15 maio, 2008

PARAPSICOLOGIA

CIÊNCIA OU OCULTISMO?
TANTO OS PARAPSICÓLOGOS COMO OS ESPIRITISTAS ESTÃO ENGANADOS, SEGUNDO A BÍBLIA, QUE É O LIVRO DO DEUS VIVO.
MODERNAMENTE JA EXISTEM MUITOS SEGUIDORES DO OCULTISMO A INTITULAREM-SE PARAPSICÓLOGOS.
Qual a sua opinião sobre a Parapsicologia? Será um ramo da Ciência ou alguma modalidade oculta? De que lado estarão os actuais parapsicólogos? Do lado da Ciência ou do Ocultismo?
Alguém dizia na TV, há alguns anos atrás, que a Parapsicologia era filha do Espiritismo, mas uma filha rebelde que arrancou os olhos à mãe. E isto acontecia porque a modalidade em causa teria surgido como uma reacção aos fenómenos espiritistas, na tentativa de os analisar e explicar, acabando por negar qualquer ligação com o além. Digamos que era uma resposta do mundo científico aos fenómenos paranormais, tão propalados através das reuniões mediúnicas.
O século XIX foi muito fértil no surgimento e desenvolvimento de diversas modalidades, tanto no bom como mau sentido. Entre as coisas boas e más, apresentadas ou expandidas nesse período, conta-se, em primeiro lugar, o fervor evangelístico e missionário da Igreja de Cristo na Terra. Depois, mencionaríamos as diversas descobertas científicas relacionadas com a electricidade e electromagnetismo. É verdade que os mentores do Ocultismo pretenderam aproveitar a Ciência, com as suas descobertas, transportando e deturpando o que era bom, como é seu apanágio. Surgiram, então, termos como magnetismo animal, inversão de polaridade humana e outros termos ambíguos.
Ainda no século XIX surgiram também o Darwinismo (com o reforço das teorias evolucionistas), o Marxismo, o Espiritismo e suas derivadas. A codificação do Espiritismo de Allan Kardec vinha ordenar, de certo modo, os fenómenos paranormais tão divulgados em diversas sessões espiritistas.
Certamente que o mundo científico não poderia nem deveria alhear-se daqueles fenómenos como mi a abanar, cadeiras pelo ar, vozes do outro mundo revelando factos ocultos. Vários homens ligado Ciência, alguns deles bastante conhecidos, analisar os factos, trazendo também instruem de medida, pulverizando mesas com farinha p comprovar se alguém abanava as mesmas, etc. Nas assim, a Parapsicologia, embora o vocábulo só viés; ser aceite pela primeira vez em Utrech, Holanda, 1953, numa reunião internacional.
Homens ligados à electricidade e ao electromagnetismo estiveram, presentes em várias sessões espírito para uma análise científica dos fenómenos. Os m conhecidos, alguns até cristãos, cedo se demarcar; daquelas actividades ocultas. Outros permanecer; e chegaram às suas próprias conclusões, baseada em aspectos físicos e materiais, mantendo i enorme cepticismo a tudo o que fosse metafísico Afinal, segundo concluíram, os espiritistas estava completamente enganados quanto à comunicação como mundo espiritual. Tratava-se apenas de fenómeno psíquicos, originários da mente do próprio mediu quando estava em êxtase!
Curiosamente, existem designações diferentes para o mesmo estado de espírito do indivíduo. Por exemplo, a Parapsicologia diz que a pessoa está em êxtase, o Espiritismo chama-lhe mediunidade e o Cristianismo bíblico conclui que aquilo é possessão diabólica!
Para reforçar a teoria dos fenómenos psíquicos, oito parapsicólogos da Sociedade de Pesquisa Psíquica de Toronto levaram a efeito uma experiência "sua géneris". Criaram uma personagem fictícia a quem deram o nome de Philip. Todos os elementos leram o romance escrito por um deles. Depois, tentaram buscá-lo em reuniões do tipo espírita. Ao fim de várias sessões Philip comunicou. A conclusão desses parapsicólogos é que o Espiritismo, como comunicação com os seres do além, não existia. Tudo era produto das mentes; do sub-consciente ou inconsciente do indivíduo.
Esta posição radical dos parapsicólogos de Toronto não me satisfaz. No caso do fictício Philip, poder-se-ia dizer: "Tanto chamaram pelo diabo que ele apareceu"! Muitas coisas poderiam ter acontecido; inclusivamente o diabo inspirar a criação desta personagem e brincar com todos os envolvidos no assunto. Aliás, a pessoa mais interessada em garantir que o diabo não existe... é ele mesmo!
Tanto os parapsicólogos como os espiritistas estão enganados, segundo a Bíblia, que é o Livro do Deus Vivo. Poderá haver imaginação e sob -consciente a funcionar em várias situações, mas em muitos casos são mesmo os demónios que comunicam através dos médiuns! Não são os mortos que falam mas sim os anjos caídos, que se revoltaram contra Deus e se perderam.
A Parapsicologia surgiu com boas intenções, como uma ramificação científica, mas tirou conclusões erradas. Modernamente já existem muitos seguidores do Ocultismo a intitularem-se parapsicólogos. Todos os termos, designações e vocábulos são passíveis de ser minados, infectados e conspurcados. As palavras "mago" e "vidente" já tiveram significados melhores. Até o vocábulo "bruxo" já foi quase sinónimo de sábio, no passado.
A disciplina de Parapsicologia já existe em algumas universidades do mundo. Os docentes responsáveis inclinam-se para o lado da Ciência físico -natural (fria e céptica) ou, em alguns casos, já estão mais a promover o Ocultismo do que outra coisa.
Os fenómenos serão físicos ou espirituais. Paradoxalmente, alguns ocultistas criaram a designação de "Espiritismo Científico" o que é um disparate tão grande como chamar "Investigação Científica" à Magia Negra, ou outras aberrações do género!
À luz da Bíblia podemos dizer que ambas as modalidades estão erradas. Tanto a mãe (Espiritismo) como a filha (Parapsicologia) se enganam apesar desta ter arrancado os olhos àquela. A Bíblia é que tem razão e a mesma adverte-nos para não brincarmos com o diabo. Não buscar ninguém em reuniões do tipo espírita, quer sejam personagens fictícias, pessoas mortas, anjos ou demónios!
Autor do Artigo ;
Agostinho Soares dos Santos

Sem comentários: