05 junho, 2008

Agua Viva

Evangelho de João 4, 1 a 42:
1 E, quando o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e baptizava mais discípulos do que João
2 (ainda que Jesus mesmo não baptizava, mas os seus discípulos),
3 deixou a Judeia e foi outra vez para a Galileia.
4 E era-lhe necessário passar por Samaria.
5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.
7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?
10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e Quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva.
11 Respondeu-lhe ela: Senhor, Tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És Tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?
13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;
14 aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá;
17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido;
18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que Tu és profeta.
20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, Eu que falo contigo.
27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
30 Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.
40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra,
42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Vamos orar: Ó Deus, nesta noite nós bendizemos o teu nome em primeiro lugar. Nós exaltamos o teu nome. O teu nome é grande, está acima de todo nome. Não há nenhum nome como o teu e é por causa do teu nome, que estamos aqui, juntos, esta noite, para estudarmos a sua palavra. Pedimos a tua bênção Senhor. Assim como em um dia, ó Deus, Tu te aproximaste daquela mulher, quando estiveste aqui no mundo, Oh ! Senhor, nós te pedimos, que também hoje, o Senhor se aproxime de nós e fale connosco através desta palavra. Senhor, nós também temos ido, muitas vezes, a diversos poços buscar água e ainda temos sede, tantas vezes. Por isso, fala convosco Senhor. Dá-nos desta Água Viva, Senhor. Oh ! Deus revela para nós esta palavra nessa noite. Nós te pedimos em nome de Jesus. Amém


Este texto é bastante interessante e registara quando o Senhor estava na Judeia, parte principal do Estado de Israel, onde ficava a capital, Jerusalém. Começaram a falar que Jesus estava balizando mais discípulos do que o seu primo João Batista. Jesus nunca procurou fama, nunca quis fazer alarde. Fazia muitos "sinais" e se tornou conhecido em função disto, em função das curas e dos milagres que Ele fazia. Quando Ele escutou aquilo, das pessoas dizerem sobre o baptismo, e na realidade quem baptizava eram os seus discípulos, Ele foi para a Galileia, saindo da Judeia.
O ministério de João foi muito curto, e este ministério era preparar o povo, para ouvir o Salvador. Deixava o povo com o coração bem disposto, e a sua mensagem era: "Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus". Significava, que o Rei havia chegado na Terra, o Reino, e era preciso que as pessoas se preparassem para o Ministério de Jesus, e então João conclamava o povo a se "arrepender" e este arrependimento, é a primeira proclamação do Evangelho. Quando nós ouvimos a palavra de Deus, a atitude que o homem tem que ter em relação a ela, à palavra de Deus, é o arrependimento.
Paulo também escreve que Deus notifica a todos os homens, e em todos os lugares, que se arrependam. O arrependimento é uma MUDANÇA DE MENTE. Por causa daquela situação, do baptismo, Jesus foi para a Galileia, e ao ir para lá, havia no meio do caminho, Samaria, uma região muito mal considerada pelos judeus, isto porque, quando o Rei da Assíria, escravizou as dez tribos de Israel que viviam no norte, ele levou as dez tribos cativas para a Assíria, e pelo costume dos Assírios, eles trocavam os povos dominados de lugar, para que todos os povos perdessem seus vínculos com a terra. Na Samaria havia, portanto, uma miscigenação de povos. Os judeus consideravam que os samaritanos eram gentios. Não eram judeus. Nem sequer se comunicavam, ou se falavam. Um judeu não falava com um samaritano. Jesus, nesta viagem, chegou portanto a Sicar, e perto da cidade havia um poço, que existe até hoje, que Jacó, um dos patriarcas da nação de Israel havia construído. Jesus, que apesar de ser Deus, se esvaziou de todo poder e glória, tomou a nossa natureza, e como qualquer homem, um carpinteiro, ficou cansado da viagem, sentou-se, assim, junto do poço e era cerca da hora sexta, que na hora judaica é meio dia e se for romana, seis da tarde.
Os discípulos haviam ido até a cidade comprar comida para continuarem a viagem. E Jesus ficou ali na beira do poço. Mas será que Jesus ficou ali por mero acaso? Tudo o que o Senhor fazia tinha um propósito. Em todas as coisas que Ele faz, há um grande propósito. Chegou então a mulher Samaritana para tirar água do poço, e como Jesus conhecia o coração daquela mulher, se dirigiu a ela, e falou: "Dá-me de beber". Ele pediu água para ela. E ela se assustou, e lhe respondeu:" Como é que Você sendo judeu, pede água para mim que sou mulher samaritana"?
Ela assustou, com o fato do Senhor ter se dirigido a ela pedindo água. Vemos que Jesus queria algo mais com aquela mulher, pois Ele falou o seguinte: "Se você tivesse conhecido o dom de Deus (aquilo que Deus dá de graça), e quem é O que te fala dá-me de beber, você me pediria água viva".

Isso é uma coisa que temos que parar para reflectir. Imaginem só se aquela mulher soubesse quem era aquele homem que lhe havia pedido um pouco de água. Jesus, ali, presente, pedindo água para uma criatura sua. E ela questionando Ele!! Você é judeu, conversando comigo que sou samaritana. "Se você tivesse conhecido o dom de Deus, e quem é que o que te fala dá-me de beber, você me pediria Água Viva". Foi o que Jesus falou com ela. "Tu lhe terias pedido e Ele lhe haveria dado".
Porque a Bíblia fala. Quem pede recebe, e quem busca acha. A quem bate, se abre. Isso é um dom de Deus. Deus é bom, é de graça.
Com isto Ele captou a atenção da mulher. O que é que será que entendemos por água viva? Quando Ele falou água viva, despertou muito a atenção da mulher. A gente está tão acostumado com as águas que a gente bebe, que não imaginamos que tem uma melhor. Achamos que estamos bebendo a melhor água do mundo, que as coisas que você busca, que é onde você busca felicidade, é o que de melhor tem. E as vezes não é. E quando Jesus falou em água viva, despertou a atenção dela.
Ela falou que o poço era fundo Ele não tinha como tirar a água do poço. Perguntou se Ele era maior do que Jacó, que havia feito o poço. Ela não podia nem imaginar com quem ela estava falando. A gente não sabe se a Bíblia registou a conversa toda, mas de fato a mulher percebeu em Jesus algo grande, e aquela água viva, captou a atenção dela. Ela ficou imaginando de onde ele iria tirar aquela água viva, se Ele não tinha balde, corda. Ela deve ter ficado assim perguntando de onde viria aquela água viva. E Jesus falou: "Todo o que beber da água desta fonte tornará a ter sede". Isso é uma coisa evidente. Se você vai na fonte beber água, você mata a sua sede, mas depois você tem de voltar lá, para beber de novo, e de novo. As coisas do mundo, também são assim: parece que você vai se satisfazer com aquilo que você fez, mas depois de ir para casa, colocar a cabeça no travesseiro, você sentirá que está faltando alguma coisa. Ainda há sede. Muitas "águas" não matam a sede. Jesus falou que a água daquele poço era muito boa, mas se você beber dela você vai ter sede de novo, e esta "tal" da água viva de que falo, é diferente. "Se você beber dela, você nunca mais terá sede. Mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele, uma fonte de água". Além de você não ter mais sede, vai fazer de você, a fonte, uma fonte de água viva, uma fonte de água que jorra para a vida eterna.
Será que ela conseguiu entender o que Jesus falou? Em primeiro lugar, uma satisfação da necessidade que a gente tem de imediato, uma satisfação daquilo que a gente tem de imediato. Além disso, essa água vai se tornar em você uma fonte de água, e essa fonte vai jorrar e jorrar para a vida eterna. No capítulo 7 de João, diz que quando o Espírito Santo viesse, rios de água viva fluiriam do nosso interior:
"João 7:38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." Rios de água viva. Vai se fazer em você uma fonte de água que jorra para a vida eterna. Uma coisa em abundância. E Jesus também falou no capítulo
10 aos seus discípulos que Ele veio para que vocês tivessem vida, e vida em abundância. Algo abundante, algo plenamente satisfatório, e isso era o que aquela mulher não tinha. Quando a mulher ouviu isto, e se ela entendeu ou não nós não sabemos, ela falou: "Senhor, dá-me desta água para que eu não mais tenha sede e não tenha que vir aqui tirá-la". Parece que ela entendeu, captou só o lado prático do problema, o começo. As vezes, Jesus fala com a gente, ou mesmo a própria Bíblia, e nós entendemos somente alguma coisinha, e queremos apenas aquilo que entendemos. As coisas de Deus são tão grandes, Deus extrapola tanto, que Ele te dá mais do que você pediu. Por isso é que falam que Ele é poderoso para te dar tudo muito mais abundantemente além (tudo já é muito) do que tudo que pedimos ou pensamos, porque as vezes nós não temos coragem de pedir. "Ef. 3. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera".
Ela, ao que parece, não captou tudo, pois ela queria daquela água oferecida, para não ter mais que voltar até aquele poço para apanhar mais. As vezes não entendemos o " tudo mais abundantemente além". Entendendo o "tudo" já é o suficiente. Mas Deus tem mais do que o "tudo".
Mas ela pediu da água e Jesus desconversou. Mudou de assunto. Mas Jesus sabia qual que era o ponto, e disse: "Vai lá, chama o seu marido e volta cá". Porque será que Jesus falou com ela isto? Jesus não fala nada a toa. Jesus sabia aonde estava a sede dela. Sabia. "Você quer água ? Então vá lá chame o seu marido e volte aqui". Ela respondeu que não tinha marido, desconversando logo. E Jesus falou que realmente ela não tinha marido mesmo não. Porque ela já havia tido cinco maridos e que aquele com quem ela estava hoje não era o marido dela. Ela deve ter ficado paralisada. Aí ela se assustou, porque Jesus estava mostrando a ela, onde estava a verdadeira sede dela. Ela não tinha uma vida afectiva, emocional satisfatória, uma vida que satisfazia a ela. Insatisfeita. Uma pessoa que já havia tido cinco maridos e já estava no sexto, vemos que não era uma vida muito simples. Deve ter tido uma vida bem complicada. Não era uma vida muito simples,
Porque cada relação desfeita gera um tipo de problema. Ela disse: "Senhor. Vejo que és profeta". Ela mudou o assunto para o lado espiritual. Ela mesmo. "Nossos pais falam que a gente tem que adorar neste monte", onde Jeroboão fez um altar de adoração, para o pessoal não ir para Jerusalém, porque quando o Reino se dividiu, ele ficava com medo do pessoal ir adorar em Jerusalém, e ficar fiel ao Rei do Sul. Então ele fez um altar lá, por conta dele. Ela perguntou para Jesus: Onde é que é que a gente deve adorar? É aqui ou em Jerusalém?" Ela passou para um assunto espiritual. Ela tinha dúvida. Adorar aqui em Samaria ou Jerusalém, como os judeus falam que a gente tem que adorar? "Jesus respondeu: "Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus". Os judeus, na verdade, é que foram depositários da revelação de Deus, e a hora vem e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em verdade. Não é mais questão de monte, de religião. Não é nada disto, e acrescentou: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem." Deus procura pessoas que o adorem desta maneira. Deus mesmo não se satisfaz com pessoas religiosas. Ele quer pessoas que o adorem em Espírito e em verdade. O Pai procura, Deus procura adoradores de verdade. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram, o adorem em Espírito e em verdade. Isso é um outro motivo pelo qual não precisamos de imagens. Deus é Espírito. Adorar em Espírito e em verdade. Não adianta fazer imagens Dele. Quando Jesus começou a falar sobre adoração, que não era questão de lugar, nem que era questão de religião, ela falou que o Cristo viria e iria ensinar isto para eles, ela conhecia a palavra e sabia , ela sabia que o Messias viria conforme a promessa. "25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo". Poucas vezes Jesus falou que era o Messias, e no entanto , com esta mulher Jesus falou: "26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, Eu que falo contigo". Eu sou. No princípio da conversa, Ele havia dito para ela que se ela "conhecesse o dom de Deus, quem é que está falando com você, pedindo para você um pouco d`'agua" ou seja , Ele já estava prestes a se revelar. Em outra oportunidade Jesus se revela para um cego de nascença, ( Jo 9,36 Ele respondeu e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? 37 E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.). São pouquíssimas vezes que Jesus se revela dizendo "Eu Sou". Ele esperava que o Pai revelasse, porque uma vez Ele perguntou aos seus discípulos o que o povo dizia quem era Ele.( Mt 16, 13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? 14 E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. 15 Disse-lhes Ele: E vós, quem dizeis que Eu sou? 16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.) ,ou seja, não tem jeito de você saber quem é Jesus se Deus não o revelar para você. Não tem jeito.
Então ele falou para a Samaritana que : Eu o Sou. Se você ler o Evangelho de João, com muito cuidado, conte quantas vezes aparece a palavra Eu Sou. Eu sou a porta; Eu sou o caminho; Eu sou o pão da vida; Eu sou a ressurreição; Eu sou a vida; Eu sou a luz do mundo. Toda hora Ele fala Eu sou. Isto porque o Evangelho de João revela Jesus como Deus.
Deus, Criador do Universo, veio ao mundo, e Ele sabia que aquela mulher precisava ouvir uma palavra. Deus parou para conversar com uma mulher naquele poço, e se identificou a ela. E o que ela fez ? Ela deixou o seu cântaro, mas como a gente lê muito rápido, nós não vemos que o cântaro para aquela mulher era uma coisa muito importante. Ela tinha saído de sua casa para buscar água, e como ela deixaria o cântaro? Foi na cidade imediatamente, não deixou para outra hora. Foi imediatamente na cidade e disse aos seus concidadãos (28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: 29 Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo?) Na maneira dela, ela começou a testemunhar do Senhor. Começou a falar imediatamente. Os homens foram conversar com Jesus, por causa desta mulher. E muitos Samaritanos, daquela cidade, creram nEle pelas palavras da mulher. Pelo fato da mulher ter dado o seu testemunho, muitas pessoas creram e foram lá. E Jesus ficou lá em Sicar dois dias, a pedido dos samaritanos. ( Jo 4, 40 Indo, pois, ter com Ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.)

Imaginem , então, Jesus, ensinando, dois dias. Ele mesmo. Por causa da mulher, ficou dois dias, ensinando. Quanto privilégio, não é? Imaginem. Muitos mais creram, depois de Jesus ter falado com eles, por causa da palavra. (41 E muitos mais creram nEle, por causa da sua palavra.
42 E diziam à mulher: Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.) Por isso é que a Bíblia fala que a fé vem pelo ouvir. Se você nunca ouviu a palavra de Deus como é que você vai ter Fé. Houve algo tremendo naquela cidade pelo fato de Jesus ter conversado com aquelas pessoas. É uma coisa tão maravilhosa, este fato de Deus, na terra, se dirigir a uma pessoa, em particular, sabendo do coração dela, do estado de insatisfação que ela vivia. Muitos homens, hoje, tem este coração, um coração insatisfeito. E Deus fala que tem uma coisa para você, eu tenho uma água viva para te dar. Você quer? Se você me pedir eu te dou, é de graça. O Evangelho é assim. É algo de graça. Você pede, Deus te dá. Deus estava falando com esta mulher disso. Na realidade, ela bebeu desta água viva. A Bíblia não conta a história dela posteriormente.
Enquanto Jesus conversava, os discípulos foram fazer compras na cidade, e quando voltaram, a mulher tinha ido até Sicar contar a novidade aos da cidade. Trouxeram as compras, comida, e ofereceram a Jesus: E Ele respondeu: ( Jo 4,32 Porém Ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. 34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. 35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.) Tenho uma comida que vocês não conhecem. Minha comida é fazer a vontade daquEle que me enviou e completar a sua obra. Jesus colocou a necessidade daquela mulher e o seu ministério, acima da necessidade do sue estômago, como homem. Tenho outra comida para comer e outra coisa para fazer.
Ele dá um exemplo, que para nós, hoje, é muito mais sério do que foi na época. Ele disse: " Jo 4, 35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. 36 E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. 37 Porque nisso é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro, o que ceifa." O que o Senhor falou é que Ele estava preocupado naquela época com a urgência com as coisas de Deus. Quanto mais hoje? Vocês estão falando que a colheita é daqui a quatro meses. Pois é: levantem os olhos e vejam como os campos já estão brancos, já estão prontos, maduros para a Ceifa. E nós, que talvez vivemos a última geração da igreja, para nós as coisas são muito mais maduras, talvez os campos estejam muito mais maduros. Os campos realmente já estão brancos para a ceifa. Por isso mesmo as pessoas estão, cada vez mais, se despertando para a Palavra de Deus. O tempo urge mesmo. Não estamos no tempo de postergar nada.
Deus sempre tem para nós coisas que saciam a nossa vida, que respondem às nossas necessidades e que resolvem o nosso problema, seja em que área for, seja qual for a sua necessidade, se há uma necessidade real, seja cura, seja um problema, você pode colocar diante de Deus. Deus é fiel. Ele tem o melhor para você.
Vamos encerrar com a oração de Paulo em Efésios, Cap. 3, 14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade
19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre.
Deus pode todas as coisas. Tudo muito mais abundantemente além. Creia no poder de Deus para atender as suas necessidades e Ele vai fazer na sua vida tudo muito mais abundantemente além, daquilo que você pediu ou pensar.

Sem comentários: