08 maio, 2008

Uma Necessidade para o Mundo

Ainda que para muitos este conceito seja altamente controverso, a realidade é que; Igreja é uma necessidade para o mundo. Jesus declarou que os Seus discípulos são ( sal da terra e a luz do mundo, isto é, elementos fundamentais para a conservação, protecção, e direcção do mesmo. O sal, além de dar sabor, serve também para conservar alimentos, e a luz é de tal modo essencial que ninguém pode viver sem ela. mesmo modo, a Igreja permanece no mundo porque Jesus entende que o mundo dela necessita, caso contrário chamaria a Si os que são Seus e estes de bom grado partiriam ao Seu encontro. Se uma partida em massa dos representantes de Cristo no mundo ainda não ocorreu é porque a Igreja ainda tem uma missão a cumprir na terra, apesar do ambiente ser cada vez mais adverso.
Muitos gostariam que o cristianismo fosse erradicado do planeta, pois os seus conceitos são devastadores para aqueles que desejam viver de modo contrário ao proposto por Deus. Só o facto da luz brilhar é suficiente para manifestar o que se passa nas trevas e, desse modo comprometer aqueles que, na sombra, se comportam de maneiras que à plena luz envergonhariam de mostrar.
Quando não há luz, há trevas com todas as implicações negativas que isso representa Apesar da tremenda capacidade que o ser humano tem de se adaptar às circunstâncias ( mesmo nas mais adversas, conseguir ultrapassar os obstáculos que se lhe apresentam, verdade é que, em termos espirituais, uma vida em trevas não consegue, salvar-se a s mesma. É necessária uma intervenção divina para que o ser humano perdido possa alcança a Salvação.
É verdade que na condição de cegueira espiritual o ser humano desenvolve capacidade para se orientar e viver como se não precisasse de luz e até, nalguns casos, aparenta usufrui de uma qualidade de vida que envergonha quem supostamente vive na luz. No entanto Jesus Cristo não deseja que vivamos apenas beneficiando de parte do potencial com que Ele nos criou, mas deseja conceder-nos uma realização pessoal plena. Uma das característica de um ambiente sem luz é a ausência de cor e Jesus veio para nos tirar do"cizentismo"e da cor á nossa vida.
Para muitas pessoas o facto de viverem uma vida razoavelmente confortável é sinónimo de felicidade espiritual. Em termos humanos e físicos sentem-se suficientemente realizados enquanto escalam os degraus da auto-satisfação material. Mas, quando têm oportunidade de experimentar a dimensão existencial que Cristo tem para oferecer, verificam que, Nele, há muito mais que uma mera experiência religiosa. Jesus Cristo concede uma transformação interior que permite aos Seus discípulos uma renovação mental que os ajuda a viver num outro patamar de realização. A ênfase deixa de estar no"ter"e passa a centrar-se no"ser".
Só Jesus Cristo tem isto para dar à humanidade. Afinal, fomos criados por Ele e, portanto, só Ele sabe o que verdadeiramente nos faz falta e como suprir essa lacuna. É apenas quando o homem ou a mulher sem Deus se volta para Ele e se conforma com o Seu propósito, que passa a pertencer à comunidade onde todo o seu potencial pode ser explorado e perceber que a vida humana faz mais sentido ao serviço dos outros que no de si mesmo.
O ser humano tem se esforçado por procurar a plenitude em toda a parte, e tem tentado criar alternativas e remédios que o façam viver em paz consigo mesmo e com o mundo à sua volta. Por alguns momentos tem conseguido atenuar o clamor que vem do íntimo do seu ser, até que percebe quão inadequada é a solução que tentou arranjar e de novo começa a sua busca.
Finalmente tem a felicidade de encontrar Cristo através do testemunho de vida de um discípulo que Lho apresenta. Cansado da procura, rende-se ao Salvador e entrega-Lhe o seu coração para dar início a um relacionamento que o vai levar onde ele gostaria de ter chegado mais cedo se tivesse tido essa oportunidade (ou não tivesse sido tão renitente em aceitar o desafio de Cristo).
A Igreja permanece no mundo porque o mundo dela tem necessidade. A Igreja não é uma comunidade fechada que existe apenas para servir os seus membros. A sua função é transmitir aos outros o convite de Cristo, pois Ele é o único que pode restaurar as Suas criaturas e conduzi-las ao estado de perfeição que Ele para elas idealizou.
Tem sido graças à boa influência dos ensinamentos de Jesus, transmitidos e vividos pela genuína Igreja de Cristo, que muitos avanços se têm verificado nas sociedades onde esta se tem implantado. Milhões de vidas ao longo da história têm sido restauradas por causa de cristãos abnegados que simplesmente apresentam, não uma filosofia ou doutrina político-social, mas o próprio Cristo através do seu testemunho pessoal.
Muito mais positivo tem sido o impacto da Igreja na sociedade que os prejuízos que porventura tenha causado. Apesar de alguns exageros causados pelo excesso de zelo e ignorância das Escrituras, a verdade é que a Igreja presta um bom contributo às comunidades em que se insere. Vidas que se encontravam no caminho da autodestruição têm sido resgatadas e passaram a trazer benefício àqueles que as rodeiam. Famílias têm sido reconstituídas; crianças têm sido acarinhadas; doentes têm sido acompanhados sentindo o seu sofrimento aliviado; analfabetos têm aprendido a ler motivados pelo seu amor às Escrituras; conflitos têm sido sanados e até mesmo evitados porque os princípios do Evangelho de Cristo têm sido postos em prática, e muitos outros testemunhos de transformação poderiam ser mencionados.
Afirmamos muitas vezes que só damos valor ao bem que temos quando esse bem nos falta. Assim sucederá um dia em relação à opinião de muitos acerca da Igreja. Um dia sentirão falta daquela que é vista muitas vezes como um temor maligno a erradicar por causa da forma como se dispõe a seguir a Cristo e não pactuar com mal. Mesmo que alguns se sintam aliviados por não ter mais de lidar com cristãos sinceros que valorizam a honestidade e condenam a corrupção e a maldade, outros certamente perceberão que essas vidas eram importantes para o equilíbrio saudável da sociedade e na sua ausência não se levantam alternativas credíveis.
Só existe uma instituição capaz de elevar os padrões morais de uma sociedade, mesmo que seja influenciando um indivíduo de cada vez. Trata-se da Igreja de Jesus Cristo. O povo de Deus está no mundo para mostrar que não é preciso viver pelas regras da sobrevivência do mais forte para se ser feliz e obter satisfação na vida. Existe um modelo de comportamento baseado na vida de Cristo que alivia o ser humano dos fardos que lhe são impostos. Esse estilo de vida radical permite que cada indivíduo se liberte de preconceitos e condicionalismos e paute a sua existência por um padrão mais excelente que traz benefícios não apenas a si próprio mas também ao seu semelhante.
Autor do Artigo;
Novas de Alegria

Sem comentários: