06 maio, 2008

Ética Crista

Em termos gerais a ética deriva das crenças, essas geram valores que por sua vez dão origem aos costumes. Numa frase simples, o que eu faço tem a ver com aquilo que eu sou e o que eu sou deriva daquilo em que acredito.
Quando pensamos em ética cristã devemos ter em mente valores definidos que norteiam a nossa conduta cristã, de modo que venham a oferecer um modelo de vida.
ÉTÍCACRÍSTA
Para a formulação de uma ética cristã com conteúdo moral canónico é necessário uma experiência real e presente de Deus, assente na Bíblia como fonte de revelação de princípios e tendo Jesus como modelo a seguir. Desta forma estamos a oferecer um modelo alternativo de vida à sociedade.
O tema essencial de toda a Bíblia, desde o começo até ao fim, que é ao mesmo tempo o propósito histórico de Deus, é chamar para si um povo que seja santo, separado do mundo para Lhe pertencer e obedecer. Deus ao dirigir-se a Israel após a saída do Egipto, diz-lhe "Eu Sou o Senhor vosso Deus. Não fareis segundo as obras da terra do Egipto, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual Eu vos levo, nem andareis nos seus estatutos. Fareis segundo os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andares neles! Eu Sou o Senhor vosso Deus"1. Neste apelo Deus começou e terminou da mesma forma, implica que pelo facto de ser o seu Deus, com quem firmaram um pacto e, porque eles constituem o Seu povo especial, tinham que ser diferentes de quaisquer outras pessoas.

No Novo Testamento algo semelhante acontece.
No evangelho segundo Mateus, após o baptismo tentação, Jesus começou a anunciar que o reina estaria próximo e a necessidade de arrependimento
"Jesus percorre a Galileia, ensinando na sinagogas, pregando o evangelho do reino"\
Imediatamente depois temos o sermão do montei cujo propósito é apresentar um padrão de vida que os identifica com Deus e desta forma provar que sé
Seus filhos genuínos. É o mesmo tipo de convite que Deus fez a Israel.
Assim, os discípulos de Jesus têm que se diferentes: tanto da igreja nominal, como do mundo secular, tanto dos religiosos, como dos não religiosos O sermão do monte é o esboço mais complete em todo o Novo testamento . É um sistema de valore cristãos, um padrão ético, uma devoção religiosa uma atitude para com o dinheiro, uma ambição, estilo de vida e uma teia de relacionamentos: tudo completamente diferente do mundo que não cristão. É uma vida vivida sob o governo divino5.
O segundo passo a dar para formulação de uma ética cristã é a utilização da Bíblia. Devemos encarar c Bíblia como fonte de revelação da verdade, de onde extraímos os nossos princípios. Para chegar a boa; conclusões necessitamos de distinguir entre mandamentos específicos e princípios gerais, que são intemporais. Outro factor a ser levado em conta a necessidade de interpretar o texto à luz do sei contexto (social, literário, entre outros). Estabelecer; verdade como seria entendida pelos ouvintes a que se dirigia, em primeiro lugar, para depois chegar com principio teológico e fazer a aplicação aos nossos dias. Por último devemos definir o grau de vinculação da Lei do Velho Testamento para a igreja que vive na era do Novo Testamento.
Esta análise deve levar em conta as reflexões daqueles que antes de nós reflectiram sobre oi mesmos textos, lidaram com situações semelhantes às nossas.
Por último, temos o modelo a ser seguido Cristo, i ética cristã não é um sistema teórico, mas vivência Faz-se necessário conformar à d'Ele toda a nossa vida.
ÉTICA CRISTA E A SOCIEDADE
Vivemos hoje um processo de descristianização. Não envolve apenas a perda da fé ou o facto de que ela se tenha tornado irrelevante na vida quotidiana, mas também, e necessariamente, um declínio ou um obscurecimento do senso moral.
A partir de 1970, a ética cristã desenvolveu-se num contexto moral inteiramente novo. Gerou-se um senso de que a revelação, na forma como nos foi transmitida, claramente não oferece mais nenhuma resposta válida às questões hoje formuladas pela maior parte das pessoas sobre Deus. Em face desta percepção algumas denominações esvaziaram do tradicional compromisso doutrinal, elementos fundamentais da fé cristã foram abandonados (milagres, nascimento virginal, a ressurreição corpórea de Jesus, a espera pelo seu retorno, a realidade da condenação eterna). A teologia moral cristã tomou-se inconfundivelmente humanista e secular7. Ao abandonar sua particularidade, a ética cristã desprezou o valor que tinha para oferecer.
A própria noção de tradição religiosa como fonte de julgamento moral é conflituante com as noções emergentes de autonomia e direitos individuais. Os compromissos cristãos tradicionais passaram a ser vistos como abusivos, provocando uma profunda separação entre a cristandade tradicional e a cristandade pós-tradicional. Com essa ruptura a separá-las, a ética cristã tornou-se cada vez mais pluralista, Engelhardt diz: "se alguém quiser aprovação religiosa para algum assunto controverso da ética cristã, é preciso apenas escolher o teólogo cristão apropriado"8.
Nos dias de hoje a sociedade vê o conteúdo da ética cristã como um possível inimigo à tolerância e um amigo do conflito.
Não podemos enveredar por um caminho de equivalência moral, pois isso privaria a ética cristã de uma diferença moral que permitisse que ela fizesse a sua própria contribuição.
Aquilo que a ética cristã propõe é unir o certo e o bom, assim como a motivação e a justificação da moralidade numa visão moral baseada nas Escrituras e plena de conteúdo expressa na vida daqueles que aceitam Cristo como Senhor e Salvador.
A segunda grande dificuldade que enfrentamos é o crescimento do senso de individualismo no meio dos cristãos. Este deu origem a que crentes não se rejam pelos valores morais defendidos pelas Escrituras, mas antes seleccionam e adoptam esses mesmos a si, fazendo sua ética pessoal.
O desafio proposto por Cristo a cada um dos Seus seguidores é que Ele encarne em cada um deles a fim de Se dar a conhecer ao mundo, portanto é impossível o cristão possuir uma ética pessoal.
Passaremos, nas páginas que se seguem, a abordar algumas questões actuais relacionadas com esta temática.
Autor do Artigo.
Alexandre Samuel Lopes
(Pastor Evangélico)

Sem comentários: