06 maio, 2008

Necessidades supridas

OS AMIGOS PODEM DESAPONTAR-NOS, A FAMÍLIA PODE ABANDONAR-NOS, AS POSSIBILIDADES MONETÁRIAS ESGOTAM--SE, MAS O SENHOR NOSSO DEUS AMA-NOS E MANTÉM-SE FIEL
Vivemos dias em que um grande número de pessoas sente cada vez mais e maiores necessidades, de diversas ordens. Uma boa parte dos problemas que nos afligem não são humanamente possíveis de superar, porque estão para além das capacidades e das possibilidades humanas.
Não sei se o leitor é uma das muitas pessoas nestas condições. Seja ou não, quero, de uma forma honesta, apontar-lhe uma maneira de suprir as suas carências sejam elas de que ordem for.
No Novo Testamento, no Evangelho segundo João 5:1-15, lemos de um homem que pode representar a toda a humanidade.
UMA NECESSIDADE FÍSICA
Narra o texto que aquele paralítico já se encontrava doente há muito tempo: 38 anos. Quem sabe, o leitor sofre também de uma doença física, sem importar o tempo que carrega esse sofrimento. Este homem foi colocado, talvez pelos familiares, junto do tanque de Betesda1, onde se encontravam muitos outros doentes.
Se ler o texto a que aludimos, na Bíblia, reparará que a atenção do homem está totalmente concentrada no tanque, "aguardando o movimento das águas".
Este tanque é uma figura de todas as coisas que atraem a nossa atenção, e que têm um poder aparente. São lugares, pessoas, objectos, aos quais se atribuem virtudes, julgando que são de Deus. Prometem muito, mas não resolvem os problemas das pessoas. Mais ainda. Esses "tanques" desviam-nos Daquele que realmente tem solução para os nossos problemas e dificuldades: Jesus.
Repare bem no que aconteceu. Jesus surgiu na vida deste homem e ele voltou a ter perfeita saúde. O mesmo pode acontecer consigo.

UMA NECESSIDADE MENTAL
Aquele homem estava tão concentrado no tanque que nem reparou na pergunta que lhe foi feita, nem tão pouco quem a fizera: "queres ficar são?"
Devido aos muitos anos de doença e ainda porque nada nem ninguém lhe tinha podido valer, o homem tinha um pensamento muito negativo. "Não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." Percebe-se que estava desanimado, esmorecido, triste e sem esperança alguma. No íntimo, não conseguia pensar positivamente. Achava que ao fim de 38 anos já não via solução.
Quando assim é, qualquer comum mortal desespera. Mas Jesus estava ali junto dele para mudar a sua situação e para o ajudar a perceber que, não obstante aquela desgraça, ainda havia possibilidades.
Talvez o leitor chegou também à conclusão de que não há ninguém que o possa ajudar ou se interesse pelo seu caso, mas não é assim. Jesus sabe a sua necessidade e Ele tem solução para o seu problema.
UMA NECESSIDADE AFECTIVA Ele queixou-se: não tenho ninguém que me ajude.
Por outras palavras, ninguém quer saber mais de mim, ninguém simpatiza comigo, ninguém compreende o meu problema.
Em momentos de desespero, parece que todos nos voltam as costas: os amigos, a família e até chegamos a pensar que mesmo Deus nos abandonou. É bem possível que este seja o seu caso leitor. Não desespere, muitas pessoas em circunstâncias idênticas têm encontrado ajuda na Bíblia Sagrada.
A Palavra de Deus, que diz: Quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.
Ainda que uma mãe se esqueça do seu filho, Eu nunca Me esquecerei de ti, diz o Senhor.' Não Te deixarei, nem te desampararei.
Os amigos podem desapontar-nos, a família pode abandonar-nos, as possibilidades monetárias esgotam-se, mas o Senhor nosso Deus ama-nos e mantém-se fiel.
UMA NECESSIDADE ESPIRITUAL
Após este episódio, Jesus encontrou-o, no templo e disse-lhe: "Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior."5
O pecado é o cancro da alma e muitos problemas surgem na vida das pessoas precisamente por causa do pecado. Jesus quer curar as nossas enfermidades mas Ele também quer perdoar os nossos pecados.
Noutra ocasião, levaram à presença de Jesus um outro paralítico. A primeira coisa que Jesus lhe disse foi: "Filho, perdoados estão os teus pecados". Só depois curou.6
Voltando à meditação, Jesus disse para o homem não voltar a pecar. Jesus está, com isto, a alertar o homem para o problema do pecado. Cada um de nós faz bem em tomar este aviso para si. Senão tivermos os nossos pecados perdoados, na base do sacrifício de Cristo na Cruz, estaremos eternamente perdidos.7
Quantas pessoas hoje vivem esmagadas, com uma consciência culpada, com medo e remorso, mesmo praticando uma religião, porque não gozam do perdão divino. Isto acontece porque "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"8
Mas há esperança. Só Jesus Cristo, o Filho de Deus "é fiel e justo para nos purificar de todo o pecado"9 Mais ninguém tem essa capacidade. Jesus quer limpar esses pecados, destruindo a barreira que nos separa de Deus, para que vivamos em paz com Ele e connosco mesmos.
UMA NECESSIDADE URGENTE
Neste episódio real, vemos as várias carências daqui paralítico. Talvez não nos identifiquemos com tod elas, mas qualquer que seja a nossa necessidade, Jesus é a solução. Uma solução perfeita, mas que precisa i ser aceite na nossa vida. Jesus que veio a este mune morrer por si e por mim, depois de morto ressuscitou foi para o Céu. Ele fez isto para nos poder salvar, cura e libertar.
Sendo Deus, Ele está connosco, para responde às nossas necessidades. Muitas pessoas ainda homens dão testemunho desta verdade. O autor destas linha conhece casos humanamente considerados perdida mas que, quando as pessoas em questão, se arrepende dos seus pecados e se entregam nos braços amorosa de Jesus, O Salvador, as coisas mudam completamente para melhor.
Se o seu problema é de ordem física, mental c espiritual, Cristo quer resolver e dar um rumo na \ à sua vida. Ele tem solução para o seu problema independentemente da sua idade ou condição social. A voltar para Ele de coração e ao recebe-lo pela fé, penso estar certo que Jesus não o rejeitará. Ele diz: "... o qi, vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora"10.
Leitor, se for necessário, contacte-nos, temos mui: gosto em ajudá-lo(a) a encontrar solução para o se problema. Esperamos que, como este homem, venha dizer que Jesus Cristo salva, cura e liberta.11 E
1 Betesda significa "casa da misericórdia". : Salmo 27:10. ! Isaías 49: 'Hebreus 13:5. ? João 5:14. 6 Marcos 2:1-12. " Romanos 6:23. * Roraar. 3:23. * I João 1:9. i(1 João 6:37. "João 5:15

Autor do Artigo :

José Manuel de Sousa
Pastor Evangélico

Sem comentários: