06 maio, 2008

MOVIMENTO PENTECOSTAL (parte 1)

O MOVIMENTO PENTECOSTAL MODERNO
TEM COMO PONTO DE PARTIDA OS ESTADOS UNIDOS
O vocábulo "Pentecostes" tem a sua origem entre o povo Hebreu a partir do momento da Helenização, que sucedeu, aproximadamente, 331 anos antes de Cristo e que abarca um período de 300 anos do Antigo Testamento.
COMEÇOU COMO UM MOVIMENTO DE REFORMA ESPIRITUAL DENTRO DAS IGREJAS PROTESTANTES E EVANGÉLICAS.
Originalmente era uma festa agrícola herdada dos cananeus, celebrada no Outono. Entre os hebreus tornou-se numa festa de agradecimento a Deus pelos primeiros frutos1 da colheita da cevada e do trigo. Para os judeus era uma festa celebrada anualmente, cinquenta dias depois da Páscoa, daí Pentecostes (do grego) significar literalmente quinquagésimo.
Dentro do Cristianismo o significado começa a ser mais importante, visto que após a ascensão de Cristo e de acordo com o seu mandamento, os seus discípulos permanecem em Jerusalém à espera da promessa que lhes tinha2 sido feita: "Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder". Nessa cidade, e num aposento alto, onde se encontravam cerca de 120 homens e mulheres, tem lugar um acontecimento que marcou e mudou a vida dos primeiros discípulos de Jesus Cristo, o derramamento do Espírito Santo com a manifestação milagrosa da glossolalia3 - ou seja, o falar noutras línguas sem as ter estudado ou memorizado, como podemos analisar em Actos no capítulo 2:1-4. Esta experiência repetiu-se em Actos 8:14-18, 9:17-18, 10:44-47,19:2-6; I Coríntios 14:18; e I Coríntios 15:1,5,18, pelo que concluímos que não foi um acontecimento único nem isolado na Igreja nascente, mas o repetir de algo que teve início no dia de Pentecostes e que ainda hoje é possível experimentar no meio de muitas comunidades cristãs.
Este Dom de Deus trouxe duas coisas importantes à Igreja: a experiência pessoal de cada cristão poder falar noutras línguas, assim como um revestimento de poder, que capacita o crente para proclamar o Evangelho e ser testemunha de Jesus Cristo com toda a autoridade.
O Movimento Pentecostal Moderno tem como ponto de partida os Estados Unidos, apesar de vários historiadores apontarem ao longo dos séculos as mesmas evidências em diferentes grupos de cristãos espalhados em vários continentes.
Começou como um Movimento de Reforma Espiritual dentro das Igrejas Protestantes e Evangélicas, tornando--se mais tarde num Movimento que deu origem a várias denominações evangélicas, sendo as mais conhecidas as Assembleias de Deus, a Igreja de Deus com sede em Cleveland, a Igreja Pentecostal de Santidade, a Igreja de Deus em Cristo, a Igreja Quadrangular ou Igreja do Evangelho Completo, a Igreja da Fé Apostólica e a Igreja da Bíblia Aberta, entre outras.
De acordo com a história, na cidade de Topeka, Kansas, numa Escola Bíblica chamada Betei, fundada em 1900 por Charles Fox Parham, pastor Metodista Episcopal, que tinha aderido às doutrinas e práticas do chamado Movimento de Santidade, os cerca de 40 alunos dessa Escola começaram a pesquisar no livro dos Actos dos Apóstolos, versículos sobre o baptismo com Espírito Santo, chegando à conclusão que as manifestações que se sucederam na Igreja Nascente em relação ao baptismo sempre foram precedidas pelo falar noutras línguas. Assim, no culto de acção de graças na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro de 1901, uma das alunas de nome Agnes M. Ozman pediu que orassem por ela e lhe impusessem as mãos, passados alguns momentos, ela começou a falar num idioma desconhecido (Baptismo com Espírito Santo - Glossolalia, Actos 2:1). Depois outros começaram a experimentar o mesmo, concluindo que era o baptismo com Espírito Santo com a evidência de falar em línguas estranhas (língua desconhecida para aquele que as fala, mas não desconhecida para outros que a ouvem). Isto levou esses alunos a orar e a pedir a Deus que manifestasse entre eles a mesma experiência.
Entretanto, o director fechou a Escola e começou a viajar por algumas regiões dos Estados Unidos com um grupo de estudantes, vendo grandes resultados na adesão. Em 10 de Julho de 1905, chegam a Houston, no Texas onde estabelecem a sede central e uma Escola Bíblica da Fé. Entre os estudantes chega o afro-americano William J. Symour, pregador do Movimento de Santidade.
Symour vai até à cidade de Jackson, no Mississípi, onde se reúne com Charles P. Jones, outro pregador afro-americano da Santidade e que viria a ser o fundador da Igreja de Cristo (africana). William Symour é nomeado pastor auxiliar dessa Igreja e vai até Houston. No começo de 1906 recebeu um convite para se dirigir até Los Angeles, na Califórnia, onde começou a ajudar numa Igreja. A sua pregação, especialmente na que se referia a Actos 2:4, em que, de acordo com interpretação do texto, afirmava que a evidência do baptismo com o Espírito Santo era falar noutras línguas, não agradou à pastora da Igreja e por isso foi-lhe interdita essa congregação. Assim, em 1906, William J. Symour resolve começar a fazer cultos pelas casas, até que, devido ao facto do grupo continuar a crescer, decidiram procurar um espaço amplo. De acordo com as suas possibilidades económicas encontram, na Rua Azusa - 312, um velho prédio, que em 1903 tinha sido o local da Primeira Igreja Metodista Episcopal Africana, mas que por ter sido desactivado, era usado como armazém e estábulo naquele momento. Depois de limpo e pintado pelos fiéis, decidiram adaptá-lo novamente para lugar de culto. Isto aconteceu em Abril de 1904 e o mesmo ficou com capacidade para 750 pessoas. Foi neste o lugar onde se sucederam as experiências glossolálicas e de cura .divina, sendo sem dúvida a ponta de lança para o início de um grande Movimento que hoje é conhecido como o Movimento Pentecostal. O lugar é igualmente reconhecido como o ponto de partida para a projecção do Movimento Pentecostal Moderno à escala mundial.
Este local, entre 1906 e 1909, foi visitado por pastores de muitas denominações e de muitos países que, ao chegarem aos seus destinos, começaram a ver suceder o mesmo tipo de manifestações no meio das igrejas que pastoreavam. "H

Nota Importante
Chamada também " Festa das Colheitas ou das Sete Semanas" (Êxodo 34: 22), era por ocasião da ceifa ou das primícias (Números 28:26); Segundo o Calendário Judaico, a festa tinha a seguinte data: 5 a 11 de Sivan (Maio-Junho), sete semanas e um dia depois de começar a ceifa (Levítico 23:15-21); Para os Judeus, era a festa das primícias da ceifa; para os Cristãos, a festa do derramamento do Espírito Santo sobre os cristãos. O esquema cronológico da "quinquagésima pascal" obedeceu também à simbologia bíblica dos números. ; Actos 1:4
? Glossolalia (do grego vÂcocroa, "glóssa" [língua]; /.ciÂco, "lalo" [falar]) ou dom de línguas (o uso do nome depende da denominação religiosa) é um fenómeno onde o indivíduo se expressa numa língua desconhecida. 4 Los Angeles Time, quarta feira, 18 de Abril de 1906.
Autor do Artigo ,
Paulo Branco
( Pastor Evangélico )

Sem comentários: