18 maio, 2008

A perseverança do cristão

Na Bíblia encontramos escritas estas palavras: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações" (At 2:42).
Gostaria de meditar na virtude da perseverança relacionada com aquilo que é considerado os quatro pilares da firmeza da Igreja Primitiva.
Os cristãos do primeiro século eram firmes no seu propósito e nos ensinos recebidos em primeiro lugar do Senhor Jesus, e depois transmitidos pelos Apóstolos. Veja-mos naquilo em que perseveravam, isto é, persistiam.
PERSEVERAVAM NA DOU-TRINA. Essa doutrina era "todo o conselho de Deus", conforme declara o apóstolo Paulo (At 20:27), e foi desse modo que procedeu Pedro no dia de Pentecostes (At 2:36-41).
PERSEVERAVAM NA CO-MUNHÃO. Os crentes viviam em comunhão participando em comum do que criam e haviam recebido e visto. As promessas de Jesus, em Marcos 16:16-20, eram confirmadas na sua vida e experiência cristã
PERSEVERAVAM NO PAR-TIR DO PÃO. Eles participavam na Ceia do Senhor, fazendo isso em memória de Jesus, lembrando a Sua morte, na cruz, até que viesse buscar a Sua Igreja (1 Co 11:23,24).
PERSEVERAVAM NAS ORAÇÕES. A oração é algo de muito especial, que Deus tem posto ao nosso alcance a fim de nos comunicarmos com Ele (Jr 33:3).
Depois da queda dos nossos primeiros pais, no Éden (Rm 5:12), e do nascimento de Seth e Enos, começou a invocar-se o nome do Senhor. E ainda hoje invocamos o nome de Deus, rodando-lhe misericórdia e perdão (Is 55:7).
Quando o justo persevera na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações, sucedem-se os sinais, milagres e maravilhas da parte de Deus, bem como as conversões ao Evangelho. É que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Aleluia!
Se o homem suplica ao Criador, confessando-lhe os seus pecados, perseverando nessa atitude, o Senhor recebe com amor o pecador arrependido. E isso provoca alegria no Céu!
Também nós, crentes, ao procurarmos endireitar a nossa vida com Deus, buscando-0 de todo o coração, recebemos renovação espiritual.
Por que não acontecem na actualidade tantos milagres e conversões como no tempo da Igreja Primitiva? Certamente por causa da nossa pouca fé, da falta de consagração do povo de Deus e dos numerosos embaraços existentes na vida cristã. Muitos crentes têm deixado de perseverar nesses pilares da Igreja: doutrina, comunhão, partir do pão e oração.
Vejamos estes exemplos bíblicos de servos de Deus que perseveraram na senda da fé: Henoch, perseverou em agradar ao Senhor (Hb 11:5). Noé e sua família perseveraram também. Diz a Bíblia que Noé era justo (Gn 7:1; Hb 11:7). Abraão o eregrinava de modo perseverante, levantando os seus altares, falando com Deus, intercedendo pelos habitantes de Sodoma e Gomorra, e abrindo poços para que outros pudessem beber no futuro. Quantos mais poderíamos mencionar, nestas páginas, que perseveraram, conforme Hebreus 11:1-40?
Prezado irmão em Cristo que chegaste até aqui na leitura deste artigo: estás também a perseverar como ensina a Bíblia, a Palavra de Deus, no Salmo 119:26-32 e em 1 Coríntios 9:24-27?
A Seara espiritual está madura para a ceifa. A Seara de Cristo aguarda por ti. Trabalha e ora, irmão! Trabalha e vigia! Trabalha e ama o Senhor, a Sua Obra, os perdidos. Lembra-te que o Senhor da Seara está a chegar

Autor do Artigo ;
ANTÓNIO GONÇALVES

Sem comentários: