10 maio, 2008

CONHECER

Vamos ler no livro do profeta Oséias cap. 4 6 ¶ O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
E no cap. 6, no verso 3 Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Vamos orar.
Senhor, nós oramos a Ti agora, pedindo que o Senhor nos livre de perecermos por falta de conhecimento. O Senhor nos anime mesmo a prosseguir em Ti conhecer a cada dia Senhor, sabendo que como a alva a Tua vinda é certa. O Senhor nos dê ânimo mesmo Senhor para buscarmos uma relação mais íntima contigo, por meio da qual nós possamos mesmo Ti conhecer e cada dia mais Ti conhecer. Fala connosco aqui esta noite pela tua palavra. Nós pedimos a Tua bênção entregando as nossas vidas e estes momentos nas tuas mãos, em nome de Jesus. Amém.
Este é o sexto fim de semana, o penúltimo e nas noites de sextas feiras, conforme aquele programa que foi distribuído em Agosto, nós estamos considerando algumas acções ou verbos, e alguns complementos das verdades que nós temos estudado durante as semanas de Treinamento. E neste sexto fim de semana, nosso tema seria Conhecer e os Últimos Dias, como complemento do estudo da Escatologia. Nós vimos ao longo destes fins de semana, primeiro testemunhar, começamos falando sobre aquela mulher samaritana, depois pregar no dia de Pentecostes, servir, dominar , exortar e agora conhecer. Então essa acção, esse verbo conhecer ele tem as vezes um sentido muito mais profundo na Bíblia do que meramente um conhecimento intelectual. Você lendo a palavra Deus, você percebe que ela menciona esse verbo conhecer a uma relação íntima, uma relação de muita intimidade, de muita união. E por isso nós precisamos entender o que é o conhecer. Do ponto de vista filosófico, principalmente nos gregos, era para você olhar uma realidade estática, você conhecê-la do ponto de vista da sua inteligência, mas do ponto de vista do povo de Israel, dos hebreus, era uma coisa mais ligada à experiência, a um processo dinâmico da vida, e assim quando você lê em Génesis cap. 4 1, há uma menção deste verbo no sentido de relação que eu falei. Diz assim: 1 Conheceu Adão a Eva sua mulher. Ela concebeu. Então veja. Aqui menciona a união do Adão com a sua esposa, esse verbo conhecer. Conheceu. É uma coisa muito além de simplesmente você ter um conhecimento da pessoa. Você tinha na realidade uma relação viva, uma união de forma tal que os dois se tornassem uma só carne. Nesse mesmo sentido, tem muitos outros lugares na Bíblia, por exemplo no livro de Juízes, no cap. 11, no verso 39 Ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual lhe fez segundo o voto por ele proferido; assim, ela não tinha conhecido varão. Essa é a filha do Jefté. E mesmo no Novo Testamento, no Evangelho de Mateus, no cap. 1 24 Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. 25 Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.

Claro que você não pode entender aqui que José não conhecia a Maria. Claro que ele conhecia, mas quando ele recebeu aquele aviso daquele anjo em sonho, que o que estava concebido nela, havia sido gerado nela pelo Espírito Santo, ele não se relacionou com ela até que Jesus nasceu. Então veja que o conhecer aqui, no sentido hebraico, é alguma coisa que envolve uma relação, e uma relação a tal ponto de ser um, como Deus havia instituído o casamento que Jesus repetiu quando lhe perguntaram sobre isso que “deixaria o homem seu pai e sua mãe e se uniria à sua mulher e os dois seriam uma só carne”. Então você vê esse conhecer nesse sentido e agora voltando para o Novo Testamento no Evangelho de João, apenas uma introdução para vermos que conhecer é algo mais do que simplesmente informações que você tenha na sua cabeça.

Quando Jesus estava conversando com os judeus, em João cap. 7, no verso 16 Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. 17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo. Então veja que Jesus colocou um critério aqui para conhecer a doutrina dele, se era de Deus ou se não era de Deus, a partir do ponto de vista de você obedecer. Se você quiser, fazer a vontade de Deus, se você quiser obedecê-la, então você vai saber. Veja que é um conhecimento que vem da prática, da experiência. E não simplesmente de você primeiro saber a vontade de Deus, conhecê-la, para depois decidir se você vai obedecer. Então o que é conhecer a vontade de Deus? É quem está disposto a obedecê-la. Não é simplesmente você anunciar aquilo que Deus quer, e você não está disposto a obedecer. Por isso é que há uma diferença entre conhecer, no sentido grego, vamos dizer assim, e no sentido da Bíblia, no sentido hebraico, que vai muito além de meramente você ter a informação. Se você quiser fazer a vontade de Deus, se você for obedecer, então você vai saber, vai conhecer, mas se você não quiser obedecer, como é que você vai conhecer? E diz que o povo perece porque falta o conhecimento prático. Pode ter muita informação, mas quanto daquela informação é vida para você, é obediência para você? Então a gente tem que entender esse conhecer, no sentido que a Bíblia usa muitas vezes, no sentido relacional, no sentido de experiência, no sentido de vida, como ele dizia naquelas aplicações do verbo na relação matrimonial. Então veja que de outra forma, tem o lado oposto. . No primeiro livro de Samuel, no cap. 2, 12 Eram, porém, os filhos de Ele filhos de Biliar e não conheciam ao SENHOR; Eles eram filhos do um juiz, aquele que ministrava a palavra. Será que eles não conheciam a palavra de Deus? Claro que eles conheciam. Eles tinham a informação, mas não conheciam o Senhor. Não bastava a eles conhecerem as escrituras, terem as informações, como também não basta para nós. Não basta você conhecer naquele sentido dos gregos, de você saber na sua cabeça. Mas você não tem aquilo como relação, como vida, como obediência na sua vida. Então veja que os filhos de Eli, eram filhos como se diz do sacerdote, ou do juiz, e eles eram ímpios, não conheciam ao Senhor, não tinham relação com o Senhor e faziam coisas estranhas. No verso 7 do cap. 3, podemos ler 7 Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR. Ele era muito jovem aqui, e a palavra do Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. Como é então que você conhece ao Senhor? Por uma palavra revelada. Uma palavra revelada, é uma palavra viva para você. Não é meramente um conhecimento intelectual, uma informação. Mesmo que alguns estudiosos quando lêem o Novo Testamento, eles acham duas palavras para “palavra”. Uma é Logos, e a outra é Rhema. Essa Rhema, é a palavra revelada. O Logo você pode conhecê-lo. Mas mesmo conhecendo o Logos, a Bíblia, a letra da Bíblia, você pode não conhecer a Deus, assim como os filhos de Eli. Então veja que Samuel não conhecia ao Senhor, e a palavra do Senhor não lhe tinha sido revelada. Para nós conhecermos o Senhor nós precisamos da revelação, da palavra viva de Deus, para que nós possamos conhecê-lo. No segundo livro de Crónicas no cap. 33 13 fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, conheceu Manassés que o SENHOR era Deus.
Manassés foi um dos reis mais ímpios de Judá e ele orou ao Senhor e Deus se aplacou para com ele. Enquanto ele estava na sua idolatria, enquanto ele estava fazendo coisas absurdas, ele não pode conhecer o
Senhor, embora ele fosse descendente de Davi. Vivia em Judá, e não conheceu o Senhor. No profeta Isaías, no cap. 1 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Por isso é que nós lemos que o povo perece porque falta conhecimento. O boi conhece o dono dele; o jumento a manjedoura do dono dele, mas Israel, o povo escolhido de Deus, não tinha conhecimento. Mas será que Israel não conhecia a palavra de Deus, a lei de Deus? Claro que conhecia, mas não conhecia a Deus. Os filhos de Eli, eram filhos do juiz, mas não conheciam ao Senhor. Não basta somente isso. Em Jeremias, cap. 8, 7 Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo (a ordenança) do SENHOR. Então veja: o jumento, o boi, a cegonha, a andorinha conhecem, e o povo não conhece. Então é alguma coisa tremenda. No verso 7 do cap. 24 - 7 Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o SENHOR; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração. É assim que nós conhecemos o Senhor. Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração (Jeremias 29:13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.) Se o seu coração for inteiro para Deus, se você quiser fazer a vontade de Deus toda, então você vai conhecer, vai ter esse coração que o profeta falou, e no cap. 31, no verso 34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei. Então todos me conhecerão. Você não vai precisar dizer ao seu irmão: conhece ao Senhor, porque todos vão me conhecer.
Os profetas eles falavam sobre aquela situação de desobediência, de não conhecer ao Senhor e profetizavam que nós iríamos conhecer ao Senhor. Todos. E aí passando para o Novo Testamento, João 17 verso 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti. Vejam que é um conhecer que vai além de meramente saber. A vida eterna é conhecer a Deus. O que Jesus está falando é isso. Esta é a vida eterna: Conhecer a Ti, o único Deus verdadeiro e conhecer a Jesus Cristo, aquele a quem Tu enviaste. Esta é a vida eterna. Conhecer a Ti o único Deus verdadeiro, e conhecer a mim - ele poderia ter falado assim. Conhecer a Jesus Cristo, aquele - ele estava orando, falando com o Pai - aquele a quem Tu enviaste. Este é o conhecer que a Bíblia menciona, que sem Ele nós perecemos. Sem Ele nós nos tornamos como os filhos de Eli, como o povo de Israel que tinham tantas coisas mas não conheciam ao Senhor. O boi conhece o seu possuidor. Estava comparando. A vida eterna é conhecer a Deus, e esse conhecer a Deus vai nos levar a uma relação com Deus, a uma união com Deus. Conhecer a Deus.
Em Atos cap. 2 36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Então veja, as profecias de Jeremias que todos me conhecerão. Como é que nós vamos conhecer a Deus? Saiba toda a casa de Israel que esse Jesus Cristo que vocês crucificaram Deus o fez Senhor e Cristo. Com esse conhecimento nós vamos poder relacionar com Deus, porque a base é conhecer aquele que Deus enviou, o nosso Senhor Jesus Cristo, e termos relação com Ele, e conhecê-lo de uma maneira relacional, prática, viva, não apenas por ouvir falar. Eu o conhecia de ouvir falar, como o Jó falou no capítulo 42. Eu tinha ouvido falar, mas agora os meus olhos te vêem. Agora eu tenho uma experiência, uma relação, alguma coisa que foi revelada, que foi viva, realidade, e é muito diferente quando você fala de uma pessoa para alguém. Você pode falar várias coisas da pessoa que é boa, o tom de voz, um pouco da aparência física, mas será que você pode dizer que conhece aquela pessoa se alguém a descrever para você? Vamos supor que alguém descreva o Alexandre Lemos para você. Falar sobre ele, como que ele está estudando a Bíblia, um rapaz forte, assim, mas na verdade, se a pessoa não o conhecer, olhar para ele, conversar com ele, andar um caminho com ele, uma milha com ele, você não vai conhecê-lo. Não é verdade? E com Deus? Será que nós podemos conhecer a Deus só porque a gente vai de vez em quando em um estudo bíblico e fica ouvindo alguma coisa? Não. Nós precisamos conhecê-lo de uma maneira hebraica, de uma maneira relacional, de uma maneira prática, porque na verdade - nós estamos falando aqui em Treinamento - todo o nosso serviço, toda a nossa motivação para tudo o que nós fazemos, para a nossa leitura da bíblia, para o nosso congregar, para o nosso orar, depende disso, de você conhecer o Senhor, de você ter uma relação viva e real com Ele, não uma relação meramente religiosa, porque você aprendeu daquela forma, porque você ouviu, porque alguém te contou. E você achou aquilo interessante e disse que aquilo era bom. Mas você já encontrou pessoalmente - é um conhecimento pessoal - e isso todos nós temos este momento. Mesmo alguém que é criado, é educado no caminho do Senhor, na palavra do Senhor, há um momento em que você se encontra com Deus. E aí você pode dizer: Eu conheço a Deus. Eu tinha ouvido falar, mas agora eu conheço. Esse conhecer é que é uma base para esse serviço e nós precisamos mesmo nessa questão toda de testemunhar, pregar, servir, exortar, se você não conhecer a Deus, como é que você vai fazer isso? Mas, se você conhece a Deus, então essas ações todas que nós já vimos se tornam vida, realidade. Por que? Porque você conhece ao Senhor, no sentido hebraico, uma relação, uma união com Deus. E aí você pode prosseguir com o seu serviço. Aqui na 1ª carta aos Coríntios, cap. 2 8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; 9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Conhecer a Deus, a vida eterna. 11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. Então veja que para você conhecer a Deus, é alguma coisa de dentro, experimental, e não apenas cognitivo, informativo. Paulo mesmo, quando estava dizendo para esses irmãos em Coríntios ele disse: quando eu fui aí pregar o Evangelho para vocês, eu não fui com palavras persuasivas de sabedoria humana. Eu só me propus a saber entre vós, Cristo e este crucificado. Então veja, que ele falava a partir de uma experiência pessoal que ele havia tido com o Senhor. E aquilo se tornou vida para aqueles irmãos. Conhecer o Senhor, o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Ele nô-las revela pelo seu Espírito. Esse conhecimento depende dessa vida, dessa revelação de Deus, e o mesmo apóstolo Paulo aos Filipenses, cap. 3, verso 10 para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; Veja como que Paulo possuía uma revelação de um conhecimento a partir da experiência a tal ponto que ele queria participar do sofrimento de Cristo. Ele queria fazer isso e na carta aos Colossenses, ele fala um pouco disso. Ele clama aqui para conhecê-lo e o poder da sua ressurreição, e a participação do seu sofrimento, conformando-me a ele na sua morte.
Para que se cumpra na minha carne o que resta do sofrimento de Cristo.
Colossenses 1 24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; Veja o que é que ele estava falando lá em Filipenses: para conhecê-lo e o poder da sua ressurreição, e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a Ele na sua morte. E aqui em Colossenses diz: me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo por amor do seu corpo. Veja como Paulo diz: para conhecê-lo ele queria conhecê-lo de uma maneira tão prática e tão relacional, dele participar dos sofrimentos de Cristo. E os sofrimentos que ele estava passando ele disse que cumpria na sua carne o que restava das aflições de Cristo pela sua igreja. Então veja como que a experiência dele com o Senhor, tornava a ele como se fosse o Senhor mesmo, unia-o ao Senhor, ao ponto dele sentir o sofrimento. Quando ele escreveu para outras igrejas ele dizia em Gálatas 4:19 ¶ meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; Então ele tinha aquele conhecimento experimental vivo, e ele diz também que ele era chamado para isso. Em Gálatas no cap. 4, no verso 9 mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Ou seja, se você já tem uma experiência de relacionamento pessoal com Deus, como é que você pode voltar para ordenanças religiosas? Você já conhece a Deus e vai voltar para aquelas sombras?
Na 1ª Coríntios 13 12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Conheceis a Deus ou antes sendo conhecido por Deus. Veja que é um relacionamento a tal ponto de nós nos identificarmos, sermos um com Deus. Então agora nós estamos em parte, e depois isso vai se completar e na 2ª carta à Timóteo, cap. 2 19 ¶ Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. Ele também nos conhece, sonda os nossos corações. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. E nessas mesmas cartas a Timóteo, vamos ler na primeira, cap. 2, verso 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Para você chegar a um pleno conhecimento da verdade, você tem que ser salvo. É alguma coisa que depende de uma experiência. Ele é a verdade, e você não pode conhecer a verdade simplesmente por argumento, por palavras persuasivas. Ele deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Então, sem esse conhecimento da verdade, como é que nós podemos prosseguir? Veja que tudo é muito experimental.
Na 2ª à Timóteo, cap. 2 25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, Nós vimos que resistir ou desobedecer é um impedimento para você conhecer a verdade. Se você se rebela, se você não quer obedecer a vontade de Deus, você não pode conhecer a Deus. Somente conhece a Deus quem o obedece, que se submete a ele. Então, corrigindo com mansidão, os que resistem na esperança que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecê-lo. Então um coração duro, impede de você de O conhecer. Uma persistência no erro no pecado, impede você de O conhecer. Veja que o conhecimento está muitas vezes atrelado com experiência, com coisa prática, com relacionamento, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento. Porque tem pessoas que diz que vai estudar muito, que vai conhecer: vai não. Conhecer a Deus é uma coisa viva. Se você falar que vai estudar a Bíblia vinte e quatro horas por dia, você pode estudar e pode não conhecer a Deus, porque é como se tivesse um véu. Você pode conhecer muitas coisas sim: muita letra, o logos, muita palavra escrita, você pode conhecer, mas, conhecer a Deus, é alguma coisa viva, revelada, relacional, e Deus nos conhece primeiro para que nós possamos conhecê-lo. E ele diz então que nós devemos corrigir a aqueles que resistem, aqueles que se rebelam na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento. Assim como lá dependia primeiro da salvação para conhecer a verdade, aqui nesse caso aqui, as vezes já cristãos, eles precisam do arrependimento para conhecerem plenamente a verdade. Você pode até conhecer parte da verdade, ou um pouco, mas para você conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor, precisa de experiência, de relacionamento e a Bíblia diz que Isaías 59:2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Então se não há esse arrependimento, como é que você vai conhecer a Deus? Eles vão clamar e eu não vou ouvir – como Isaías disse. Eu vou esconder o meu rosto deles. Eles não vão me conhecer. Então veja que o conhecimento depende dessas coisas todas. No cap. 3, no verso 7, dá um exemplo contrário. Pessoas que estão sempre aprendendo, estudam o tempo todo, vão em todos os estudos, mas nunca podem chegar ao pleno conhecimento da verdade. Como que você pode explicar isso? Veja que não é um conhecimento no sentido académico, no sentido grego, por que? Porque esses aqui, são estudantes, estão aprendendo, mas não chegam ao pleno conhecimento da verdade. Cita dois do Antigo Testamento Janes e o Jambres que resistiram à Moisés, como esses resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos na fé. Se você quer aprender apenas na cabeça, , o que é que acontece aqui? Você é corrupto de entendimento e réprobo na fé. Não irão avante. Veja que conhecimento é alguma coisa além de informação, além de estudo, além de um aprendizado. E mesmo um Treinamento - estamos em um programa de Treinamento - mas o Treinamento que o Senhor deu aos seus discípulos, era compartilhar vida. Ele não mandou os discípulos para uma universidade, para um seminário teológico, ler muitos livros. Não foi isso. Era um partilhar de vida, e ali sim, eles foram treinados. Não estou dizendo que não é importante que nós estudemos, que nós possamos ler bons livros, mas o conhecimento não basta isso não. Precisa de haver uma vida, uma revelação, uma relação com Deus, porque senão poderemos cair nesse caso aqui: aprendendo sempre, cada dia aprende mais, mas não chegam ao pleno conhecimento da verdade. Incham a cabeça de informação mas não tem a revelação viva da verdade. E se você tem a revelação viva da verdade, ela te conduz em todas essas coisas. Aí na carta a Tito, no primeiro verso diz assim: 1 ¶ Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, (piedade é aquilo que tem o caráter de Deus). Então veja que algumas coisas espirituais, você não pode conhecê-las sem piedade, sem um caráter adequado, por maior que seja a sua capacidade intelectual, o seu QI, o seu estudo, se você não tem a piedade, você não pode conhecê-lo, porque ele está dizendo aqui, “o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade” e a piedade ela só se manifesta nas nossas vidas quando nós nos relacionamos com Deus, quando o carácter de Deus está formado em nós. Por isso estamos falando sobre essa questão de treinamento, a questão é: quem são os que estão sendo treinados? Qual é o caráter dos candidatos a obreiros? Como que nós podemos conhecer essas coisas? Claro que quem é o nosso mestre é Ele, e nós temos que saber se nós estamos qualificados para podermos conhecer a verdade plena que é segundo a piedade, porque para nós conhecermos a Deus e à sua palavra, nós precisamos desse caráter que é segundo a piedade. Então é um conhecimento vivo, experimental.
Voltando no Evangelho de João, Jesus disse assim no cap. 8 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Mas como você conhece a verdade? Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos, então conhecereis a verdade. Se permanecerdes nas minhas palavras, significa que você quer obedecer a palavra de Deus. Aquele que me ama, permanece nas minhas palavras, guarda os meus mandamentos e você para amar, tem que ter relacionamento, tem que conhecer, e então se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos. Quer dizer que existem falsos discípulos. Se você permanece na minha palavra, você é um verdadeiro discípulo e aí você vai poder aprender, porque aí você vai conhecer a verdade, pessoalmente, porque a verdade é um conhecimento vivo, e tem que ser vivo, porque nós vamos nos defrontar com tantas situações – vamos supor que somos obreiros, estamos sendo treinados para servir ao Senhor, e ele vai nos enviar e não adianta você ter uma cartilha, cheia de coisas pegar todas as fitas, fazer uma apostila, e faz uma consulta. Não adianta, porque nós precisamos de um conhecimento vivo, e isso vai te acompanhar no resto dos seus dias em qualquer situação. É o que João disse, conforme aquela profecia que nós lemos lá no Jeremias que não precisa ensinar - você não vai dizer para o seu irmão conhecer o Senhor porque todos me conhecerão. Porque a unção que está em você te ensinará todas as coisas, e como ela ensinou, nela permanecei, porque tudo o que ela ensina é segundo a verdade. Então veja que isso é alguma coisa relacional e a palavra de Deus, dessa forma ela vai ser fluida nas nossas vidas. Aí então, e você for verdadeiramente meu discípulo, você vai conhecer a verdade, e a verdade vos libertará.

Quando você olha lá em Gênesis no cap. 3, um texto muito conhecido, quando a serpente estava conversando com a mulher, e é interessante que a árvore objeto de todo o problema era a árvore do conhecimento do bem e do mal. Veja como que não basta conhecimento. Será que tem alguma coisa errada em conhecer o bem e o mal? É um excelente conhecimento. Se você conhecer o bem e o mal, isso te livra de muitos problemas, porque você sabe o que é bom e sabe o que é ruim, mas o conhecimento do bem e do mal á parte de Deus, é morte. Mas do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal dele não comereis, porque no dia em que dele comerdes, certamente morrereis. Conhecer o bem e o mal é um conhecimento bom, mas não é o melhor. O melhor é você conhecer a Deus. E se você conhecer a Deus, você não tem problema com o bem e o mal, porque Deus é bom. Você não tem esse problema e ele vai te guiar em todas as coisas, mas se você quiser conhecer - o que foi que a serpente falou com a mulher? - no dia em que comerdes deste fruto vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecedores do bem e do mal. Veja como que um conhecimento á parte da relação, á parte da vida, pode ser perigosíssimo! Por isso é que conhecer, no sentido bíblico, depende da relação com Deus. Depende do amor, depende da união. E quando você acha que conhece sozinho por sua própria conta, é um perigo, é o princípio da queda, quando alguém se ensoberbece e não precisa mais depender de Deus. Mas se o conhecimento é relacional, você pergunta para Deus tudo. Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, porque em todo momento você vai ser conduzido e guiado pelo Espírito Santo. A todo momento. Não há um estágio ou um programa de treinamento que nos capacite a sermos independentes. Pelo contrário, nós precisamos conhecer a Deus, e se nós conhecemos a Deus, nós dependemos de Deus. E dependendo de Deus, nós estamos plenamente na verdade. Seremos os verdadeiros discípulos. Conhecer á parte de Deus é uma chatura, é um enfado, é uma cansaço, porque nunca acaba de ler. Mesmo nas coisas espirituais. Se você quiser ler livros, você vai ler o resto da sua vida. Não acaba. No livro do Eclesiastes, nós temos alguns registos. Cap. 1 18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza. Não é o conhecimento de Deus, certo? Você está vendo que conhecer à parte de Deus não basta, porque na muita sabedoria há enfado. Mas que sabedoria é essa? O que aumenta o conhecimento, aumenta a tristeza. Você fica triste. E além disso Deus nos avisou. Deus está avisando. No cap. 12 12 Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. Não que nós não devamos separar um tempo para ler a palavra de Deus, para ler alguma coisa boa, mas se nós enveredamos por este caminho, essa foi uma decisão difícil que nós tivemos no programa de treinamento. Nem todos participaram. Estávamos discutindo como é que seria o programa, a ênfase, se seria como um MBA, com 450 horas de carga horária, com três anos, dois anos, ou alguma coisa mais curta, com objectivo prático imediato. Nós oramos ao Senhor. Não que não haja livros bons e que não devamos recorrer a eles, mas será que nós podemos seguir esse caminho e confiar nos livros? Será? Ele então está nos avisando: “Filho meu. Sê avisado. De fazer muitos livros não há fim”. Quando eu entro em uma livraria, eu fico impressionado de ver a quantidade de coisas que as pessoas escrevem. Já entrou em uma livraria de livros cristãos e já foi olhando as prateleiras? É impressionante como que tem livros. Claro que tem livros excelentes. Tem livros também não tão bons assim, mas em todos aqueles livros, as pessoas tem aquele desejo bom de ajudar, e não tem fim. Se você quiser ler aqueles livros todos, quanto tempo da sua vida você vai gastar? Então você é avisado de fazer muitos livros não há fim, e o muito estudar é enfado da carne. Então veja que conhecer é alguma coisa que está além de ler livros, e tem pessoas, mesmo irmãos sérios, que confiam muito em livros. Tudo é livro. E fica alguma coisa muito acadêmica mesmo. Tudo é livro, mas nós precisamos é de Deus, e do livro de Deus. Deus escreveu um livro também. Um livro só com sessenta e seis livros. Esse livro sim, nós precisamos. Mesmo esse livro tem que ser vida. Mesmo esse livro pode ser enfado. Tem gente que estuda esse livro é com enfado. “Ah. Tem que ler a Bíblia uma hora por dia”. Mas não é assim. Ler a Bíblia se nós conhecemos a Deus é alguma coisa prazerosa, alguma coisa que nós temos prazer. Talvez mais do que em uma boa refeição, por exemplo quando se está comendo o seu prato predileto. Você lê um Salmo, Cântico dos Cânticos. Pediram aqui para ler o 13. Esse é o fim do discurso. Teme a Deus e guarde os mandamentos, porque isso é todo dever do homem. Então veja que essas coisas são sérias.
Na 1ª Coríntios cap. 8 verso ............... O saber ensoberbece, mas o amor edifica.
Uma vez eu estudei muito. Tive que fazer um curso de pós graduação e tive que fazer uma tese, e nessa minha tese, a primeira coisa, a primeira página quando se abre na tese está escrito esse negócio aí: A ciência incha, mas o amor edifica. E o conhecimento de Deus ele é amor. É uma relação como nós falamos no começo, quando diz que Adão conheceu a sua mulher. Era uma vida de relacionamento. É assim que diz lá. E no livro de Provérbios, é impressionante como o livro de Provérbios fala sobre essas coisas. Alguns irmãos estavam estudando provérbios na Conferência de jovens. Provérbios cap. 2 3 e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, 4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, 5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Não precisa de livro não. Vamos colocar no equilíbrio. Depende de vida. Então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Tem vários versos assim. Cap. 3, verso 13 ¶ Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; A sabedoria é uma pessoa, e por isso é que conhecer a Deus é mais do que letra, é mais do que estudo, e o homem que adquire entendimento, tem algum esforço sim, mas é um esforço de relacionamento. Para você conhecer uma pessoa, você tem que gastar tempo com ela. Tem que sentar com ela, conversar, e aí você vai conhecer aquela pessoa. Com Deus é a mesma coisa, e aí tem que ler a palavra de Deus, porque você está conversando com Deus. E aí você vai orar a Deus, e ler a Bíblia, mas isso é relacionamento, não é meramente estudo. Não é meramente cognitivo.
Em Provérbios há vários, alguns um pouco parecidos.
2ª Pedro 1 5 ¶ por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;
Veja. Primeiro crer. Depois a virtude, a piedade. Conhecer plenamente a verdade que é segundo a piedade. Acrescentai à vossa fé a virtude e a virtude a ciência. Então veja que não é primeiro a ciência. Acrescentai a ciência a fé, depois da fé a virtude. Acrescentai a fé a virtude e à virtude o conhecimento. Veja como sempre há um aspecto relacional, vivo, prático, de ter uma virtude para você poder conhecer. Aquela questão: nós queremos conhecer a Deus, queremos estudar a palavra de Deus, mas será que nós temos um coração adequado para isso? Será que nós temos essa piedade, será que nós temos junto com essa nossa fé a virtude para nós podermos ter a ciência? Porque se você der um conhecimento a uma pessoa que não tem a virtude ela pode usar mal. Então nós precisamos ter primeiro um caráter adequado, precisamos ter um relacionamento adequado para podermos ter a ciência, e a ciência o domínio próprio, e depois você vai desenvolvendo todas essas coisas como Pedro diz aí: 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; 7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.

No profeta Jeremias, que lemos a pouco, cap 9 agora, 24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. Então, se você vai se gloriar, glorie-se em me conhecer. Você não tem aquele conhecimento como vindo de você mesmo. Você sabe que tem porque você conhece o Senhor, porque você se relaciona com Ele, porque a unção que Ele colocou em você, está dentro de você.

Colossenses cap 1, 9 ¶ Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; Paulo estava orando por aqueles irmãos, para que eles fossem cheios desse pleno conhecimento que depende da piedade, da vontade de Deus em toda a sabedoria e entendimento espiritual. Aí você tem vários versos que falam sobre essa consequência de não conhecer a Deus da ignorância. São muitos. Vamos escolher alguns. Isaías 59 8 Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz.
Eclesiates 11 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
João 3 8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Miquéias 4 12 Mas não sabem os pensamentos do SENHOR, nem lhe entendem o plano que as ajuntou como feixes na eira. Veja como o Senhor se oculta daqueles que não querem obedecer a sua vontade. Vamos ler no Novo Testamento. Efésios 4 18 - falando sobre os gentios que andavam na vaidade da sua mente, no vazio da sua mente. Eles eram entenebrecidos no entendimento. Veja quantas pessoas intelectuais que tem esse conhecimento naquele sentido grego de conhecer na mente, tem trevas e não conseguem ver a luz do evangelho, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. Como é que pessoas assim podem conhecer a Deus, se o entendimento está entenebrecido, se o coração está duro? Veja que é um conhecimento de depende de experiência, de vida e por isso tinha de crer primeiro, ser salvo primeiro, tinha que arrepender primeiro, para você conhecer.

No Evangelho de João ele nos diz no cap 1 verso 26 Respondeu-lhes João: Eu batizo com água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis. No verso 10, deste mesmo capítulo, encontramos que 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Não conheceu o Senhor! Do que adianta a sabedoria do mundo? Que sabedoria é essa que os sábios tem quando eles rejeitam a palavra do Senhor? Há também muitos versos, mas o tempo acaba, nós ainda temos que ver a parte dos últimos dias, resumindo um pouco, o que é que nós olhamos quando vemos esses versos, essas questões dinâmica ou prática, que o povo de Israel entendia o conhecimento? Quando nos olhamos para as nossas vidas, nós vamos ver a mesma coisa. O nosso conhecimento tem que ser fruto de uma relação íntima com Deus, de relacionamento, de um amar a Deus, de guardar a sua palavra. Não basta você ter a informação e ler muitos livros. É preciso que haja virtude, que haja vida, que haja revelação da palavra e havendo a revelação da palavra, havendo a vida, havendo o relacionamento, os livros podem ajudar, a palavra logos é tornada Rhema, ela é revelada. Deus usa do depósito da palavra que você estudou para vivificá-la. Não quer dizer que não devamos nos dedicar às leituras e a um treinamento e ao estudo, mas sem o conhecimento vivo, dinâmico, isso tudo fica mero conhecimento e pode ser até perigoso. Porém, se isso está relacionado com a virtude, com a vida, aí nos vamos falar como o apóstolo Paulo: para conhecê-lo e o poder da sua ressurreição e a participação do seu sofrimento. Você vai ter esse conhecimento prático. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Se você conhecer somente ao Senhor, Ele te guia na leitura da Bíblia, Ele te guia no livro que você deve ler, Ele te fala todas as coisas. Então conhecendo ao Senhor, você se livra de muito enfado, de muita aflição com montanhas de livros, com montanhas de coisas, porque você vai conhecer ao Senhor, e todo o nosso serviço, depende desse conhecer o Senhor, porque quando nós vamos testemunhar, quando nós vamos pregar, quando nós vamos servir, quando nós vamos exortar ou dominar ou governar, se a base disso não é uma relação com Deus, um conhecimento íntimo, prático, dinâmico, experiencial com Deus, de que adianta? Mas se é, tudo é vivo. O testemunho, a pregação, o serviço, o governo, a exortação, tudo. Então nós precisamos de conhecer o Senhor e isso vai ter a ver com o próximo e último verbo que nós vamos ver no último fim de semana que é amar. Porque esse conhecer tem a ver com esse amor, porque Deus é amor. E aí então sim, esse vai ser o propósito de todo o serviço e de todo o treinamento, porque Deus é amor, e é por isso que Ele veio, porque Ele amou o mundo e veio.


Em relação a essa questão dos últimos dias, sempre aqui nas sextas, complementamos algumas das verdades básicas. Como o tempo é muito curto e creio também que não há necessidade de estender muito, como nós lemos na terça feira em Hebreus cap 1 1 ¶ Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho. Então o que é que isso quer dizer? Se no passado Deus falou de muitas formas pelos profetas, e agora nestes últimos dias, falou pelo Filho, e o escritor da carta aos Hebreus, deve ter escrito isso lá pelos anos 70, ou um pouco antes, no final da década de 60 e 70. Ele está dizendo que já havia últimos dias lá, e isso corresponde então, à consumação de todas as promessas de Deus, que não acontecem em um momento isolado, mas em um período chamado “últimos dias”. E quando começa últimos dias? Quando o Filho de Deus é revelado. Esse é o começo desse período últimos dias. Então quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós, talvez - não sei quanto – noventa por cento das profecias do Antigo Testamento começaram a se cumprir. Algumas delas literalmente. É impressionante quando você estuda a palavra profética, como que ela se cumpriu com a vinda do Filho de Deus. E ali então com esse cumprimento das profecias, começam os últimos dias, mas aí, quando você estuda as profecias, algumas delas não se cumpriram - umas vinte talvez, principais, não se cumpriram - e elas vão se cumprir nesse período de últimos dias, grande parte delas. Então veja que isso vai desde a primeira vinda de Jesus até o seu retorno, e aí então, quando nós vivemos os dias que estamos vivendo, que ainda são últimos dias, nós, assim como eles, começaram os últimos dias porque tiveram a revelação do Filho, nós hoje, temos mediante a algumas profecias muito claras como por exemplo a nação de Israel, em Mateus 24, a parábola da figueira onde eles perguntaram a Jesus e este respondeu que o templo não ficaria pedra sobre pedra, e os discípulos perguntaram quando. Quando é que vai acontecer isso? E quais serão os sinais da Tua vinda e do fim do mundo. Quando vai ser? Jesus falou: Aprendei da figueira a sua parábola. Quando os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabei que está próximo o verão. Então veja. Ele começou a dizer alguma coisa. A figueira tem a ver com Israel. Quando então você vê Israel florescendo como a nossa geração está vendo, então você sabe que este é um período em que o verão está próximo, muito próximo. Ou seja, que esse período de últimos dias está muito perto de ser consumado. Então muitos dizem assim: nós estamos vivendo os últimos dias desse período chamado de últimos dias. E realmente isso é muito claro. E todos esses sinais que Deus tem enviado, a própria terra, esse tsunami que ocorreu, terremotos, guerras, todas essas coisas, o princípio das dores, a situação do mundo, tudo isso nos mostram claramente como nós estamos vivendo esse período dos últimos dias. E lá na profecia de Mateus 24 da figueira, diz lá que não passará esta geração sem que tudo isso se cumpra. Alguns irmãos entendem essa geração no sentido literal. Outros entendem esta geração como a geração dos últimos dias. O quer dizer isso? A geração - não como um período da vida de um homem, mas como um período da humanidade que vai desde a primeira vinda de Jesus até a segunda vinda - mas aí é uma visão um pouco alargada demais, que é uma geração que dura dois mil anos que não vai passar sem ver essas coisas todas. Isso é muito óbvio que a geração dos últimos dias inteiros, vai ver o cumprimento de todas as profecias. E alguns entendem que não é tão largo assim a geração, mas pode ser uma geração mesmo. E aí pergunta: quanto é uma geração? No Salmo 90 diz: A duração do homem quando muito é de setenta anos. Se alguns pela sua robustez chegam a oitenta já começam a ficar cansados. Não vamos também ficar marcando data, mas se é assim como falamos outro dia, se foi em 1948 que Israel foi fundada no mês de maio, então mais setenta anos - não quer dizer que vai ser setenta anos, pois pode ser sessenta e cinco ou sessenta - estamos com 57 anos dessa tal geração. Se vai chegar a setenta – não quer dizer que vai chegar a setenta, e sim que não passará essa geração, pode ser que chegue nos setenta ou não - de qualquer forma seja lá como você entender, nós estamos no finalzinho dos últimos dias, ou por outro lado você pode ver diferente: então Jesus falou que muitas profecias em Oséias, no Samaritano, que depois de dois dias ele iria voltar. Dois dias. Lá em Pedro diz que um dia para o Senhor são mil anos e mil anos como um dia, e então dois dias:dois mil anos. Depois de dois mil anos, se você fizer as contas, Jesus deve ter nascido no ano cinco da nossa era, e dois mil depois que Ele nasceu, deve ter dado em 1995, mas o nascimento de Jesus não é referência para nada. A referência é a sua crucificação e a sua partida que deve ter ocorrido lá pelo ano 30. Se for pelo ano 30, então seria 2030. Será que nós chegamos até lá? Não sabemos, mas é claro que nós estamos vivendo um período que sejam muitos ou poucos, ou mais cem anos, ou menos cem anos, não são muitos. Pode ser que sejam menos ainda. Esses tempos pertencem ao Senhor e a geração de cento e vinte anos, hoje não é uma realidade mais. Poucos homens vivem cento e vinte anos. Hoje vale o Salmo 90, embora a longevidade esteja aumentado, ainda está dentro daquela faixa do Salmo 90 - setenta, oitenta anos, que é uma média aí, embora agora tenha aumentado um pouco. Mas, de qualquer forma, nós estamos vivendo um tempo, claramente dos últimos dias, e que pode ser 2018, 2015, 2005, pode ser 2006, nós não sabemos. De qualquer forma nós precisamos atentar para isso, e citamos aquele exemplo daquele maremoto lá na Ásia. Se as pessoas que estivessem lá, fossem avisadas e soubessem, as prioridades delas seriam totalmente diferentes. Se você tivesse em uma rede e alguém que estivesse em um barco lá no mar – no alto mar a onda é pequena - e ficasse sabendo que a onda passou. Como ela demora duas horas para chegar em alguma praia, você ligava para alguém que estivesse em uma rede descansando dizendo que a onda passou aqui, e daqui a duas horas estará chegando aí. Você ia ficar na rede balançando? Não ia. Não ia levantar da rede e avisar todo mundo para correr para a montanha? Todo mundo iria fazer isso. Não iriam ficar ali. Se você ler a palavra de Deus sobre essa questão dos últimos dias, tem pessoas que falam de uma maneira muito apavorante, isso para nós é muito tranqüilo, ou seja: Deus nos avisou. A ondinha do tsunami, passou. Ele ligou para nós. Está indo. Daqui a pouco ela chega aí. Quando chega é enorme. Essa é a que eu acho que é a questão dos últimos dias. Aí a questão novamente é: como está o nosso coração? Nós estamos prontos para esse momento? A volta do Senhor; nós desejamos esse momento? Estamos apreensivos? Em relação a aqueles que estão à nossa volta, qual que é a nossa posição? Nós vamos deixar essa onda os pegar? Nós vamos pelo menos avisar? Pelo menos eles podem querer ficar na rede balançando, mas nós avisamos. “Não fique aí na rede que a onda vem”. Se eles quiserem ficar! Pode ser que alguns, igual fizeram com Ló, tirando-o na marra de Sodoma, sejam também retirados. Mas a questão dos últimos dias é muito clara. A questão é a nossa postura: como nós vamos viver esses últimos dias.
O tempo se foi.

Que o Senhor nos ilumine, e Ele nos tem falado muito sobre isso.
Alguém quer fazer alguma colocação?


Cristão nunca está esperando a morte. Ele sempre está esperando Cristo. Eles estão ordenados a morrer mas não esperam a morte. Nenhum cristão espera a morte, e quando ele chega perto da morte, ele continua, porque a morte para ele não é nada mais nada menos do que esperar a volta do Senhor. Mesmo depois da morte nós esperamos a volta do Senhor. Para quem espera a vinda do Senhor, o morrer não interrompe a espera. Se você está esperando o Dia do Senhor, se você for para cemitério, você continua esperando, até com mais alegria ainda, porque agora pelo menos já está resolvido como é que vai acontecer, pois você está do lado de lá. Mas você continua esperando. No quinto selo, em Apocalipse cap 6, menciona os martirizados da grande tribulação, e eles estavam pedindo vingança, aguardando a vinda do Senhor, aguardando a justiça de Deus. Veja que o cristão não espera a morte. O último dia para nós, não é o dia da nossa morte. Nunca.

Alguns irmãos levam essa sugestão sua ao extremo, de dizerem que a volta de Jesus ocorre no momento em que nós morremos e defendem isso. Na verdade quando se estuda as profecias, muitas coisas que a Bíblia promete para nós, não se cumpre no dia que algum de nós morre. Nem para ele mesmo nem para a igreja. Por isso é que morte, seja lá de quem quer que seja, não cumpre o propósito de Deus, porque a morte não faz parte do projeto de Deus. E se aos homens está ordenado morrerem é por causa do pecado. Não porque Deus projetou a morte. Então a morte não cumpre nas nossas vidas absolutamente nada e mesmo depois da morte, nós continuamos. Paulo diz: para conhecê-lo e o poder da sua ressurreição, para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Veja que a esperança dele transcendia a própria morte. Ele não falou uma ressurreição dos mortos: uma ressurreição dentre os mortos. Embora possamos entender últimos dias de várias maneiras, talvez associá-lo com a morte não seja a maneira mais correta do ponto de vista bíblico porque a nossa expectativa nunca é o dia da nossa morte.
Ímpio quer dizer não pio.
Piedade é o que tem semelhança com Deus. É o que pio.
Piedade é aquilo que tem semelhança e o caráter de Deus. Piedade.
Misericórdia é a compaixão de Deus para aquele que não tem condição nenhuma. É a graça de Deus derramada para quem está no fundo do poço.
Autor do Artigo.
Srt

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