06 maio, 2008

Sobre o cuidado com a criação

Uma Declaração Evangélica sobre o Cuidado com a Criação
A terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. (Salmo 24:1)
Como seguidores de Jesus Cristo, comprometidos com a total autoridade das Escrituras, e conscientes das formas como degradámos a criação, cremos que a fé bíblica é essencial para a solução dos nossos problemas ecológicos.
PORQUE AGUARDAMOS O TEMPO EM QUE A CRIAÇÃO QUE GEME SERÁ RESTAURADA À SUA PLENITUDE, EMPENHAMO-NOS EM TRABALHAR VIGOROSAMENTE PARA PROTEGER E CURAR ESSA CRIAÇÃO PARA A HONRA E GLÓRIA DO CRIADOR.
Porque adoramos e honramos o Criador, buscamos manter e cuidar da criação.
Porque pecámos, falhámos na nossa mordomia pela criação. Por isso arrependemo-nos da forma como poluímos, distorcemos ou destruímos grande parte da obra do Criador.
Porque em Cristo, Deus curou a nossa alienação de Deus e estendeu a nós as primícias da reconciliação com todas as coisas, empenhamo-nos a trabalhar no poder do Espírito Santo para partilharmos as Boas Novas de Cristo em palavras e em acções, movendo-nos para reconciliar todas as pessoas em Cristo e estender a cura de Cristo à criação que sofre.
Porque aguardamos o tempo em que a criação que geme será restaurada à sua plenitude, empenhamos--nos em trabalhar vigorosamente para proteger e curar essa criação para a honra e glória do Criador - que conhecemos vagamente através da criação, mas encontramos plenamente nas Escrituras e através de Cristo. Nós e os nossos filhos enfrentamos uma crise crescente na saúde da criação da qual fazemos parte, e pela qual, pela graça de Deus, somos sustentados. No entanto, continuamos a degradar essa criação.
Estas degradações da criação podem ser resumida como 1) degradação do solo; 2) desflorestação; extinção das espécies; 4) degradação da qualidade água; 5) toxicidade global; 6) alteração da atmosfera: degradação humana e cultural.
Muitas destas degradações são sinais de que estar, a colocar pressão sobre os finos limites que D estabeleceu para a criação. Com o contínuo crescimento da população, estas degradações tornar-se-ão rr: graves. A nossa responsabilidade não se limita a cuidar i e alimentar as crianças, mas nutrir e cuidar do seu nesta terra. Respeitamos a instituição do casamento forma como Deus no-la transmitiu, para assegurar forma bem pensada que há descendência e que és: bem cuidada, para a glória de Deus.
Reconhecemos que a pobreza humana é ta uma causa como uma consequência da degrada ambiental.
Muitas pessoas interessadas, convencidas de os problemas ambientais são mais espirituais do tecnológicos, estão a explorar as ideologias e relógio humanas em busca de recursos espirituais não Cristãos p a cura da terra. Como seguidores de Jesus Cristo, crê que a Bíblia nos leva a responder de quatro formas:
Primeira - Deus chamou-nos para que confessássemos e nos arrependêssemos das nossas atitude que desvalorizam a criação, e que torcem ou ignora revelação bíblica para apoiar o mau uso que faz e dela. Esquecendo que "a terra é do Senhor", tem
frequentemente usado a criação sem nos lembrar. da nossa responsabilidade pelo seu cuidado.
Segunda - As nossas acções e atitudes para cor terra têm de vir do centro da nossa fé, e estar enraizado na plenitude da revelação de Deus em Cristo e r. Escrituras. Resistimos a ideologias que: a) presumem que o Evangelho nada tem a ver com o cuidado c as criaturas que não são humanas e b) ideologias reduziriam o Evangelho a nada mais que cuidado c a criação.
Terceira - Procuramos diligentemente aprender tudo quanto a Bíblia nos diz acerca do Criador, criação e tarefa humana. Na nossa vida e nas nossas palavras declaramos que as Boas Novas são para toda a criação que ainda espera "a manifestação dos filhos de Deus" (Romanos 8:19).
Quarta - Procuramos entender o que a criação revela acerca de divindade de Deus, Sua presença sustentadora, e poder eterno, e o que a criação nos ensina sobre a ordem apontada por Deus e os princípios segundo os quais se rege.
Por esta razão pedimos a todos aqueles que estão comprometidos com a verdade do Evangelho de Jesus Cristo para afirmarem os princípios da fé bíblica que se seguem, e a buscarem formas de viver estes princípios nas nossas vidas pessoais, nas nossas igrejas e na sociedade.
O cosmos, em toda a sua beleza, liberdade, e dádiva de vida, é a obra do nosso Criador pessoal e amoroso.
O nosso Deus Criador é anterior à Criação e posterior a ela, no entanto intimamente envolvido com ela, sustentando cada coisa na sua liberdade, e todas as coisas em relacionamentos de intrínseca complexidade. Deus é transcendente, e ao mesmo tempo sustentador amoroso de cada criatura; imanente, no entanto, completamente distinto da criação, não devendo ser confundido com ela.
Deus o Criador é relacional na Sua natureza, revelado como três Pessoas em Uma. Da mesma forma, a criação imaginada por Deus é uma sinfonia de criaturas individuais num relacionamento harmonioso.
A preocupação do Criador prende-se a todas as criaturas. Deus declara que toda a criação é "boa" (Génesis 1:31); promete cuidado numa aliança com todas as criaturas (Génesis 9:9-17); tem prazer nas criaturas que não têm utilidade aparente para o homem
(Job 39-41); e deseja, em Cristo "reconciliar todas as coisas para Si" (Colossenses 1:20).
Homens, mulheres e crianças têm uma responsabilidade única para com o Criador; ao mesmo tempo, somos criaturas, moldadas pelos mesmos processos e encastrados nos mesmos sistemas da física, da química, e interligações biológicas que sustém as outras criaturas.
Homens, mulheres e crianças, criados à imagem de Deus, têm também uma responsabilidade única para com a criação. As nossas acções devem sustentar a multiplicação da criação e também preservar o poderoso testemunho que a criação dá acerca do Criador.
Os nossos talentos, dados por Deus, foram frequentemente desviados do seu intento original: que conheçamos, nomeemos, cuidemos e tenhamos prazer nas criaturas de Deus; que cuidemos da civilização em amor, criatividade e obediência a Deus; e que ofereçamos a criação e a civilização em louvor ao Criador. Ignorámos os nossos limites de criatura e usámos a terra com ganância, e não com cuidado, como deveríamos ter feito.
O resultado carnal do pecado humano foi uma mordomia pervertida, uma manta de retalhos de jardim e lixeira em que o lixo vem a aumentar. "Não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra... por isso, a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá" (Oseias 4:1-3). Sendo assim, uma das consequências do nosso mau uso da terra é uma injusta negação da dádiva de Deus aos seres humanos, tanto agora como no futuro.
O propósito de Deus em Cristo é curar e trazer à plenitude não apenas pessoas mas toda a ordem criada. "Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. E que, havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus" (Colossenses 1:19-20).
Em Jesus Cristo, os crentes são perdoados, transformados e levados ao reino de Deus. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5:17). A presença do Reino de Deus é marcada não só pela renovada comunhão com Deus, mas também pela harmonia renovada e pela justiça entre as pessoas, e por uma renovada harmonia e justiça entre as pessoas e o resto do mundo criado. "Porque com alegria saíreis, e em paz sereis guiados: os montes e os outeiros exclamarão de prazer, perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão as palmas" (Isaías 55:12).
Cremos que em Cristo há esperança, não apenas para os homens, mulheres e crianças, mas também para o resto da criação que sofre as consequências do pecado humano.
Portanto, apelamos a todos os cristãos que reafirmem que toda a criação pertence a Deus; que Deus a criou boa; e que Deus a renova em Cristo.
Encorajamos a que se faça uma maior reflexão sobre o ensino bíblico e teológico que fala da obra redentora de Deus em termos de renovação e complemento do Seu propósito para a criação.
Buscamos uma reflexão mais profunda sobre as maravilhas da criação de Deus e os princípios pelos quais a criação funciona. Apelamos também a uma consideração cuidadosa sobre como as nossas acções individuais e corporativas respeitam e obedecem às ordenanças de Deus para a criação.
Encorajamos os Cristãos a incorporar a extravagante criatividade de Deus nas suas vidas, fundamentando o papel da beleza e das artes nos seus padrões pessoais, eclesiásticos e sociais.
Apelamos aos Cristãos individuais e às igrejas para que sejam centros de renovação e cuidado para com a criação, deleitando-se na criação como dom de Deus e usufruindo dela como provisão de Deus, de formas que sustém e curam o tecido danificado da criação que Deus nos confiou.
Recordamos as palavras de Jesus de que as nossas. Vidas não consistem na abundância das nossa possessões, e portanto encorajamos os seguidores c Cristo a resistirem ao isco do desperdício e do hiper : consumismo, fazendo escolhas pessoais que expressei humildade, paciência, auto-controlo e frugalidade.
Apelamos a todos os Cristãos para que trabalhe: no sentido de haver economias sustentáveis, justas piedosas, que reflictam a economia soberana de Deus capacitem homens, mulheres e crianças a prosperara junto com toda a diversidade da criação. Reconhecemos que a pobreza força as pessoas a degradar a natura de forma a poderem sobreviver; por isso apoiamos desenvolvimento de uma economia justa e livre qi capacita os pobres e cria abundância sem diminuir dádiva da criação.
Comprometemo-nos a obter políticas sócia responsáveis que incorporem os princípios de mordomia da criação segundo a Bíblia.
Convidamos os cristãos - indivíduos, congregação : e organizações - a juntarem-se a nós nesta declaração evangélica sobre o ambiente, tornando-nos pessoas : aliança num círculo cada vez mais vasto de cuida bíblico com a criação.
Apelamos a todos os cristãos para que ouçam trabalhem com todos aqueles que se preocupam a cura da criação, com ensejo tanto de aprender com eles bem como de partilhar com eles a nossa convicção de que o Deus que todas as pessoas sentem presente criação (Actos 17:27) é plenamente conhecido apenas através da Palavra encarnada em Cristo o Deus vi" que fez e sustenta todas as coisas.
Fazemos esta declaração sabendo que até que Cristo -volte para reconciliar todas as coisas, somos chamados a ser mordomos fiéis do bom jardim de Deus, o nosso lar terreno.
Autor do Artigo ;
Tradução de Olga de Bastos

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Pedro!!!
O seu blog é excelente, óptimas matérias!!!
Sou Brasileiro e possuo um blog também se você puder passar lá para conhecer
o endereço é este: www.clipgospelmusic.blogspot.com
Dia 15/01 o blog terá seu primeiro Concurso de Bandas Cristãs Independentes
Você esta convidado a votar na banda que mais gostar!
Deus abençoe a nação Portuguesa !!