16 maio, 2008

Faz tu mesmo!

Entra em acção, através do evangelismo criativo
Evangelismo bricolage:
Um evangelismo faz tu mesmo, experimenta lá em casa, usa a tua criatividade.
Alguma vez foste a uma loja de bricolage? Não ficas fascinado com a quantidade de soluções surpreendentes, através das quais podes transformar o teu quarto minúsculo num primor de arrumação, remodelar a tua casa ou recuperar mobílias velhas? E que tal aquelas revistas que ensinam a pintar lenços, a decorar caixas e paredes ou até a fazer tapetes de Arraiolos? Até os programas de televisão infantis explicam como fazer molduras com restos de cartão ou brinquedos a partir de materiais recicláveis, tudo numa lógica de faz tu mesmo, experimenta lá em casa, usa a tua criatividade.
E nós até achamos graça, pensamos: um dia hei-de experimentar, mas vamos adiando para quando não tivermos mais nada para fazer. Se precisamos de uma daquelas maravilhosas soluções vamos comprar, o que dá menos trabalho, e para as pequenas obras lá em casa, esperamos que alguém que perceba mais do assunto nos venha dar uma mãozinha. A criatividade vai ter de esperar para outro dia.
O que é que isto tem a ver com evangelismo? Tem tudo.
Durante este ano temos falado aqui na Na jovem acerca de evangelismo criativo e, se leste os artigos, talvez até tenhas ficado a pensar que Deus realmente tem-te dado dons que podes colocar ao Seu dispor para O servires. É possível que tenhas ficado impressionado com a atitude dos quatro homens que levaram um paralítico a ter um encontro com Jesus de uma forma tão criativa1 ou até mesmo com a diversidade de meios que podem ser usados para levar a mensagem do evangelho às pessoas que nos rodeiam.
O problema é que até pensamos: Olha que ideia tão interessante! Um dia hei-de experimentar! Mas vamos adiando, ou simplesmente ficamos à espera que o pastor marque um dia para evangelizar ou desenvolva um departamento de evangelismo criativo na igreja. Mas a realidade é que quando Jesus disse: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura2 o Seu propósito era que cada um se empenhasse pessoalmente em levar a mensagem da salvação ao maior número de pessoas possível.
É claro que é muito importante envolvermo-nos nas actividades da igreja que visam o evangelismo, mas Deus quer mais do que isso. Ele deseja que possamos praticar um evangelismo bricolage: um evangelismo faz tu mesmo, experimenta lá em casa, usa a tua criatividade. Não estejas à espera que alguém comece por ti. Faz tu mesmo na tua casa, faz tu mesmo no trabalho, na escola, na faculdade, no autocarro, com os teus colegas, com os teus amigos, com os teus vizinhos, com a tua família, com as pessoas que não conheces de lado nenhum... Não é um passatempo, é uma forma de viver. Faz tu mesmo, busca a ajuda de Deus, usa a tua criatividade e pede que Ele te dê mais, te capacite, te dê novas formas de chegar a mais pessoas, te use onde quer que fores para que o Seu reino possa chegar a mais corações por intermédio de ti.
'Marcos 2:3-18; Lucas 5:18 a 26, 'Marcos 16:15

Autor do Artigo :

Miriam Pereira

Sem comentários: