Sua boca se achou engano, para por Si mesmo fazer oferta pelos nossos pecados (Hebreus 5:3).
É porque temos consciência de sermos pecadores que devemos ajudar os que caiem em pecado (Gálatas 6:1). No entanto isso não pode significar nem implicar permissividade ou desculpa - bilização. Devemos ter um sentimento de compaixão e amor para com os que falham e suplicam perdão e misericórdia. Os judeus que pediam o apedrejamento de uma mulher adúltera, foram forçados por Jesus a lembrarem-se que também eram pecadores. A estes homens não faltava razão, mas misericórdia.
POR QUE SOU PECADOR PRECISO DE JESUS A CADA DIA
Jesus não é apenas perdoa dor na hora da conversão. Ele é sempre o nosso perdoa dor e restaurador. O apóstolo João exortava os crentes a não pecarem, mas se porventura pecassem, lembrava-lhes que temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo (Ia João 2:1). Ainda que o crente caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a Sua mão (Salmo 37:24). Jesus é tanto o nosso Salvador como é também o nosso amigo permanente. O profeta Jeremias, da parte de Deus, convidava o povo que voltou ao pecado, nestes termos: "Tu te maculaste com muitos amantes, mas ainda assim, torna para mim, diz o Senhor." (jeremias 3:1). Deus não ama apenas os crentes fiéis. Ele continua a amar os que se tornam filhos pródigos. Nenhum crente depois de convertido torna-se impecável ou isento de pecar, pelo contrário o pecado continua a rodear-nos com muita força (Hebreus 12:1).
3 - JESUS CRISTO E A ÚNICA SOLUÇÃO
O seguidor de Jesus Cristo necessita fortalecer-se pela Palavra de Deus, pela oração e na comunhão dos irmãos, de modo a manter-se forte. Não se aproximando demasiado das áreas que facilitam ou instigam a pecar. O pecado não é invencível. Quando a Palavra de Deus habita em nós e é reverenciada, ela capacita-nos para vencer (7 João 2:14). Somos mais que vencedores por Aquele que nos amou (Romanos 8:37). Não é o facto de sermos crentes que nos garante a vitória, mas a vigilai nunca facilitar com o pecado, cresce e torna-se invencível. De in apetecível pois torna-se doce, pon consequências são sempre amargura pecado no início tem a aparência teias de aranha, mas pouco a p transforma-se em autênticos cabe aço.
José venceu, porém David cá razão é que um vigiou e orou, e outro facilitou e confiou demais nas suas próprias forças e capacidade Caro leitor lembre-se que também é um pecador... preciso; salvação e perdão que só Jesus lhe j dar.
Não seja demasiado exigente e com os que erram, pois você também um pecador.
Afaste-se dos ambientes enfraquecem a sua resistência espírito pois você também é de barro.
A grande diferença é que uns pecadores perdoados e sal enquanto outros continuam como pecadores perdidos, a quem faz conversão e a salvação que unicamente por Jesus. Que cada possa dizer com confiança: eu também sou pecador, mas um pecador salvo
Autor do texto Bíblico;
Manuel S. Moutinho

Sem comentários: