06 maio, 2008

AS DEFICIÊNCIAS PRESENTES E A PERFEIÇÃO ETERNA

Já que Deus é amor (I João 4:8) por que disse a Moisés (Êxodo 4:11) que fazia as crianças nascerem surdas, mudas e cegas? Visto que ninguém peca antes de nascer, como disse Jesus (João 9:3), por que faz as criancinhas nascerem deficientes? Esse cego que eu mencionei foi curado, mas a grande maioria das pessoas com alguma deficiência morre da maneira que nasce! (Leitora identificada)
NESTE MUNDO ÉTUDO EMPRESTADO;
A POBREZA OU A RIQUEZA, AS FACULDADES OU A FALTA DELAS.
É verdade que Deus é Amor, assim como também é Santo e Justo, possuindo muitos outros predicados. E, como Justo que é, certamente irá fazer justiça em relação a todas as pessoas e situações.
Nem todos recebem cinco talentos (nem cinco sentidos) mas todos darão contas da gestão dos bens que receberam. Diz a Bíblia que, a quem muito é dado, muito será pedido. Convém, portanto, não só agradecer o que recebemos, mas também gerir tudo muito bem. Sobretudo, aproveitar as capacidades que possuímos para funcionarmos no bom sentido e em prol dos outros, incluindo aqueles que têm alguma deficiência!
Somos diferentes uns dos outros e não nascemos com as mesmas condições nem com as mesmas faculdades. Porém, em qualquer situação poderemos sempre dar graças a Deus pelo que temos ou lamentar-nos por aquilo que nos falta. É tudo uma questão de opção.
Se partirmos do princípio de que temos direito a tudo, certamente que ficaremos tristes quando concluirmos que algo nos escapa. Porém, essa não é a opção correcta. Deveríamos, antes, louvar o Senhor, Criador de todas as coisas e pessoas, pelo que possuímos e desfrutamos. É sempre mais o que temos do que aquilo que nos falta verdadeiramente. Aliás, muito do que julgamos faltar, na verdade só nos traria problemas, dificuldades e prejuízos!
Antes de virmos a este mundo nada tínhamos. Por isso, cada sentido, cada faculdade ou potencialidade constitui sempre motivo para louvar Aquele que vive para sempre. Todos deveriam ser gratos. O ideal seria que até mesmo aqueles que estão privados de um sentido agradecessem os outros quatro! E os que sentem a falta de um membro louvassem o Senhor pelos outros três!
Infelizmente, muitas vezes raciocinamos apenas em função desta vida física e temporal, como se ela fosse a única e nada mais houvesse para além da mesma. Depois, somos muito céleres em fazer julgamentos e proferir condenações, como se fôssemos melhores do que Deus. Compadecemo-nos depressa de certas pessoas e situações, às vezes, sem conhecermos as causas, negligenciando aspectos mais importantes.

Em Êxodo 4:11, passagem bíblica citada pela leitora, diz assim: "Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu o Senhor?" É verdade que Deus é o Criador e assume toda a responsabilidade pelo que se passa, mas Ele estava a explicar a Moisés (e a nós também) que lhe poderia dar tudo! Deveria Moisés confiar em Deus, e nós também, porque os que confiam no Senhor conseguirão realizar grandes coisas, ainda que possuam alguma deficiência. Moisés é um desses casos. Aliás, já estive em oficinas onde pessoas com alguma deficiência produziam mais serviço do que os ditos normais.
Neste mundo é tudo emprestado; a pobreza ou a riqueza, as faculdades ou a falta delas. É pena, de facto, alguns humanos nascerem com deficiências e viverem incapacitados para certas actividades laborais. Porém, muito pior é o facto de várias pessoas, algumas super capacitadas ou sobredotadas, morrerem e serem lançadas no inferno, onde ficarão para sempre!
Todos os nossos membros, sentidos e capacidades intelectuais são importantes e devemos dar graças a Deus por eles.
Depois de partirmos para a Eternidade, não importa muito se tivemos (ou não) alguma deficiência física neste mundo. Ali não há deficiência, nem doença, nem tristeza, mas viveremos eternamente com o Senhor Nosso Deus!
Autor do Artigo ;
Agostinho Soares dos Santos

Sem comentários: