09 junho, 2008

COM TUA MÃO

SEGURANÇA EM DEUS
"Tu me sustentaste pela minha mão direita." (Salmos73:23).
PROVAVELMENTE, FANNY CROSBY FOI A MAIS TALENTOSA, BRILHANTE E PRODUTIVA HINISTA DE TODOS OS TEMPOS.
O hino com título "Com Tua mão" ou "Com Tua mão segura", tem o número 33 nos livros de cânticos que, geralmente, refiro nos artigos que subscrevo, isto é, "Cânticos de Alegria" e "Harpa Cristã". Possuindo uma riqueza, rara, de poesia, emoldurado numa melodia simples, canta-se ao Senhor em andamento "moderato". Este foi o hino que escolhi desta vez.
Autora da letra: Fanny Crosby, 1879. Autor da música: Hubert P. Main, 1880.
Todo ele me encanta, mas há versos magníficos como: "Com tua mão segura bem a minha, / e sobre a morte eu hei-de triunfar." Leio mais: "E, meu Jesus, ó leva-me contigo, / para onde eu goze Teu eterno amor."
HISTÓRIA
"A descrição da maneira como surgiu a inspiração deste hino, em 1879, não pode ser melhor do que nas próprias palavras da sua autora, a incomparável poeta e hinista que perdeu a visão com apenas seis semanas de vida, Fanny Crosby: 'Por um bom período de tempo, antes de eu escrever este hino, tudo parecia triste para mim. Na realidade, foi uma experiência fora do comum, porque eu sempre fui uma pessoa feliz e contente. E assim na minha fraqueza humana, eu clamei em oração: Querido Senhor, segura a minha mão. - Quase que instantaneamente, a mais doce paz, proveniente de uma perfeita convicção, voltou ao meu coração e minha gratidão por esta prova de que minha oração foi respondida, brotou naturalmente como um cântico nas linhas deste hino."
"E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisa tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei" (Isaías 42:16).
Fanny Jane Crosby, nasceu em Southeast, Putnem Country, Nova York no dia 24 de Março de 1820. Seis semanas depois perdeu a visão devido a um erro médico. Provavelmente, Fanny Crosby foi a mais talentosa, brilhante e produtiva hinista de todos os tempos. Não obstante a sua cegueira, ela escreveu mais de 8.000 hinos.
Sobre sua deficiência visual ela comentou: "Parece ter sido providência divina o facto de eu ter ficado cega toda a minha vida, e eu agradeço a Deus por isso. Se me fosse oferecida visão terrena amanhã, eu não aceitaria. Talvez não cantasse hinos para louvar a Deus se eu ficasse distraída com as coisas belas e interessantes sobre mim."
Aos 15 anos de idade Fanny ingressou numa instituição para cegos em Nova York, onde recebeu uma boa educação. Tornou-se professora da Instituição em 1847 e continuou seu trabalho até o dia primeiro de Março de 1858. Leccionava gramática inglesa, Retórica, História Romana e Americana. Nesse ano 1858, Fanny casou-se com um professor da instituição, o músico cego e compositor, Alexander Van Alstyne. A única filha que tiveram, Francês, morreu quando ainda era criança. Seu casamento durou 44 anos, até ao falecimento do marido em 1902. A biografia de Fanny é muito extensa. Ao longo dos seus 95 anos de vida, existem obviamente, inúmeros acontecimentos e experiências que, sem dúvida, preencheriam páginas e páginas de histórias fascinantes. Ela faleceu no dia 11 de Fevereiro de 1915. No seu túmulo, em Bridgeport, Connecticut, está escrito: "Tia Fanny" e "Bendita certeza, Jesus é meu. Oh, que antecipação de glória divina."
Hubert Platt Main (1839-1925) o compositor deste hino, nasceu no dia 17 de Agosto de 1839 em Ridgefield, Connecticut. Faleceu no dia 7 de Outubro de 1925 em Newark, New Jersey.
Hubert frequentou uma escola de canto até 1854, em Nova York. Teve uma experiência de vida fecunda. Deixamos só alguns pontos: Além de editar, Main escreveu mais de 1.000 peças musicais. Em 1855, auxiliou seu pai na publicação do hinário da Sunday School Lute. Em 1891 vendeu a sua colecção de mais de 3.500 volumes para a Biblioteca Newberry de Chicago, onde eram conhecidas como a Biblioteca de Main.
Henry Maxwell Wright, traduziu para língua portuguesa este "Com Tua mão.
Autor do Artigo;
Torcato Lopes

Sem comentários: