17 maio, 2008

ORAR com visão.

Quando nos dirigimos à Casa de Deus para orar, devemos colocar o nosso enfoque na intercessão em favor dos outros, mais do que na oração em prol de nós mesmos
A oração de Salomão no segundo livro das Crónicas, capítulos seis e sete1, pode ser considerada uma das mais profundas e, se assim lhe pudermos chamar, uma das mais bonitas da Bíblia. É também considerada uma oração de consagração pessoal e da casa de culto. Mas o que nos salta à vista é o facto de nela existir uma ampla visão do propósito de Deus, ou seja, Salomão sabe "o terreno que pisa" e não pede a Deus coisas impossíveis, desconexas e pequenas. Ele sabia qual era a vontade de Deus. Daí dizermos que a sua oração é completa e cheia de confiança, ainda que não seja perfeita.2

O SANTUÁRIO É UM LUGAR DE INTERCESSÃO3

Do mesmo modo como Salomão intercedia pela nação inteira, a nós cabe-nos orar por toda a Igreja bem como pela nossa Nação, para que reconheçam a soberania de Deus e recebam as bênçãos divinas procuradas com um coração sincero.
Sem querer ser dogmático, penso que quando nos dirigimos à Casa de Deus para orar, devemos colocar o nosso enfoque na intercessão em favor outros, mais do que na oração em de nós mesmos. Segundo este exerce e de outros nas páginas da Bíblia4, a de Oração é colocada na sua dimer comunitária, onde a reunião diluía] pessoal e elevava o todo, mesmo que diz respeito à oração interessa

O SANTUÁRIO É O MELHOR LUGAR PARA ORAR POR MILAGRES

Por meio da oração exprimimos visão recebida, o que faz dela recurso de alcance ilimitado.
Salomão roga a Deus para que dia de calamidades como a fome, a pesar doença e a desgraça, o povo Sá confiar n'Ele e não considere os s casos como perdidos. Torna-necessário que o povo recorra ao luz de culto (e não só), faça oração específicas e, caso haja pecado, para perdão, para que o milagre aconteça
Muitas vezes quem participa do que traz um conjunto de problemas resolver. Isso faz com que aqui celebração, não se restrinja apenas instrução, mas seja também u oportunidade para ultras limitações e solucionar problema graves. Assim, o tempo de ora-o; ministrado sob formas variadas imposição de mãos, de joelhos, em grupo, individual, etc), promove a fé e a manifestação de milagres.

NO SANTUÁRIO NÃO HÁ NACIONALIDADES7

Cada vez mais um certo nacionalismo está a desaparecer dos países. A comunidade europeia tem contribuído para tal, bem como o fenómeno dos fluxos migratórios e a mistura das raças que daí advém. É interessante que desde tempos remotos, como vemos aqui, Deus fez Salomão ver que a Casa de Oração, com toda a carga nacionalista judaica daqueles dias, era um refúgio sem limites quanto a cor, raça ou cultura. Essas características mantêm-se hoje. O elemento que não deve faltar é a consciência de que Jesus é o Senhor, e que a oração deve ser espontânea, sincera e de coração.
As graças recebidas neste lugar estimulariam a partilha das maravilhas de Deus além fronteiras e propagariam o Seu nome. Isto demonstra que um local estático, como uma casa de culto, quando usado para o fim a que se destina - a oração3, transforma-se naquilo que Deus pretende: Casa de Oração para todas as nações, onde as pessoas se reúnem para orar, receber as bênçãos divinas e levar o testemunho de Deus por toda a parte, como pessoas realizadas que despertam os demais para a oração, alcançando a resposta às suas petições.
NO SANTUÁRIO ENTREGAMOS OS PROJECTOS EM ORAÇÃO'

A nossa vida não pára e Salomão sabia disso. Todos os dias novos desafios são colocados diante de nós sem que os esperemos. Torna-se necessário dedicar tempo à oração, em casa e também no templo, buscando direcção e encorajamento para os empreendimentos que temos diante de nós.
Como o texto deixa transparecer não basta estar consciente do plano. É necessário orar pela sua efectivação em todas as etapas e pormenores. A oração é o segredo por detrás dos actos visíveis realizados com sucesso.10

O SANTUÁRIO COMO REFÚGIO DE ORAÇÃO PARA O PECADOR"

Muitos, em tempos de conflito, usaram a Casa de Deus como refúgio, para não serem mortos pelos seus adversários. Ainda hoje, em termos espirituais, este lugar é refúgio para o transgressor. Ali ele desloca-se para orar arrependido dos seus pecados. Aliás, muitos dos Salmos12 são preces de contrição, mostrando que o culto era feito com orações de arrependimento, para com Deus, ou para com um membro da comunidade.13
Estamos a cometer um grave erro quando, mesmo sem intenção, dizemos ao povo que deve vir ao culto para ser abençoado, receber milagres, ouvir a Palavra e louvar a Deus, esquecendo-o nos de estimular aquilo que fundamental na relação diária cc Deus: a confissão dos pecados.14 oração será aceite e produzirá efeito se o fizermos de todo o nosso coração ; e não apenas como demonstrar pública perante os membros da Igreja mas sim a Deus que conhece corações e a sinceridade que há nele: Salomão quis construir uma casa culto luxuosa, onde nada faltas: grande e confortável. Mas, além diz: demonstrou uma visão bastante | na sua oração. O contributo do luz estendia-se, por isso, à oração, importância que devemos atribuir não ao Templo em si, mas àquilo q regularmente ali fazemos. O lugar te valor, mas este será sempre relativo.

Autor do Artigo:
Rogério Freitas

Sem comentários: