16 maio, 2008

Inocentes desaparecidos

O desespero do Homem em preencher o que lhe falta, o tem levado às mais loucas alternativas
Madeleine McCann, Sofia Catarina Oliveira, Cláudia Alexandra Sousa, Rui Pedro e tantos outros, podem infelizmente, ser encontrados nas listas daqueles que não só em Portugal mas em muitos outros lugares têm desaparecido inexplicavelmente.
Crianças inocentes, geradas pelo desejo de um homem e uma mulher, nascidos em lugares e meios tão diversos... unidos porém pela tragédia.
Podemos sem qualquer receio declará-los inocentes no seu desaparecimento. De nenhuma forma contribuíram para que fossem roubados de suas famílias; o seu desaparecimento veio destruir variadíssimos sonhos e projectos familiares, ensombrando por certo muitos momentos de gozo, resultando por fim na morte da alegria e do prazer de ver um filho(a) crescer, na morte da esperança, e em alguns casos, no desespero de não saber o que realmente sucedeu.
Nenhum de nós pode ficar indiferente, é certo; também não nos é dado julgar quem quer que seja, cabe--nos sim o importante papel de preservarmos aquilo que de inocente nos foi confiado. Devemos ser sentinelas em alerta para que não mais sejamos roubados, para que nada mais nos seja destruído, para que nada mais venha a morrer.
As investigações não conduziram, até hoje, a nenhuma conclusão quanto ao paradeiro destes inocentes perdida Resta pois um vazio em cada uma destas famílias.
Além da indignação fica um certo sentimento de impotência, que i avoluma à medida que o tempo 1 ausência passa.
São de Jesus as palavras: "O ladro não vem senão para roubar, matar destruir; (...)" (Evangelho de Jom 10; 10).
A semelhança destas famílias, também ao Homem algo foi roubado e destruir * vindo a morrer. Tal como nestas família J também o Homem se encontro desesperado. Assim como nestes \? existe um vazio, o mesmo « encontramos no Homem.
É triste, este paralelo, mas não dentro de ser real.
Toda a resistência e indiferença como encontramos hoje para com Deus, a nada mais que fruto de um estado M decepção no Homem, que se ser privado, sente que algo de fundamento à sua qualidade humana lhe foi roubada O desespero do Homem em preencha o que lhe falta, o tem levado às mas loucas alternativas. Alternativas esse que muitas vezes têm acrescentado I sua privação, acções e comportamos: J (escolhas), não dignificantes do estatuo humano'; por isso, encontramos 1 'facilidade' de adorar imagem inanimadas, a auto-imolação, o adiar dm juízo, inevitável, por meio de sucesso reencarnações, ou ainda, a divinização
:o provadamente insuficientes.
Independente de opiniões ou gostos. o facto é que encontramos no Homem um vazio. Um vazio humanamente incaucionável, que por sua vez destrói qualquer esperança, destrói qualquer pretensão futura que ultrapasse 70 ou 80 anos, um vazio que nos limita à insatisfação e à incompreensão da causa humana. Porquê 'evoluir' tanto, só para compreender que o fim, tal como o princípio, é desconhecido?
Há no Homem - roubado - um vazio de significado, um vazio de causalidade, um vazio de propósito, um vazio de sentido.
Torna-se pois, pertinente observar, o outro lado da realidade.
Recordando o que Jesus disse: " (...) eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (Evangelho de João 10; 10).
Ainda que o Homem tenha desistido de Deus é interessante ver que Deus não desistiu do Homem.
Quando escolhemos alguém, seja para que fim, sempre escolhemos os melhores, mais estáveis, mais seguros de si mesmos. Não foi assim que Deus fez connosco. Apesar de roubados, inseguros, cheios de medos e desconhecedores, Ele investiu em nós. Jesus veio para os roubados, desesperados e destruídos. Se na nossa vida há coisas que parecem não ter solução, este não é o caso. O facto, é que ao Homem roubado Ele veio preencher, ao Homem desesperado Ele veio trazer esperança, ao Homem morto Ele veio dar vida.
Naquilo que não encontramos em nenhum outro lugar, no que não somos capazes de produzir por nós mesmos, no vazio de nossas vidas, tem brilhado do céu à terra na pessoa de Jesus Cristo - esta não é uma questão de fé, mas de facto. Não será sinal de fraqueza reconhecer que precisamos de ajuda, é antes sinal de inteligência.
A todos quantos desejam recuperar aquilo que ficou pelo caminho. Aos que desejem conhecer o sentido e o porquê da vida. A qualquer um que queira saber o propósito de sua existência. Aquele que está cansado de procurar. Por fim, ao que se sente roubado, ao que se sente um mero sobrevivente mais que um vivente. Ao que não tem perspectivas de futuro, a resposta está muito mais perto do que pensa - Jesus prova que está interessado em nós tendo dado o primeiro passo em nossa direcção.
É possível preencher o vazio de nossas vidas, é possível ser permanentemente feliz, é possível viver verdadeiramente, e a possibilidade está em Jesus Cristo que veio para nos trazer tudo isso.
1 Génesis 1:26 'Disse Deus: Foçamos o homem ò nossa imagem, conforme a nossa semelhança
Autor do Texto ;
Samuel Lopes

Sem comentários: