15 maio, 2008

Investir Nas Crianças

Pediram-me que desse a minha opinião acerca deste tema WBlnvestir nas crianças". Após alguns dias de reflexão, de pedir ajuda a Deus que me ajudasse a pensar no assunto e a ordenar as ideias, acabei com o texto que vos apresento.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."(Provérbios 22:6) Em primeiro lugar devemos entender o que significa investir nas crianças. Tal como nos é apresentado em Provérbios, investir é educar a criança no caminho que deve andar para que não se desvie dele quando crescer e se tornar adulto. Mas em que crianças devemos nós investir? Como pais, devemos preocupar-nos com os nossos filhos, mas na Bíblia não encontramos esta responsabilidade apenas atribuída aos pais, mas a todos os cristãos! E isto é muito importante - existe um trabalho que é necessário executar, que está ao alcance de qualquer cristão, independentemente da sua idade, grau de parentesco e responsabilidade social. Não é por acaso que em Provérbios 22:6 encontramos o verbo educar no imperativo e sem indicação do sujeito que deve educar ...é tarefa para todos! Então, como pais, educadores, professores, tios, avós ou outra qualquer qualidade com que nos apresentamos diante de crianças, como podemos investir no seu futuro? Como podemos nós educar as crianças no caminho certo? Do meu ponto de vista existem algumas pistas que podemos observar na própria Bíblia.
Este ponto apresenta-se bastante óbvio, se não tivermos certezas quanto ao caminho certo, com certeza não seremos capazes de o explicar às crianças. Mas e que caminho é este, do qual ninguém se deve desviar e que deve ser ensinado desde a infância? Observe-se na Bíblia o que nos é dito acerca de caminho: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6) "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mateus 7:14) O caminho é Jesus! Como todos os cristãos sabem, este percurso tem início com a aceitação de Jesus como Salvador e terminará um dia quando formos chamados à glória de Deus, ao paraíso celestial por toda a eternidade!
Não nos assustemos, não é necessário termos qualquer qualificação superior, não é necessário conhecermos os meandros da pedagogia para podermos ensinar o caminho. O que Deus nos diz na Bíblia é muito claro:
"Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar" (Êxodo 4:12)
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra." (Actos 1:8)
Deus nos capacitará e nos ajudará nesta tarefa tão importante! Apenas teremos que recorrer ao Seu conselho e estarmos atentos à Sua voz para que possamos cumprir este propósito divino.
Deus manda-nos educar as crianças no caminho que devem andar, mas quando e onde? Este ensino estará apenas confinado à escola dominical? Poderá apenas aplicar-se quando estamos na igreja? Mais uma vez, observemos o que nos diz a Bíblia: [Jesus] "E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém." (Lucas 13:22) [Jesus] "Todos os dias estava convosco ensinando no templo [...]" (Marcos 14:49) Jesus utilizava todas as circunstâncias e todas as oportunidades disponíveis para ensinar os Seus ouvintes acerca da salvação. Ele aproveitava ao máximo o seu tempo. Ensinava em viagem, na sinagoga, aos dias de semana e nos dias de descanso! Sempre que alguém estivesse disposto a ouvir, Jesus estava disposto a ensinar. Num mundo que tanta influência exerce sobre as crianças, aproveitemos o tempo que Deus nos dá com elas para as ensinar no caminho bom.
Até aqui vimos algumas questões relacionadas como investir nas crianças, mas porquê? Porque nos manda Deus educar as crianças acerca do caminho? Quais os resultados que este investimento nos trará? Para não variar, vejamos o que se encontra na Bíblia: "Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá." (Salmo 1:6) "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 24:13)
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16) O resultado do investimento de ensino nas crianças é a sua própria salvação! Não é isto maravilhoso? Quando educamos as nossas crianças estamos a dar-lhes a conhecer o que é necessário para serem homens e mulheres de Deus, e estamos a fazê-lo no momento em que os seres humanos são mais permeáveis ao ensino e à aprendizagem. Como pais esta preocupação deverá estar bem presente, todos os dias... amamos os nossos filhos? Queremos o melhor para eles? Esforçamo-nos para lhes dar tudo o que está ao nosso alcance, para que no futuro eles sejam pessoas felizes? Então para algumas das vacinas, das consultas no médico, das vitamina; dos brinquedos e do sei lá que mais, temos que no: preocupar também com a sua salvação! Afinal, nós cremos ou não na Bíblia, cremos ou não nas palavra; de Jesus? Esperamos ou não pela eternidade no paraíso junto ao Pai celestial? E o que queremos pai os nossos filhos? Uma eternidade no paraíso junto nós ou no inferno, no meio da tormenta?
Autor do Artigo;
Ana Graça Filipe

Sem comentários: