18 maio, 2008

SAFIRA OCULTA NA PEDRA RUDE

Tinha toda a aparência de uma pedra comum. Era arredondada e de cor cinzenta. Parecia uma batata, e batata a chamavam. A pedra estava à venda numa exposição de minerais raros em Plano, Texas.
Um indivíduo comprou-a por dez dólares, levou-a para sua casa e cortou-a com uma serra. Dentro da pedra, tosca e vulgar, uma safira de 1154 quilates.
Cortado e polido por John Robinson, polidor profissional de pedras preciosas, a safira adquiriu um preço que ninguém imaginaria: três milhões de dólares. "É uma safira absolutamente fantástica", disse Robinson. "A melhor que tenho visto na minha vida".
Assim, no interior de uma pedra que aparentemente não possuía qualquer valor — pedra que os rapazes usariam para atirar a um cão, ou a lançariam para os telhados —, esconde-se outra pedra preciosíssima com um valor fabuloso.
Há alguns anos um escultor pobre e fracassado comprou na Austrália uma rocha de três toneladas com os últimos vinte dólares que lhe restavam. Os seus amigos riam-se dele. Porém o escultor viu, na pedra tosca e rude, algo que os demais não viram. Trabalhou com a pedra. Com o seu cinzel tirou pedaços aqui e ali, dando forma à rocha.
Quando terminou a sua obra, era uma escultura perfeita do famoso artista de cinema, John Wayne. Ao levarem a escultura para Hollywood, deram-lhe um milhão e quatrocentos mil dólares por ela.
Grandes valores podem encerrar-se no interior de receptáculos vulgares. O mundo tem conhecido grandes homens, cujo aspecto físico não revelava o que eram por dentro. O aspecto físico do grande apóstolo Paulo era pouco invejável, mas oculta detrás de uma aparência física não muito atractiva existia o maior e mais nobre missionário do mundo cristão.
Dentro do ébrio tirado da valeta, ou detrás do rosto repelente de um criminoso, ou escondido na alma do déspota político mais severo, pode ocultar-se um tesouro de valor incalculável. E nas mãos de Cristo, o Divino Mestre, esse tesouro saí à luz, e o mundo não deixa de maravilhar-se da mudança operada na vida desse homem.
Não desespere, amigo leitor, da sua miséria, ou da sua baixa escolaridade, ou da sua vida derrotada. Jesus Cristo pode extrair de si a imagem do seu Criador. Não desespere!
Autor do Artigo .
HERMANO PABLO

Sem comentários: