06 maio, 2008

FIRME NAS PROMESSAS

CONFIAR EM DEUS
Este maravilhoso hino está registado no nosso livro "Cá de Alegria" com o número 107, assim como na "Harpa ( no Brasil )
AUTOR PROLÍFICO NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E RELIGIÃO, CÁRTER TAMBÉM ESCREVEU ALGUNS LIVROS
Penso e creio que no meio evangélico são muito poucos os crentes que não sabem cantar este cântico, pois além destes dois hinários, outros livros de cânticos o possuem.
Atentemos, de seguida, um pouco para a sua história.
«Foi publicado pela primeira vez em 1886, em Songs of Perfect Love (Hinos do Perfeito Amor). O hino "Firme nas Promessas" baseia-se em II Pedro 1.4, que afirma que o Senhor Jesus "nos tem dado suas preciosas e grandíssimas promessas para que por elas vos torneis participantes da natureza divina".
Este hino dá testemunho do cumprimento destas promessas de Nosso Senhor. Para além disso, expressa a nossa firmeza em confiar nestas promessas e testifica da vitória que o Espírito nos dá ao confiarmos nas mesmas.
O autor compositor Russel Kelso Cárter, nascido em Baltimore, Maryland, EUA, em 1849, foi um homem de muitas habilidades e assim se envolveu em diversos interesses e carreiras. Estudou numa academia militar, onde brilhou como atleta e durante alguns anos foi professor de ciências na mesma instituição. Interrompeu essa carreira para criar ovelhas na Califórnia. Foi ordenado pastor metodista e participou do movimento "holiness" (igrejas com ênfase especial em santificação).
Autor prolífico nas áreas de ciências, matemáticas e religião, Cárter também escreveu alguns livros. Junto com B. Simpson, publicou Hymns ofthe Christian Life (Hinos da Vida Cristã) e o hinário da Aliança Cristã e Missionária, em 1891. Para este hinário ele mesmo contribuiu com letra e música de 44 hinos, com letra de 12, com música de outras 24 letras e fez os arranjos ou adaptações de mais 25 músicas. Depois de alguns anos de ministério i estudou medicina e exerceu esta profissão na < Baltimore, até seu falecimento em 1926.
Graças a dois respeitados pesquisadores sabemos que o missionário norte americano M Carver (séc. XIX) foi o primeiro tradutor desta para o português. A autora Betty Antu Oliveira descobriu em Manaus, Ama; -Brasil, o antigo hinário "Os Cântia Cristãos" publicado em 1891, por Cai usado pela Missão Betesda. Esta trai está atribuída a Carver, referido em Novembro de 1897.»
Autor do Artigo ;
Torcado Lopes

Sem comentários: