25 junho, 2008

Corrupção em Portugal

Quando a corrupção não é devidamente enfrentada e contrariada por cada cidadão pelo Estado, a nação pode mergulhar numa depravação e perversão generalizada.

"O SENHOR Deus tem uma acusação a fazer contra o povo que país. Escutem, israelitas, o que Deus está dizendo: - Não há sinceridade há bondade, e ninguém neste país quer saber de Deus.

Juram falso, mentem, matam, roubam e cometem adultério. Os assassinatos aumentam.

Por isso, a terra ficará seca, e tudo o que vive nela morrerá. I animais, as aves e até os peixes."

Corrupção não despensa exemplo, o demoradíssimo Apito Dourado), corre autarquias (as suspeitas sobre a Câmara Município; entre outras), corri economia (a fuga ao problema transversal sociedade), corrupção (começa a ser cada vez rr vermos figuras políticas; arrastadas para a barra de de forma lamentável e própria justiça não és maré negra da corri quase prática comum a segredo de justiça. Segundo o Diário E

Nos tempos do profeta O seias, Israel era uma nação corrompida. Reinava a mentira, o roubo e o crime, ou seja, o abuso da autoridade (pública ou privada) por benefício próprio, era comum. Este é um facto que devemos considerar, quando a corrupção não é devidamente enfrentada e contrariada por cada cidadão e pelo Estado, a nação pode mergulhar numa depravação e perversão generalizada.

Nos nossos dias, em Portugal, o quadro não parece muito diferente. Correndo o risco de estar desactualizado quando o artigo for lido, seria para mim fácil citar vários títulos de jornais que revelam a corrupção nos mais diversos sectores da nossa nação:

Novembro de 2005, "o criminalidade económica e financeira consolidou-se em Portugal". Dizia então o artigo que dados do Ministério Público apontavam para a abertura de 8 mil inquéritos relativos a fraudes, corrupção, crimes fiscais, branqueamento de capitais e infracções de tecnologia, entre Janeiro e Outubro de 2005. Estes números revelavam uma média de 13 novos inquéritos por dia. A maioria incide sobre casos de corrupção (42,3%), que estão a ser investigados pela Polícia Judiciária e dizem respeito a suspeitas que recaem sobre órgãos e dirigentes de autarquias.

O assunto é realmente muito sério, de tal forma que a luta contra a corrupção foi o tema dominante do discurso evocativo do 5 de Outubro passado, proferido pelo Presidente da República (PR) e também o foi para o Procurador-Geral da República (PGR) no dia da sua tomada de posse.

Na sua intervenção, o Presidente da República disse que a corrupção "tem um potencial corrosivo para a qualidade da democracia, que não pode ser menosprezado" e por isso "o combate à corrupção é vital". Por seu lado o PGR afirmou, "a verdade é que em cada povo e em cada época tem que existir aquele número mínimo de valores éticos a respeitar, e subjacentes à feitura e aceitação das leis... não havendo essa consciência moral e a certeza de que todos serão tratados de igual forma, existindo antes a convicção de que todos se governam e de que a corrupção é um mal menor e inevitável, os esforços contra a corrupção serão sempre votados ao fracasso".

O quadro é realmente negro, as autoridades parecem despertas para o problema mas até hoje não conseguiram inverter esta tendência.

A Igreja não deve adoptar uma postura de resignação porque fomos desafiados por Jesus Cristo para sermos sal da terra. Uma das características do sal é precisamente evitar a decomposição, sendo factor de conservação dos alimentos. Jesus ensinou também que seriam "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça". A Igreja tem que assumir a sua responsabilidade.

Levantemos a uma só voz um clamor diante de Deus para que tenha misericórdia da nossa nação e estabeleça entre nós o Seu reino, que é de justiça e de paz, e de alegria no Espírito Santo. "Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade".

Autor do texto bíblico

JOÃO PEDRO CARVALHO

1 comentário:

Anónimo disse...

A paz do Senhor,

Amei seu espaço e amei a postagem. Louvado e exaltado seja o nome do Senhor. Voltarei outras vezes, viu?

Uma linda quinta feira e muita paz.

Smack!

EdimarSuely
jesusminharocha.blig.ig.com.br