27 junho, 2008

Ciência ou adivinhação?

Acerca dos vedores, que fazem a prospecção de águas subterrâneas, qual a sua opinião? Tratar-se-á de um fenómeno físico, com explicação científica ou de algo espiritual? Será um dom de Deus ou do Diabo?

A Rabdomância (ou Radiestesia) tem prosseguido no seu caminho oculto de procurar o que está escondido.

A Rabdomância é uma arte antiga de localizar veios de água subterrâneos, jazigos de minério e muitas outras coisas, através de um pêndulo metálico ou de um pau bifurcado de avelaneira. A própria palavra "Rabdomância" significa adivinhação por varinha.

Desde tempos muito recuados que os chamados "vedores" (ou dotados) se deslocam à superfície dos terrenos com uma varinha na tentativa de descobrir o que existe no subsolo. Afirma-se que os egípcios e os antigos chineses estariam na posse destas "técnicas" ocultas.

No século XV a Alemanha recorreu ao auxílio de vedores para a prospecção de minério nas montanhas Harz. Martinho Lutero foi uma pessoa que condenou essas práticas, como sinónimo de Magia ou Bruxaria.

Modernamente, a Rabdomância também procurou petróleo. Acredita-se que uma determinada companhia petrolífera tenha comprado IO poços de petróleo descobertos por vedores!

Em 1919, dois abades, Bayard e Bouly, introduziram o termo "Radiestesia" para substituir a palavra "Rabdomância". A intenção era classificar como ciência aquilo que nunca foi reconhecido como tal. Aliás, as pessoas ligadas à ciência consideraram uma monstruosidade esta classificação.

Apesar da mudança de nome tudo continuou de igual forma. A nova Radiestesia era exactamente igual à velha Rabdomância, a exemplo da nova moralidade que não era

mais do que a velha imoralidade.

A Real Academia Sueca nunca reconheceu estas artes como ciência, apesar da influência e persistência de um determinado Prémio Nobel francês que as praticava.

A condição de vedor não corresponde a qualquer formação académica nem a nenhuma profissão aprendida nas oficinas. O vedor possui características muito próprias que lhe permitem sentir a "viragem" (ou forçagem) de um pau bifurcado de avelaneira quando se desloca na vertical de algo subterrâneo, oculto ou escondido.

Será isto um fenómeno físico, explicável através da ciência? Utilizará alguma moderna (ou antiga) tecnologia? Captará a varinha algumas radiações?

Ora. a água num elevado estado de pureza, como normalmente se encontra nos seus veios, não emite radiações. Ainda que as emitisse, as mesmas nunca seriam detectadas por um simples pau ou ramo de uma qualquer árvore!

Não se poderá dizer que este tipo de detecção constitua um fenómeno físico com explicação científica. Os fenómenos físicos funcionam com todos os mortais e nas mesmas condições! Não é o caso da Rabdomância nos seus múltiplos aspectos, que se aplicam apenas a alguns dotados.

A Rabdomância (ou Radiestesia) tem prosseguido no seu caminho oculto de procurar o que está escondido. Depois da água. minério e petróleo, dedicou-se à procura de pessoas ou objectos perdidos.

E basicamente o mesmo. A yjaia o efeito uma érea ou planta topográfica da zona em causa, por cima das quais se passaria o pêndulo até o mesmo oscilar. Ficaria, assim, assinalado o local onde se encontrava o objecto perdido.

Estas artes ou técnicas tiveram também aplicação à saúde do ser humano. Dizia o abade Mermet (parece que esta prática era comum dos abades) nos anos de 1930 que o corpo de uma pessoa não era basicamente diferente da Terra. "Ambas têm cavidades e torrentes líquidas que fluem sob a superfície ", dizia Mermet. Então, seria uma questão de passar o pêndulo e assim descobrir onde residia a doença ou problema!

Na procura de seres humanos utilizava-se uma fotografia. Colocava-se o dedo na direcção do coração (no retrato) e segurava-se no pêndulo com a outra mão. Se o pêndulo oscilasse era sinal que o coração ainda estava a bater e a pessoa estaria viva! Estas práticas vão ainda mais longe até se chegar à experiência do "corpo entornado", onde a inclinação do mesmo para as letras do alfabeto completaria mensagens vindas do além!

Ora, se o fenómeno existe e não tem explicação científica, pertence, certamente, ao foro espiritual. E, como espiritual só poderá ter duas proveniências ou duas origens: de Deus ou do diabo!

Em princípio, ter capacidade de descobrir alguma coisa perdida, escondida ou oculta, seja minério ou veios de água, deveria ser útil e bom. E tudo o que é bom vem de Deus. Todavia, como sabemos, o diabo é um imitador nato do Omnipotente, trabalha abaixo da linha de água, nos simétricos, promovendo ciências paralelas ou vias alternativas. Ele pode imitar Deus em vários aspectos, embora alguns deles, absurdos e bizarros, não deixem dúvidas a ninguém. j Outras áreas, já quase na fronteira do | aceitável e razoável, poderão induzir em erro algumas pessoas.

Alguns crentes, cristãos nascidos de novo,

| afirmaram-me ter perdido todos esses "dons" quando aceitaram Jesus Cristo como

l único e suficiente Salvador, o que se I enquadra perfeitamente nos textos bíblicos,

f incluindo Actos 19:19. Haverá alguma • excepção em que isso não tenha acontecido? lAlguém que não tenha perdido essas ("capacidades" de adivinhação? Se houver... (será um caso a analisar no futuro, sem colocar, à partida, a fé e a sinceridade de ninguém em causa.

Todavia, convém não esquecer que a adivinhação é contra os princípios divinos.

|Deus proíbe tudo isso na Sua Palavra e em diferentes passagens. Uma delas, e com a

qual termino, encontra-se em Deuteronomío, capítulo 18, versículos 10 e I /, que diz assim: "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador nem prognosticador encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhaste, nem mágico, nem quem consulte os mortos

Autor do texto Bíblico

~

Agostinho Soares

Sem comentários: