18 maio, 2008

VIRTUDES DO SANGUE DE CRISTO

A movimentos teologicamente heréticos não crêem na eficácia do sangue do Senhor Jesus Cristo, ou fazem confusão sobre tal ensino bíblico, mas os crentes evangélicos confiam na eficiência deste recurso sacrificial. Vejamos, em síntese, o que o sangue de Cristo pode fazer espiritualmente em nós.
1. Expia as nossas culpas Jesus veio «expiar os pecados do povo» (Heb. 2:17).
Isto quer dizer que o Salvador sofreu as consequências das nossas trans¬gressões, colocando-se no lugar do culpado.
Deus, no seu grande amor pelos perdidos, não poupa o seu dilecto Filho, o Santo e Inocente, para substituir o homem caído e sem méritos, para o regenerar e satisfazer a justiça do Alto.
Os animais oferecidos em sacrifício, segundo a Lei mosaica, simbolizavam a obra expiatória de Cristo, o Cordeiro sem defeito, sem mácula.
2. Purifica as nossas manchas
«O sangue se Jesus Cristo (...) nos purifica de todo o pecado» (I João 1.7).
A vida pecaminosa torna-nos imundos e enlodados do ponto de vista moral e espiritual. A aplicação do sangue de Jesus é o único meio para lavar e branquear as nossas almas.
O profeta Isaías convidava as pessoas no seu tempo: «Vinde (...), ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos, se tornarão como a branca lã (Is. 1:18).
3. Resgata-nos da escravidão do pecado
«Não foi com prata ou ouro que fostes resgatados (...), mas com o precioso sangue de Cristo» (I Pedro. 1:18,19).
A nossa condição espiritual antes de sermos libertos era semelhante à dos escravos; isto no sentido da prática do mal. Submissos ao tirano que nos oprimia, Jesus pagou compassivamente um preço elevado a fim de ficarmos livres. O seu precioso sangue foi o alto preço para conseguirmos sair do cativeiro do pecado e das prisões satânicas.
Outra espécie de escravidão são os vícios: álcool, droga, jogo. prostituição, etc, os quais podem encontrar livramento em Cristo. Como se lê na Bíblia: «Aquele que nos ama, e no seu sangue nos lavou pecados» (Ap. 1:5).
4. Traz reconciliação com Deus
Havendo «feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio d'Ele (de Cristo) reconciliasse consigo todas as coisas. (Col. 1:20).
Podemos atribuir também à virtude do sangue de Jesus o privilégio de deixarmos de ser inimigos de Deus.
Outrora vivíamos em aversão e hostilidade contra o Criador e os seus desígnios, até que soaram aos nossos ouvidos as boas novas do Evangelho. Essas novas declaram que o Pai tomou a iniciativa de enviar o seu Filho, como embaixador, embora tenhamos sido indignos e rebeldes. Todavia, pelo grande amor que nos consagra, permite o sacrifício cruento a fim de obter-mos uma nova relação com Ele.
5. Dá vitória aos salvos
«E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro» (Ap. 12:11).
Satanás respeita o crente que lhe resiste invocando o poder existente no sangue de Jesus.
O maligno (espírito maléfico que nos tenta) acusa-nos, engana-nos e seduz-nos. Ele é o lobo devorador, o leão que ruge e o dragão que nos quer tragar. Contudo", Jesus já o subjugou, pois está escrito na Bíblia: «Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo».
6. Transmite vida espiritual
«Quem bebe o meu sangue tem a vida eterna» (João 6:54).
Esta linguagem do Senhor Jesus é figurada, e revela que quem se apropria do Seu sangue recebe o benefício duma vida que jamais os tornará moribundos na alma, mas Jesus tem o tipo de sangue capaz de nos salvar da morte eterna.
7. Justifica-nos
Somos «justificados pelo sangue» de Cristo (Rom. 5:9).
S. Paulo ensina-nos neste versículo bíblico que, através do sangue de Cristo, Deus não nos pode ver mais como réus e malfeitores, mas santos e justos aos Seus olhos.
Nenhuma condenação há para quem aceita Jesus como seu Advogado, o qual ganhou a sentença que pesava sobre nós, mediante o sacrifício exigido pelo Juiz celestial.
Que esta maldição possa levar o prezado leitor a confiar no sangue protector e abençoador, para que viva sem temores no mundo de intranquilidade e perigos constantes.
Autor do Artigo :
RIBEIRO FERNANDES

Sem comentários: